Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2019

Alcolumbre assume presidência do Senado

Com os votos de 42 senadores, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito neste sábado (2) presidente do Senado Federal para os anos de 2019 e 2020. O senador Espiridião Amim (PP-SC) obteve 13 votos, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) teve 8 votos, o senador Reguffe (sem partido-DF) recebeu 6 e o senador Fernando Collor (Pros-AL) obteve 3 votos. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) retirou sua candidatura durante a segunda votação em cédulas, após a anulação da primeira votação, mas obteve ainda 5 votos. Quatro senadores não votaram.

O mandato de Davi Alcolumbre à frente da Presidência do Senado Federal começa neste sábado, 2 de fevereiro de 2019, e vai até 31 de janeiro de 2021. Ele não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura. A legislatura é o período de quatro anos, cuja duração coincide com a dos mandatos dos deputados federais. A 56º Legislatura, que começou com a posse dos novos senadores e deputados federais na …

Bolsonaro diz que Davi Alcolumbre tem missão de transformar o Senado

"Senador Davi, meus cumprimentos pela indicação de seus pares ao comando do Senado. O senhor tem como desafio transformar em ações o sentimento de mudanças que a população expressou nas últimas eleições. O Governo está pronto para também cumprir a sua missão. O Brasil tem pressa!".


A saudação é do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) para o novo presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre-DEM-AP (foto Agência Senado), eleito neste sábado (2) com 42 votos em eleição no Plenário do Senado com a presença dos 81 vereadores.
Foram registradas quatro abstenções (Renan Calheiros-MDB-AL, Eduardo Braga-MDB-AM, Jader Barbalho-MDB-PA e Maria do Carmo Alves-DEM-SE).
Espiridião Amin-PP/SC teve 13 votos, seguido por Ângelo Coronel-PSD/BA (8), José Reguffe-sem partido/DF (6), Renan  Calheiros-MDB/AL (5) e Fernando Collor-Pros/AL (3).

Presidente Jair Bolsonaro tem recaída

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve uma recaída neste sábado (2) da recuperação após cirurgia para reconstrução do aparelho intestinal feita no Hospital Israelita Albert Einstein, na última segunda-feira (28).



A informação foi dada pelo filho mais novo de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ). "Pela tarde meu pai teve uma recaída, mas está nas mãos de profissionais excepcionais e a situação se normalizou. Está descansando vendo seu time (Palmeiras) jogar. Continuem com suas orações e apoio! Faz toda diferença! Ele sentiu um pouco de mal estar, o que é normal no processo, mas já está bem. Podem ficar tranquilos!", postou Carlos Bolsonaro no Twitter.

Boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein, às 18h10, constata a recaída de Bolsonaro.

​"O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado no Hospital Israelita Albert Einstein.  Mantém-se sem dor, afebril e com exames laboratoriais normais. Encontra-se com sonda nasogástrica de…

Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 42 votos para biênio 2019-2020

O senador Davi Alcolumbre-DEM-AP (foto Agência Senado) é o novo presidente do Senado Federal para o biênio 2019-2020. Setenta e sete senadores votaram em segunda eleição, no Plenário do Senado, em Brasília, na tarde deste sábado (2), após mais de seis horas de sessão. Não votaram os senadores Renan Calheiros (PMB-AL), Eduardo Braga (MDB-AM), Jader Barbalho (MDB-PA) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE).  A primeira votação foi anulada porque apareceu um voto a mais. Era para ser 81 cédulas e foram apuradas 82.


A votação final:
Davi Alcolumbre (DEM-AP) - 42 votos.Espiridião Amin (PP-SC) - 13 votos.Angelo Coronel (PSD-BA) - oito votos.José Reguffe (sem partido - DF) - seis votos.Renan Calheiros (MDB-AL) - cinco votos.Fernando Collor (Pros-AL) - três votos.Quatro abstenções.Renan Calheiros retirou a candidatura já prevendo a derrota depois do fechamento de questão do PSDB e do PSL em votar em Davi Alcolumbre.

Tinham retiradas as candidaturas em favor de Alcolumbre: Tasso Jereissati (PSDB-CE), Sim…

Fortaleza perde para Botafogo do Paraíba

O Fortaleza, no estádio Almeidão, em João Pessoa (foto Paulo Cavalcanti) perdeu de 1 a 0 para o Botafogo (PB), pela terceira rodada da Copa do Nordeste 2019, na tarde deste sábado (2). O gol do time paraibano foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo através de Paulo Renê, que aproveitou rebote dado pelo goleiro Marcelo Boeck.

