Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Funai



Funai divulga imagens de índio isolado na Amazônia

Da Agência Brasil A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou imagens inéditas de um índio que vive isolado na Amazônia. A Funai observa o índio há 22 anos, planejando ações de vigilância do território onde vive e garantindo sua proteção contra ameaças externas. Conhecido como o "índio do buraco", ele é o último sobrevivente de sua etnia. De acordo com a Funai, na década de 80, a colonização desordenada, a instalação de fazendas e a exploração ilegal de madeira em Rondônia provocaram sucessivos ataques aos povos indígenas isolados, num constante processo de expulsão de suas terras e de morte. Fotos: Acervo Funai Segundo a Funai, após o último ataque de fazendeiros ocorrido no final de 1995, o grupo do índio isolado que provavelmente já era pequeno (a partir de relatos, a equipe local acreditava serem seis pessoas) tornou-se uma pessoa só. Os culpados jamais foram punidos. Em junho de 1996, o órgão teve o conhecimento da existência e da traumática história deste po...

Contra a Funai

Em razão da omissão abusiva na demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pela comunidade indígena Tabajara e Kalabaça, na localidade de Cajueiro, em Poranga, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública na Justiça Federal para condenar a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) a iniciarem o procedimento de identificação e demarcação da terra indígena e a pagarem indenização por danos morais coletivos aos indígenas. De acordo com o MPF, a ocupação tradicional indígena em Cajueiro está comprovada por estudos acadêmicos e antropológicos e é reconhecida pela própria Funai, que presta assistência local aos índios Tabajara e Kalabaça. O Ministério da Saúde, nacionalmente por intermédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e, localmente, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará, também presta assistência à saúde dos povos indígenas há vários anos. O MPF apurou, porém, que a Funai sequer iniciou procedimento de demarcação no local, e inform...

Tapeba na Funai

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Ceará está ocupada por 150 índios. Eles reivindicam demarcação de terra. Os índios da tribo Tapeba invadiu a sede na manhã de ontem e dizem que só saem depois que tiveram as terras demarcadas. Outras cinco etnias cearenses pedem também a delimitação de terra. O cacique Dourado Tapeba comanda a manifestação. Ele afirma que os índios querem cinco mil hectares de terra no Ceará. "A demarcação era para ser assinada na Semana Indígena em abril, mas até agora nada aconteceu. Estamos dispostos a ficar aqui até a Funai assinar a demarcação", avisa. O chefe da Funai no Ceará, Paulo Fernandes Silva, informou aos manifestantes que o documento está pronto em Brasília. "faltando apenas ser publicado no Diário Oficial da União". A ocupação é pacífica e ganhou o apoio de Paulo Fernandes.

Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês