Pular para o conteúdo principal

Copa 2014 com egressos


A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) e o Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, assinam na terça-feira (02 de agosto), às 9h, no estádio Castelão, um termo de cooperação para empregar presos do regime semi-aberto nas obras de ampliação e modernização da arena para a Copa do Mundo da FIFA.  Nesta primeira etapa da obra, doze (12) apenados vão atuar como pedreiro e assistente de pedreiro, mas o objetivo do Governo do Estado é ampliar este efetivo com o crescimento da obra, garantindo a inclusão social como um dos pré-requisitos na preparação de Fortaleza para o Mundial. 
O termo de cooperação entre Estado e empresas licitadas para as obras da Copa pretende contribuir para a ressocialização dos detentos e reduzir a reincidência criminal por meio de oportunidades de emprego e de cursos profissionalizantes. Os doze primeiros funcionários oriundos do sistema penal passaram por uma triagem psicológica e social e serão capacitados e contratados a partir do 01 de agosto de 2011. A mão de obra carcerária será acompanhada pelo Núcleo de Assistência ao Presidiário e a Apoio ao Egresso (Napae), vinculado à Sejus. A missão do Napae é a sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para garantir postos de trabalho e a geração de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema penal. 
Com esta ação, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de empregar a mão de obra carcerária nas obras para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Esta é uma iniciativa de inclusão social importante para a Copa 2014, pois os números do Ministério da Justiça comprovam que cerca de 80% dos egressos do sistema penal que tem acesso a uma vaga no mercado formal de emprego não retornam ao crime. A Sejus está reformulando a sua estrutura organizacional para criar a Coordenadoria de Ressocialização que pretende ampliar projetos como esse que trabalham na reinserção e no resgate social do preso”, como informa a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. 
O secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, aposta no crescimento desta parceria. “Uma das preocupações constantes do Governo do Estado é a busca pelo desenvolvimento social atrelado ao de infraestrutura proporcionado pelas obras da Copa. Temos uma grande oportunidade nas mãos e o nosso objetivo é que o investimento realizado retorne para a sociedade com ações de responsabilidade social. Este é o compromisso do Estado e das empresas que trabalharão nestas obras”, destaca Feitosa. Além do Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, outros termos de cooperação serão assinados com obras de infraestrutura para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 
Para o Consórcio Construtor, a iniciativa é importante para a abertura do mercado de trabalho para os egressos do sistema penitenciário. "Depois de cumprida a sua pena e resgatada sua dívida com a sociedade, é importante que eles tenham oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. Assim, estamos todos nós cumprindo o papel de devolver a cada um desses homens a capacidade que o trabalho lhes confere. Esta é uma chance de voltar ao convívio social e de sustentar suas famílias com dignidade", afirma Waldemar Biselli, Gerente de Contrato do consórcio. 
Direito ao trabalho - O preso tem o direito social ao trabalho (art. 6º da Constituição Federal). Ao Estado incumbe o dever de dar trabalho ao condenado em cumprimento de pena privativa de liberdade, ou àquele a quem se impôs medida de segurança detentiva. O trabalho do preso, conforme artigo 28, parágrafo 2º da Lei de Execução Penal, não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho, mas a atividade laboral permite abreviar o tempo de duração da sentença (remição). A contagem do tempo para o fim de remição será feita em razão de um dia de pena por três de trabalho (art. 126 da LEP). 
Para os novos contratados da Copa do Mundo da FIFA 2014, a expectativa é grande. A.B.S., 24 anos, que ficou detido por assalto (art. 157), quer recomeçar a vida. "Depois que eu fui pra prisão, comecei a pensar mais na vida e no meu futuro. Meu filho nasceu enquanto eu tava preso e isso me fez querer mudar pra ser uma pessoa melhor e pra poder também ajudar minha família. Essa é uma ótima oportunidade que a Sejus dá pra gente, porque é uma obra grande, uma empresa de nome. A gente espera ajudar. É muito bom porque vai ajudar a gente a conseguir outro trabalho depois, porque é muito difícil hoje em dia", relata. 
Outro companheiro, A.M.Q.C., de 30 anos, foi interno do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e sempre rogou de bom comportamento na unidade. "Pratiquei assalto pelo envolvimento com algumas pessoas erradas. Lá dentro do presídio, eu participei de curso, das atividades que eles ofereciam para gente e tive um bom comportamento, e foi isso que me ajudou. Agora eu tenho essa oportunidade, e estou com esperança, porque acredito que com ela eu consigo um emprego depois". Já o interno C.R.B.L., de 31 anos, relata o envolvimento da droga e sua expectativa quanto ao futuro. "Me envolvi com marginais e comecei a roubar para poder conseguir comprar drogas. Hoje estou sem emprego e tenho três filhos para criar. Meu sonho é ter um emprego fixo, dar uma vida digna para meus filhos e poder trabalhar para conseguir meu próprio dinheiro de modo honesto". 
Obra do Castelão – A obra da arena segue com cerca de 5 a 10% de adiantamento em seu cronograma. Segundo informações do consórcio responsável pelo projeto, a expectativa é de chegar ao final de 2011 com cerca de 50% de conclusão. Com previsão de entrega para dezembro de 2012, a tempo de participar da Copa das Confederações, a obra segue a todo vapor com mais de 760 operários trabalhando em três turnos de segunda à sexta, aos sábados e eventualmente aos domingos. A expectativa é de que mais de mil operários passem pela obra.

Com as quatro etapas em andamento, a primeira, composta pelo novo prédio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), 900 vagas de 1900 do estacionamento e a praça norte, tem entrega prevista para a segunda quinzena de agosto. Em 12 de junho, houve ainda a antecipação da terceira etapa com a implosão de parte da arquibancada oeste, que estava prevista para setembro. No local, será construído o Edifício Central, onde funcionará todo o sistema de inteligência, com áreas vips, mídia center, monitoramento e vestiários, entre outros.  
As obras da arena esportiva iniciaram no dia 13 de dezembro, data em que o Governador assinou a Ordem de Serviço e o contrato com o BNDES. No total, serão investidos recursos no valor de R$ 518.606 milhões, que incluem todas as intervenções internas e externas, a construção do novo prédio da Secretaria do Esporte (Sesporte), e a operação do estádio por oito anos. A obra é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Estado.

Serviço:
Assinatura do Convênio para contratação de egressos do Sistema Penitenciário
Data: 02/08/2011
Horário: 9h
Local: Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Av. Alberto Craveiro - S/N (Entrada pela Av. Paulino Rocha)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará
Bianca Felippsen - (85) 3101-2862 / 9688-8008 / 8878-8464

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…