Pular para o conteúdo principal



Comida di Buteco


Até o próximo domingo (5), os botequeiros de Fortaleza podem votar no melhor boteco entre 20 participantes locais do maior concurso de cozinha de raiz do Brasil. É o Comida di Buteco, realizado desde o dia 12 de abril em 16 cidades do Brasil, com o slogan “Buteco. A verdadeira Rede social”.
Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Os concorrentes no país criaram ao todo 400 petiscos para concorrer, onde a lingüiça e/ou a macaxeira são os principais ingredientes.
O público e um corpo de jurados visitam os botecos e votam no local. A média entre os quesitos analisados garante o resultado da premiação. São avaliados com nota de 0 a 10 os seguintes quesitos: PETISCO (que leva 70% da nota), ATENDIMENTO, HIGIENE e TEMPERATURA DA BEBIDA. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

Em Fortaleza participam os seguintes botecos:
ALPENDRE (Rua Torres Câmara, 160, Aldeota. Tel: 3261-1525)
Prato: Carneiro do Alpendre (Carneiro guisado acompanhado de macaxeira cozida na manteiga da terra)

BAR CHÁ DA ÉGUA (Av. Gomes de Matos, 302, Montese. Tel: 3494-3762)
Prato: Pecadinho a Bar Chá da Égua (Espetinhos de linguiça calabresa, queijo e bacon acompanhado de macaxeira e molho à base de maionese)

BAR DO CIÇO (Rua Padre Quinderé, 165, Aldeota. Tel: 3264-8580)
Prato: Bolinho de Macaxeira com Charque (Bolinho de macaxeira recheado com carne de charque e acompanhado de molho à base de maionese)

BAR DO HELANO (Rua Carlos Vasconcelos, 2310, Joaquim Távora. Tel: 3246-7636)
Prato: Pimentão Recheado a La Hugo Newton (Pimentão recheado com calabresa, carne moída, queijo. Acompanha molho à base de maionese e purê de macaxeira)

BAR DO PAPAI (Rua Monsenhor Bruno, 1386, Aldeota. Tel: 3264-3495)
Prato: Bolinho do Papai (Bolinho de macaxeira recheado com camarão. Acompanha molho à base de maionese)

BAR O CAMOCIM (Rua Padre Mororó, 1012, Centro. Tel: 3281-4786)
Prato: Predileto da Verona (Linguiça calabresa servida com macaxeira frita. Acompanha molho picante à base de maionese)

BIROSCA DA FARRA (Rua Joaquim Nabuco, 1545, Aldeota. Tel: 3055-3661)
Prato: Bolinho Ceares (Bolinhos de macaxeira com recheio de bacalhau e molho de maionese à base de curry)

DRAGÃO DO MAR (Rua José Avelino, 303, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Praia de Iracema. Tel: 3219-2954)
Prato: Chico da Matilde (Purê de macaxeira com carne de sol desfiada, requeijão e maionese, gratinado)

FLÓRIDA BAR (Rua Dom Joaquim, 68, Praia de Iracema. Tel: 3219-2905)
Prato: Carne de Sol do Flórida (Carne de sol acebolada com calabresa picante e macaxeira)

KASA KAIADA (Rua Conselheiro Tristão, 956, Bairro de Fátima. Tel: 3221-6638)
Prato: Petisco Nordestino (Bolinho de macaxeira recheada com calabresa e molho à base de maionese)

KINA DO FEIJÃO VERDE (Rua João Cordeiro, 1697, Aldeota. Tel: 3253-7655)
Prato: Combinadinho do Kina (Bolinhos de macaxeira recheados com calabresa, queijo e carne de sol. Acompanha molho à base de maionese)

BAR DO NEM (Rua Meton de Alencar, s/n - Mercado São Sebastião, Centro. Tel: 3081-2918)
Prato: Bolin de Aipim do Nem (Bolinho feito com macaxeira recheado com calabesa e queijo coalho. Acompanha molho à base de maionese)

NOITE A FORA (Av. Washington Soares, 743, lojas 747/751, Água Fria. Tel: 3241-3163)
Prato: Asinha Cearense (Coxinha da asa de frango assada com cebola acompanhada de macaxeira cozida em cubos e molho à base de maionese e ervas)

PONTO DE LUZ (Rua Coronel José Aurélio Câmara, 1201, Dunas. Tel: 3262-1926)
Prato: Sabor aos Pedaços (Torradas recheadas com calabresa picada e queijo ralado com molho à base de maionese)

PRIMEIRA PÁGINA (Av. Edilson Brasil Soares, 215, Água Fria. Tel: 3032-9440)
Prato: Mix Tapioca Premium (Mix de bolinhos crocantes de tapioca, a base de macaxeira. Os bolinhos vêm nos sabores frango, queijo e carne de sol, acompanhados de geleia de pimenta doce)

SUVACO DE COBRA (Av. Gomes de Matos, 406, Montese. Tel: 3494-7556)
Prato: Terrine a 4 linguiças (Terrine composto de 4 linguiças assadas e fatiadas servido com molho cremoso à base de maionese)

TERESA E JORGE (Rua João Cordeiro, 540, Praia de Iracema. Tel: 9664-4441)
Prato: Três Três Passará (Mini lingüiças nobres de frango e pernil, acompanhadas por macaxeira cozida regada com manteiga da terra e molho à base de maionese)

TOCA DO PLÁCIDO (Rua Fiscal Vieira, S/N, Joaquim Távora. Esq. com a Rua Castro Alves. Tel: 3247-4166)
Prato: Linguiça Atolada do Marcelo (Linguiça de cabrito assada com macaxeira prensada e frita. Acompanha molho à base de maionese)

TRONCO DO GAÚCHO (Rua Alto Santo, 12, José Bonifácio. Tel: 3065-0390)
Prato: Trio Arena Castelão (Linguiça de carne de sol, macaxeira cozida e manteiga da terra. Acompanha molho à base de maionese)

ZÉ DO MANGUE (Rua Tancredo de Souza Carvalho, 1302, Edson Queiroz - Loteamento Cidade Leste. Tel: 3273-6627)
Prato: Piaba do Zé (Piabinha frita servida com macaxeira e molho à base de maionese)

Criado em 2000 com a missão de RESGATAR E VALORIZAR A COZINHA DE RAIZ no Brasil e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, as novas criações, o Concurso Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica, desenvolvimento do setor e principalmente demarcando circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos. Concurso pioneiro nesse setor, o Comida di Buteco é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia nacionais.
Realizado em todo o país pela FREE PRODUÇÕES, o Comida di Buteco tem como patrocinadores nacionaisHellmann’s e Doritos e apoio do Amendoim Elma ChipsA marca Doritos está presente mais uma vez com a competição paralela Desafio Doritos”, na qual os botecos participantes do concurso devem apresentar em seu cardápio uma receita especialmente preparada com o snack. A apuração dos votos em todas as cidades participantes é da Vox Populi.
Em Fortaleza o Comida di Buteco é apresentado pela Ypióca e somente na capital cearense os botecos participantes do concurso podem também ser avaliados no quesito “melhor caipirinha”, disputando um prêmio especial oferecido pela Ypióca. O Comida di Buteco em Fortaleza é uma promoção da TV Verdes Mares e tem o apoio de: Diário do Nordeste, Granja Regina, Ribeiro Lago, Hotel Sonata de Iracema, Senac, Sebrae, Abrasel e Nacional Gás. A produção executiva em Fortaleza é da Kanguru Promoções.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...