Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 6, 2017

Prêmio Fenacon de Jornalismo 2017 está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Fenacon de Jornalismo. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar as produções jornalísticas, que abordem questões contábeis e tributárias, relacionadas ao desenvolvimento do setor de serviços e das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Os jornalistas têm até o dia 29 de setembro para inscreverem até cinco reportagens. Elas devem ter sido veiculadas nos meios de comunicação nacionais entre 1° de agosto de 2016 e 19 de setembro de 2017. A premiação é promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), com apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). As reportagens poderão ser inscritas nas categorias de jornalismo impresso (jornal e revista) e jornalismo multimídia (online, TV e rádio), com gratificação de R$ 5 mil para os vencedores. Além dessas premiações, o Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo, no val…

Ceará vence CRB

O Ceará de grão em grão vai enchendo o papo na Série B do Brasileirão 2017. Hoje à tarde ganhou de um a zero do CRB (AL), na Arena Castelão, pela 20ª rodada. O gol foi aos 28 minutos no segundo tempo através de Lima. O Ceará chega aos 34 pontos e está na quarta posição na tabela de classificação. Está foi a quarta vitória consecutiva do Ceará em 20 jogos. O time acumula 10 vitórias, quatro empates e seis derrotas. O ataque marcou 25 gols e a defesa levou 17, registrando saldo de oito. O público de hoje superou os 27 mil pagantes para uma renda de pouco mais de R$ 365 mil. Pela 21ª rodada, no próximo sábado (19), às 16h30, contra o Boa (MG), em Varginha (MG). 

Entenda como funciona esse tal "distritão"

A comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou uma mudança na Constituição Federal que institui o sistema chamado "distritão".  Foram 17 votos a favor e 15 votos contrários, com duas abstenções. A aprovação não quer dizer que o distritão entrará em vigor nas eleições de 2018 e 2020. Isso porque precisa passar pelo crivo dos plenários da Câmara e do Senado, e ser promulgada até 7 de outubro para valer nas disputas do próximo ano. O modelo distritão funciona da seguinte maneira: o estado e município se torna um distrito eleitoral e funcionará para a escolha de deputados federais, estaduais, distrital e vereadores. Assim, serão eleitos os candidatos mais votados no distrito, como acontece hoje na eleição dos senadores. Não é levado em conta os votos para partidos e coligações. O modelo divide opiniões dos parlamentares. Quem defende o modelo argumenta que é simples de ser compreendido pelo eleitor, reduzirá o número de candidatos e acabará com a figura dos ch…

Mostra de Cinema Nórdico no Dragão do Mar

As Embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega apresentam a Mostra de Cinema Nórdico, que dará ao público de Fortaleza a oportunidade de ver alguns de seus melhores filmes feitos nos últimos anos nesses países. O objetivo é oferecer um festival que celebra a cooperação nórdica, mostrando o quanto essas culturas têm a oferecer uma à outra. Em parceria com o Cinema Dragão do Mar, um total de quatorze filmes – entre documentários, ficções, dramas e comédias – serão exibidos gratuitamente durante os dias 17 e 23 de agosto.

Ex-marido de Dilma Rousseff morre em Porto Alegre

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre confirmou o falecimento, na madrugada de hoje (12), do ex-deputado Carlos Franklin Paixão Araújo. Durante da ditadura militar, ele foi militante da organização Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (Var-Palmares), onde conheceu a ex-presidente Dilma Rousseff, com quem foi casado. Carlos Araújo estava internado desde o dia 25, com problemas pulmonares crônicos e uma infecção das vias aéreas, na unidade de terapia intensiva do Pavilhão Pereira Filho, uma das unidades da Santa Casa especializada em tratamentos respiratórios. “Aos 79 anos, era portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, complicada por quadro de miocardiopatia dilatada isquêmica”, informou o médico Sadi Marcelo Schio, por meio de nota. Ainda de acordo com o médico e a Santa Casa, o quadro do ex-deputado se agravou e ele precisou passar a necessitar de aparelhos para respiração. “Evoluiu com infecção generalizada, determinando colapso circulatório e, finalmente, refratariedad…

Argentino ‘Ninguém está olhando’ é o vencedor do 27° Cine Ceará

O argentino Ninguém está olhando (Nadie nos mira), dirigido por Julia Solomonoff, foi eleito o Melhor Filme da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do 27° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, encerrado na noite desta sexta-feira, 11 de agosto, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. O longa leva para casa o prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares e o Troféu Mucuripe nesta e em mais duas categorias: Melhor Ator para Guillermo Pfening e Melhor Montagem para Andrés Tamborino, Karen Sztanjberg e Pablo Barbieri.

Estácio do Ceará realiza cerimônia de colação de grau

O Centro Universitário Estácio do Ceará promove nos dias 12, 14 e 15 de agosto a colação de grau para mais de 2.500 formandos de 38 cursos de graduação tradicional e tecnológica. A cerimônia acontece no salão Coliseu, no Espaço La Maison.
Neste sábado (12), a cerimônia será realizada em três horários, às 10h, às 15h e às 20h, quando formam-se os alunos dos cursos: Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Logística, Pedagogia, Processos Gerenciais, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Turismo, Educação Física, Nutrição e Psicologia. 

Na segunda-feira (14), a partir das 20h, a formatura é para os graduandos dos cursos Administração e Direito. E na terça-feira (15), a partir das 20h, formam-se os alunos dos cursos Matemática, Análise e Desenvolvimento…

Dia dos Pais com blues ao pôr-do-sol no Beach Park

O cantor cearense ArturMenezes (foto) chega a Fortaleza para um show especial em homenagem do Dia dos Pais, no Pôr do Sol da Vila Azul do Mar do Beach Park. Em única apresentação, amanhã (sábado, 12), Artur apresenta as principais influências do blues em um repertório autêntico moderno.  O show de abertura do Pôr do Sol da Vila Especial Dia dos Pais fica por conta de Rafael Balboa, cantor e guitarrista que também tem como referência os principais mestres e singles do Rock e Blues.

Oi abre no Ceará centro de atendimento para cadastramento no Programa para Acordo com Credores

A Oi acaba de abrir no Ceará um centro de atendimento para cadastramento de credores no Programa para Acordo com Credores, que vai funcionar nos mesmos moldes do centro que já vinha realizando este tipo de atendimento no município do Rio de Janeiro. O centro de atendimento a credores aberto pela Oi no Ceará fica em Fortaleza, na Avenida Santos Dumont, 6355, e é um dos 39 locais de atendimento para esta finalidade que a Oi abriu no país. O atendimento é feito nos dias úteis, de 9h às 17h.
O Programa para Acordo com Credores, do qual podem participar os credores que constam da Relação de Credores publicada no edital de 29 de maio de 2017, está em sua fase de cadastramento, que pode ser feito pela plataforma eletrônica www.credor.oi.com.br. Além disso, agora os credores também têm a opção de se dirigir a um dos centros de atendimento disponibilizados no país e realizar o cadastramento. A Oi aguarda decisão da Justiça para dar continuidade ao programa, o que será oportunamente comunicado a…

Utilidade pública: Paciente do IJF procura por parentes

O Instituto Doutor José Frota (IJF) informa que um paciente, do sexo masculino, sem identificação, foi acolhido na Emergência do hospital no dia 05 de agosto de 2017, após ser vítima de agressão física. A unidade solicita a presença de um familiar para acompanhar o paciente. Ele relata dois possíveis nomes: Rodrigo Moreira Rodrigues ou Diego Rodrigues Moreira, e diz  que mora em Maracanaú.
Possui tatuagens, uma no braço com o nome "Andreia", outra no pescoço com o nome Isac e outra nas costas.
Caso algum parente ou amigo reconheça a paciente, favor entrar em contato com o Serviço Social do IJF, por meio do telefone 3255-5149. 

Mais de 60% dos cartórios de registro civil no Ceará ainda não informatizaram seus serviços

Mais de 60% dos cartórios de Registro Civil no Ceará ainda estão com sistemas pouco informatizados e com serviços muito aquém do ideal em matéria de automação. Com o objetivo de oferecer a esses cartórios a oportunidade de modernizar seus serviços, melhorar os processos e agilizar os atendimentos à população, a Arpen/Ceará (Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais) lança amanhã (12), sábado, o Programa de Modernização e Valorização do Registro Civil do Ceará.
A iniciativa é uma parceria da associação cearense com o Sindicato dos Registradores Civis do Estado de Minas Gerais (Recivil) e o Sebrae-Ceará. A solenidade de apresentação do programa reunirá imprensa, titulares e representantes de cartórios da capital e interior do Estado, e será realizada às 9 horas, no auditório do Sebrae/CE (av. Monsenhor Tabosa, 777), em Fortaleza. A Arpen/Ceará estima atualmente a existência de mais de 400 cartórios de Registro Civil em todo o Estado.

