Pular para o conteúdo principal



Wind Brasil 2010

Trairi - Domínio francês no segundo dia do Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom, que está sendo realizado na praia de Flecheiras, no município cearense da Trairi, localizado a 130 quilômetros de Fortaleza. O velejadores da França conquistaram as três primeiras colocações nas duas séries de regatas disputadas nesta quinta-feira, com ventos entre 15 e 22 nós (27,80 e 40,77 km/h).

Após quatro regatas e um descarte computado, Julien Quentel assumiu a liderança na classificação geral, com 5,7 pontos perdidos. "Mantive a regularidade do primeiro dia e continuo firme no meu propósito de ganhar aqui no Brasil", afirmou o representante da França de 24 anos. Em segundo lugar está Sylvain Moussilmani, seguido do cearense Gabriel Browne, o Biel, e do também francês Antoine Questel. Os três tem a mesma pontuação, 6,7 pontos, comprovando o grande equilíbrio do campeonato.

O velejador do Ceará não repetiu o desempenho de quarta-feira, principalmente porque o mastro de sua vela quebrou durante as semifinais da primeira série de regatas, e perdeu a liderança. Na segunda série, ele terminou na quarta colocação, atrás de Julien Quentel (3º), Sylvain Moussilmani (2º) e de Antoine Questel (1º). "Dei um pouco de azar, mas está tudo dentro do programado, pois me mantive entre os primeiros", avaliou Biel.

O destaque desta quarta-feira foi Sylvain Moussilmani. Além de ter ficado em segundo lugar na última prova do dia, ele ganhou a primeira e saltou da quinta para a vice-liderança na classificação geral do Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom. Filho de mãe francesa e pai sírio, o sétimo colocado no ranking da Professionals Windsurfing Association (PWA) disse que ficou contente com seu desempenho. "O dia foi bom, já que me mantive na briga pelo título, que é meu objetivo", avisou.

Brasileiros - O catarinense Wilhelm Schurmann é o melhor brasileiro depois de Biel. O catarinense ocupa a sétima colocação, com 16 pontos. João Henrique Ferreira, o Janjão, de Icaraizinho (CE), ocupa a 10ª posição, com 25 pontos; Levy Lenz, de Fortaleza, está em 14º, com 41 pontos.

Dois representantes de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Litoral Oeste do Ceará, estão competindo em Flecheiras: Ian Mouro, que está na 13ª colocação, com 35 pontos, e Antonio Benevaldo Cruz, o Benê, em 15º, com 43 pontos. Ambos competem com equipamentos inferiores aos dos adversários e, mesmo assim, vêm conseguindo fazer frente aos estrangeiros do pelotão intermediário. "A gente faz o que pode", ponderou Ian.

Mulheres - Nesta quinta-feira, foram disputadas duas regatas da categoria feminina, que conta com a participação de cinco atletas. A francesa Alice Arutkin, como ocorreu no primeiro dia, ganhou as duas e permanece invicta na disputa. Com quatro provas realizadas e um descarte computado, ela acumula 2,1 pontos perdidos.

"Estou contente com meu desempenho. Afinal foram quatro vitórias em quatro regatas. Fico mais feliz porque o Ceará é um local excelente para velejar e competir, pois tem vento todos os dias, um clima agradável e a água do mar é quente", analisou Alice, que elogiou as adversárias brasileiras. "Não as conhecia, mas deu para ver que elas são muito boas e podem evoluir ainda mais durante a competição", finalizou a jovem velejadora de 18 anos.

Mônica Veras permanece com a melhor brasileira na classificação geral, com seis pontos. Ela obteve um terceiro e um segundo lugares neste segundo dia de competição e continua na frente da conterrânea Juliana Farias, com oitos pontos. A gaúcha Ana Sofia Cardoso está em quarto lugar, com 14 pontos. "A meta, que é ser a primeira do Brasil, está sendo cumprida", declarou a cearense.

Sobre a possibilidade de superar Alice Arutkin, a octacampeã brasileira de Slalom afirmou que é uma missão quase impossível por causa da diferença de equipamento entre ambas. "Como o vento não está forte, perco desempenho, pois ela está velejando com uma vela maior do que a minha e isso faz muita diferença", explicou Mônica.

Juliana Farias, que está voltando às competições após dois anos de afastamento para ser mãe, contou que ficou muito feliz com seu desempenho nesta quarta-feira por dois motivos. "Consegui chegar na frente da Mônica em uma bateria, consegui largar na frente em outra e só não mantive a liderança porque as distâncias entre as boias é grande e eu perco velocidade por causa da vela muito pequena", comentou.

