Pular para o conteúdo principal

Sarto divulga Plano para atendimento de pacientes com Síndromes Gripais e Covid-19

 


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), divulgou, nesta quarta-feira (12 de janeiro de 2022), o Plano de Ações para atendimento de pacientes com Síndromes Gripais em 2022. A iniciativa contempla ampliação assistencial nos postos de saúde da Capital, leitos exclusivos de internação para pacientes com síndrome gripal, aquisição de testes para detecção da Covid-19 e admissão de profissionais da Saúde.
O Plano foi desenvolvido a partir do crescimento de atendimentos na Rede Municipal de Saúde em decorrência de síndromes gripais. Os 116 postos de saúde de Fortaleza e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) acolheram 4.020 pacientes com sintomas gripais no último dia 10 de janeiro, enquanto um mês antes, no dia 10 de dezembro de 2021, foram 656 atendimentos.
A demanda por internação em decorrência da doença também aumentou, foram 18 solicitações entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 10 de janeiro de 2022. Já em 10 de dezembro, havia solicitação para somente seis internações.
Entre as ações de enfrentamento explanadas durante a apresentação, o prefeito José Sarto destacou a admissão de médicos do Programa Médico Família Fortaleza para compor a Rede Municipal de Saúde, o aumento de 323 leitos destinados ao atendimento das síndromes gripais, e o reforço na infraestrutura de atendimento das unidades básicas de saúde, com disponibilização de oxímetro - aparelho que mede a saturação do oxigênio - em todos os postos.
prefeito na frente da tela de apresentação que mostra o gráfico de internamentos em upas e postos de saúde
“Nós temos tido uma demanda muito grande nos postos de saúde e nas UPAs", informou Sarto
“Nós temos tido uma demanda muito grande nos postos de saúde e nas UPAs. Paralelamente, há uma diminuição dos profissionais de saúde, que adoecem também. Diante disso, estamos ampliando o número de leitos, aumentamos as equipes trabalhando nas UPAs, colocamos alguns postos de saúde para funcionar nos fins de semana, com horário de atendimento até 19h, e já contratamos 57 novos médicos”, enfatizou o prefeito, durante live nas redes sociais.
A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, a superintendente do Instituto Dr. José Frota, Riane Azevedo, e o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica, Antônio Lima (Tanta), também participaram da apresentação do plano.
Pedindo a colaboração dos fortalezenses para os cuidados sanitários necessários, como o uso de máscara, álcool em gel, e o respeito à proibição de aglomerações, Ana Estela reforçou que a principal dificuldade no setor tem sido o afastamento de profissionais infectados.
“Esta terceira onda da pandemia vem acompanhada de uma cocirculação de outros vírus, explodindo de atendimentos nas unidades, e nossa principal dificuldade de enfrentamento é o adoecimento dos profissionais. Do dia 1º ao dia 10 de janeiro, nos postos de saúde, 600 profissionais se afastaram. Na rede hospitalar, dos nove hospitais, foram 700 afastamentos, além da equipe administrativa. Por isso, pedimos a colaboração e compreensão da população”, disse a secretária.
Vacinação - Com uma população estimada em 2.686.612, Fortaleza está atualmente com 80,6% do público vacinado com a primeira dose contra a Covid-19. A segunda dose da vacina foi aplicada em 72,6% da população na Capital, e os vacinados com a dose de reforço - ou terceira dose, são 21%.
Levando em conta a população considerada vacinável - a partir dos 12 anos de idade, são 97,6% vacinados com a primeira e 87,9% com a segunda dose contra a doença.
O prefeito José Sarto chamou atenção para o número de faltosos da segunda e da terceira doses da vacina. São 203.849 agendados para a D2 que não compareceram ao local de vacinação e 420.562 que deixaram de tomar a terceira dose.
- Esses números me preocupam e não podemos admiti-lo. Já temos dados suficientemente fortes para mostrar que quem está com o ciclo vacinal completo apresenta uma forma mais branda da Covid-19. Estamos oferecendo, avisando e apelando à população para que se vacine. Quem já tomou a segunda dose e completou os 4 meses de intervalo, pode ir direto ao Centro de Eventos tomar a dose de reforço”, salientou Sarto.

Testes para a Covid-19 - A fim de diagnosticar de forma rápida e eficaz casos de síndrome gripal em fortalezenses que busquem atendimento médico na Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura adquiriu 71.425 testes rápidos para detecção de Covid-19. A iniciativa auxilia na avaliação do estado imunológico dos pacientes que apresentem sintomas gripais e norteia para o tratamento adequado.

Atualmente, a Prefeitura realiza a testagem para Covid-19 em pacientes sintomáticos nos 116 Postos de Saúde e nas seis UPAs geridas pelo município, além dos hospitais.
Além disso, em parceria com o Governo do Estado do Ceará são realizados testes para detecção da Covid-19 em viajantes no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com equipes 24 horas.

Programa Rastreio Covid Fortaleza - Com objetivo de consolidar os dados e as informações relativas à incidência de casos de Covid-19, além de bloquear precocemente a disseminação do Coronavírus, encerrando a cadeia de contágio, a Prefeitura mantém o monitoramento e o rastreamento de contatos de casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19.

São 14 rastreadores realizando investigação de casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19, por meio de ligações telefônicas, orientando sobre como proceder para evitar futuras contaminações.

Postos de Saúde equipados - Os 116 Postos de Saúde de Fortaleza estão atuando de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, equipados com oxímetros, medicamentos e gases medicinais. Além disso, todos realizam testagem para Covid-19 em pacientes sintomáticos.

Já aos finais de semana, a Prefeitura está ampliando a assistência mantendo a abertura de unidades de saúde específicas para o acolhimento ao público com síndromes gripais.

Ampliação de leitos - O Município tem hoje 323 leitos destinados a atendimento de síndromes gripais e Covid-19, podendo mais do que dobrar a capacidade. Ainda podem ser disponibilizados 380 leitos, sendo 90 de observação, 270 de enfermaria, 10 com suporte ventilatório e 10 de UTI.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".