Esta foi a primeira rodada do Fortaleza na competição. Na estreia ganhou de 3 a 1 do Náutico (PE), nos Aflitos, em Recife; e na segunda partida empatou sem gols com o CSA (AL), na Arena Castelão, em Fortaleza.



Botafogo (PB) - Saulo; Roniery, Lula, William Goiano (Donato) e Fábio Alves; Rogério, Marcos Aurélio, Dico (Pitbull) e Marcos Vinicius; Clayton e Nando (Paulo Renê) - Treinador: Evaristo Piza. Cartão amarelo: Rogério.

Fortaleza (CE) - Marcelo Boeck; Diego Ferreira, Quintero, Róger Carvalho e Bruno Melo; Paulo Roberto (Derley), Gabriel Dias, Santiago Romero (Marlon) e Romarinho (Edinho); Ederson e Júnior Santos - Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Paul…

Renan Calheiros retira candidatura à Presidência do Senado

O senador Renan Calheiros-MDB-AL (foto Agência Senado) retirou sua candidatura em plena segunda votação. Disse que não ia participar de uma votação que 'não é democrática, pois o PSDB votou aberto e o senador Flávio Bolsonaro anunciou seu voto'.



O candidato Ângelo Coronel (PSD-BA) pediu que os senadores que votariam em Renan transferisse o voto para ele.

Renan viu que estava derrotado pelo candidato Davi Alcolumbre (DEM-AP) e retirou sua postulação.

Continuam candidatos:

Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Ângelo Coronel (PSDB-BA).
Espiridião Amin (PP-SC).
Fernando Collor (Pros-AL).
José Machado Reguffe (sem partido-DF).

Leia também:

Primeira votação para presidente do Senado é anulada

Primeira votação para presidente do Senado Federal é anulada

A primeira votação para presidente do Senado foi anulada por ter aparecido um voto a mais. No lugar de 81 cédulas apareceram na urna 82. Os escrutinadores representando os seis candidatos resolveram por uma nova votação.



O presidente da sessão José Maranhão-MDB-PB (foto Agência Senado) concordou com a decisão dos escrutinadores fiscalizados com o secretário senador Fernando Bezerra (MDB-PE). Mas pediu a opinião dos candidatos. Renan Calheiros (MDB-AL) e Espiridião Amin (PP-SC) não concordaram e pediram a contagem dos 80 votos. Mas José Maranhão decidiu pela nova votação, rasgando algumas cédulas. Em seguida na mesa as demais cédulas foram incineradas por uma máquina trituradora. 

Terá nova votação com nove lotes, sendo oito de dez células e um com uma cédula.

Ano Letivo 2019 na Rede Estadual começa nesta segunda

O Ano Letivo 2019 na Rede Pública Estadual começa nesta segunda-feira (4). O retorno às atividades acontece na maioria das escolas da Capital e do Interior. O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro nas 724 escolas estaduais com uma matrícula preliminar de cerca de 400 mil alunos.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, dará continuidade às ações que vêm contribuindo para os constantes avanços na educação pública de todos os cearenses. “Vamos intensificar a colaboração com os municípios, ampliar o tempo integral e fortalecer o protagonismo estudantil”.
Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa. A medida ampliou o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses com formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entr…

Seis candidatos disputam Presidência do Senado em votação secreta por cédulas

Dentro de instantes a votação para a Mesa Diretora do Senado Federal será feita com o uso de cédulas, o que permitirá aos parlamentares que quiserem que declarem abertamente seus votos.

Seis candidatos disputam à Presidência do Senado:
Ângelo Coronel (PSD-BA).Davi Alcolumbre (DEM-AP).Espiridião Amin (PP-SC).Fernando Collor (Pros-AL).Renan Calheiros (MDB-AL).José Machado Reguffe (sem partido-DF). Alvaro Dias (Podemos-PR), Simone Tebet (MDB-MS), Major Olímpio (PSL-SP) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) renunciaram suas candidaturas em favor de Alcolumbre.
Além de escolher quem presidirá a Casa pelos próximos dois anos, os senadores elegerão também dois vice-presidentes e quatro secretários. Entre as competências do presidente da Casa está a definição do que é votado em plenário, e quando. Além disso, o presidente do Senado também decide a votação conjunta do Congresso (Senado e Câmara dos Deputados).