Trinta e dois atletas da Austrália, França, Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, Turquia, Croácia e Brasil participam da disputa masculina e cinco da Feminina do Mundial de Slalom, que distribui um total de U$ 30 mil (cerca de R$ 54 mil) e definirá os campeões do mundo das categorias Sênior (principal) e Feminina, os da Júnior e Máster.

A primeira série de regatas desta sexta-feira, a quinta do campeonato, está programada para as 12 horas (13h em Brasília). A segunda tem início às 14h30 (15h30 de Brasília). A previsão é que a velocidade do vento aumente de intensidade no terceiro dia de provas, chegando a 20 nós (37,07 km/h) de média e rajadas mais fortes.

Modalidade mais veloz do windsurf - O Slalom é a modalidade mais veloz do windsurf. Os atletas podem atingir até 70 km/h em dias de ventos mais fortes. Nos campeonatos, é obedecido o sistema de chaves. Em Flecheiras, os velejadores são divididos em baterias curtas, de cinco minutos em média, de seis atletas e os quatro melhores avançam para as semifinais, que são realizadas com oito velejadores em cada. Os quatro derrotados disputam a "Final dos Perdedores". Os quatro mais bem colocados em cada definem o vencedor da regata na "Final dos Vencedores".

Resultados da quinta-feira

Masculino
3ª Série
1- Sylvain Moussilmani (FRA)
2- Julien Quentel (FRA)
3- Antoine Questel (FRA)
4- Steve Allen (AUS)
5- Wilhelm Schurmann (BRA-SC)

4ª Série
1- Antoine Questel (FRA)
2- Sylvain Moussilmani (FRA)
3- Julien Quentel (FRA)
4- Gabriel Browne, o Biel (BRA-CE)
5- Pierre Mortfond (FRA)

Feminina
3ª Série
1- Alice Arutkin (FRA)
2- Juliana Farias (BRA-CE)
3- Mônica Veras (BRA-CE)
4- Ana Sofia Cardoso(BRA-RS)

4ª Série
1- Alice Arutkin (FRA)
2- Mônica Veras (BRA-CE)
3- Juliana Farias (BRA-CE)
4- Ana Sofia Cardoso(BRA-RS)

Classificação - após 4 séries (com descarte do pior resultado)
Masculino
1- Julien Quentel (FRA) - 5,7 pp (3+0,7+2+3)
2- Sylvain Moussilmani (FRA) - 6, 7 (8+4+0,7+2)
3- Gabriel Browne (BRA-CE) - 6,7 (0,7+2+10+4)
4- Antoine Questel (FRA) - 6,7 (4+8+3+0,7)
5- Steve Allen (AUS) - 11 (2+5+4+8)
6- Ludo Jossin (ESP) - 16 (9+3+6+7)
7- Wilhelm Schurmann (BRA-CE) - 16 (5+10+5+6)
8- Bora Kozanoglu (TUR) - 18 (7+6+8+9)
9- Pierre Mortfond (FRA) - 23 (29+9+9+5)
10- João Henrique Ferreira (BRA-CE) - 25 (11+7+7+15)

Classificação - após 4 séries (com descarte do pior resultado)
Feminino
1- Alice Arutkin (FRA) - 2,1 pp (0,7+0,7+0,7+0,7)
2- Mônica Veras (BRA-CE) - 6 (2+2+3+2)
3- Juliana Farias (BRA-CE) - 8 (3+3+2+3)
4- Ana Sofia Cardoso(BRA-RS) - 14 (5+5+5+4)
5- Letícia Hoff (BRA-CE) - 15 (5+5+5+5)

Sede oficial - A praia de Flecheiras é considerada uma das mais belas do Ceará e está a 130 quilômetros de Fortaleza. O hotel oficial do Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom é o Solar das Flecheiras, que tem uma filial de uma das maiores redes de clube para praticantes de windsurf e kitesurf do mundo, o Planet Allsports. Assim, os velejadores contam com uma estrutura de primeiro mundo para a prática de esportes náuticos.

O Wind Brasil 2010 - Campeonato Mundial de Slalom, válido para a definição do ranking da International Funboard Class Association (IFCA), é um evento oficial da International Windsurfing Association (IWA) e da International Sailing Federation (ISAF), com a realização da Arrow Marketing e apoio do Governo do Estado do Ceará, Hotel Solar das Flecheiras, Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederaçao Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

Mais informações nos sites - www.windbrasil.com

Siga o Wind Brasil no twitter - www.twitter.com/WindBrasilTour

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomun

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...