Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2019

Fortaleza empata em um a um com o Cruzeiro

Cruzeiro e Fortaleza empataram em um a um pela vigésima oitava rodada do Brasileirão 2019, no Mineirão, neste sábado (26).

Orejuela marcou para o Cruzeiro aos 35 minutos e Wellington Paulista empatou para o Fortaleza aos 38 minutos. Os gols foram marcados na etapa final.

O Fortaleza empatou pela quinta vez e chega aos 32 pontos na décima quarta posição.

O Cruzeiro empatou pela décima primeira vez e chega aos 29 pontos abrindo a Zona de Rebaixamento para Série B com 29 pontos.




Ciopaer localiza manchas de óleo

O Governo do Ceará está em campo neste final de semana com a força-tarefa de prevenção da chegada de mancha de óleo no litoral. Além do trabalho de limpeza de praias e do resgate de animais, que já é realizado há mais de um mês, o Governo busca intensificar o monitoramento e somar esforços para reduzir o impacto em nossa fauna e flora marítimas.

Na manhã deste sábado (26) um grupo de mergulhadores esteve em quatro pontos do litoral de Aracati, contando com apoio da Semace, Marinha e barraqueiros locais. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fizeram voo da foz do Jaguaribe - a três quilômetros da costa - até Macau (RN). Não foram detectados sinais de mancha de óleo durante os monitoramentos.

Ceará empata com Vasco

O Ceará empatou em um a um com o Vasco neste sábado (26) pela vigésima oitava rodada do Brasileirão 2019, na Arena Castelão. Rossi marcou para o Vasco aos 18 minutos do primeiro tempo e Bergson empatou aos 37 da etapa final.

Renda de R$ 615.288,00 para 35.178 pessoas, sendo 34.530 pagantes e 648 não pagantes.

Com este sexto empate o Ceará chega aos 30 pontos e está na décima quinta posição. O Vasco empatou pela oitava vez e chega aos 38 pontos estando na décima primeira colocação.




Laboratório da UFC é chamado para auxiliar Perícia na análise de estrutura do Condomínio Andrea

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), está auxiliando a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na investigação das causas do desabamento do Edifício Andrea, ocorrido em 15 de outubro, em Fortaleza. A equipe do LMCC esteve no local da tragédia no último domingo (20) para realizar ensaios e fazer coleta de materiais (fotos Viktor Braga).


Com o corpo de prova coletado, o laboratório analisa as características de conservação dos materiais que compunham o prédio, avaliando fatores como carbonatação, presença de sais, cloretos e sulfatos e ferrugem das estruturas, todos pontos importantes para determinar o estado em que estava a construção. Os resultados, ainda não obtidos, serão repassadas à Pefoce para a elaboração de um laudo oficial.

Um dos ensaios realizados pelo LMCC consiste na determinação do nível de carbonatação da estrutura, processo físico-químico resultante da interação entre gases da atmosfera com os componen…

UFC implementará novas medidas de segurança no Campus do Pici

O gabinete do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) promoveu reunião nesta sexta-feira (25), na Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra), para discutir novas medidas de segurança no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra, em função de denúncias de atos violentos no local.

Durante a reunião, o grupo deliberou pela implementação imediata das seguintes ações:
Redefinição da logística de segurança e reestudo sobre o posicionamento de postos de vigilância no Campus;Ampliação das condições de iluminação e substituição de lâmpadas em determinadas áreas do local;Ampliação da divulgação do número telefônico de emergência da UFC: (85) 3366 9190, atendido 24 horas pela equipe da Divisão de Vigilância e Segurança da Universidade. Qualquer pessoa que se sinta ameaçada ou identifique alguma situação de ameaça ou violência no campus deve fazer imediato contato. Neste mês de outubro, a reitoria da UFC foi informada oficialmente de denúncias de estupros ocorridos no primeiro semestre do a…

Camilo determina força-tarefa para prevenir chegada de óleo

O Governo do Ceará reuniu, na tarde desta sexta-feira (25), no Palácio da Abolição, representantes de várias secretarias estaduais com o objetivo de monitorar manchas de óleo no litoral cearense. 

Participaram o coordenador da bancada do Ceará no Congresso, deputado federal Domingos Neto; o tesoureiro geral da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Francisco Menezes Júnior; a presidente do Sindicatos dos Frios, Elisa Gradvohl; e a diretora do Laboratório de Ciências do Mar (Labomar), Maria Ozilea Bezerra de Menezes.