A sessão de votação foi retomada perto das 12 horas deste sábado (2), após ter sido suspensa na n…

230 toneladas de resíduos deixam de ir para aterros em 2018

A sustentabilidade sempre foi um pilar importante no Shopping Parangaba. O empreendimento, desde a sua construção, adota diversas medidas para gerar o mínimo impacto possível ao meio ambiente. Um levantamento realizado pela Agência de Soluções Ambientais e Sociais (ASAS) registrou que, em 2018, o shopping evitou que mais de 230 toneladas de resíduos fossem enviadas para aterros sanitários. Esse resultado preveniu que mais de 222 toneladas de CO² fossem liberadas na atmosfera.


Ainda de acordo com os dados apurados pela agência, 204.197 quilos de papel e papelão foram enviados para reciclagem, o volume seria equivalente ao uso de 4.084 árvores na indústria de fabricação de papel. Também foram enviados para reciclagem 8.498 quilos de garrafas pet, o suficiente para fabricar 74.544 camisas de malha ecológica. Além disso, a quantidade de latinhas de alumínio reciclada pelo empreendimento foi suficiente para economizar mais de 1.375.111 horas de energia na indústria siderúrgica.
A partir da r…

Simone Tebet renuncia candidatura em favor de Davi Alcolumbre

A senadora Simone Tebet-MDB/MS (foto Agência Senado) renunciou sua candidatura à presidência do Senado e declarou voto para o senador Davi Alcolumbre-DEM/AP. Já tinham feito o mesmo gesto os senadores Tasso Jereissati-PSDB/CE, Álvaro Dias-Podemos/PR e Major Olímpio-PSL/SP.



Continuam candidatos seis senadores:
Davi Alcolumbe-DEM/AP.Renan Calheiros-MDB/AL.Espiridião Amin-PP/SC.Fernando Collor-Pros/AL.José Machado Reguff-sem partido/DF.Angelo Coronel-PSD/BA.Leia também:

Major Olímpio retira candidatura à presidência do Senado
Alvaro Dias renuncia candidatura à presidência do Senado
Tasso vai declarar voto presidente do Senado em Davi Alcolumbre


Major Olímpio retira candidatura à presidência do Senado

O senador Major Olímpio (PSL-SP) retirou agora sua candidatura à Presidência do Senado para o biênio 2019-2020. "O PSL não será entrave para esta eleição. Por isso retiro minha candidatura", disse Major Olímpio (foto Agência Senado).


Alvaro Dias (Podemos-PR) já tinha renunciado à candidatura.

Continuam sete candidatos:

Davi Alcolumbe (DEM-AP).Renan Calheiros (MDN-AL).Fernando Collor (Pros-AL).José Machado Reguff (sem partido-DF).Simone Tebet (MDB-MS).Angelo Coronel (PSDB-BA).Espiridião Amin (PP-SC).


Alvaro Dias renuncia candidatura à presidência do Senado

Ao fazer seu pronunciamento, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) renunciou à candidatura à Presidência do Senado. Alvaro Dias (foto Agência Senado) disse querer apenas alertar os colegas da necessidade de renovação e alternância no poder da Casa.

Já falaram os candidatos Simone Tebet (MDB-MS), Fernando Collor (Pros-AL), José Machado Reguffe (sem partido-DF) e Angelo Coronel (PSD-BA).
Está agora se pronunciando Major Olímpio (PSL-SP). Ainda falarão: Espiridião Amin (PP-SC), Davi Alcolumbe (DEM-AP) e  Renan Calheiros (MDB-AL).

Sobe para 121 o número de mortos em Brumadinho

Sobe para 121 mortos no rompimento da Barragem Mina do Feijão (foto EBC), em Brumadinho (MG). Dos 121 corpos resgatados 93 já foram identificados. Estão ainda desaparecidos 226 pessoas.



A tragédia de Brumadinho completa oito dias. Os Bombeiros continuam na operação de resgate dos corpos.

