Pular para o conteúdo principal

Live Musical-Humorística marca o Reveillon Popular 2021 Fortaleza

Em entrevista aos jornalistas Vanderlei Filho, Karla Moura e Nonato Albuquerque da Rádio Jangadeiro Band News, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) destacou os avanços conquistados ao longo dos oito anos em que está à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). 

A 17 dias da conclusão do mandato, o gestor fez um balanço dos oito anos de sua administração, elucidou dúvidas dos ouvintes e esclareceu as medidas sanitárias estabelecidas para este fim de ano em virtude da Pandemia de Covid-19.

Revéillon 2021 Em resposta aos questionamentos do comunicador Nonato Albuquerque, Roberto Cláudio reiterou a impossibilidade da realização da tradicional festa de Réveillon de Fortaleza diante dos riscos de contaminação pelo Novo Coronavírus. No entanto, conforme o prefeito, o formato da celebração será virtual com transmissão pela TV Terra do Sol (42.1).

- O Réveillon na Praia de Iracema será inviável. No entanto, a data não passará despercebida. Seguindo todos os Protocolos Sanitários, gravaremos um programa especial com a performance de artistas cearenses, incluindo músicos e humoristas, e transmitiremos pela TV da Prefeitura. Esta é uma forma, inclusive, de manter o apoio aos nossos talentos locais”, declarou.

Novas medidas restritivas - Roberto Cláudio pontuou alguns detalhes referentes ao novo Decreto Municipal direcionado ao enfrentamento à Pandemia da Covid-19. Em virtude dos indicadores sanitários vigentes, novas medidas restritivas entram em vigor entre esta terça-feira (15) até quatro de janeiro de 2021 em toda a Capital. Além de autorizar a ampliação do horário do Comércio, o documento altera restringe o funcionamento de bares e restaurantes e a realização de eventos.

- Neste período, o horário de atendimento do Comércio será expandido para reduzir a concentração de clientes no entorno das lojas. Para a finalidade, o transporte público funcionará a contento e haverá uma operação de segurança para resguardar os trabalhadores, sobretudo, ao final do dia”, informou.

No tocante às fiscalizações, Roberto Cláudio explicou a logística implantada para o período, principalmente, em áreas historicamente marcadas por aglomerações. “O propósito do decreto é orientar a atitude e o comportamento coletivo. A fiscalização mais efetiva é a consciência individual. No entanto, com o maior fluxo de pessoas circulando, inclusive, no Centro da Cidade, equipes da Agefis e da Guarda Municipal estarão a postos para, de forma integrada, assegurar o cumprimento dos protocolos previstos em decreto, evitando aglomerações e riscos à saúde das pessoas”, advertiu.

Paralelamente, o prefeito demonstrou preocupação com aglomerações de outras naturezas.

- As atividades econômicas foram mantidas. A nossa preocupação é com os eventos, que configuram a principal fonte de contaminação pela Covid-19. Dados da última semana demonstram que o grupo demográfico mais atingido é composto por jovens. A natureza do fim do ano inspira cuidados. Devemos evitar aglomerações”, reforçou.

Vacina - Sobre a Vacina contra o Novo Coronavírus, Roberto Cláudio defendeu a união de esforços a favor da vida. 

- Este ano ficará para a história de forma trágica, deixando muitas marcas e aprofundando desigualdades. A melhor resposta preventiva é um plano de vacinação coerente, seguro, pautado por boa logística de distribuição, que contemple, prioritariamente, os grupos de risco. Os prazos dependem da Anvisa e do Governo Federal. É hora de deixar as disputas políticas de lado para dar respostas definitivas à pandemia”, enfatizou, citando o Plano de Contingenciamento do Governo do Ceará e da PMF em defesa da vida.

Transição - Em virtude das determinações protocolares estabelecidas, além da diplomação, a cerimônia de posse de José Sarto (PDT), prefeito eleito de Fortaleza para os próximos quatro anos, deverá acontecer em formato virtual.

- Faremos uma reunião para detalhar os cerimoniais. Mas seguiremos as regras e os Protocolos Sociais. Tudo indica que a transmissão será ao vivo com a minha presença, a presença de Sarto e de nossas esposas. Na ocasião, acontecerão os discursos sem convidados e sem autoridades”, estimou.

Na oportunidade, Roberto Cláudio comentou o prognóstico para a transição entre as administrações municipais. 

- Além de um homem público sereno, equilibrado e dado ao diálogo, o futuro prefeito tem capacidade de liderança e de mediação de divergências. O parlamento aprimora essas habilidades. Além de presidente da Câmara Municipal, Sarto presidiu a Assembleia Legislativa. Tem uma boa percepção do ambiente democrático e chega maduro ao Executivo para liderar Fortaleza por caminhos de dinamismo e criatividade”, considerou.

Para Roberto Cláudio, a autonomia e a sensibilidade de Sarto garantirão a formação de um eficiente time de secretários.

- Estou à disposição para compartilhar experiências e aprendizados fundamentais alcançados nos últimos oito anos. Mas não devo interferir. Ele tem autonomia, experiência pessoal e política, conhece técnicos das mais diversas áreas e não terá dificuldade em montar uma grande equipe”, assegurou.

Legado da gestão - Pautada por entrega, paixão, coesão e integração, a atual gestão, de acordo com Roberto Cláudio, acumula importantes avanços no âmbito administrativo e financeiro. 

- Foram oito anos de muito trabalho. Podemos celebrar muitas conquistas, planos e projetos. Mudanças definitivas, no entanto, dependem de ciclos. É preciso preservar o que houve de bom no passado, executar o máximo no presente e pavimentar o futuro para que os próximos gestores tenham oportunidades ainda melhores de trabalhar pela Cidade”, disse.

A entrevista foi pautada pelo balanço de ações voltadas à Saúde, à Educação, à Mobilidade Urbana, à Urbanização e às principais áreas que impactam a vida do fortalezense. 

- Hoje, celebramos a melhoria dos indicadores da Educação de Fortaleza, que virou referência entre as capitais brasileiras. Comemoramos a nova cobertura de ensino em tempo integral, o aumento das matrículas e a abertura de novas vagas em creches. Os avanços na mobilidade têm recebido reconhecimento internacional. Na Saúde, abrimos mais de 500 leitos públicos, estabelecemos uma Rede de Unidades de Pronto Atendimento-UPAs e de Policlínicas, inauguramos o IJF2 e o Hospital da Criança, e aprimoramos a Atenção Primária com 70% de cobertura da Estratégia Saúde da Família”, exemplificou.

Simultaneamente, ações infraestruturais vêm transformando a realidade de comunidades periféricas. 

- Além da urbanização de lagoas, investimos significativamente em saneamento, drenagem, pavimentação e urbanização de regiões mais vulneráveis. Entretanto, muito trabalho ainda precisa ser feito. É fundamental comemorar as conquistas e ter humildade diante do que precisa ser melhorado”, ponderou.

Relação com o Parlamento Municipal - Perguntado acerca da efetividade da relação com o parlamento municipal, Roberto Cláudio defendeu o debate democrático pautado por argumentos e ideias. 

- O Parlamento foi um extraordinário parceiro. A relação entre os poderes foi bastante construtiva, sem o cultivo de eventuais diferenças pessoais. Compareci à abertura dos trabalhos da Câmara Municipal todo começo de semestre. A harmonia e a leveza são boas para o povo. O respeito pela democracia é o que nos move”, afirmou.

Planos para o Futuro - Ao traçar planos para os próximos anos, Roberto Cláudio antecipou os projetos estipulados.

- Ganhei uma bolsa em uma Universidade Norte-Americana para passar seis meses a partir de janeiro. No entanto, o consulado está fechado. Não há previsão. Por isso, eu estou trabalhando um Plano B, que consiste em passar meses estudando em São Paulo. Talvez, esse seja o caminho: estudar e aproveitar a presença da família, as leituras e os processos de escrita”, comentou.

Por fim, Roberto Cláudio atribuiu à vida pública sua própria vocação.

- Continuarei militando na vida pública, onde encontrei prazer e senso de realização. Então, o objetivo é passar um tempo fora e continuar na militância política”, concluiu.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".