A reunião foi conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que também esteve reunido durante toda a manhã desta sexta-feira (25) com o comando da Marinha. Élcio reforça que o trabalho de limpeza de praias e o resgate de animais já está sendo feito há mais de um mês pelo Governo do Ceará, contudo foi percebida a necessidade de dar um passo adiante.

“Reunimos todos os órgãos competentes para nos antecipar. Queremos trabalhar a prevenção, intensificar o mon…

CCBNB Fortaleza recebe três shows em apoio ao Outubro Rosa

Três shows com bandas femininas são os destaques na programação do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza neste sábado (26):

The Knickers (cartaz).X'Roll.Nara Hop. A iniciativa apoia a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao Câncer de Mama.
The Knickers apresenta-se às 18 horas. O grupo surgiu com a proposta de fazer um som pesado que circulasse entre o hard rock e o heavy metal clássico. O empoderamento e atitude fizeram com que se destacasse nesse cenário com pouca presença de bandas femininas.

A X'Roll sobe ao palco às 19h10. O grupo nasceu da junção do trabalho de quatro musicistas mulheres, com trabalhos que passeiam pelo soul, blues, o heavy e o death metal.

A cantora Nara Hope fecha a programação do dia, a partir das 20h20. O espetáculo traz clássicos do jazz, com beats em uma nova roupagem.

Geodiversidade de Fortaleza - Neste sábado (26), às 14 horas, o programa Percursos Urbanos recebe a pós-doutora em Geomorfologia Costeira pela Universidade da Flórida (EUA), Vanda Cl…

CCBNB-Fortaleza expõe 'Jumento Amostrado'

Se liga! Neste sábado (26), o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza) apresenta a exposição 'Jumento Amostrado'.

O animal foi símbolo, até o Século XX, da tradição nordestina e representado em versos pelos romancistas, poetas e cantadores.

A mostra busca trazer para o espaço urbano uma alegoria em forma de esculturas com pinturas temáticas que remetem elementos da cultura nordestina como o cangaço, cordel, desenhos rupestres, marcas do gado e grafite urbano.

Jumento Amostrado
Sábado (26), às 10 horas.
Classificação: livre
CCBNB-Fortaleza (Rua Conde D'Eu, 560 - Centro)
Contato: (85) 3209-3500
Entrada gratuita

Cristiano Cunha é destaque no CCBNB Cariri

O cantor, ator e compositor Cristiano Cunha é destaque na programação do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Cariri), na Rua São Pedro, 337 – Juazeiro do Norte. A apresentação 48 Minutos ocorre neste sábado (26), às 19h30, com entrada gratuita.

Em seu projeto solo, Cristiano Cunha experimenta suas canções no formato em que foram compostas, criando texturas sonoras ao vivo, onde explora repetições e sons corporais. Ele continua a investigar a figura do ator-cantor e a relação da palavra falada, apresentando novas parcerias com o escritor e antropólogo Renato Jacques e a cantora paulistana Fabiana Cozza.

O cantor trabalha o repertório de compositores como Itamar Assumpção, Jorge Drexler e Adriana Calcanhotto.

Serviço
Show 48 Minutos, de Cristiano Cunha
Sábado (26), às 19h30
CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337 – Centro - Juazeiro do Norte)
Contato: (88) 3511.4582 / (85) 9-9766.7691

Pavanelly grava 'Playlist da Mara' com 10 participações de peso e mais de 50 faixas

Os forrozeiros de plantão já podem comemorar. Os fãs pediram, ela atendeu! Com carreira consolidada e dona de uma das vozes mais marcantes e conhecidas no mercado forrozeiro, a cantora Mara Pavanelly (foto) gravou na última terça-feira (22), no Terminal Marítimo de Passageiros, em Fortaleza, um projeto paralelo intitulado de “Playlist da Mara”. 


Com um repertório que deve ultrapassar as 50 faixas, a “Playlist da Mara” passeia por sucessos que marcaram a passagem da cantora por grandes bandas de forró. Além disso, traz a participação de 10 nomes de peso que interpretaram, em dueto com a anfitriã, hits consagrados - que ainda são campeões de pedidos nos shows-, cada qual com sua voz.