Quarenta pessoas são capturadas na 2ª fase da Operação Contra-Ataque em Fortaleza

As ações da segunda fase da Operação Contra-ataque resultaram em mais 40 suspeitos capturados, incluindo maiores presos e menores apreendidos. Os dados da ofensiva compreendem o período das 16 horas da sexta-feira (1) às 3 horas deste sábado (2), em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


A Operação deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e suas vinculadas – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) – contou com a atuação do efetivo da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e órgãos municipais e federais parceiros – Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante toda a sexta-feira e o início da madrugada deste sábado não foi registrado nenhum Crime Violento Letal e Intencional (CVLI), nos municípios…

UFC matricula até segunda-feira

Uma novidade está deixando a matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) mais rápido para os estudantes da Universidade Federal do Ceará. Diferentemente dos anos anteriores, em que o atendimento era separado por curso, agora os estudantes podem se dirigir a qualquer um dos guichês disponíveis na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Quem perdeu o dia de matrícula ou está com documentação pendente poderá efetuar a matrícula na segunda-feira (4).

A recepção aos novos alunos foi verificada de perto pelo reitor da UFC, Henry Campos, na  sexta-feira (1º) – segundo dia de solicitação de matrícula dos aprovados na Chamada Regular do SISU. Acompanhado pelo pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques, o reitor esteve no Campus do Pici, em Fortaleza, para conferir a atuação da equipe que atende os estudantes e observar o trabalho dos responsáveis pela separação de documentos já entregues à Universidade.

"Até o ano passado, a gente tinha guichês que eram destinados a cada curso…

UFC e ACE propõem melhorias na segurança de barragens

Gestores públicos, engenheiros, professores e alunos da área da Engenharia lotaram o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará para a palestra, seguida de debate, sobre "A tragédia de Brumadinho e a política nacional de segurança de barragens". A partir dessa discussão conjunta realizada pela UFC, através do Centro de Tecnologia (CT), e a Academia Cearense de Engenharia (ACE), a intenção é fazer um encaminhamento de propostas de ações para os órgãos do poder público, no âmbito nacional, que possam contribuir para a melhoria da segurança de barragens.


"A ideia é que a gente aja proativamente e encaminhe algum documento em nível nacional. O Ceará é referência na questão de barragens. Nós temos muita coisa a contribuir com o Brasil. Não podemos ficar de fora dessa discussão", disse o diretor do CT, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda. Ele coordenou a mesa com o engenheiro civil Victor César da Frota Pinto, presidente da Academia Cearense de Engenharia.

A…

Mega-Sena sorteia hoje R$ 25 milhões

A Mega-Sena sorteia, neste sábado (2), um prêmio de R$ 25 milhões. O sorteio do concurso 2.121 da modalidade será realizado no Caminhão da Sorte, que está estacionado na Praça Giuseppe Palú, Guaraciaba (SC).


Aplicado na Poupança, o prêmio pode render mais de R$ 92 mil mensais. O valor é suficiente para comprar 12 apartamentos de luxo, com carro na garagem, nas melhores localizações do país.

João Kepler lança livro Smart Money no Espaço O Povo

O livro Smart Money – A arte de atrair investidores e dinheiro inteligente para seu negócio, de João Kepler, será lançado na próxima sexta-feira (8), às 19 horas, no Espaço O Povo de Cultura&Arte. 


É a primeira vez de Kepler em Fortaleza, que é conhecido como o homem das mil startups. O livro traz informações valiosas e análises que podem ajudar as empresas e startups a captarem recursos e a sobreviverem em períodos difíceis. “Trabalhar com extremos é uma maneira de expor a startup, que tanto pode dar muito errado, como pode gerar sequência, resultados grandiosos e exponenciais”, explica. O livro e destinado a quem quer entender e mergulhar no universo dos investimentos.

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas, tem participação em 400 startups. Lead Partner da Bossa Nova Investimentos, foi premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards.

Sobre o livro – O empreendedor é quem deve escolher s…

Nove candidatos concorrem à presidência do Senado

São nove os candidatos a presidente do Senado para o biênio 2019-2020:



Alvaro Dias (Pode-PR).Ângelo Coronel (PSD-BA).Davi Alcolumbre (DEM-AP).Espiridião Amin (PP-SC).Fernando Collor (Pros-AL).José Machado Reguffe (sem partido-DF).Major Olímpio (PSL-SP).Simone Tebet (MDB-MS).Renan Calheiros (MDB-AL).

