Eis a Agenda do Blog do Lauriberto para este sábado (14/12/2024):
- 8h30: Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue em todo o Brasil. No Ceará, a mobilização do Estado será realizada na Praça do Ferreira-Centro-Fortaleza, e conta com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e do diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira Filho. Entrega de panfletos, jogo de tabuleiro e exposição do ciclo do Mosquito são algumas das atividades educativas sobre prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Haverá também a vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A população poderá contar com a oportunidade de atualizar sua Caderneta Vacinal. Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes-Praça do Ferreira-Centro-Fortaleza-Ceará.
- 9 horas: Fortaleza recebe um evento imperdível para os fãs de Márcia Fellipe (foto) e amantes de boas oportunidades: Márcia Fellipe Bazar. A partir das 9 horas da manhã, no Giga Mall Messejana, o público poderá conferir uma Seleção exclusiva de roupas, sapatos, acessórios, móveis, louças e outros itens escolhidos pela própria cantora. Com o estilo único da Fenomenal, o bazar promete ser uma excelente oportunidade para adquirir peças incríveis e marcar presença em um evento especial ao lado de uma das maiores estrelas do Forró. "Vai ser um dia muito especial e quero ver todo mundo lá no bazar! Tem muita coisa linda e com a minha cara esperando por vocês. Espero vocês lá no Giga Mall para a gente aproveitar juntos!”, afirma Márcia Fellipe. Em caso de dúvidas, o perfil oficial do Bazar, @bazarmarciafellipe, está disponível para informações e atendimento ao público. Não perca essa oportunidade de estar mais perto da Fenomenal e levar um pedacinho do seu estilo para casa.
- 12 às 18 horas: Almoço Leilão da Mostra de Arte Amigos em Ação 2024, no Hotel Gran Marquise-Mucuripe-Fortaleza.
- 12 às 17 horas: Natal 2024 da Pro Produções, no Full Time Buffet-Luciano Cavalcante-Fortaleza-Ceará.
- 17 às 20 horas: Fortaleza é palco de uma grande celebração cultural com a 14ª edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza (Feptef), realizado pela Companhia Prisma de Artes. Já consolidado como um dos principais movimentos culturais de rua do Estado, o evento rompe fronteiras ao conectar-se com as cidades de Baturité e Redenção, reafirmando seu compromisso de levar arte para onde o povo está. Com programação inteiramente gratuita, o Feptef transforma ruas, praças e até terminais de ônibus em palcos vivos de criação artística, democratizando o acesso à cultura. Durante os cinco dias de festival, o público poderá se encantar com dezenas de espetáculos teatrais apresentados por companhias de diversos estados do Brasil, oferecendo uma experiência única de diversão, reflexão e emoção. O festival é uma iniciativa da Companhia Prisma de Artes e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio cultural da Enel e suporte do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult Ceará e da Lei do Mecenato. Além disso, é incentivado pela Lei Rouanet, via edital Rouanet Favelas. Mais do que um evento cultural, o Feptef também se destaca por seu impacto social. Este ano, entre 25 de novembro e 6 de dezembro, o festival realizará 16 oficinas de teatro voltadas para crianças e adolescentes em mais de 12 escolas públicas, abrangendo não apenas Fortaleza, mas também as cidades de Baturité e Redenção. Essa iniciativa visa plantar sementes de transformação, incentivando o surgimento de novos talentos e fortalecendo a relação entre as comunidades e o teatro. “A proposta do Feptef vai muito além da apresentação de espetáculos. Nosso objetivo é promover encontros, aprendizado e troca de experiências, reforçando que a arte é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento social. Após 14 anos levando este projeto às ruas, é sempre emocionante testemunhar a alegria e a surpresa no olhar do público. Fazer teatro é uma troca única, que transforma tanto quem assiste quanto quem atua. Quebrar a rotina dos transeuntes com arte será sempre uma experiência marcante e transformadora”, destaca Raimundo Moreira, coordenador geral do festival. Ao ocupar espaços públicos e aproximar artistas e público, o Feptef reafirma o poder transformador do teatro. Para os organizadores, o festival não se limita a ser uma vitrine de talentos: é também um movimento que amplia horizontes, desperta o olhar crítico e promove a inclusão. Hoje às 17 horas no Espaço Popular de Artes (EPA) A Aurora-Cia Burlesca–Brasilia/DF; às 18 horas, na Praça do Bairro Dias Macêdo-O Testamento de Afonso Quirino-Corpo Cênico Basileu França–GO; às 19 horas-Forró Mix-Fortaleza e às 20 horas-Chafurdo-Dona Zefinha-Itapipoca-CE.
