Pular para o conteúdo principal

Unifor oferece Programa de Formação em Roteiro de Cinema

O Programa de Roteiro do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, se consolida como importante espaço de formação de contadores de histórias no Ceará.

Coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares, Glauber Filho (foto) e Marcelo Müller, o itinerário formativo percorre toda a graduação, no âmbito de disciplinas específicas e de núcleos de pesquisa e desenvolvimento de projetos.


As conquistas de estudantes e egressos da Graduação indicam que a experiência de formação já colhe resultados: três projetos de roteiro de estudantes e egressos estão na etapa final do Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes. São eles:
  • “Homem no Teto”, de Vinícius Cabral e Davi Siqueira.
  • “Maré”, de Rodrigo Facundo.
  • “Palavra de Água”, da egressa Lola Melo.
Os trabalhos concorrem à experiência de desenvolvimento da escrita dramatúrgica, sob a tutoria de grandes nomes do Cinema Brasileiro:
  • Karim Aïnouz.
  • Sérgio Machado.
  • Nina Kopko.
  • Armando Praça.
Nos últimos dois anos, outros diversos projetos realizados pelos estudantes ganharam visibilidade em festivais pelo Brasil, como “Icarus”, de Vitor Rennan e Vitória Régia; “A Mulher da Pele Azul”, de Esther Arruda e Pedro Ulee, participantes do 29º Cine Ceará. “Tommy Brilho”, de Sávio Fernandes, venceu o prêmio de Melhor Roteiro pelo Júri Popular no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), um dos mais reconhecidos festivais da América Latina.

Para os estudantes Vinícius Cabral e Davi Siqueira, “o Programa de Roteiro promove um espaço de estudo e aprofundamento dentro da estrutura de roteiros, possibilitando transformar nossa semente em um projeto de longa-metragem completamente estruturado e potente”.

Professores do Programa de Roteiro do Curso de Cinema estão conectados com experiências internacionais na área, o que possibilita uma permanente reflexão sobre novas estratégias narrativas. 


O professor Marcelo Müller (foto), por exemplo, acaba de ser selecionado, junto com o argentino Martín Aliaga, para o 18º Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos (CDPCI), na Espanha, um dos mais importantes laboratórios de roteiro do mundo.

“El otro Gómez”, projeto de Martín Aliaga e Marcelo Müller, doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), é uma co-produção Argentina e Brasil. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Diego Paszkowski, premiado escritor argentino. Com o trabalho, Aliaga e Müller foram selecionados para uma das maiores imersões de desenvolvimento de projetos de ficção, documental e de animação do mundo.

Müller é o único roteirista brasileiro agraciado com o Prêmio Coral de Roteiro Inédito de Havana, um dos reconhecimentos mais relevantes para roteiristas da América Latina. É, também, roteirista do filme “Infância Clandestina”, representante da Argentina no Oscar de 2012, entre os indicados para melhor filme estrangeiro. Segundo o professor, passam pelo CDPCI grandes cineastas da conjuntura cinematográfica contemporânea. A bolsa de formação contempla residência e orientação com consultores, de oito de outubro a 13 de novembro, em Madri, na Espanha. Ao final, terá rodadas de apresentações de projetos.

Poéticas do Roteiro - Dramaturgia como forma de narrar o mundo, processos criativos da narrativa cinematográfica e poéticas do roteiro. Essas são as premissas do programa inédito de formação em roteiro da primeira graduação em Cinema do Ceará. O itinerário de desenvolvimento percorre as disciplinas de Roteiro I, II e III; e o Programa de Núcleos Criativos, que conta com o Grupo de Pesquisa Poéticas do Roteiro Audiovisual, a Sala de Roteiro da TV Unifor e o Núcleo Primeira Versão.

“Todos estes trajetos, percursos e jornadas, vinculando teoria, prática, pesquisa e encontros, estão à disposição dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Em especial àqueles que desejam uma formação mais específica na área do roteiro ao longo de sua formação”, explica o professor Daniel Tavares, roteirista e consultor de roteiro de produções dos mais distintos lugares da América Latina, incluindo filmes premiados dos diretores cearenses Karim Aïnouz e Armando Praça.

