Pular para o conteúdo principal



Secretaria prorroga prazo para seleção de mediadores comunitários

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) prorrogou, para até três de fevereiro, o prazo para seleção de mediadores comunitários do Farol e Santa Terezinha. 


O curso é gratuito e as aulas teóricas ocorrem em quatro, 11 e 12 de fevereiro, no Centro Comunitário do Farol. A capacitação tem carga horária de 40 horas teóricas e 60 horas práticas.

“Quando falamos em mediação comunitária estamos também falando de empoderamento para as comunidades, da força que surge da coletividade e da solidariedade. Além de fomentar uma cultura de paz estamos construindo dentro deste processo laços mais fortes de pertença e cuidado com o bairro e a vizinhança”, explica a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes (foto).

Os mediadores são voluntários capacitados, que atuam na comunidade como sujeitos de transformação social, sob um modelo participativo, horizontal e democrático. Para solicitar o serviço, basta uma das partes procurar um dos núcleos mais próximo da sua residência, marcando assim um agendamento com o mediador.

Resolução de Conflitos - A SPS coordena cinco núcleos de mediação, que funcionam dentro de quatro centros comunitários e do Espaço Viva Gente, equipamentos da SPS, localizados nos bairros Quintino Cunha, Vicente Pinzon, Aldeota, Farol e Passaré.

Após a capacitação os mediadores estarão aptos para atuar na resolução de conflitos entre familiares e de vizinhança; discussões sobre pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; cobrança de dívida; casos de injúria, calúnia e difamação; conflitos de imóvel e de apropriação, além de conflitos societário e trabalhista.

Os mediadores são capacitados em técnicas de mediação e educação para direitos humanos e comunicação não-violenta. Os cursos são ministrados pela Vice-Governadoria do Estado, Ministério Público do Ceará (MPCE) e Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza.

Para ser um mediador - Para ser um mediador comunitário é necessário ter idade mínima de 21 anos, Ensino Médio completo e morar no bairro há pelo menos dois anos. Entrar em contato pelo telefone 984393459.

Onde encontrar
  • Centro Comunitário Luiza Távora – Farol.
  • Coordenadora: Maria do Socorro Parente da Silva.
  • Avenida Zezé Diogo, 310, Farol Cais do Porto.
  • Fone: 3101-1572.
  • Centro Comunitário Santa Terezinha.
  • Coordenadora: Sandra Maria Luna Bezerra.
  • Rua Osmundo Cavalcante de Oliveira, s/n Conjunto Santa Terezinha.
  • Fone: 3101-1560.
Ao todo, estão disponíveis 40 vagas, os interessados podem se inscrever para seleção no Centro Comunitário do Farol e através do e-mail: mediacao@sps.ce.gov.br.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês