Pular para o conteúdo principal

Destino Jeri

Destino Jericoacoara
SILVIA HERRERA
Estadão.

Esta praia paradisíaca é umas das etapas do Circuito Cearense Beach Run, que une corrida de rua e turismo, e será realizada nos dias 7 e 8 de abril, com percursos de 7, 12 e 21K .



No sábado (7/4/18) serão realizadas as corridas de 7 e 12 km, com largada às 16h, em frente ao Club Ventos. E no domingo (8/4/18) a meia maratona largará às 6h, na Barraca Chez Loran (Lagoa do Paraíso). Organizado pela RR Soluções em Eventos, o Circuito Cearense Beach Run terá ainda etapas em Mundaú (CE), Porto das Dunas (CE) e Canoa Quebrada (CE). E uma etapa na Praia de Pipa (RN). Os inscritos nos cinco destinos cearenses ganham automaticamente a inscrição para a prova em Pipa. Além disso, existe a possibilidade da realização da etapa em Porto de Galinhas/PE, em outubro.

Este é o quarto ano do circuito, a primeira etapa ocorreu na Praia de Beberibe, com etapas de 5K e 15K. O campeão do trajeto mais longo foi Dicson Falcão, que aliás venceu o circuito completo nas três primeiras edições e já começou com vitória este ano. “Em Jeri, o trajeto é basicamente areia dura e fofa e alguns trechos curtos de vegetação rasteira, terra batida e alguns pedaços com rastros de água”, explica o campeão. Falcão é de Fortaleza e começou a correr aos 9 anos, na tradicional “Corrida de São Pivete”, sempre realizada em dezembro. Hoje ele tem sua própria assessoria esportiva, a KM, e leva sempre grupos para correr em outras cidades. “Os alunos adoram juntar o útil ao agradável, e este circuito é muito bom para isso, conheci essas praias correndo”, conta. Aliás, para quem desejar correr em Jeri ainda vagas. Falcão conta, que no trajeto da meia maratona a pior parte é subir o Serrote e a melhor parte, é a vista decima dessa elevação. “O visual é fora do comum”, avisa.

Para quem quer mais, há o Desafio do Jacaré. O corredor corre uma prova no sábado – de 7k ou de 12K – mais os 21k no domingo. Os concluintes do desafio vão ganhar uma medalha especial. “O desafio é uma supertarefa preparada para os mais resistentes e aficionados pela corrida. Por isso, resolvemos premiar os atletas que participarem das provas de sábado e também de domingo com uma medalha diferenciada, que honra o esforço por completar as duas provas. O nome surgiu porque alguns pescadores antigos alegam que o nome Jericoacoara vem do formato do Serrote (pequena serra ao lado da Vila), que visto do alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um ‘jacaré quarando ao sol'”, observa Ricardo Ramalho, organizador da prova.

Dicas de campeão


Dicson Falcão/arquivo pessoal

O percurso dos 21k reserva também 4k a beira da Lagoa do Paraíso, outro pedaço abençoado por natureza; e passa pela Duna do Coração, área de proteção ambiental que não é visitado por turistas. Desta vez Falcão vai fazer o trecho de 12K, sorte dos concorrentes da meia maratona. Há hidratação em postos da organização e um deles com isotônico. Quanto ao calçado, Falcão aconselha calçar um bem leve, de preferência de performance e com o cabedal bem fechado, para não deixar a areia entrar. Não há premiação em dinheiro, apenas medalhas de participação aos concluintes e troféus para os vencedores. Nesse circuito a intenção é oferecer uma experiência de corrida diferente, em cartões postais do nosso Nordeste.

Ricardo Ramalho é corredor amador e está no segmento há 12 anos. “Como amante de corridas, notei um crescimento muito grande do mercado aqui no Ceará. Nos três últimos anos, por exemplo, organizamos Encontro das Assessorias Esportivas, que justamente debate esse mercado. Vendo as demandas potenciais, lembrei de um grande hobby que tenho, o de viajar pelo litoral cearense. Comecei a experimentar então o desafio de organizar uma corrida na praia. Começamos justamente por Jericoacoara, com a Jeri Beach Run em 2015. No ano seguinte iniciamos o projeto em Canoa Quebrada. Fomos então identificando outros locais com potencial para receber etapas. Até que, em 2017, realizamos um projeto piloto em Jericoacoara, Mundaú, Beach Park, Canoa Quebrada – no litoral cearense – e Pipa, no Rio Grande do Norte”, explica Ramalho.

Os três trajetos em Jeri passam pelo Parque Nacional de Jericoacoara e próximo da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Jijoca e por isso a organização toma uma série de cuidados com meio ambiente. No congresso técnico, por exemplo, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, realizam palestra para conscientizar os corredores sobre a conduta necessária na unidade de conservação. Uma das orientações é só descartar os copos de próximo ao staff da prova. Outra diferença, em vez de moto, o staff utiliza cavalos. E a limpeza do local se inicia imediatamente após o término das provas. Em caso de acidente, o primeiro atendimento será feito via quadriciclo, com suporte da ambulância da UPA de Jijoca.



“Apesar de já termos experiência de outras três provas em Jeri, todos os anos o desafio é grande. Temos que nos preocupar com diversos fatores. Destaco inicialmente o meio ambiente, já que na região de Jericoacoara temos duas unidades de conservação ambiental: o Parque Nacional de Jericoacoara e a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Jijoca (que é estadual). Por isso, na sexta-feira, dia 6, os corredores participarão de um Congresso Técnico, onde recebem informações sobre a prova e também participam de uma palestra para conscientizá-los sobre a conduta necessária na unidade de conservação. A palestra é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pela administração do Parque. Outros desafios que temos vêm da busca por apoios institucionais, patrocínios, sensibilização da rede hoteleira e de bares e restaurantes. Tudo isso para garantir que as corridas sejam um sucesso não só para nós quer organizamos, mas principalmente para o município. A montagem dos percursos é um grande desafio. Não podemos utilizar automóveis na maior parte. Carroças, cavalos, a colaboração dos coordenadores e staffs que trabalham na prova, diminui as dificuldades. Mas tudo é recompensado pelos belos cenários que a corrida percorre. É uma mistura de lagoa, dunas, trilhas, areia, coqueirais, praia”, destaca o organizador.

Vence o circuito o atleta que melhor se classificar em cada uma das etapas. Este ano a solenidade de premiação final está marcada para 10 de dezembro. Já acreditando no potencial do Circuito, está incluído no projeto a Beach Run Brasil Pipa, que entra como bonificação este ano, os inscritos nos cinco destinos cearense, ganham automaticamente a inscrição para a prova em Pipa, no Rio Grande do Norte. Além de Pipa existe a possibilidade da realização da Corrida em Porto De Galinhas/PE, em outubro. Dando a largada ao Circuito Nordestino Beach Run para 2019.

Próximas etapas:

16/6 – Praia de Mundaú (5km e 15km)

1º/9 – Night Beach Run / Beach Park (8km) – Porto das Dunas

3 e 4/11 – Canoa Quebrada (5km, 10km e 21km), mais Desafio da Lua

1º/12 – Praia de Pipa (5km, 10km)

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…