Pular para o conteúdo principal

Live Musical-Humorística marca o Reveillon Popular 2021 Fortaleza

Em entrevista aos jornalistas Vanderlei Filho, Karla Moura e Nonato Albuquerque da Rádio Jangadeiro Band News, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) destacou os avanços conquistados ao longo dos oito anos em que está à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). 

A 17 dias da conclusão do mandato, o gestor fez um balanço dos oito anos de sua administração, elucidou dúvidas dos ouvintes e esclareceu as medidas sanitárias estabelecidas para este fim de ano em virtude da Pandemia de Covid-19.

Revéillon 2021 Em resposta aos questionamentos do comunicador Nonato Albuquerque, Roberto Cláudio reiterou a impossibilidade da realização da tradicional festa de Réveillon de Fortaleza diante dos riscos de contaminação pelo Novo Coronavírus. No entanto, conforme o prefeito, o formato da celebração será virtual com transmissão pela TV Terra do Sol (42.1).

- O Réveillon na Praia de Iracema será inviável. No entanto, a data não passará despercebida. Seguindo todos os Protocolos Sanitários, gravaremos um programa especial com a performance de artistas cearenses, incluindo músicos e humoristas, e transmitiremos pela TV da Prefeitura. Esta é uma forma, inclusive, de manter o apoio aos nossos talentos locais”, declarou.

Novas medidas restritivas - Roberto Cláudio pontuou alguns detalhes referentes ao novo Decreto Municipal direcionado ao enfrentamento à Pandemia da Covid-19. Em virtude dos indicadores sanitários vigentes, novas medidas restritivas entram em vigor entre esta terça-feira (15) até quatro de janeiro de 2021 em toda a Capital. Além de autorizar a ampliação do horário do Comércio, o documento altera restringe o funcionamento de bares e restaurantes e a realização de eventos.

- Neste período, o horário de atendimento do Comércio será expandido para reduzir a concentração de clientes no entorno das lojas. Para a finalidade, o transporte público funcionará a contento e haverá uma operação de segurança para resguardar os trabalhadores, sobretudo, ao final do dia”, informou.

No tocante às fiscalizações, Roberto Cláudio explicou a logística implantada para o período, principalmente, em áreas historicamente marcadas por aglomerações. “O propósito do decreto é orientar a atitude e o comportamento coletivo. A fiscalização mais efetiva é a consciência individual. No entanto, com o maior fluxo de pessoas circulando, inclusive, no Centro da Cidade, equipes da Agefis e da Guarda Municipal estarão a postos para, de forma integrada, assegurar o cumprimento dos protocolos previstos em decreto, evitando aglomerações e riscos à saúde das pessoas”, advertiu.

Paralelamente, o prefeito demonstrou preocupação com aglomerações de outras naturezas.

- As atividades econômicas foram mantidas. A nossa preocupação é com os eventos, que configuram a principal fonte de contaminação pela Covid-19. Dados da última semana demonstram que o grupo demográfico mais atingido é composto por jovens. A natureza do fim do ano inspira cuidados. Devemos evitar aglomerações”, reforçou.

Vacina - Sobre a Vacina contra o Novo Coronavírus, Roberto Cláudio defendeu a união de esforços a favor da vida. 

- Este ano ficará para a história de forma trágica, deixando muitas marcas e aprofundando desigualdades. A melhor resposta preventiva é um plano de vacinação coerente, seguro, pautado por boa logística de distribuição, que contemple, prioritariamente, os grupos de risco. Os prazos dependem da Anvisa e do Governo Federal. É hora de deixar as disputas políticas de lado para dar respostas definitivas à pandemia”, enfatizou, citando o Plano de Contingenciamento do Governo do Ceará e da PMF em defesa da vida.

Transição - Em virtude das determinações protocolares estabelecidas, além da diplomação, a cerimônia de posse de José Sarto (PDT), prefeito eleito de Fortaleza para os próximos quatro anos, deverá acontecer em formato virtual.

- Faremos uma reunião para detalhar os cerimoniais. Mas seguiremos as regras e os Protocolos Sociais. Tudo indica que a transmissão será ao vivo com a minha presença, a presença de Sarto e de nossas esposas. Na ocasião, acontecerão os discursos sem convidados e sem autoridades”, estimou.

Na oportunidade, Roberto Cláudio comentou o prognóstico para a transição entre as administrações municipais. 

- Além de um homem público sereno, equilibrado e dado ao diálogo, o futuro prefeito tem capacidade de liderança e de mediação de divergências. O parlamento aprimora essas habilidades. Além de presidente da Câmara Municipal, Sarto presidiu a Assembleia Legislativa. Tem uma boa percepção do ambiente democrático e chega maduro ao Executivo para liderar Fortaleza por caminhos de dinamismo e criatividade”, considerou.

Para Roberto Cláudio, a autonomia e a sensibilidade de Sarto garantirão a formação de um eficiente time de secretários.

- Estou à disposição para compartilhar experiências e aprendizados fundamentais alcançados nos últimos oito anos. Mas não devo interferir. Ele tem autonomia, experiência pessoal e política, conhece técnicos das mais diversas áreas e não terá dificuldade em montar uma grande equipe”, assegurou.

Legado da gestão - Pautada por entrega, paixão, coesão e integração, a atual gestão, de acordo com Roberto Cláudio, acumula importantes avanços no âmbito administrativo e financeiro. 

- Foram oito anos de muito trabalho. Podemos celebrar muitas conquistas, planos e projetos. Mudanças definitivas, no entanto, dependem de ciclos. É preciso preservar o que houve de bom no passado, executar o máximo no presente e pavimentar o futuro para que os próximos gestores tenham oportunidades ainda melhores de trabalhar pela Cidade”, disse.

A entrevista foi pautada pelo balanço de ações voltadas à Saúde, à Educação, à Mobilidade Urbana, à Urbanização e às principais áreas que impactam a vida do fortalezense. 

- Hoje, celebramos a melhoria dos indicadores da Educação de Fortaleza, que virou referência entre as capitais brasileiras. Comemoramos a nova cobertura de ensino em tempo integral, o aumento das matrículas e a abertura de novas vagas em creches. Os avanços na mobilidade têm recebido reconhecimento internacional. Na Saúde, abrimos mais de 500 leitos públicos, estabelecemos uma Rede de Unidades de Pronto Atendimento-UPAs e de Policlínicas, inauguramos o IJF2 e o Hospital da Criança, e aprimoramos a Atenção Primária com 70% de cobertura da Estratégia Saúde da Família”, exemplificou.

Simultaneamente, ações infraestruturais vêm transformando a realidade de comunidades periféricas. 

- Além da urbanização de lagoas, investimos significativamente em saneamento, drenagem, pavimentação e urbanização de regiões mais vulneráveis. Entretanto, muito trabalho ainda precisa ser feito. É fundamental comemorar as conquistas e ter humildade diante do que precisa ser melhorado”, ponderou.

Relação com o Parlamento Municipal - Perguntado acerca da efetividade da relação com o parlamento municipal, Roberto Cláudio defendeu o debate democrático pautado por argumentos e ideias. 

- O Parlamento foi um extraordinário parceiro. A relação entre os poderes foi bastante construtiva, sem o cultivo de eventuais diferenças pessoais. Compareci à abertura dos trabalhos da Câmara Municipal todo começo de semestre. A harmonia e a leveza são boas para o povo. O respeito pela democracia é o que nos move”, afirmou.

Planos para o Futuro - Ao traçar planos para os próximos anos, Roberto Cláudio antecipou os projetos estipulados.

- Ganhei uma bolsa em uma Universidade Norte-Americana para passar seis meses a partir de janeiro. No entanto, o consulado está fechado. Não há previsão. Por isso, eu estou trabalhando um Plano B, que consiste em passar meses estudando em São Paulo. Talvez, esse seja o caminho: estudar e aproveitar a presença da família, as leituras e os processos de escrita”, comentou.

Por fim, Roberto Cláudio atribuiu à vida pública sua própria vocação.

- Continuarei militando na vida pública, onde encontrei prazer e senso de realização. Então, o objetivo é passar um tempo fora e continuar na militância política”, concluiu.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.