Mara dividiu o palco com ninguém mais, ninguém menos que Eliane, nossa eterna “Rainha do Forró”; Silvania Aquino e Daniel Dial, da Calcinha Preta; Yara Tchê da Desejo de Menina; Carlinhos Gabriel do Forrozão Tropykalia; além de Zezo, Vicente Nery, Aduílio Mendes, Tony Guerra e Mel Rios. Já dá pra imaginar o q…

Mais Nutrição é apresentado à Fondation Air France

A infância cearense foi tema de reunião com executivos da Fondation Air France, em Paris (França). Dentre as ações do Programa Mais Infância Ceará, o trabalho realizado pelo Mais Nutrição, iniciativa que visa a segurança alimentar e nutricional de crianças atendidas por entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, foi destacado pela Primeira-Dama do Ceará, Onélia Santana.

A ação executada no nordeste brasileiro despertou o interesse da fundação, que financia projetos sociais pelo mundo. No encontro, que contou com as participações do secretário para Assuntos Internacionais do Estado, César Ribeiro, e de representantes da Embaixada Brasileira na França, um diagnóstico do programa foi apresentado, bem como o funcionamento da fábrica instalada na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE).

"Nasce uma parceria importante com a Fondation Air France, na execução do programa que atende as crianças cearenses. O Estado continuará investindo para beneficiar os que mais necessitam. Por isso…

Sine Caucaia oferece 131 vagas de emprego

A função de vendedor pracista foi a que mais oferece oportunidades de emprego na quinta-feira (24) no Sine Municipal de Caucaia. Ao todo, o órgão ofereceu 131 vagas em diversas áreas para quem deseja retornar ao mercado de trabalho, com cargos exclusivos para pessoas com deficiência.


As oportunidades foram de:Vendedor Pracista (42).Motorista Carreteiro (27).Representante Comercial Autônomo (15).Socorrista (quatro, exceto médicos e enfermeiros).Técnico de Enfermagem (4).Médico Clínico Geral (4).Pedreiro (3),Conferente Portuário (2).Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial (2).Operador de Estação de Tratamento de Água e Efluentes (2).Arqueador de Molas (1).Cozinheiro Geral (1).Motorista de Caminhão-Betoneira (1). As vagas exclusivas para pessoas com deficiência foram 22: Auxiliar de Limpeza (10).Cobrador de Transportes Coletivos (10, exceto trem).Copeiro (1).Lavador de veículos (1). Interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Se…

Caucaia fará dois mutirões de limpeza no Rio Ceará em novembro

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), através do Núcleo de Educação Ambiental, elaborou um cronograma de ações com oficinas de educação ambiental e mutirão de limpeza para as comunidades que moram na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará.

As mobilizações estão programadas para segunda (quatro) e segunda (18 de novembro). “Estaremos às oito e meia da manhã na Comunidade da Ponte, na BR-222, em parceria com a Secretaria do Patrimônio, Associação de Catadores, voluntários e a comunidade local”, revela o presidente do Imac, Hugo Pontes.

Na última segunda-feira (21), o órgão promoveu a primeira atividade de limpeza também em parceria com outras entidades. A ação teve como objetivo promover a sensibilização da população sobre as consequências que a poluição gera, como a morte do rio e da fauna e flora do entorno.

O material recolhido nas duas próximas forças-tarefa será destinado a uma associação de catadores, que se beneficiará do material para reciclagem. Os res…

Avança Caucaia começa a asfaltar ruas do Potira

O Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município, entrou numa fase bastante esperada pela população. A aplicação de asfalto novo, de qualidade, numa obra que segue padrões internacionais, foi iniciada no Parque Potira.

Os trabalhos começaram pela Rua Araré, no trecho compreendido entre as ruas Colibri e Guará, e avançarão nas próximas semanas pelas demais vias do bairro e do Araturi, outra importante região beneficiada pelo primeiro lote de obras do Avança Caucaia.

Ao todo, 11 vias dessas duas localidades estão recebendo serviços de drenagem, pavimentação e sinalização. Isso significará mais de 16 quilômetros de malha viária totalmente requalificada em um perímetro da Grande Jurema que jamais recebeu uma intervenção desta natureza.
“Serão duas camadas de asfalto: uma primeira, de quatro centímetros, e uma segunda, de três centímetros, totalizando sete centímetros de espessura de asfalto”, detalha o engenheiro civil do Avança Caucaia, Carlos Gadelha.

O …

Ministro do Turismo visita Pernambuco para avaliar praias sujas pelo óleo

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recebeu o secretário estadual de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e representantes do trade turístico local. O Estado, juntamente com outros nove da região Nordeste, foi atingido por manchas de óleo de origem ainda desconhecida. O intuito do encontro foi ouvir sobre os impactos causados e articular estratégias e ações que possam minimizar o ocorrido.