Tasso vai declarar voto para presidente do Senado em Davi Alcolumbre

O senador Tasso Jereissati-PSDB-CE (foto Agência Senado) conversou com a repórter Hérica Christian, da Rádio Senado, nesta manhã de sábado (2) sobre as expectativas em relação à eleição do presidente do Senado. 



Segundo ele, os senadores que defendiam a votação aberta vão respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal, mas vão “honrar o mandato” e declarar seus votos.
O bloco vai declarar voto em Davi Alcolumbre (DEM-AP).



Senado terá votação secreta para escolha do presidente

O senador José Maranhão (MDB-PB) abriu por volta das 10h45 deste sábado (2) a sessão que vai eleger o presidente da Casa pelos próximos dois anos. A primeira providência foi a leitura da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli (foto STF), pela votação secreta no plenário do Senado. A leitura da decisão foi feita pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE). Maranhão conduzirá a sessão por ser o senador mais velho da Casa.


Nesta sexta (1º), os senadores decidiram que a votação para presidente do Senado seria aberta, em sessão conduzida por Davi Alcolumbre (DEM-AP). A decisão, no entanto, foi questionada na Justiça pelos partidos políticos Solidariedade e MDB.

A reunião de sexta para a escolha da Mesa Diretora do Senado foi adiada após cinco horas de discussões. O impasse se deu em torno da decisão pelo voto aberto. A sessão foi marcada por reações acaloradas de senadores, vários dos quais não aceitaram a mudança do rito para escolha do novo presidente.

A própria pr…

645 profissionais da Saúde de Caucaia recebem capacitação

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investe na capacitação de 645 técnicos de enfermagem da Atenção Primária em Saúde (APS) do município. O curso de Aperfeiçoamento de Sala de Vacina na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) foi iniciado na última quarta-feira (30/1) na sede da Faculdade Terra Nordeste (Fatene). O objetivo é qualificar o funcionamento das salas de vacinas, aperfeiçoando as competências dos técnicos em suas atividades relacionadas à imunização.

O titular da SMS, Moacir Soares, participou da abertura do curso e lembrou a importância da capacitação. “Esse é um trabalho de investimento na formação desses profissionais. Nosso intuito é fechar o ano com diversos cursos realizados. Essa é uma maneira de bonificar o nosso trabalhador”, declarou o secretário.
Ao todo três categorias participam da formação: enfermeiros (78), técnicos de enfermagem (81) e agentes comunitários de saúde (486). A estratégia contempla três tipos de formaç…

Naumi inaugura nova sede da Procuradoria na próxima segunda

Na próxima segunda-feira (4/2), o prefeito Naumi Amorim (foto) fará a entrega das novas instalações da Procuradoria Geral do Município (PGM) de Caucaia. A solenidade acontecerá às 10 horas, no prédio anexo ao gabinete do prefeito, no Itambé. A nova sede da PGM homenageia o desembargador José Maria de Melo. A Procuradoria foi instituída em 1990 e cumpre desde então a função de fiscalizar e representar o município judicialmente e extrajudicialmente, realizando ainda o papel de assessoria e consultoria jurídica de toda a administração pública municipal.

ServiçoNova PGM
Dia 4 de fevereiro, ás 10 horas.
Local: Rodovia CE-090 km 1, nº 1076, no Itambé.

Futricas Cearenses

Os 30 anos da VSM Comunicação completados nesta sexta-feira (primeiro de fevereiro) é um marco para comunicação empresarial cearense.

Pioneira em assessoria de imprensa no Estado, a VSM hoje comandada por Marcos André Borges (foto com este colunista e o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz-foto BaladaIn) é uma escola.
Passei por lá em duas ocasiões. A primeira quando estavam os três fundadores: Valéria Cavalcante, Sávio Carvalho e Marcos André Borges. A segunda com Sávio Carvalho e Marcos André Borges.
Acompanho a trajetória da VSM de perto. É a melhor Assessoria de Comunicação do Estado pelo respeito que têm com a imprensa especializada. 
Diferente de outras assessorias que "escolhem". Para estas, a coluna 'Futricas Cearenses' não têm nenhum respeito e simplesmente despreza. Não realizam assessoria de imprensa...