Inscrições abertas para o 7º FestCine Maracanaú

O FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias está com inscrições abertas para as mostras competitivas de Longas e Curtas-Metragens. O prazo se encerra no dia 15 de novembro. Completando sete anos de atividades, FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, homenageia nesta edição, a atuação da mulher na cinematografia.
As produções inscritas participarão da seleção para serem exibidas em suas mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias. O 7º FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias acontecerá de 21 a 25 de novembro, no Cineteatro Dorian Sampaio, em Maracanaú, Ceará. Além das mostras competitivas o festival também promoverá palestras e seminários durante o evento.

Pesquisa revela que vira-lata é o cão preferido dos brasileiros

Se você é dono de um simpático vira-lata, pode comemorar. O seu pet é não somente o mais popular entre os brasileiros, como é aquele que menos apresenta problemas de saúde, com apenas 15% de incidência. Já se você mora com um Lhasa Apso ou um Poodle, prepare o bolso: em ambos os casos, os exemplares da raça não costumam consumir menos do que cinco serviços a cada ida ao pet shop.

Os dados figuram em uma pesquisa online inédita realizada pelo Instituto QualiBest, de São Paulo, que ouviu 7.084 homens e mulheres, de 18 anos ou mais, das classes A, B, C, D, E, de todas as regiões do País. A margem de confiança da pesquisa é de 95%.

Começa hoje a Vendinha Chique

A Vendinha Chique, feira de design, arte, moda e artesanato, chega a sua 4ª edição, movimentando o calendário comercial da cidade. A feira acontece todo segundo final de semana do mês e vem entrando no roteiro de quem valoriza um consumo diferente e consciente, onde os criadores locais são os protagonistas. Nessa edição, muitas opções para também presentear os pais no domingo, dia 12 de agosto!  Além disso, a Vendinha Chique também é um espaço de encontro e lazer, contando sempre com boa música, lanches deliciosos da Sorella e bons encontros em uma das ruas mais agradáveis da cidade.

Sobre a Vendinha Chique 
O evento é um desdobramento do projeto A Vendinha, das designers Aldiane Lima e Dedê Oliveira, que agora entram em parceria com o atelier de arte Terra Brasilis. A proposta do projeto é levar para o coração do Meireles um mix de produtos criativos e sofisticados, comercializados por designers, estilistas, artistas e artesãos locais. 
SERVIÇO Vendinha Chique | 4ª Edição 11 e 12 de agost…

Centerplex Cinemas realiza sessão especial para Dia dos Pais

Em homenagem antecipada ao Dia dos Pais, a rede Centerplex Cinemas realiza amanhã (sábado, 12), em Fortaleza, sessão especial para a imprensa local. A ideia é proporcionar aos papais jornalistas um momento de lazer, junto da família, no cinema.
Além de jornalistas e formadores de opinião de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape, a sessão contará com a presença de influenciadores e parceiros da rede. Com realização no Via Sul Shopping, os convidados vão conferir a aventura “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”.

"Entre Vassouradas e Espanadores" no Centro Cultural Bom Jardim

O espetáculo “Entre Vassouradas e Espanadores” será apresentado no próximo dia 10 de setembro, às 17h, no Centro Cultural Bom Jardim. A entrada é gratuita. Transitando entre as linguagens dos palhaços circenses e da mágica, a apresentação é indicada para todos os públicos. Na narrativa, o zelador “acidentalmente” permite o desenrolar da trama ao bisbilhotar o equipamento do grande mágico. Uma copeira ranzinza e impaciente surge na tentativa de colocar tudo de volta em seu devido lugar. O espetáculo tem inspiração na palhaçaria clássica a excepcional pantomima desenvolvida pelos artistas Grock (Suiça) e George Carl (EUA), exímios em criar atmosferas cômicas partindo de partituras corporais simples. No tocante às partituras corporais, foram também utilizados conceitos mimos de ponto fixo e supressão de movimento (Jacques Lecoq), tendo como principais expoentes Marcel Marceal e Charles Chaplin. Ainda foram utilizadas técnicas  circenses como acrobacia de dupla e malabarismo. O resultado é…

Guimarães e Domingos Neto são contra o "distritão" aprovado na Câmara

O líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse hoje (10), ao desembarcar em Fortaleza, que a tese do "distritão" não passa no plenário da Casa. "Na Comissão, eles ganharam por dois votos. Para passar no plenário, é uma PEC - uma Proposta de Emenda à Constituição - tem que ter pelo menos 308 votos. Nós lançamos uma frente ampla contra o distritão. Nós estamos trabalhando muito. É uma frente suprapartidária e, portanto, vai agregar muitos parlamentares", afirmou. O deputado Domingos Neto (PSD-CE) também se declarou contra o sistema conhecido como “distritão” na forma como foi aprovado na Câmara.