Nesta sexta-feira (25), o ministro Marcelo Álvaro Antônio está em Porto de Galinhas (PE) para visitar os principais pontos afetados pelo Desastre Ambiental e se reunir novamente com representantes locais.
O Ministério do Turismo está alinhado com o Governo Federal na tomada de providências para o monitoramento, limpeza e apuração das responsabilidades em relação ao incidente. 

Já foram recolhidas, até esta terça-feira (21), mais de 900 toneladas de óleo derramado e protegidas extensas áreas ameaçadas no litoral nordestino. Foram mobilizadas 48 Organizações Militares, com emprego de 1.583 m…

Manchas de óleo são retiradas do Mar do Ceará

Duas manchas de óleo foram retiradas do mar cearense depois de localizadas, durante mais um sobrevoo preventivo, realizado por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), no Litoral Leste do Estado.

O avistamento foi feito com a ajuda de um helicóptero do Ciopaer. As manchas estavam relativamente perto da costa e se deslocavam em direção às praias de Aracati. Mediam até 20 metros quadrados apresentavam elevada viscosidade. A retirada do óleo foi feita pela Marinha.

Foi o quinto sobrevoo do tipo realizado pela Semace, com o objetivo de conter o óleo e minimizar os efeitos do derramamento ocorrido em alto mar.

O óleo foi acondicionado em sacos e deverão ser destinados a uma fábrica de cimento, em Sobral, autorizada pela Semace para a queima deste tipo de substância.

Os sobrevoos preventivos da Semace com o Ciopaer serão mantidos, enquanto houver o risco do óleo chegar às praias.
O destino de cada voo é definido pelas informações levantadas pela Marinha e pelo tr…

Corona mobiliza funcionários e retira 300 quilos de óleo em praias nordestinas

A cerveja Corona, junto à Parley for the Oceans, promoveu nesta quinta-feira (24) a mais desafiadora série de limpezas de praia no Brasil até o momento: retirou 300 quilos de petróleo de paraísos nordestinos afetados pelo vazamento do material na Costa Brasileira. 

Por mais de quatro horas, 135 funcionários da Corona, junto a 20 voluntários de empresas parceiras, limparam a Praia do Pau Amarelo, em Paulista (PE), na Região Metropolitana do Recife (foto Felipe Solto Maior). Em Sergipe a ação aconteceu na Coroa do Meio, em Aracaju (foto Arthur Colpo), uma das mais atingidas pelo óleo, e contou com 61 pessoas, sendo 51 funcionários e 10 voluntários parceiros. 

Após a ação, todos os EPIs e equipamentos, como botas, pás e sacos especiais para recolhimento deste tipo de dejetos, foram doados para as equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que seguem com a limpeza nos próximos dias. Ao todo foram doados mais de 300 itens.

“A Corona quer pro…

Caucaia homenageia dentistas e destaca avanços odontológicos

O prefeito Naumi Amorim participou nesta quinta-feira (24) das comemorações do Dia do Dentista e do Dia Nacional da Saúde Bucal, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento aconteceu no Parque Botânico e reuniu profissionais que atuam em Caucaia.


Naumi destacou a reforma pela qual passa o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Municipal e cuja previsão de finalização é dezembro. A obra ampliará de quatro para seis o número de cadeiras de atendimento, além da criação do laboratório de próteses e implantação da radiologia odontológica, chegando a oito especialidades que serão atendidas.

“Quando assumimos, o atendimento odontológico em Caucaia era zero. A força de vontade de todos tem feito o serviço acontecer. Atendemos a todos por igual. Estamos focados na melhoria, cada vez mais”, ressaltou o prefeito.

O gestor também homenageou dois dentistas eleitos por colegas de trabalho como os mais dedicados. “Médico tem o dom da cura e os dentistas o dom do sorriso. Juntamo…

Microsoft integra tecnologia de empresa cearense ao portfólio

As empresas cearenses NWay e Lanlink desenvolveram, em parceria, o software NWay PRO Access Control, sistema de Controle de Acesso. Após avaliação, a solução passou a integrar o Azure Marketplace, base de nuvem segura gerenciada pela Microsoft e já está disponível na plataforma que se conecta com mais de três milhões de usuários por mês.


O Nway PRO é um sistema de Controle de Acesso completo para pessoas e veículos, disponível para os mais diversos segmentos de mercado, tais como: condomínios residenciais e comerciais, hospitais, empresas, clubes, indústrias, universidades, colégios, dentre outros.

A solução é implantada em conjunto com os equipamentos de segurança física e patrimonial, comercializados pelos parceiros integradores. O Nway PRO suporta as mais diversas tecnologias de identificação, como: proximidade, QrCode, senha, código de barras, tag veicular, biometria, smartphone e reconhecimento facial.

Com ela é possível garantir a entrada de funcionários, veículos e visitantes devi…

Dunga palestra no Movimento Vidas neste sábado

O projeto Movimento Vidas receberá Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira, para uma roda de conversa com jovens neste sábado (26), no Polo de Lazer do Conjunto Esperança, a partir das 9 horas. O evento tem o objetivo de apresentar histórias de vidas vencedoras que possam inspirar novos caminhos para a juventude, sem passar pelo uso do uso de álcool e outras drogas.


A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), com realização do Sistema Verdes Mares (SVM).

Ao todo, serão cinco encontros realizados em diferentes bairros de Fortaleza até o fim deste ano. Realizado aos sábados, o evento encerra as ações de mobilização promovidas pelo projeto a partir de rodas de conversa e oficinas de DJ e grafitagem, realizadas em escolas, igrejas e equipamentos públicos com foco na prevenção ao uso de drogas.

Durante toda a manhã, o evento oferece ainda uma série de serviços à população, como corte de cabelo, emis…

Caucaia limpa suas praias

Por conta das incidência de manchas de óleo no Nordeste Brasileiro, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte, intensificou os trabalhos de limpeza do Litoral Caucaiense.

A força-tarefa é realizada de forma constante, garantindo melhores condições de banho para caucaienses e turistas.
De acordo com o boletim de balneabilidade, as praias de Caucaia estão próprias para banho.
E você pode ajudar a Prefeitura de Caucaia. Encontrou algum material desconhecido nas nossas praias caucaienses? Manda um alô para: Whatsapp: 9 9800 1449Telefone: 3342.3577Ouvidoria: http://bit.ly/2xefF7y Leia também:
Canoa Quebrada e Redonda são atingidas pela mancha de óleo

Caucaia encerra 1ª Fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Termina nesta sexta-feira (25) a Primeira Fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Caucaia.


A Campanha é destinada a crianças de seis meses incompletos às menores de cinco anos. Apesar de não ter casos ou óbitos pela doença, Caucaia dispõe de doses em todas as 46 Salas de Vacina, de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas. 

A Cobertura Vacinal de Caucaia para o Sarampo até esta quinta-feira (24) era de 84,77%. Isso significa que já foram aplicadas 3.451 doses da vacina tríplice viral. Desse total, quase 800 foram utilizadas somente no último sábado (19), no Dia D de mobilização contra a doença.
Encerra nesta sexta-feira (25) a primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Com foco em crianças de seis meses incompletos às menores de cinco anos, a mobilização acontece em todo o Brasil como forma de conter o surto já registrado em 20 Estados. 
Conforme o chefe do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz da Silva, “a aplicação das doses é fund…

Caucaia investe R$ 12 milhões na Rede de Ensino

A Prefeitura de Caucaia investe mais de R$ 12 milhões em maquinário e equipamentos para a Rede de Ensino Municipal.



Ao todo são 362 itens de material permanente, todos sendo adquiridos com recursos próprios. 
São: Freezers.Refrigeradores.Bebedouros.Smart TVs.Liquidificadores.Fogões Industriais.Transportes Escolares.A expectativa é de que a entrega seja concluída até dezembro.

Todos os itens estão sendo adquiridos com recursos próprios. São freezers, refrigeradores, bebedouros, smart TVs, liquidificadores e fogões industriais, totalizando um investimento de mais de R$ 760 mil.

Esse investimento soma-se a outros R$ 9 milhões que serão investidos na compra de 33 novos transportes escolares, cuja entrega está prevista também para ainda este ano, e aos R$ 2,9 milhões utilizados na aquisição de sete veículos escolares repassados pelo prefeito Naumi Amorim durante a semana de comemoração do aniversário de 260 anos de Caucaia.

Até o fim do ano, portanto, a cidade terá uma nova frota de 40 carros de…

Prevenção ao Câncer de Mama tem espaço para conscientização na OAB Ceará

Uma programação especial marca a campanha de conscientização sobre o câncer de mama para fechar o Outubro Rosa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ceará), nesta sexta-feira (25), das 8 às 12 horas.



O movimento é uma ação conjunta das Comissões da Saúde, do Esporte e Lazer e da Mulher Advogada da OAB-CE.

