- Compositor.
- Músico.
- Cantor.
- Humorista.
- Político.
Jucas Chaves era filho do judeu austríaco Josef Czaczkes, que aportuguesou seu nome, acrescentando o sobrenome Chaves; e de Clarita Wainstein, filha de um judeu lituano.
Com formação em Música Erudita, Juca Chaves começou a compor ainda na Infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando Modinhas e Trovas num Estilo Leve.
Nos anos 1960, montou o Circo SDRUWS, nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corte de Cantagalo-Rio de Janeiro. Ali apresentou o Show Menestrel Maldito. O nome do Circo SDRUWS era uma Sigla das Letras Iniciais de:
- Snob.
- Divino Dener.
- Ralé.
- Uanderful.
- Water-Closet.
- SDRUWS.
Juca Chaves contou a História da fundação do Circo SDRUWS, localizado perto de uma Favela:
- Convidei para o Circo SDRUWS, políticos, empresários e também pessoal da alta-sociedade carioca, e antes da primeira apresentação resolvi reunir os líderes da Favela para que eles falasse com franqueza, indo direto ao assunto. 'Vim aqui para saber como vai ficar o Negócio do Roubo!' Uma mulher baixinha, morena (líder da Favela), foi logo respondendo com firmeza: 'Olha aqui seu Juca, nós entendemos a sua preocupação e lhe agradecemos pela sinceridade, mas pode o senhor ficar tranquilo, porque a nossa Comunidade já se garantiu, e pediu proteção à Polícia!'.
Juca Chaves foi crítico do Regime Militar, da Imprensa e do Mercado Fonográfico. Chegou a ser exilado em Portugal na década de 1970, mas, ao incomodar o Regime Ditatorial Português, com suas Sátiras, que então ganhavam espaço nas Rádios e Televisão Lusitanos, foi transferido para Itália.
De volta ao Brasil, apresentou Programas de Televisão. Na década de 1980, lançou sua gravadora independente, a SDRUWS Records. Um de seus bordões mais conhecidos é:
- 'Vá ao meu Show e ajude o Juquinha a comprar o seu Caviar', seguido de sua risada característica.
- 'A Outra Face das Rosa'.
- 'Cantiga D'Amor'.
- 'É Vero, Ti Amo'.
- 'E Viva o Telefone'
- 'Caixinha, Obrigado'.
- 'A Cúmplice'.
- 'Menina'.
- 'Que Saudade'.
- 'Presidente Bossa Nova'.
- 'Por Quem Sonha, Ana Maria' (interpretada no Filme Marido de Mulher Boa-1960).
- 'Take me Back to Piauí'.
Em 2003 'Take me Back to Piauí' foi editada, na Coletânea 'Brazilian Beats Volume 4', da Gravadora Britânica Mr. Bongo, especializada em Música Popular Brasileira (MPB).
Discografia de Jucas Chaves
- 1957 - Nós Os Gatos/Chapéu de Palha com Peninha Preta (78 Rotações Por Minuto-RPM Chantecler).
- 1957 - Por Quem Sonha Ana Maria?/Nasal Sensual (78 RPM).
- 1957 - Presidente Bossa Nova/Menina (78 RPM Chantecler).
- 1960 - As Duas Faces de Juca Chaves (LP RGE).
- 1960 - O Brasil Já Vai à Guerra (LP RGE).
- 1961 - A Personalidade Juca Chaves (LP RGE).
- 1962 - As Músicas Proibidas de Juca Chaves (LP Odeon).
- 1963 - O Senhor Juca Chaves (Modinhas) (LP Odeon).
- 1965 - Excelentíssimo Sig Juca Chaves-Italiano (LP Fonit-Cetra).
- 1966 - Il Vostro Affmo. Juca-Italiano (LP Fonit-Cetra).
- 1966 - Per Chi Sogna Ana Maria/Ó Naso Mio (45 RPM Fonit-Cetra).