Futricas Cearenses

O portal O Povo Online está passando por uma otimização em seu sistema de gerenciamento de conteúdos. A plataforma utilizada para cadastrar notícias está em processo de mudança, assim, possíveis erros de configuração das páginas podem acontecer e serão corrigidos à medida que forem identificados.Jornalista Carmen Inês deixa o Tribunal de Justiça e vai assessorar o deputado estadual Salmito Filho (PDT), na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).Jornalista Davi Uchôa vai assessorar o segundo vice presidente da AL-CE, Danniel Oliveira (MDB).Poliana Ramalho (foto) criou a Assessoria de Comunicação Gira-Sol.

Projeto Criando Oportunidades oferece Curso de Garçom em Caucaia

Através do projeto Criando Oportunidades, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) de Caucaia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), abre inscrições para 20 vagas do Curso de Garçom.


Conforme a titular da Setem, Laís Sales, o objetivo do projeto “é contribuir para a consolidação da política de geração de emprego em Caucaia, oferecendo oportunidade de qualificação para pessoas de baixa renda.”

As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (4) até 12 de fevereiro, na sede do Cras Planalto.

É preciso ter idade mínima de 16 anos e ser alfabetizado. O curso é destinado a mulheres chefes de família já constantes no Cadastro Único, beneficiárias ou não do Bolsa Família, autônomos e jovens à procura do primeiro emprego. É exigido também que os interessados estejam desempregados.

A documentação exigida é cópia de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Titulo de Eleitor e comprovante de endereço.

O curso começa em 18 de fever…

Prefeitura de Caucaia recupera muro de contenção do mar no Icaraí

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), deu início à obra de recuperação do muro de contenção do mar (Big Bag Wall) da avenida Litorânea, na praia do Icaraí. Nas últimas semanas, parte da estrutura foi danificada devido às fortes ondas da ressaca do mar.
Conforme a Seinfra, a intervenção deve durar 30 dias. Tem previsão de conclusão, portanto, até o começo de março. “O Bag Wall é muito importante para aquela região porque evita tragédias. Tivemos a prova disso numa ressaca do ano passado. Por isso que imediatamente após a primeira ressaca deste ano nós já entramos com reforço”, explica o prefeito Naumi Amorim.
Uma máquina retroescavadeira está sendo utilizada neste período inicial dos serviços. A obra é executada de acordo com o movimento das marés. “A empresa responsável pela obra cumpre uma garantia dos serviços com um custo zero para o município e nós entramos com o aterramento da via e posteriormente a pavimentação em asfalto da parte qu…

Nenhum cearense na Mesa Diretora da Câmara Federal

Após tomar posse para mais um mandato na Presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) encerrou a apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora no biênio 2019-2020 sem a eleição de nenhum dos 22 deputados federais cearenses para Mesa Diretora.


Para a 1ª Vice-Presidência, foi eleito o deputado Marcos Pereira (PRB-SP), com 398 votos. Na 2ª Vice-Presidência, houve um segundo turno, pois não deu maioria de votos para algum dos dois candidatos. Luciano Bivar (PSL-PE) ficou com 240 votos e Charlles Evangelista (PSL-MG), que concorreu como candidato avulso, obteve 161 votos. Com o encerramento do segundo turno, foi eleito para a 2ª Vice-Presidência Luciano Bivar , que obteve 198 votos. Charlles Evangelista ficou com 184 votos. Houve 43 votos em branco.

Secretarias - A 1ª Secretaria ficará com a deputada Soraya Santos (PR-RJ), que teve 315 votos. Ela concorreu como candidata avulsa. O deputado Giacobo (PR-PR), candidato oficial do bloco, recebeu 183 votos.

O …

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Fortal cancela edição 2020

Energia, emoção e conexão através da música: características que fazem do Fortal um dos maiores projetos de entretenimento do país. Em 2020, após mais uma bem-sucedida edição, o Fortal vinha confirmando desde os primeiros meses do ano as atrações nacionais que agitariam o corredor da folia. Unindo a expectativa do público com a dos organizadores de fazer da festa mais uma vez um momento inesquecível, o evento foi surpreendido pelos contratempos decorrentes da pandemia que vivemos e que afetou todo o cenário artístico mundial.


Diante dessa situação, a direção do Fortal vem acompanhando todos os cenários possíveis e analisando as recomendações mundiais e locais de autoridades governamentais e sanitárias. O evento entende e tem consciência de que a demora por informações possa ter causado apreensão para o público, mas ressalta que todas as decisões foram tomadas no tempo certo e com zelo de quem pensa em cada detalhe, tendo sido considerada inclusive a possibilidade de adiamento para outr…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …