Pular para o conteúdo principal

Domingo é a abertura da Festa Anual das Árvores

A Secretaria do Meio Ambiente  do Ceará (SEMA), realiza, no período de 18 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2018, homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. A abertura será no Parque Estadual do Cocó, às 9 horas, concomitante às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. No momento da abertura da Campanha, serão assinados protocolos ambientais, ocorrerá a abertura da exposição do Memorial da Carnaúba e acontecerá a distribuição de mudas nativas. A FAA 2018 terá como tema “Adote uma Árvore”. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, “o desafio é tentar recuperar a cobertura vegetal do Estado, que é de somente 57%. 109 mil mudas estão sendo plantadas em todo o Estado. Nosso objetivo é que cada cidadão faça o mesmo no seu quintal”. São 36 mil na bacia do Jaguaribe, em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH); 30 mil na bacia do rio Pacoti – com recursos próprios da SEMA – e outras 43 mil nos parques do Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas a SEMA anunciará sua política de viveiros, com a construção de duas novas unidades, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que será repassado à gestão da SEMA. Outros nove viveiros serão revitalizados nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outro na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria.

Será assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a SEMA e a Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de subsidiar a criação e regularização de uma unidade de conservação na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Estadual Botânico e ações de educação ambiental destinadas à capacitação de viveiristas, no Estado do Ceará. Outro TCT será assinado entre SEMA, CHESF e SRH relativo à plantação de mudas no Jaguaribe.

A Fazenda Raposa é uma área de 147 hectares administrada pela UFC, localizada em Maracanaú no quilômetro. A fazenda abriga uma importante coleção de palmeiras sendo que sua coleção consiste em 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero Copernicia da América Latina. A ação de educação ambiental é referente às oficinas para produção de sementes germinadas que vão acontecer em 7 polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira acontece no Parque Botânico.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis). A Exposição do Memorial da Carnaúba que ocorre no Centro de Referência do Parque do Cocó, com apoio do município de Jaguaruana, tem por objetivo divulgar toda a versatilidade desta nossa vegetação nativa.

Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

O encerramento da FAA 2018 será dia 25, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03), em Caucaia, a partir das 7h, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição. Na oportunidade, SEMA e CHESF assinarão TCT para plantação de 400 carnaúbas na área do próprio parque.


PROGRAMAÇÃO

Abertura Oficial da Festa Anual das Árvores 2018
Data: 18 de março
Hora: 9h
Local: Parque Estadual do Cocó
Apresentação da Banda da Prefeitura Municipal de Jaguaruana
Data: 18 de março
Hora: 9h30
Local: Parque Estadual do Cocó
Exposição Memorial da Carnaúba
Data: 18 a 25 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Parque Estadual do Cocó – Centro de Referência
1ª Oficina de Produção de Mudas de Carnaúba para Viveiristas
Data: 23 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Parque Estadual Botânico
Prestação de contas das primeiras 10 mil mudas de árvores plantadas no Parque do Cocó, de um total de 40 mil, pela C. Rolim Engenharia
Data: 23/03/2018
Hora: 7h30
Local: Avenida Juarez Barroso, 141 (travessa da av. Sebastião de Abreu, Parque do Cocó)


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".