- 1966 - Pavana Per La Contessa Alessandra (45 RPM Fonit-Cetra).
- 1970 - Take Me Back To Piauí/Vou Viver Num Arco Íris (33 RPM RGE/SDRUWS).
- 1972 - I Love You Bicho (LP RGE).
- 1974 - Ninguém Segura Este Nariz (LP Polygran).
- 1977 - Juca Bom De Câmara (LP Som Livre/SDRUWS).
- 1979 - O Pequeno Notável (LP Warner/SDRUWS).
- 1980 - Marchinha do São Paulo (LP Continental).
- 1983 - O Incrível Juca Chaves 'Ao Vivo ou Morto' (LP SDRUWS/Editora Rocco).
- 1985 - O Menestrel do Brasil-Enfim- (Quase) Livre (LP SDRUWS).
- 1989 - Sentir-se Jovem (LP SDRUWS/BMG).
- 2000 - Protesto da Criança Inteligente/Humor e Música (CD SDRUWS).
- 2001 - O Menestrel do Brasil/Sátira/Humor/Modinhas (CD SDRUWS).
- Em 2006, Juca Chaves foi candidato a senador pela PSDC-Bahia, ficando em 4º lugar, com 19.603 votos (0,35% do total). Sua Propaganda Eleitoral em 2006 foi em formato de Poesias.
- Juca Chaves deixa órfãs duas filhas adotivas (Maria Morena e Maria Clara) e viúva dona Yara Chaves, com quem estava casado há 45 anos (desde 1975) .
- Juca Chaves era fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube.
- Professor Francisco Djacyr Silva de Souza: Faleceu Juca Chaves, o Menestrel Maldito, aos 84 anos".
- Radialista Cláudio Teran: MORRE JUCA CHAVES-Ele tinha 84 anos. Nasceu no Rio de Janeio. Morava há anosem Salvador-BA. Faleceu neste domingo (26). Deixa um legado de mordacidade, Humor e Música. Juca foi uma mistura, com seus alaúdes e outros exóticos violões e violas. Tocava e cantava com técnica, oriunda de sua formação clássica. Marcou pela ironia e humor ácido, e a crítica social atenta e afiada. A ditadura odiava, ao ponto de persegui-lo e intimida-lo. Regime frouxo que tinha medo de artista. Chegou a um ponto que Jurandyr Chaves, o verdadeiro nome do Juca, caiu fora. E viveu seis anos em auto exílio entre os Estados Unidos e França. 'Se o mundo fosse um lugar perfeito seria Paris, ah seria', afirmava. Ao retornar enfrentou a Censura. Discos do Juca vinham lacrados e um alerta bizarro: "proibido para menores de 18 anos". Em parte era pelo incômodo com o que criticava, mas também pelos palavrões, que apareciam em suas Letras. 'Eles dizem que é Obsceno. Obscena é a Fome, oh General, o Senhor não acha...' Era tão primitivo o Brasil que Juca Chaves incomodava com suas rimas e versos...Shows dele também eram proibidos para menores. Certa vez na minha adolescência, vi cartazes da apresentação do Juca em Bagé. No Cine Avenida. 'PROIBIDO'. O nome do show, "Ninguém Segura Esse Nariz", que ironizava o Ninguém Segura Esse País", slogan da ditadura fardada. Juca Chaves estava internado em Salvador. EPITÁFIO-Eu gostava da vertente repentista que o Juca exibia com inteligência e rapidez, e de onde suas críticas saíam sem filtro. 'Upa upa upa cavalinho sem medo leva] pra Brasília o Presidente Figueiredo' e 'Eu sou baixinho feio e narigudo dizem que eu sirvo só pra dar recado, mas na verdade sirvo para tudo até chifrudo sou sem ser casado'...*1938 +2023".
Com informações de Wikipedia e fotos do Facebook.
Comentários
Postar um comentário