Pular para o conteúdo principal

Jornal e Educação

Coordenadores de Programas Jornal e Educação (PJE) de Fortaleza, Brasília, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estarão reunidos de 20 a 23 de agosto para participar do encontro anual do PJE. 
A iniciativa é da Associação Nacional de Jornais (ANJ) em parceria com os programas locais O Povo na Educação e Jornal na Sala de Aula. Durante os três dias de evento, os participantes vão assistir a palestras, participar de oficina, visitar museus e conhecer os trabalhos e as experiências dos parceiros do PJE.
Realizado no hotel Praiano Palace, os temas do encontro vão abranger Educomunicação, Comunicação e Cultura, Tecnologia, e outros. O diretor institucional do O Povo, jornalista Plínio Bortolotti, vai falar sobre Jornal, Educação e Ensino Superior, apresentando o exemplo do curso Novos Talentos, que está na sua 14ª turma. A pesquisadora da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora sobre mídia e infância, Inês Vitorino, e a professora Andrea Pinheiro vão iniciar as atividades do dia 22. 
A artista plástica Fernanda Meireles vai ministrar uma oficina sobre fanzines, metodologia aplicada para selecionar, anualmente, os Correspondentes O Povo, estudantes de escolas públicas e privadas, escolhidos para escrever a coluna Direto da Escola, uma página especial do caderno Jornal do Leitor.
Também no dia 22, haverá o lançamento do livro “Educomunicação Redes e Interatividade”, organizado pela coordenadora do PJE, Cristiane Parente, Cecília Pavani e Fabiano Ormaneze, do Programa Correio Escola Multimídia, desenvolvido pelo jornal Correio Popular, de Campinas (SP). 
A programação também conta com passeios culturais, entre eles uma visita ao Museu do Ipark e ao Museu da Escrita (www.museudaescrita.com.br), que reúne mais de 1400 peças como manuscritos, canetas, máquinas de escrever e prensas tipográficas.

Programação
20 de Agosto
8h30 - Visita ao Diário do Nordeste e ao O Povo
12h – Almoço 
14h – Mesa de abertura + Apresentação dos coordenadores e troca de materiais
16h – Lanche 
16h às 18h – Mesa sobre Tecnologia com O PovoO (Arenusa Goulart) e Diário do Nordeste (Ívila Bessa)
20h – Jantar

21 de Agosto
9h - Mesa Redonda
9h às 9h30 - Daniel Raviolo – Comunicação e Cultura 
9h30 às 10h - Edgar Patrício/ Luana Amorim – Catavento Educomunicação
10 às 10h30 - Lanche
10h30 às 11h30 - Experiência com jornal e leitura do município de Horizonte/CE – O Povo na Educação; Experiência com jornal e leitura do município de Ocara/CE - Jornal na Sala de Aula (Diário do Nordeste) e Experiência dos Correspondentes Escolares O Povo
11h30 às 12h - Debate
12h – Almoço 
14h30 – Jornal, Educação e Ensino Superior - Palestra com Plínio Bortolotti
15h30 – Debate 
16h - Lanche 
16h às 18h – Minicurso com Ana Márcia Diógenes (a confirmar)
19h - Jantar

22 de Agosto
9h às 10h – Palestra "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil", com Inês Vitorino e Andréa Pinheiro 
10h às 10h30 – Como o PJE pode realizar uma pesquisa
10h30 às 11h - Debate
11h – Lançamento do livro “Educomunicação Redes e Interatividade” e sessão de autógrafo
12h – Almoço
14h às 18h – Minicurso com Fernanda Meireles – Especialista em fanzine 
16h - Lanche 
18h – Jantar

23 de Agosto
7h – Visita ao Ipark 
12h – Almoço 
16h – Visita ao Museu da Escrita
19h - Jantar

Participantes do Encontro:

1 - Cristiane Parente – Programa Jornal e Educação/ANJ – Brasília/DF

2 – Eduardo Eagle - O Povo na Educação – O Povo – Fortaleza/CE

3 - Hilária Braga – O Povo na Educação – O Povo – Fortaleza/CE

4 – Cleyton Queiroz – Jornal na Sala de Aula – Diário do Nordeste – Fortaleza/CE

5 – Barbara Zanoni - Lendo e Relendo - Correio Lageano – Lages – SC

6 – Edite Moraes – Lendo e Relendo - Correio Lageano – Lages - SC

7 - Talita Moreto – Vamos Ler - Jornal da Manhã – Ponta Grossa/PR

8 e 9 – Loiva Lopes Trindade e Nayara – Diário na Escola - Diário do Norte do Paraná – Maringá/PR

10 – Suéller Costa – Grupo Mogi News de Comunicação – Mogi das Cruzes/SP

11 – Luciane Mosquera ou Geórgia - A Tarde Educação - A Tarde – Salvador - BA

12 - Cristina Barbiero – A Gazeta na Sala de Aula - A Gazeta – Vitória/ES

13 - Maria Tereza – A Tribuna na Escola - A Tribuna – Vitória/ES

14 e 15 – Aleide Pires e Edna Lima – Diário de Suzano – Suzano/SP

16 - José Benedito (JB) Mogi das Cruzes/SP

17 - Fabiano Ormaneze – Correio Escola Multimídia - Correio Popular – Campinas/SP

18 - Marcos Oliveira – Ler para Saber Mais - Gazeta do Oeste – Mossoró/RN

19 - Vanessa Sanceverino Esteves - Fundação Maurício Sirotsky – Porto Alegre/RS

20 - Ana Gabriela - