Pular para o conteúdo principal



Psol convoca Toinha a prestar esclarecimentos

Nota do PSOL Ceará

Os primeiros meses da administração de Roberto Cláudio não deixam dúvidas de que se trata de um governo a serviço das classes dominantes locais. Revela uma face autoritária, ao se unir aos governos estadual e federal na violenta repressão às manifestações que sacudiram nossa cidade em consonância com as lutas em todo o País. Cria medidas para impedir a participação popular na politica, como é caso do Plano Municipal LGBT, cujo prazo para convocação de um conselho foi suprimido pelo prefeito. É abertamente antipopular ao fechar as salas de EJA – Educação de Jovens e Adultos, manter o caos nos postos de Saúde, destruir a Saúde Mental, desmontar projetos de proteção social para população mais pobre e socialmente vulnerável, não reduzir as passagens de ônibus e não entregar as carteirinhas estudantis. Intrinsecamente ligado aos Ferreira Gomes, liberou obedientemente o “Acquário” de Cid e aprovou a milionária Ponte Estaiada. Além de outros ataques ao ambiente, recentemente promoveu a derrubada de árvores no Parque do Cocó, escondida por trás de tapumes. Elitista e conservador, acelera as remoções urbanas e viabiliza obras milionárias da Copa do Mundo, em favor de interesses econômicos do capital imobiliário, do turismo e da construção civil, negando o direito das comunidades e buscando afastar os pobres da vista dos turistas. Por fim, deixando claro que irá cumprir os acordos econômicos que fez antes de sua eleição, recentemente tem liberado obras sem licitação para empreiteiras doadoras de campanha.

Nesse contexto, acerca da repercussão das declarações da vereadora do Psol, Toinha Rocha, veiculadas em blog do Diário do Nordeste e em nota pessoal divulgada em redes sociais, tendentes à uma avaliação positiva dos primeiros seis meses da administração do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), o Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade torna público:

1. A irrupção de grandes protestos de massas na conjuntura brasileira atesta a existência de um enorme abismo entre os interesses imediatos e históricos das maiorias sociais exploradas e oprimidas, por um lado, e o conjunto do ordenamento político brasileiro, incluídas aí as organizações partidárias de todo o leque ideológico.

2. Esse abismo é resultado da persistência de um modelo social que se apóia, reproduzindo e ampliando, a distância entre representantes e representados, gerando a identificação por parte da massa do povo de que a política seja sinônima apenas de negociatas, bandidagem e traição. A prática política dos setores da esquerda histórica brasileira, que ao longo da última década tem governado o país, é uma das principais responsáveis pelo crescimento desse abismo, levando ao fortalecimento das tendências à despolitização e deslegitimação da participação e organização populares.

3. Dentro desse quadro, o PSOL-Ceará saúda os novos movimentos que sacudiram o país desde o mês de junho, procurando atuar junto a eles e lutando para que estes possam desenvolver até as últimas consequências suas tendências democráticas, instaurando novas formas de representação social e políticas, capazes de sacudir o burocratismo e a adaptação à ordem que caracterizam hoje a maior parte dos partidos, movimentos sociais, incluídos aí sindicatos e centrais, bem como instaurar formas de controle social sobre o conjunto das instituições estatais e gestores públicos, combatendo a corrupção e impondo o poder das maiorias sociais rumo à superação do capitalismo.

4. Coerente com esse posicionamento geral, o Diretório Estadual do PSol-Ce reafirma o posicionamento da sua Executiva, tornado público por meio de nota divulgada no dia 06/07/2013 e ratifica nosso papel de oposição irredutível aos governos do projeto dos dominantes no Ceará (liderados por Cid Gomes e Roberto Cláudio). Neste sentido, reiteramos que nossos mandatos parlamentares devem ser nossa expressão partidária na Câmara Municipal de Fortaleza.

5. Diante da repercussão inicial do fato e da declaração posterior da vereadora Toinha Rocha, divulgada por meio de seu perfil em redes sociais, admitindo a veracidade do publicado, ainda que parcial, o Psol-Ce abriu um amplo processo de debate, envolvendo suas instâncias dirigentes e a base de filiados, visando identificar e clarificar a extensão das divergências apresentadas, que incluem os debates de forma e conteúdo sobre a relação entre posicionamentos coletivos e pessoais, entre a formatação dos mandatos populares e a organização partidária, e da natureza da oposição a ser mantida pelo Psol-Ce perante a administração do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

6. A existência em si desse processo de debate revela o compromisso do Psol-CE em se constituir em sua prática cotidiana num partido a altura dos desafios postos pela exigência das ruas, ou seja, de uma organização que seja capaz de manter ao nível interno um regime justo e democrático, em sintonia com as justas aspirações de renovação da política, e de se apresentar publicamente como uma ferramenta honesta de defesa de um projeto estratégico coerente com o objetivo da transformação socialista da sociedade brasileira e do poder das maiorias sociais exploradas e oprimidas.

7. Por esse motivo, o Diretório Estadual do Psol-Ce, ao mesmo tempo em que reconhece a importante atuação de sua vereadora Toinha Rocha, mantida desde sua posse até a presente data, em suas votações e na defesa intransigente de importantes bandeiras que são caras ao nosso partido e aos movimentos sociais, deixa claro que as opiniões expressas pela vereadora no blog aludido não representam o pensamento do coletivo partidário no que concerne à avaliação da gestão Roberto Cláudio.

8. Reconhecendo a importância das diferenças políticas registradas no debate travado entre a vereadora Toinha Rocha e a maioria das instâncias dirigentes do Psol-Ce, o Diretório Estadual conclama nossa vereadora e o conjunto da militância a aprofundar o debate, participando de uma plenária de filiados/as a realizar-se nos próximos dias. Aguardamos que o prosseguimento do debate democrático permita a clarificação das posições e o encontro de uma solução comum para as presentes diferenças, fortalecendo ao final o instrumento partidário e afinando nossa organização com as insurgências que emanam das ruas.

14 de Julho de 2013

Diretório Estadual do PSOL Ceará

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...