Iracema Vale se diz honrada com indicação para o CNJ

A desembargadora Iracema Vale (foto), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), mostrou-se emocionada ao receber a notícia de sua indicação para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Como mulher, me sinto muito feliz, emocionada e honrada em poder fazer parte do CNJ. Esse momento é importante para o Tribunal de Justiça do Ceará. Vou iniciar essa nova etapa com responsabilidade e equilíbrio”, declarou nesta quinta-feira, em Fortaleza. Ela foi escolhida ontem (quarta-feira, 9) pela presidente do CNJ, ministra Cármen Lúcia, para integrar o órgão colegiado. Agora, o nome da magistrada será enviado ao Senado Federal para aprovação. Caso seja confirmada como conselheira, ela assumirá o cargo em outubro.

Luizianne debate sobre “Estágio ou precarização?” em encontro de jornalistas do CE

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) apresentará seu Projeto de Lei que propõe o disciplinamento da jornada para estágio durante o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará e o III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI) que acontecem em Fortaleza (CE), de 11 a 13 de agosto, no Centro Cultural Belchior. A participação de Luizianne será no sábado (12/8), no painel “Trabalho decente para os jornalistas no contexto das contrarreformas”, a partir das 11 horas. Ela falará sobre o subtema “Estágio ou precarização? A utilização da mão de obra estudantil”. A mediação será realizada pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e 2ª tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro.

Ciro Gomes afirma que candidatura de Bolsonoro 'presta um bom serviço' ao prejudicar PSDB

O ex-governador do Ceará, ex-ministro e pré-candidato a presidente em 2018 pelo PDT,  Ciro Gomes, afirmou ontem (quarta-feira, 9), que uma candidatura à Presidência do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) "presta um bom serviço" para o Brasil. "(A candidatura de Bolsonaro) está destruindo a fraude que o PSDB representa, tirou todo esse eleitorado de direita mais xenófoba, racista e elitista e que votava escondido no PSDB", disse o ex-governador e entrevista dada a rádio Jovem Pan.

Ainda durante a entrevista, Ciro acusou o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) de trair o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), padrinho político do prefeito. Os dois são cotados como candidatos à Presidência em 2018. Para o pedetista, Dória "não resolve nada" se não consultar antes marqueteiros e pesquisas de opinião.
A ex-senadora Marina Silva (Rede) também foi alvo das críticas de Ciro. O ex-ministro chamou a porta-voz da Rede de "moralista de goela"…

Três presos são mortos e cinco fogem da Cadeia Pública de São Gonçalo

Três presos da Cadeia Pública de São Gonçalo do Amarante foram mortos nesta quinta-feira (10), em decorrência de uma briga de facções criminosas. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza e fica a aproximadamente 63 km de distância da capital cearense.

Os presos foram identificados como Estefferson de Lima Moura de Sousa, Francisco Diego da Conceição e Márcio Cleiton da Silva Ricardo Filho.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), presos de uma cela se rebelaram no momento em que os detentos foram soltos para o banho de sol, durante a ação eles renderam um agente penitenciário e o trancaram em uma sala da direção. Em seguida, o grupo foi até a outra cela e matou os três presos.

Outros dois homens ficaram feridos e foram encaminhados para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Depois do triplo homicídio, cinco internos fugiram. Até o momento, não foram recapturados pela Polícia.

Esse é o segundo episódio de conflito no sistema penitenciário do Ceará…

Juiz determina suspensão de vaquejada no município de Horizonte

A realização de vaquejada no município de Horizonte está suspensa por determinação do juiz Fernando Antônio Medina de Lucena, em respondência pela Comarca, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. A decisão foi proferida ontem (quarta-feira, 9) em ação civil ingressada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

MPF desarquiva inquérito contra Lula ligado ao mensalão

A Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) decidiu desarquivar inquérito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relacionado ao mensalão, que tem como base depoimento dado no final de 2012 pelo publicitário Marcos Valério. No fim de 2012, portanto após ter sido condenado no escândalo do mensalão, Valério procurou o MPF para fazer diversas novas declarações sobre crimes envolvendo políticos. Em uma  delas, afirmou que R$ 7 milhões da empresa Portugal Telecom haviam sido canalizados para pagar dívidas eleitorais do PT. O depoimento de Valério motivou a Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF) e a Polícia Federal (PF) a conduzirem um inquérito, mas após mais de dois anos de investigação, em setembro de 2015, os órgãos concluíram não ser possível provar as declarações do publicitário, pedindo pelo arquivamento da investigação. No ano passado, entretanto, a 10ª Vara Federal de Brasília disse não concordar com o arquivamento, à luz de novas revela…

Cármen Lúcia nega pedido de Aécio para que Gilmar seja relator de inquérito

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou um pedido da defesa do senador Aécio Neves para que um dos inquéritos contra ele na Corte fosse retirado do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, e enviado ao gabinete de Gilmar Mendes. O inquérito em questão foi aberto com base nas delações premiadas da Odebrecht. Segundo delatores, Aécio teria recebido propina para defender os interesses da empresa no chamado “Projeto Madeira”, de construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Pará. Para justificar o pedido de redistribuição, o advogado do senador, Alberto Toron, argumentou que o caso trata da atuação de Aécio no âmbito do setor elétrico, mesmo tema alvo de outro inquérito relatado por Mendes, no qual Aécio é investigado por desvios na diretoria de Furnas, uma das subsidiárias da Eletrobras. Em decisão datada da última segunda-feira (7), Cármen Lúcia disse não haver conexão entre os casos. Ela determinou que inquérito seja encaminhado para o me…

MST realiza 12ª Feira Cultural da Reforma Agrária

No próximo dia 12/08, acontece em Fortaleza, Ceará, a 12ª Feira Cultural da Reforma Agrária. O evento será realizado no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445, bairro São João do Tauape.

Premiação do 27º Cine Ceará será amanhã à noite no São Luiz

A premiação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema será amanhã, com solenidade a partir das 19h30, no Cineteatro São Luiz. Com programação iniciada no dia 1º de agosto com a Mostra de Cinema Chileno e abertura oficial realizada no dia 5, o festival termina, nesta sexta-feira, com a de entrega de 27 prêmios. Após a solenidade será exibido odocumentário “O botão de pérola” (El botón de nácar), co-produção Chile/França/Espanha, com direção de Patricio Guzmán. O filme foi vencedor do Urso de Prata de Melhor Roteiro e Prêmio do Júri Ecumênico - 65º Berlinale, 2015; Prêmio do Público e Prêmio Unipol ao Melhor Filme - Biografilm Festival, 2015; Melhor Documentário - Jerusalém Film Festival, 2015; Prêmio do Prefeito - Yamagata International Documentary Film Festival, 2015; Melhor Fotografia Documental, Prêmio Ibero-americano de Cine Fénix, 2015; Prêmio Fénix,2015; Melhor Documentário Prêmios Platino, 2016;Melhor Documentário Prêmios Lumière, 2016.

Museu do Videogame Itinerante volta ao RioMar Fortaleza

O Shopping RioMar Fortaleza traz novamente a exposição interativa Museu do Videogame, que relembra mais de 40 anos da evolução do mundo dos games. A mostra acontece de 12 de agosto a 20 de setembro, com funcionamento das 10h às 21h, na Praça de Eventos 01, no Piso L1, próximo ao Sinucabol. A entrada é gratuita. E este ano, os visitantes poderão curtir ilhas de consoles clássicos, concurso no Palco Just Dance 2017, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes e a maior novidade: as áreas PlayStation VR e Nintendo Switch. O museu reúne cerca de 250 consoles, com games que revivem os últimos 45 anos da história dos videogames. No espaço, o público conta com a orientação de instrutores profissionais e todos os aparelhos possuem identificação de ano e informações básicas para um melhor entendimento do visitante.

Senado aprova PEC que torna estupro crime imprescritível

O plenário do Senado aprovou hoje (9), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que torna imprescritíveis os crimes de estupro. O texto, do senador Jorge Viana (PT-AC), foi aprovado por 61 votos favoráveis e nenhum contrário e segue agora para a Câmara dos Deputados. Com isso, não haverá mais tempo mínimo para que as vítimas desse tipo de crime façam a denúncia à Justiça. Hoje, esse prazo é de 20 anos, após o qual, mesmo que a vítima denuncie, o autor do crime não pode mais responder por ele. A lei atual estabelece que o estupro é crime inafiançável e hediondo, o que agrava a pena e reduz o acesso a benefícios relacionados à execução penal.

TRF-4 reduz pena de doleiro condenado na Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, reduziu hoje (9) a pena do doleiro Raul Henrique Srour de sete anos e dois meses para cinco anos, cinco meses e cinco dias de prisão. A decisão foi tomada durante o julgamento da 15ª apelação criminal derivada dos processos da Operação Lava Jato. Srour foi condenado por ter atuado no pagamento de propinas das empreiteiras para os diretores da Petrobras. Ele liderava um dos quatro grupos de operações de câmbio identificados pela investigação da Lava Jato e movimentou cerca de R$ 3 milhões, segundo a sentença. A redução da pena foi decidida por maioria de votos dos desembargadores da 8ª Turma do TRF4. Eles entenderam que a sentença em primeira instância elevou demais a pena-base a partir de duas circunstâncias negativas consideradas pelo juiz federal Sérgio Moro. _____________ Fonte: Agência Brasil

MPF analisa impacto da transferência de gestão de açudes prevista na Transposição do São Francisco

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) realizou, hoje, reunião com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) sobre a transferência de gestão de açudes prevista na implementação do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A mudança na administração dos reservatórios está sendo apurada em procedimento instaurado pelo MPF.
Termo de compromisso firmado em 2005 pelo Ministério da Integração Nacional prevê que 18 açudes que vão receber água do São Francisco deixarão de ser administrados pelo Dnocs. A operação e manutenção integral dos reservatórios seria delegada aos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

PSDB quer o fim da cláusula de barreira e das coligações proporcionais já para as eleições de 2018

O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse nesta quarta-feira, 9, que o partido tomou algumas posições que serão defendidas dentro da reforma política. Entre elas, o fim da cláusula de barreira e das coligações proporcionais já para 2018, além da adoção do voto distrital misto como meio para se chegar ao parlamentarismo a partir das eleições de 2022.

Após quase 5 horas de depoimento, empresário Joesley Batista deixa a PF sem falar com a imprensa

Após quase cinco horas de depoimento, o empresário Joesley Batista, dono da JBS, deixou a sede Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, no início da tarde de hoje (9), sem  falar com os jornalistas. Ele prestou depoimento em ação que investiga a venda de ações da empresa após acordo de delação, e saiu acompanhando de seu advogado sem dar entrevista. De acordo com o Ministério Público Federal, os controladores da JBS podem ter evitado a perda de R$138 milhões com a venda de ações às vésperas de os executivos da empresa assinarem acordo de delação premiada. A operação é conhecida como crime de insider trading, o uso indevido de informação privilegiada para obter ganhos no mercado financeiro. No mesmo processo, o irmão de Joesley, Wesley Batista, prestará depoimento na tarde desta quarta-feira em São Paulo. _______________ Fonte: Agência Brasil

Fiocruz descobre que muriçoca pode transmitir zika

O genoma do vírus Zika, coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Com o sequenciamento, foi descoberto que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus Zika. Os resultados foram publicados hoje (9) na revista Emerging microbes & infections, do grupo Nature. O artigo é intitulado “Zika virus replication in the mosquito Culex quinquefasciatus in Brazil” e pode ser encontrado na íntegra na internet.

Aprovada lei que permite acumular dados de internet não utilizados

Dados da internet banda larga de celular não utilizados pelo usuário poderão ser acumulados e usados em até dois meses. A proposta (PLS 110/2017) foi aprovada nesta quarta-feira (9), na Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado em decisão terminativa. Caso não haja recurso para análise pelo plenário, o texto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Paulo José Serpa Benevides recebe hoje a Medalha Humberto Teixeira

O cantor Paulo José Serpa Benevides será o primeiro homenageado com a Medalha Humberto Teixeira, uma solicitação do deputado Fernando Hugo (PP) em reconhecimento a história e musicalidade do artista. A comenda, a ser oficializada nesta quarta-feira (09/08), às 18h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará, agraciará artistas destacando seus trabalhos nas áreas musical e/ou literária em nosso Estado. Para o deputado Fernando Hugo, “uma justa homenagem a um conclave de vocalidade incomparável”.

Aulão gratuito de FitDance no Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba oferece amanhã (quinta-feira, 10), aula de FitDance. As professoras credenciadas realizam a atividade animada por diversas músicas do momento e muitas coreografias. A atividade faz parte do projeto “Parangaba e Saúde”, que destaca a importância da atividade física para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. A aula é gratuita e acontece na loja do “Parangaba é Show”, piso L2, a partir das 19h30.
Serviço: Aulão de FitDance Data: 10/08/2017 Horário: 19h30 Local: Shopping Parangaba - Loja do “Parangaba é Show”, piso L2 Endereço: Rua Germano Franck, 300 Entrada gratuita

Caixa Cultural apresenta a II Feira do Cordel Brasileiro

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 17 a 20 de agosto de 2017, a II Feira do Cordel Brasileiroque tem o objetivo de incentivar e promover a literatura popular e as manifestações artísticas tipicamente nordestinas. Com aproximadamente 30 expositores, o evento também pretende fomentar o encontro do público geral com os artistas, como forma de conhecer melhor a expressiva produção do melhor do cordel, da cantoria e da xilogravura nacional. A entrada é gratuita.
A Feira do Cordel Brasileiro reúne vários dos principais nomes da literatura de cordel no País, além de emboladores, cantadores de viola e da música regional. Entre as atrações estão os músicos-cordelistas Jorge Mello, parceiro de Belchior em aproximadamente 40 canções; o cordelista, repentista e sambador Mestre Bule-Bule; o Mestre Valdeck de Garanhuns, bonequeiro, cordelista, repentista e xilogravador;a médica, cantora e cordelista Paola Torres; os grupos Tempo de Brincar; o jovem Rafael Brito e a Rabecaria; dos forrós Kutu…

Arpen/Ceará lança programa de modernização de cartórios de registro civil

Com o objetivo de oferecer aos cartórios de Registro Civil de todo o Ceará a oportunidade de modernizar seus serviços, melhorar os processos e agilizar os atendimentos à população, a Arpen/Ceará (Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais) lança neste sábado (12) o Programa de Modernização e Valorização do Registro Civil do Ceará. A iniciativa é uma parceria da associação cearense com o Sindicato dos Registradores Civis do Estado de Minas Gerais (Recivil) e o Sebrae-Ceará. A solenidade de apresentação do programa reunirá imprensa, titulares e representantes de cartórios da capital e interior do Estado e será realizada às 9 horas, no auditório do Sebrae/CE (av. Monsenhor Tabosa, 777), em Fortaleza.

Festa do Rubi celebra o Dia do Advogado

A tradicional Festa do Rubi, realizada anualmente no Dia do Advogado, acontece nesta sexta-feira (11/08), no Terminal Marítimo de Fortaleza. O evento é um dos mais aguardados pela advocacia do Estado. Esse ano, as atrações ficam por conta da banda Noda de Cajú, da dupla Pedro e Benício e do cantor Wallas Arrais.

Planalto diz que não vai enviar proposta de aumento do IR ao Congresso

O Palácio do Planalto divulgou há pouco nota em que o governo descarta enviar ao Congresso Nacional projeto para aumentar a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física. A possibilidade de elevação provocou reação negativa de integrantes da base aliada e de outros setores.  Segundo a Presidência, quando o presidente Michel Temer declarou que existem estudos para elevar o IR, ele fez uma "menção genérica"a estudos em andamento no governo.  “A Presidência da República não encaminhará proposta de elevação do Imposto de Renda ao Congresso Nacional. O presidente Michel Temer fez hoje menção genérica a estudos da área econômica, que são permanentemente feitos”, diz trecho da nota.

Empresa cearense comemora 20 anos com recital no José de Alencar

A mezzo-soprano Angela Diel e o pianista Ney Fialkow farão recital, em Fortaleza, no dia 16 deste mês, no Theatro José de Alencar. A promoção é da empresa Pronutrir, que está comemorando 20 anos de fundação. O repertório é dedicado a canções alemãs, francesas e espanholas. A apresentação acontece, às 19h30, para público convidado. Premiada no Concurso Nacional Carlos Gomes como melhor voz feminina, Angela Diel tem interpretado papéis operísticos em salas de concerto do Brasil e do exterior. Já foi solista com orquestras como as sinfônicas de Porto Alegre, do Theatro Municipal de São Paulo e do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília).

Mostra Melhor Idade exibe longa "Uma loucura de mulher"

Cerca de 90 pessoas devem participar da Mostra Melhor Idade nesta quarta-feira (09), às 9h, no Cinema do Dragão, como parte da programação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Eles são assistidos pelas instituições Casa de Patrícia, da cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, e a Unidade de Abrigo de Idosos, da capital cearense. Será exibido o filme “Uma loucura de mulher”, uma ficção do cineasta brasileiro Marcus Ligorcki, de 2016.