Em “Roteiro I”, disciplina do segundo semestre, os estudantes têm o primeiro contato com a construção de uma narrativa e os percursos do roteiro cinematográfico. A disciplina é ministrada pelo professor Glauber Filho, diretor e roteirista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Escuela Internacional de Cine y Television, em Cuba. Além da experiência em longas, dirigiu e roteirizou a primeira minissérie cearense, “Oropa, França e Bahia” (1998).

Já em “Roteiro II”, do quarto semestre, além das poéticas e teorias da escrita audiovisual, a disciplina se debruça sobre o aprendizado das estruturas dramáticas, construção de personagens e gêneros dramáticos. Para os alunos que desejam uma formação mais específica em roteiro, há a disciplina optativa “Roteiro III”. Nela, são contemplados o estudo e a prática da ficção seriada e do roteiro de longa-metragem. Ambas as disciplinas são ministradas pelo professor Daniel Tavares (foto).


Em paralelo às disciplinas, os estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor têm à disposição o Programa de Núcleos Criativos. Com caráter extracurricular, o programa engloba pesquisa e prática do roteiro a partir de três vertentes:
  • Grupo de Pesquisa do Roteiro Audiovisual, destinado ao estudo das estratégias criativas, narrativas e dramáticas de obras audiovisuais, investigando processos de criação de diferentes roteiristas brasileiros. Leituras e debates sobre textos, séries e filmes pautam os encontros quinzenais, orientados pelos professores Daniel Tavares e Marcelo Müller. Roteiristas convidados também conversam com os estudantes. Já passaram pelos encontros grandes nomes do cinema brasileiro, como Marcelo Gomes, Sandra Kogut, Lucas Paraizo e Estela Renner. A pesquisa é vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Sala de Roteiro da TV Unifor, em que um grupo de alunos, assessorados pelos professores Daniel Tavares e Max Eluard, desenvolvem conteúdos de ficção e não ficção para o canal de televisão universitário. De caráter prático, a mesa de criação tem o intuito de fortalecer a experimentação das dinâmicas de mercado, pensando a escrita para a produção audiovisual. Max Eluard, produtor de cinema, tem sete longas e mais de 20 curtas-metragens na carreira. Seus filmes já passaram por festivais de cinema do Brasil e do Mundo. Dirige a TV Unifor e ministra a disciplina “Gestão Negócios Audiovisuais”.
  • Núcleo Primeira Versão, que tem como meta a qualificação especial de projetos de desenvolvimento de roteiro. Quatro propostas são selecionadas por semestre, para acompanhamento desde a ideia até as primeiras versões do argumento. A dinâmica do grupo, tutorado pelo professor Daniel Tavares, é construída por análises e discussões coletivas, sempre pontuada por etapas de escritura dos projetos.
Formação Especializada - Programa inédito de formação em roteiro faz parte da proposta pedagógica do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5). A graduação tem como premissa criar ambientes capazes de articular conteúdos teóricos e experiências práticas, com o intuito de mobilizar o exercício do pensamento crítico e das sensibilidades estéticas no mundo contemporâneo.

A Indústria Audiovisual, composta por mais de 12 mil empresas de diversos tamanhos, gera mais de 300 mil empregos no Brasil e injeta mais de 24 bilhões de reais, todo ano, na economia do País. Segundo a Brasil Audiovisual Independente, setor é o que mais cresce no Brasil, com taxa média de 8,8% ao ano. Indústria autossustentável, responde por 0,46% do PIB nacional e fatura por ano em torno de R$ 45 bilhões.

O Cinema e o Audiovisual contribuem para a valorização da cultura brasileira, mobilizam as memórias e contribuem com a construção identidade do País. Tal setor requer profissionais especializados para a prática diária da economia criativa e capazes de refletir sobre a sua atuação no âmbito da principal esfera de mediação simbólica no mundo contemporâneo.

A coordenadora do Curso de Cinema da Unifor, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância de um lugar qualificado para formação de roteiristas. 

“O Roteiro é a base de qualquer projeto audiovisual. É a partir de uma ideia de roteiro que a experiência cinematográfica ganha corpo. Nosso curso construiu um lugar privilegiado de estudos e desenvolvimento de histórias, inédito no país, com profissionais mestres de forte formação dramatúrgica e de grande atuação no mercado. É um privilégio acompanhar esse processo de formação de novos roteiristas”, finaliza Bete Jaguaribe.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.