- 18 horas: Concerto Grupos do Instituto de Música Jacques Klein, no Cineteatro São Luiz-Rua Major Facundo, 500-Centro-Fortaleza-Ceará-Entrada: Gratuita com acesso por ordem de chegada. Sob a regência do maestro e coordenador pedagógico Luís Maurício Carneiro, o concerto contará com um repertório que inclui obras de renomados compositores, como Vivaldi e Tchaikovsky. O Instituto de Música Jacques Klein atua em bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), oferecendo acesso à educação musical a crianças a partir de 4 anos de idade. Por meio do Programa de Música Jacques Klein, mais de 500 alunos participam de atividades que vão desde a iniciação musical até a especialização no instrumento de sua escolha. Além disso, o instituto promove acompanhamento social por meio do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano (PEDH), com núcleos no Passaré e na Casa José de Alencar (UFC), oferecendo suporte aos alunos e seus familiares. O Instituto de Música Jacques Klein conta com o patrocínio de empresas que tornam possível o trabalho realizado ao longo do ano para mais de 500 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. São elas: Enel Distribuição Ceará, Gera Maranhão, SICOOB, Ultragaz, Ipiranga, BM Energia, Vonixx, SOTREQ, Coopershoes, Topshoes, Mercadinhos São Luiz e Grupo News. O instituto também tem a parceria institucional da Casa José de Alencar, Universidade Federal do Ceará (UFC), Beach Park, Naturágua, Escritório de Advocacia Fonteles e Associados, Instituto Raimundo Vieira Cunha e Escritório de Advocacia Clóvis Mapurunga. O Cineteatro São Luiz, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, apoia institucionalmente o Projeto. Além disso, o instituto conta com o apoio das empresas Servtec e Cobap, que fazem parte do projeto de investimento social privado "Seja um Instrumento".
- 19 horas: O Instituto da Primeira Infância (Iprede) promove, a sétima edição do desfile anual do Projeto Vai Maria, uma iniciativa voltada para empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade e incentivar a inclusão social. O evento, que apresenta a nova Coleção Sonhos de Maria, acontece, na Praça das Flores, durante a Auê Feira Criativa, e conta com a apresentação musical de Cleane Sampaio. Com temática inspirada no surrealismo, a coleção traz histórias de mulheres fortes e resilientes, que não deixam de sonhar e lutar, mesmo com os desafios da vida. As criadoras atuarão como modelos e desfilarão, juntamente de seus filhos, com as peças que criaram. A estampa autoral traz a representação da força do esperançar e da capacidade transformadora que existe na união entre mulheres. Todo o lucro angariado com a venda das peças será destinado para o projeto e para a geração de primeira renda das participantes. Lançado em 2018, o Projeto Vai Maria tem como propósito capacitar mães e cuidadoras, ensinando técnicas de modelagem, corte e costura, além de noções básicas de moda. Mais do que uma formação técnica, a iniciativa busca oferecer acolhimento emocional e ser um pilar de apoio em suas jornadas pessoais e profissionais. “Temos muito orgulho desse projeto, que demonstra o papel social exercido pelo Iprede. Será um desfile com belas peças e, acima disso, com uma iniciativa que consegue mudar a vida de mulheres fortes e batalhadoras”, destaca João Victor Furtado, gerente institucional do Iprede. Sociedade civil sem fins lucrativos que existe há 34 anos e dedica-se a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam o fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza. Por meio de doações, o Iprede garante o atendimento diário para cerca de 900 famílias em situação de risco, integrando-os à sociedade e promovendo a sua cidadania. Desfile Vai Maria-Iprede-Praça das Flores (Avenida Desembargador Moreira-Aldeota-Fortaleza-Ceará). Acesso: gratuito.
Comentários
Postar um comentário