Pular para o conteúdo principal

UFC e ACE propõem melhorias na segurança de barragens

Gestores públicos, engenheiros, professores e alunos da área da Engenharia lotaram o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará para a palestra, seguida de debate, sobre "A tragédia de Brumadinho e a política nacional de segurança de barragens". A partir dessa discussão conjunta realizada pela UFC, através do Centro de Tecnologia (CT), e a Academia Cearense de Engenharia (ACE), a intenção é fazer um encaminhamento de propostas de ações para os órgãos do poder público, no âmbito nacional, que possam contribuir para a melhoria da segurança de barragens.


"A ideia é que a gente aja proativamente e encaminhe algum documento em nível nacional. O Ceará é referência na questão de barragens. Nós temos muita coisa a contribuir com o Brasil. Não podemos ficar de fora dessa discussão", disse o diretor do CT, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda. Ele coordenou a mesa com o engenheiro civil Victor César da Frota Pinto, presidente da Academia Cearense de Engenharia.

A palestra foi proferida pelo professor titular aposentado da UFC e engenheiro civil Antônio Nunes de Miranda, possuidor de larga experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e segurança de barragens. Miranda abriu a palestra com uma foto de bombeiros resgatando o corpo de uma vítima da lama em Brumadinho, destacando que "por trás da palestra técnica há, antes de tudo, uma tragédia humana".

Referência nacional sobre o assunto, mostrou modelos de barragens de rejeitos e lamentou que, mesmo com a Lei n° 12.334 de 2010, a qual criou a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), tenha ocorrido o rompimento da barragem de Mariana (MG) em 2015, e que esse desastre não tenha servido de exemplo para se evitar uma nova tragédia, como a da barragem Mina Córrego do Feijão, da empresa mineradora Vale, em Brumadinho (MG), no último dia 25 de janeiro.

À época do rompimento em Mariana, ele alertou, de forma pública, sobre os riscos daquele modelo que usa rejeito da mineração para a construção do dique, o qual vai sendo ampliado à medida que a barragem enche. Ele disse que a engenharia de barragens tem recursos para lidar com os riscos e que essas construções são feitas para ter segurança, mas considera que pode ter havido falha na engenharia geotécnica para provocar o rompimento.

Para o Prof. Miranda, não é com uma mudança apressada na legislação ou na "prisão de antemão" de engenheiros que o problema poderá ser resolvido. Daí a importância, para ele, de um evento como o ocorrido na UFC, com a participação de diversos profissionais e estudiosos da área capazes de gerar propostas para os governantes. "Agora é sair com uma nota firme", afirmou.

QUESTIONAMENTOS – Pela Agência Nacional de Águas (ANA) participou do debate o engenheiro civil Rogério de Abreu Menescal, formado pela UFC e especialista em assuntos relacionados à Gestão da Segurança de Barragens. Ele comentou que nos últimos 19 anos mais de 800 "acidentes e incidentes" com barragens ocorreram no Brasil, com diferentes níveis de gravidade. Na área da mineração citou desde um ocorrido em 2001 em Rio Verde (MG), com cinco mortes, ao de Brumadinho, que já conta com mais de 100 mortos e centenas de desaparecidos.

Sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, ele considera que muitos questionamentos precisam ser feitos, mesmo diante da legislação sobre segurança de barragens. Entre as questões, colocou: O que as instituições e conselhos nas áreas de engenharia, recursos hídricos, têm feito ou podem ajudar a melhorar a gestão da segurança de barragens no Brasil "além da gestão do conhecimento"? O que cada profissional da área pode fazer para melhorar os "padrões ético e técnico da engenharia nacional"?

Ele indagou também se as escolas de engenharia estão dando a devida "importância para as fases pós-construtivas" de um projeto, não apenas o planejamento e execução. Questionou ainda o papel de órgãos fiscalizadores, como a própria ANA, "que só exigem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e não 'experiência mínima' para aceitar estudos, projetos, construção e operação de barragens. Isso é razoável?"

LUTO – No lugar da anunciada presença do presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Carlos Henrique de Almeida Couto Medeiros, que não pôde comparecer por motivo de saúde, participou do evento a professora e engenheira civil Vanda Tereza Costa Malveira.

Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na área de Solos e com 26 anos de experiência como engenheira do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), ela considerou a data do desastre em Brumadinho "um dia de luto", especialmente para os profissionais e professores da área. "A gente não trabalha nem forma pessoas para matar gente", disse.

Uma barragem, segundo ela, pode romper por conta de fatores como aumento de chuvas na área, mas um rompimento como o ocorrido em Brumadinho é questionável, ainda mais porque foi divulgado que houve uma vistoria técnica em setembro do ano passado. Ela defende um melhor diálogo entre os técnicos (engenheiros) e a sociedade para que desastres dessa natureza não venham a ocorrer novamente.

PRESENÇAS – Prestigiaram o evento o secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira; o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), João Lúcio Farias; e o chefe de Gabinete da UFC, José Maria de Sales Andrade Neto, representando o reitor Henry Campos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".