Pular para o conteúdo principal

Chuvas adiam Paixão de Cristo em Senador Pompeu para hoje


O espetáculo 'A Inigualável Paixão de Jesus Cristo' (foto Vanda Alves), que seria encenado em Senador Pompeu na Sexta-Feira Santa (30) foi adiado para hoje, Sábado de Aleluia (31), devido às fortes chuvas que banharam o município durante todo o dia de ontem.


Em decisão coletiva dos atores, colaboradores, equipe técnica e parceiros, foi determinado que a apresentação única será realizada hoje, a partir das 16h30, com saída da Igreja Matriz de Senador Pompeu, município localizado a 273 quilômetros de Fortaleza.

'A Inigualável Paixão de Jesus Cristo' narra em 19 cenas e 13 cenários espalhados pela cidade o calvário de Cristo, desde sua chegada a Jerusalém até a ressurreição. A história, uma das mais conhecidas no mundo ocidental, será encenada por mais de 200 pessoas, entre protagonistas e figurantes, tanto de Senador Pompeu e arredores quanto de Fortaleza. A expectativa é que um público de mais de três mil pessoas assista ao auto de fé.

“Encenar a história mais conhecida pelo ocidente não é fácil,pois ela é permeada de significados e mensagens que tornam o espetáculo teatral um bem cultural para além das artes cênicas. O público é ponto marcante desta atividade, são pessoas que vêm de todo o município e de cidades vizinhas,assistem atentos e maravilhados a cada cena, muitas vezes a emoção é tamanha que se misturam aos figurantes no decorrer das cenas, tornando a apresentação uma mistura de arte e fé”, avalia Terezinha Matos Sá, presidente da Fundação Santa Terezinha, realizadora do espetáculo desde a sua primeira montagem.

“Entendemos que nosso papel, enquanto Governo, é de fomentar a cultura e a arte em Senador Pompeu, contribuindo para a manutenção, valorização e preservação das tradições populares cearenses. Este projeto tem o compromisso de fortalecer a cultura e arte local, valorizando artistas nativos, suas produções e talentos, mas especialmente encaminhando a forte mensagem cristã, além de ser mais uma atividade do calendário cultural do estado e que tem o reconhecimento de nossos conterrâneos”, complementa o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro.

A apresentação começa na Igreja Matriz, percorre as ruas dos bairros Centro e Caracará e se encerra nos arredores da antiga Estação Ferroviária. As cenas contemplam episódios marcantes da vida de Cristo, como: a tentação de Jesus, o Sermão da Montanha, a Santa Ceia, a conspiração e traição de Judas, Jesus diante de Caifás, o bacanal de Herodes, a negação de Pedro e o martírio, crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. Aliada à encenação teatral, há números de música e dança executados pelos alunos da Fundação Santa Terezinha.

Glauber Matos, diretor municipal de Cultura, acrescenta que o espetáculo é responsável por realizar ações que possibilitem a integração das classes sociais, de uma variedade de linguagens artísticas, de comunicação entre as distintas religiões, tratando com respeito suas diferenças e mostrando que o evento tem uma postura de cunho cultural, social e religioso.

Além do espetáculo teatral, a Fundação promove nas escolas Moreira Campos, em Senador Pompeu, e José Antônio de Sousa, no distrito Engenheiro José Lopes, uma exposição composta por 100 fotografias de Vanda Alves e Marcelo Holanda que mostram um pouco da história do espetáculo desde a sua montagem e as reações do público que o assiste. Para ampliar ainda mais a bagagem cultural, haverá ainda um momento de formação para os atores, dançarinos, músicos, produtores e equipe técnica, além de uma oficina de expressão corporal para que a comunidade possa também compor o elenco.

O 'A Inigualável Paixão de Jesus Cristo' é um projeto contemplado pelo XIV Edital Ceará da Paixão, na categoria Espetáculo Cênico I, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. É uma realização da Fundação Santa Terezinha, com o apoio da iniciativa privada e dos poderes públicos estadual e municipal, com produção do Ponto de Cultura Estação das Artes e apoio institucional da Associação Comunitária do Bairro Caracará (ACBC) e da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Senador Pompeu.

Serviço
'A Inigualável Paixão de Jesus Cristo'
Data: 31 de março de 2018
Horário: 16h30
Duração: 120 minutos
Local de saída: Igreja Matriz de Senador Pompeu
Elenco: 
Atores Locais – Kleber Pinheiro (Jesus Cristo), Glauber Matos (Jesus Cristo Ressuscitado), Aparecida Victor (Maria), Mayk Faustino (Herodes), Maria Augusta (Salomé), Aline Messias (Cláudia), Samila Alves (Verônica), Aurilene Pinheiro (Madalena), Pedro Paulo ( Barrabás), Márcio Vitoriano (Sacerdote), Lucas Evangelista (Príncipe), Fernando Júnior (Escriba), Francisco Pinto (Endemoninhado).
Artistas Convidados – Cláudio Magalhães (diretor do espetáculo), Alcântara Costa (Pilatos), Carlos César (Caifás), Cláudio Correia (Príncipe e Cego curado), Gabriel Moraes (Judas), Luís Rebouças (príncipe), Lunardo Martins (Diabo e Ladrão mau).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…