Pular para o conteúdo principal



Ceará das Rabecas

O som agudo e marcante da rabeca volta a ecoar na cidade de Fortaleza. A terceira edição do Ceará das Rabecas acontece de 13 a 18 de agosto no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ressaltando a tradição do instrumento e a manifestação cultural que o envolve.
Ao todo, entre os dias 16 e 18 de agosto, treze rabequeiros apresentam-se no palco que também será plataforma de expressão para orquestras, violas, sanfonas, pífanos e banjos. O público vai poder conferir apresentações de artistas oriundos de dezessete municípios cearenses, entre eles: Juazeiro do Norte, Quiterianópolis, Baixio, Tauá, Varjota e Quixeramobim. 
Mantendo o intuito de ser um espaço de fomento e difusão da tradição rabequeira, o Ceará das Rabecas continua com as atividades de formação. Neste ano, o Seminário Cultura e Tradição traz uma abordagem acerca do cenário cultural que se desdobra em dois aspectos. No primeiro dia de atividades (17), a diversidade de expressões culturais encontradas na região do Cariri será tema da mesa que terá como convidados Marcio Mattos (Música da UFC Cariri), Joseilda Muniz (Pesquisadora em memória das tradições Orais e de sua relação com o escrito), Lucia Helena de Brito (Pesquisadora em Cultura Popular e Práticas Socioculturais de Leitura (UECE)) e Paulo Mouta (Luthier da AGUA). Já no segundo dia (18), o assunto é bandas de música no contexto cearense. José Brasil de Matos Filho (Escola de Música da UFC Sobral), Rômulo Santiago (Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), Wellington Sousa (Compositor e arranjador) e Sanae Som (Pesquisadora em Patrimônio Imaterial pelo IPHAN) vão conversar sobre a importância destas composições que alegram as comunidades. 
O conhecimento a ser passado durante as oficinas segue a mesma linha dos anos anteriores: xilogravura, fotografia e tradição, construção e toque de rabecas. Entretanto, a terceira edição do evento vem com três boas novidades: a realização de atividades em diferentes ambientes públicos, um roteiro de apresentações musicais itinerantes pela cidade e uma exposição dos itens produzidos pelos alunos durante as oficinas. 
O chamado Rabecas de Bolso consiste em uma série de shows de rabequeiros realizada nos dias 15 e 16 de agosto em espaços abertos como os terminais de Messejana, Siqueira, Estoril, Biblioteca Dolor Barreira e Cuca Che Guevara. 
Outra novidade será iniciada no dia 16 de agosto. No Espaço Multiuso do Dragão, às 18h30, acontece a inauguração da exposição Velhos Novos Rabequeiros, com fotografias de Francisco Sousa e curadoria de Gilmar de Carvalho. O acervo foi gerado ao longo da pesquisa realizada há mais de dez anos através de vivências com moradores dos sertões cearenses que revelaram histórias de fé, luta, emoção e sonhos.
O III Ceará das Rabecas tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor); Apoio institucional Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rede de Atenção Cego Aderaldo,  Articule Captação Sustentável e 1Bando Comunicação. Realização e produção: Mungango Produções.

Confira a programação completa e trace seu roteiro da semana:
RABECAS DE BOLSO
Mestres convidados: Rabequeiro Chico Barbeiro (Baixio), Rabequeiro Biro Novo (Tauá), Pifi Expedito
Data: 15 de agosto
Terminal do Siqueira – 09h e 15h
Terminal Messejana – 10h e 16h
Estoril – 19h30min
 Data: 16 de agosto
Biblioteca Dolor Barreira – 09h
Cuca Che Guevara – 11h

EXPOSIÇÃO:
“Novos Velhos Rabequeiros”
Fotógrafo: Francisco Sousa
Período: 16.08 a 07.09 de 2013
Local: Espaço Multiuso do Dragão
Horário de visitação: 09 às 19h e de sexta a domingo de 10 às 20h

OFICINAS:
Xilogravura: com Mestre João Pedro (Juazeiro-Ce)
De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 9h às 12h
Local: Mercado dos Pinhões

Construção de Rabecas: com Di Freitas (Juazeiro-Ce)
De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 14h às 17h30min
Local: Colunas da Praça Verde do Centro Dragão do Mar

Fotografia e Tradição: com Francisco Sousa (Fortaleza-Ce)
De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 9h às 12 h
Local: Mercado dos Pinhões

O Toque da Rabeca: com Di Freitas (Juazeiro-Ce)
Dias: 17 e 18 (sábado e domingo) de agosto – 14h às 17h
Local: Mini Auditório do Centro Dragão do Mar


SEMINÁRIO CULTURA E TRADIÇÃO
Local: Mini Auditório do Dragão do Mar
Horário: 14h às 17h

Dia: 17.08 (sábado) – Mesa Manifestações Tradicionais do Cariri
Convidados:
Marcio Mattos (Coord. Do curso de Música da UFC Cariri)
Joseilda Muniz (Pesquisadora em memória das tradições Orais e de sua relação com o escrito)
Lucia Helena de Brito (Pesquisadora em Cultura Popular e Práticas Socioculturais de Leitura (UECE))
Sanae Som (Pesquisadora em Patrimônio Imaterial pelo IPHAN)

 Dia: 18.08 (domingo) – Mesa Bandas de Música no Contexto Cultural Cearense
Convidados:
José Brasil de Matos Filho (Diretor da Escola de Música da UFC Sobral)
Rômulo Santiago (Músico e professor Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará)
Wellington Sousa (Compositor e arranjador)
Paulo Mouta (Luthier da AGUA Guaramiranga)

SHOWS:
Dia: 16.08 (sexta) – 19h às 22h – Anfiteatro do Dragão
Homenagem: Mestre Quincas Firmino - (Quiterianópolis-Ce)
Orquestra Cachoeira do Fogo (Independência - CE)
Pifi: Sr. Expedito (Juazeiro do Norte)
Mestre: Zequinha Nóbrega (Independência - CE)
Mestre: José Neto – (Independência –CE)
Mestre Chico Cadó (Tauá-Ce)
Mestre: Zé Barroso (Indepenência)
Gessi Gonçalves (Miraima - Brotas – CE

Dia: 17.08 (sábado) – 19h às 22h – Anfiteatro do Dragão
Mestre José Paulino (Quiterianópolis-Ce)
Dupla de Violeiros: Cesanildo Lima e Angelita – Maracanaú-Ce
Mestre Moacir – (Parambú)
Mestre Antonio Carolindo (Novo Oriente-CE)
Mestre Filomeno Marcolino (Crateús – CE)
Baby Guedes (Fortaleza-CE)

Dia: 18.08 (domingo) – 19h às 22h - Anfiteatro do Dragão
Encontro de todos os Rabequeiros
Luizinho Calixto – sanfona de 8 baixos (Fortaleza-CE)
Mestre Raimundo Vitorino (Guaraciaba do Norte – CE)
Mestre Chico Coco (Varjota-Ce) - participação de Luciana Gifoni
Mestre João Geminiano (São Benedito)
Grupo Rabecacello: Samuel Furtado, Tamily Braga e Viana Júnior (Itapipoca-Ce)
Mestre Chico Barbeiro – (Baixio- CE)
 Obs.: programação sujeita a alterações.

 CREDENCIAMENTO E INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Ana Calvet
(85) 88658192 / 3032 3333

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...