Pular para o conteúdo principal



Stock Car


Decidir os candidatos ao título em circuito de rua é certeza de uma corrida movimentada e infinitas contas nos boxes da Stock Car. Foi assim neste domingo, na oitava etapa da temporada, em Salvador (BA). A prova definiu os dez pilotos que passaram ao playoff – eles tiveram a pontuação aproximada para decidir nas próximas quatro corridas quem será o campeão de 2011. Entre os classificados, está Luciano Burti, piloto da Itaipava Racing Team.

Com bom ritmo de corrida, ele largou em nono e chegou em quarto, assegurando sua vaga na decisão ao lado de Thiago Camilo, Max Wilson, Cacá Bueno, Átila Abreu, Ricardo Mauricio, Popó Bueno, Marcos Gomes, Daniel Serra e Allam Khodair. Mas não foi uma corrida fácil, longe disso. No início, chegou a se enroscar com Thiago Camilo. Depois, foi fechado por Átila Abreu na saída dos boxes, em incidente que ficou sob investigação durante a prova. Por fim, precisou fazer uma das manobras mais bonitas da etapa.

Quando estava em oitavo, fez uma dupla ultrapassagem sobre Alceu Feldmann e Rodrigo Navarro. “Foi arriscado: meu carro a 200 km/h, por fora, saindo de frente e indo em direção ao muro, mas ao mesmo tempo eu precisava acelerar para completar a manobra. O que se mostrou decisivo, porque aqueles carros estavam mais lentos e se eu não conseguisse a ultrapassagem minha corrida poderia se complicar”, fala Luciano Burti. O outro susto foi na disputa com Átila Abreu.

“Ele voltou para a faixa de rolamento em cima do meu carro. Aquele toque poderia ter quebrado a suspensão. Mas às vezes é preciso contar com a sorte também”, acrescentou o piloto da Itaipava Racing Team, que chega ao playoff depois de uma pole position registrada em Ribeirão Preto e uma vitória conquistada em Campo Grande. “A primeira parte da missão está cumprida. Não foi confortável chegar aqui sob pressão, precisando forçar sem exagerar, mas conseguimos”.

“Agora, precisamos de força total para a fase decisiva. Neste ano, percebemos que ser conservador nem sempre é a melhor ideia. Então, temos que ir para cima, etapa por etapa, para ver o que dá no final”, disse Luciano Burti. Na disputa pelo playoff, ele teve o suporte de todo o time, inclusive do companheiro de equipe, David Muffato. Com chances remotas – precisava vencer para se classificar – David Muffato serviu involuntariamente de escudo para Luciano Burti.

“Sempre tive uma relação muito boa com meus companheiros de equipe. Aqui, não é de hoje que estamos trabalhando bem juntos. Quando vi que era o David atrás do meu carro, sabia que poderia contar com ele no sentido de não me atacar, porque para ele não mudaria as coisas. Essa classificação para o playoff é resultado direto de um trabalho de equipe”, comemorou Luciano Burti. David Muffato terminou a prova duas posições atrás, em sexto, repetindo o melhor resultado dele em 2011.

Sua única chance considerável de chegar à fase decisiva era vencer a corrida. Mas na opinião de David Muffato faltou largar um pouco mais à frente. “Larguei em 15º e cheguei em sexto, brigando com o quinto. É claro que saindo mais à frente a conversa seria diferente. Mas está bom porque a ideia o tempo todo era classificar no mínimo um carro da equipe – os dois se possivel. Tanto que quando voltei dos boxes atrás do Luciano comecei a perguntar sobre os meus adversários”.

“Como minhas chances não evoluíram, vi que o ideal era manter o ritmo ali para assegurarmos pelo menos um carro na decisão. Agora, quero trabalhar por pódios, que é algo que eu desejo muito. E assim estarei ajudando a equipe também”, concluiu David Muffato. A próxima etapa da temporada da Stock Car será realizada nos dias 17 e 18 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS), onde Luciano Burti já fez pole position, em 2006.

O RESULTADO EM SALVADOR

1°) Thiago Camilo - Ipiranga-RCM (Chevrolet) 35 voltas em 50min40s093
2°) Max Wilson - Eurofarma RC (Chevrolet) a 1s770
3°) Átila Abreu - A.M.G. Motorsports (Chevrolet) a 5s401
4°) Luciano Burti - Itaipava Racing Team (Peugeot) a 6s660
5°) Tuka Rocha - BMC Vogel (Chevrolet) a 10s981
6°) David Muffato - Itaipava Racing Team (Peugeot) a 11s309
7°) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team (Chevrolet) a 11s723
8°) Duda Pamplona - Officer ProGP (Chevrolet) a 14s301
9°) Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) a 17s238
10°) Giuliano Losacco - Hot Car Competições (Chevrolet) a 18s924
11°) Cacá Bueno - RBR (Peugeot) a 20s328
12°) Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) a 20s760
13°) Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport (Chevrolet) a 22s039
14°) Allam Khodair - Blau Vogel (Chevrolet) a 22s475
15°) Daniel Serra - RBR (Peugeot) a 22s989
16°) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC (Chevrolet) a 23s940
17°) Felipe Maluhy - Officer ProGP (Chevrolet) a 24s249
18°) Rodrigo Sperafico - JF Racing (Peugeot) a 27s592
19°) Diego Freitas - Scuderia 111 (Peugeot) a 48s021
20°) Ricardo Sperafico - Scuderia 111 (Peugeot) a 1 volta

A NOVA CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

1 - Thiago Camilo, 225 pontos
2 - Max Wilson, 220
3 - Átila Abreu, 216
4 - Cacá Bueno, 214
5 - Ricardo Maurício, 212
6 - Popó Bueno, 211
7 - Marcos Gomes, 210
8 - Luciano Burti, 209
9 - Daniel Serra, 208
10 - Allam Khodair, 207

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...