Pular para o conteúdo principal

Unifor oferece Programa de Formação em Roteiro de Cinema

O Programa de Roteiro do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, se consolida como importante espaço de formação de contadores de histórias no Ceará.

Coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares, Glauber Filho (foto) e Marcelo Müller, o itinerário formativo percorre toda a graduação, no âmbito de disciplinas específicas e de núcleos de pesquisa e desenvolvimento de projetos.


As conquistas de estudantes e egressos da Graduação indicam que a experiência de formação já colhe resultados: três projetos de roteiro de estudantes e egressos estão na etapa final do Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes. São eles:
  • “Homem no Teto”, de Vinícius Cabral e Davi Siqueira.
  • “Maré”, de Rodrigo Facundo.
  • “Palavra de Água”, da egressa Lola Melo.
Os trabalhos concorrem à experiência de desenvolvimento da escrita dramatúrgica, sob a tutoria de grandes nomes do Cinema Brasileiro:
  • Karim Aïnouz.
  • Sérgio Machado.
  • Nina Kopko.
  • Armando Praça.
Nos últimos dois anos, outros diversos projetos realizados pelos estudantes ganharam visibilidade em festivais pelo Brasil, como “Icarus”, de Vitor Rennan e Vitória Régia; “A Mulher da Pele Azul”, de Esther Arruda e Pedro Ulee, participantes do 29º Cine Ceará. “Tommy Brilho”, de Sávio Fernandes, venceu o prêmio de Melhor Roteiro pelo Júri Popular no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), um dos mais reconhecidos festivais da América Latina.

Para os estudantes Vinícius Cabral e Davi Siqueira, “o Programa de Roteiro promove um espaço de estudo e aprofundamento dentro da estrutura de roteiros, possibilitando transformar nossa semente em um projeto de longa-metragem completamente estruturado e potente”.

Professores do Programa de Roteiro do Curso de Cinema estão conectados com experiências internacionais na área, o que possibilita uma permanente reflexão sobre novas estratégias narrativas. 


O professor Marcelo Müller (foto), por exemplo, acaba de ser selecionado, junto com o argentino Martín Aliaga, para o 18º Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos (CDPCI), na Espanha, um dos mais importantes laboratórios de roteiro do mundo.

“El otro Gómez”, projeto de Martín Aliaga e Marcelo Müller, doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), é uma co-produção Argentina e Brasil. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Diego Paszkowski, premiado escritor argentino. Com o trabalho, Aliaga e Müller foram selecionados para uma das maiores imersões de desenvolvimento de projetos de ficção, documental e de animação do mundo.

Müller é o único roteirista brasileiro agraciado com o Prêmio Coral de Roteiro Inédito de Havana, um dos reconhecimentos mais relevantes para roteiristas da América Latina. É, também, roteirista do filme “Infância Clandestina”, representante da Argentina no Oscar de 2012, entre os indicados para melhor filme estrangeiro. Segundo o professor, passam pelo CDPCI grandes cineastas da conjuntura cinematográfica contemporânea. A bolsa de formação contempla residência e orientação com consultores, de oito de outubro a 13 de novembro, em Madri, na Espanha. Ao final, terá rodadas de apresentações de projetos.

Poéticas do Roteiro - Dramaturgia como forma de narrar o mundo, processos criativos da narrativa cinematográfica e poéticas do roteiro. Essas são as premissas do programa inédito de formação em roteiro da primeira graduação em Cinema do Ceará. O itinerário de desenvolvimento percorre as disciplinas de Roteiro I, II e III; e o Programa de Núcleos Criativos, que conta com o Grupo de Pesquisa Poéticas do Roteiro Audiovisual, a Sala de Roteiro da TV Unifor e o Núcleo Primeira Versão.

“Todos estes trajetos, percursos e jornadas, vinculando teoria, prática, pesquisa e encontros, estão à disposição dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Em especial àqueles que desejam uma formação mais específica na área do roteiro ao longo de sua formação”, explica o professor Daniel Tavares, roteirista e consultor de roteiro de produções dos mais distintos lugares da América Latina, incluindo filmes premiados dos diretores cearenses Karim Aïnouz e Armando Praça.