Segundo o vice-presidente da comissão de saúde, Rômulo Nogueira, este Seminário é mais um instrumento de conscientização, agora, em um ponto de vista científico e empírico, tendo em vista as palestras de especialistas na área da medicina e do direito sobre o tema. Após as palestras, serão apresentados cases de sucesso sobre acerca do tema.

Entre os palestrantes confirmados estão: Médico Mastologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Porto.Organizadora e Coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça.Juíza Federal Tribunal Regional Federal (TRF) 5ª Região e Secretária-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de …

TCE inscreve para Hackathon 'Combatendo a Corrupção com Inteligência Colaborativa'

Estão abertas as inscrições para o Hackaton, primeiro Concurso Cultural de Tecnologia e Inovação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). 
A iniciativa pretende desenvolver uma solução para ler dados abertos dos diversos Municípios e do Governo do Estado do Ceará, encontrar indícios de fraudes e publicar informação, permitindo a checagem pelos cidadãos.

Com o tema 'Combatendo a Corrupção com Inteligência Colaborativa', a ideia é desenvolver uma plataforma que possa processar um grande volume de dados, aplicar algoritmos para reconhecer padrões, exceções, tendências, dentre outras características que possam denotar possíveis irregularidades. O evento acontecerá de sexta (22) a domingo (24 de novembro), no SebraeLab Ceará, na Rua Antônio Augusto, 247 (Meireles).
Cada equipe será composta prioritariamente por analistas de sistemas, desenvolvedores, técnicos, estatísticos, matemáticos ou cientistas de dados. As equipes precisam ser informadas no ato do credencia…

Dinalvo Diniz é membro honorário da ACE

Acontece nesta quinta-feira (24) na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) a solenidade anual da Academia Cearense de Engenharia (ACE).
Na ocasião ocorre palestra magna comandada pelo presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), o engenheiro civil Francis Bogossian, além da outorga do Prêmio Acadêmico do Ano, entrega da Medalha de Mérito e do Troféu Inovação da Engenharia.

Engenheiros tomarão posse durante na solenidade para se tornarem membros honorários. Entre os nomes está o presidente do Sindicato da Industria e Construção Pesada do Ceará, o engenheiro civil Dinalvo Diniz (foto).


Canoa Quebrada e Redonda são atingidas pela mancha de óleo

Mais duas praias cearenses são atingidas pelo óleo de petróleo que polui todo anoa Litoral Nordestino. Desta vez a mancha chegou as praias de Canoa Quebrada (Aracati) e Redonda (Icapuí). Em Canoa Quebrada foram recolhidos 700 quilos de material oleoso.



A Prefeitura de Aracati emitiu orientações ao visualizar mancha de óleo na praia ou animais contaminados:

Animais mortos e/ou oleados: comunicar ao Instituto Verde Luz. Telefones: (85) 99695-6305 / (85) 99647-2831 / (85) 99994-0246.Animais vivos e oleados: comunicar a Aquasis. Telefones: (85) 99739-0439 / (85) 99778-2927.Mancha na água: informar imediatamente a Marinha. Telefone: (88) 3421-1495. Demais locais - Disque Denúncia: 185. Você também pode ajudar através de fotos - Mancha de óleo na areia: tirar foto utilizando régua ou caneta como referencial junto à mancha (sugerimos utilizar o aplicativo Timestamp Câmera (gratuito) para registro fotográfico com as coordenadas e local, preencher o formulário no link, enviar o formulário preenc…

Inaugurada a Academia Darcy Ribeiro em Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o senador Cid Gomes (PDT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) inauguraram nesta quinta-feira (24), a Academia do Professor Darcy Ribeiro.



A ação faz parte do novo Programa Municipal de Promoção da Saúde Integral do Profissional da Educação (Prosipe) e vem promover mais Saúde, Lazer e novas oportunidades de formação e valorização dos profissionais da Educação da Prefeitura.
A Academia Darcy Ribeiro conta com Auditório, Ginásio de Esportes, Salas de Aulas, Brinquedoteca e Assistência em Saúde.

O governador Camilo Santana disse que: 

"Inauguramos agora o Centro de Formação e Assistência aos Profissionais da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza, a Academia do Professor Darcy Ribeiro, em mais uma parceria com a Prefeitura. O equipamento vai oferecer serviços de formação e qualificação, além de assistência à saúde dirigida especialmente às necessidades dos nossos profissionais da Educação Municipal".

"Os professores de Fort…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…