Pular para o conteúdo principal

Nutricionista recomenda consumo moderado de chocolate na Páscoa



O alto consumo de chocolate na páscoa, além satisfazer o paladar de muitos, pode trazer alguns riscos, se consumido excessivamente. Em certos casos deve ser evitado ou substituído por similares menos comuns.

A nutricionista da Hapvida, Mariana Mesquita, destaca o assunto para o Blog:

Quais os malefícios do consumo excessivo de chocolate?

- O problema não é o consumo, e sim o exagero, assim como qualquer outro tipo de alimento. Os excessos imediatos podem causar diarreia, desconforto gástrico, azia, indigestão e até mesmo insônia. Já os excessos a longo prazo, podem causar aumento de gordura corporal, gordura sanguínea e alterações na glicemia.

Quais os tipos de chocolates e seus benefícios?

- O chocolate tem inúmeros benefícios e pode sim fazer parte de um planejamento saudável, mas isso depende muito do tipo de chocolate que será consumido. O chocolate aumenta a produção de serotonina e endorfina, que são chamados de hormônios do prazer, pois aumentam a sensação de felicidade. A sensação de prazer que sentimos ao comermos chocolate é a mesma sensação de quando estamos apaixonados. O chocolate amargo é o mais saudável, pois têm 70% ou mais de cacau na sua composição. Esse tipo de chocolate é mais escuro, tem oxidantes e é rico em flavonoides, então, eles estimulam a sensação de bem-estar e prazer, conciliando, claro, os batimentos cardíacos e a boa circulação sanguínea, entre outros tipos de benefícios. O chocolates sabor meio-amargo têm entre 40% e 55% de cacau, e têm mais adição de açúcar, o que o torna mais agradável ao paladar, mas ele também é escuro e não tem tanta adição de leite. Já o chocolate ao leite tem um teor menor de cacau, chegando até 25% a 30%, e muito mais leite na sua composição, ficando com muito mais gordura e açúcar, então, ele não faz parte de uma escolha saudável para consumo. Tem também o chamado chocolate branco, que não é considerado chocolate porque não tem cacau na sua composição. Esse seria o tipo mais maléfico.

Existe uma idade específica para uma criança começar a consumir chocolate?

- O ideal é que uma criança comece a fazer consumo de algum tipo de doce a partir de 3 anos de idade. Hoje em dia os pais estimulam o consumo cada vez mais cedo, sendo assim, preferencialmente a partir de 1 ano de idade. Como as crianças gastam bastante calorias, elas não sentem muito essas adversidades no aumento de peso de forma tão rápida. Mas é importante avaliarmos também os exames dessas crianças, porque podem ter alterações no colesterol e glicemia nessa primeira infância. Então, quanto mais tardio for o consumo de chocolates, melhor.

E quanto às pessoas que têm restrições como intolerância à lactose e diabetes, existe no mercado chocolates específicos para elas?

- Hoje, o mercado está muito abrangente, e podemos encontrar bastante tipo de produto. Pra quem é intolerante à lactose, é muito fácil encontrar no mercado
produtos que chamamos de lactofree, que são isentos de lactose. Existem chocolates que são a base de leite de soja, amêndoas e arroz. Existem também, tipos de alimentos específicos para diabéticos, mas é necessário ter cuidado, pois, não é porque tem chocolate que se diz ser diet, que pode ser consumido por esse público. Diet significa a redução de algum tipo de nutriente, mas não necessariamente o açúcar. Nesse caso , é importante estar atento aos rótulos.

O consumo de chocolate causa acne? Ou é mito?

- Não especificamente o consumo do chocolate, afinal, o chocolate propriamente dito, é saudável, pois ele é oxidante e anti-inflamatório. O problema da acne vem de outros compostos do qual são feitos os chocolates, como leite, açúcar, manteiga e gordura que integram sua fórmula. Tudo isso vai aumentando os níveis de alterações hormonais, provocando esse tipo de inflamação que é a acne.

É verdade que consumir chocolate antes dos exercícios físicos faz bem?

- Sim. Mas o ideal é que o chocolate seja do tipo amargo ou meio amargo, e pode vir acompanhado de uma fruta ou de algum iogurt desnatado. Ele é bom porque gera energia para um ótimo treino.

Dica para um bom consumo

Além do consumo com moderação, é importante escolher bem o tipo de chocolate, sempre o mais escuro possível, pois eles têm uma porcentagem maior de cacau.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".