Em “Roteiro I”, disciplina do segundo semestre, os estudantes têm o primeiro contato com a construção de uma narrativa e os percursos do roteiro cinematográfico. A disciplina é ministrada pelo professor Glauber Filho, diretor e roteirista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Escuela Internacional de Cine y Television, em Cuba. Além da experiência em longas, dirigiu e roteirizou a primeira minissérie cearense, “Oropa, França e Bahia” (1998).

Já em “Roteiro II”, do quarto semestre, além das poéticas e teorias da escrita audiovisual, a disciplina se debruça sobre o aprendizado das estruturas dramáticas, construção de personagens e gêneros dramáticos. Para os alunos que desejam uma formação mais específica em roteiro, há a disciplina optativa “Roteiro III”. Nela, são contemplados o estudo e a prática da ficção seriada e do roteiro de longa-metragem. Ambas as disciplinas são ministradas pelo professor Daniel Tavares (foto).


Em paralelo às disciplinas, os estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor têm à disposição o Programa de Núcleos Criativos. Com caráter extracurricular, o programa engloba pesquisa e prática do roteiro a partir de três vertentes:
  • Grupo de Pesquisa do Roteiro Audiovisual, destinado ao estudo das estratégias criativas, narrativas e dramáticas de obras audiovisuais, investigando processos de criação de diferentes roteiristas brasileiros. Leituras e debates sobre textos, séries e filmes pautam os encontros quinzenais, orientados pelos professores Daniel Tavares e Marcelo Müller. Roteiristas convidados também conversam com os estudantes. Já passaram pelos encontros grandes nomes do cinema brasileiro, como Marcelo Gomes, Sandra Kogut, Lucas Paraizo e Estela Renner. A pesquisa é vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Sala de Roteiro da TV Unifor, em que um grupo de alunos, assessorados pelos professores Daniel Tavares e Max Eluard, desenvolvem conteúdos de ficção e não ficção para o canal de televisão universitário. De caráter prático, a mesa de criação tem o intuito de fortalecer a experimentação das dinâmicas de mercado, pensando a escrita para a produção audiovisual. Max Eluard, produtor de cinema, tem sete longas e mais de 20 curtas-metragens na carreira. Seus filmes já passaram por festivais de cinema do Brasil e do Mundo. Dirige a TV Unifor e ministra a disciplina “Gestão Negócios Audiovisuais”.
  • Núcleo Primeira Versão, que tem como meta a qualificação especial de projetos de desenvolvimento de roteiro. Quatro propostas são selecionadas por semestre, para acompanhamento desde a ideia até as primeiras versões do argumento. A dinâmica do grupo, tutorado pelo professor Daniel Tavares, é construída por análises e discussões coletivas, sempre pontuada por etapas de escritura dos projetos.
Formação Especializada - Programa inédito de formação em roteiro faz parte da proposta pedagógica do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5). A graduação tem como premissa criar ambientes capazes de articular conteúdos teóricos e experiências práticas, com o intuito de mobilizar o exercício do pensamento crítico e das sensibilidades estéticas no mundo contemporâneo.

A Indústria Audiovisual, composta por mais de 12 mil empresas de diversos tamanhos, gera mais de 300 mil empregos no Brasil e injeta mais de 24 bilhões de reais, todo ano, na economia do País. Segundo a Brasil Audiovisual Independente, setor é o que mais cresce no Brasil, com taxa média de 8,8% ao ano. Indústria autossustentável, responde por 0,46% do PIB nacional e fatura por ano em torno de R$ 45 bilhões.

O Cinema e o Audiovisual contribuem para a valorização da cultura brasileira, mobilizam as memórias e contribuem com a construção identidade do País. Tal setor requer profissionais especializados para a prática diária da economia criativa e capazes de refletir sobre a sua atuação no âmbito da principal esfera de mediação simbólica no mundo contemporâneo.

A coordenadora do Curso de Cinema da Unifor, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância de um lugar qualificado para formação de roteiristas. 

“O Roteiro é a base de qualquer projeto audiovisual. É a partir de uma ideia de roteiro que a experiência cinematográfica ganha corpo. Nosso curso construiu um lugar privilegiado de estudos e desenvolvimento de histórias, inédito no país, com profissionais mestres de forte formação dramatúrgica e de grande atuação no mercado. É um privilégio acompanhar esse processo de formação de novos roteiristas”, finaliza Bete Jaguaribe.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…