No Ceará, Juizado da Mulher poderá intimar por WhatsApp

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, autorizou que o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza realize a intimação de atos processuais por meio do aplicativo WhatsApp. O projeto-piloto foi instituído por meio da Portaria nº 567, publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (08/08). Na medida, o diretor do Fórum considerou a importância da celeridade das comunicações processuais, valendo-se, para esse fim, das novas tecnologias nas formas de comunicação, cada vez mais acessíveis à população, principalmente com o uso da internet. Destacou também a necessidade de redução de despesas pelos órgãos do Poder Judiciário, já que expedição de cartas e avisos de recebimento tem alto custo.

Assembleia do Ceará aprova extinção do TCM

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi aprovada esta tarde, em segunda votação no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. A PEC agora só precisa ser sancionada para entrar em vigor.
Este é o segundo processo de extinção sofrido pelo órgão na AL. O primeiro aconteceu em dezembro do ano passado, mas acabou sendo anulado após o Supremo Tribunal Federal (STF) intervir atendendo provocação da oposição, que mais uma vez deve recorrer àquela Corte.


Temer admite estudos sobre aumento da alíquota do Imposto de Renda

O presidente Michel Temer admitiu hoje (8), em entrevista em São Paulo, que existem estudos sobre o aumento da alíquota do Imposto de Renda, mas disse que não há nada decidido. "Há estudos, os mais variados estudos, estudos que se fazem rotineiramente. A todo o momento a Fazenda, o Planejamento, os setores da economia, fazem esses estudos. E este é um dos estudos que está sendo feito, mas nada decidido", disse Temer após participar da abertura do 27º Congresso Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Temer falou também sobre a possibilidade de adoção do parlamentarismo como sistema de governo em 2018. Ao dizer que tem muita simpatia pelo sistema, Temer argumentou que o Brasil já fazendo “quase um pré-exercício de parlamentarismo”. Segundo o presidente, o Poder Legislativo era visto como um apêndice do Poder Executivo e, em seu governo, os dois trabalham juntos.

Time de futebol americano seleciona novos atletas

Sem grandes investimentos em jogadores de renome nacional, o Ceará Caçadores é líder da Conferência Nordeste em 2017. Com uma campanha invicta e um aproveitamento acima da média, a comissão técnica do time apostou na base para montagem do elenco deste ano. Nessa perspectiva, o único time cearense na primeira divisão do futebol americano nacional realiza um Try Out para captar novos valores. O evento ocorre neste sábado (12), no shopping Benfica, a partir das 14 h.

Jornalistas cearenses debatem as mudanças no mundo do trabalho

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza, de 11 a 13 de agosto, o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará e III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI). O evento acontecerá no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza/CE.  Com o tema “O Jornalista e as mudanças no Jornalismo e no mundo do trabalho”, a expectativa da entidade sindical é reunir 200 participantes, entre jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, além de dirigentes sindicais e profissionais de outras áreas. Uma das palestrantes será Luizianne Lins, deputada federal (PT-CE), ex-prefeita de Fortaleza e professora licenciada do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela vai abordar o tema "Estágio ou precarização? A utilização da mão de obra estudantil". Estão previstos no programa do evento uma conferência de abertura, com o tema central, três painéis e uma plenária final, na qual será apresenta…

Prefeitura lança programa de contratação de estagiários

O programa Jovens Talentos vai possibilitar a contratação, por meio de seleção pública, de novos estagiários para a Prefeitura de Fortaleza. No total, são ofertadas 901 vagas para estudantes de diversas áreas. As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, pela internet, no Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura, no período de 9 a 23 de agosto de 2017. A bolsa-estágio será no valor de R$ 500, além de auxílio transporte, correspondentes à carga horária de 20 horas semanais. Podem participar da seleção os estudantes que estejam devidamente matriculados, a partir do 4º semestre, em um curso de graduação referente à vaga para a qual querem concorrer e que tenham disponibilidade mínima de seis meses, desde que permaneçam matriculados na Instituição de Ensino Superior. Detalhes do programa serão apresentados, amanhã, (09/08) pelo prefeito Roberto Cláudio, às 9h, no Centro Cultural Belchior.
Serviço Lançamento do programa Jovens Talentos Data: 09/08/2017 (quarta-feira) Local: Centro Cultur…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…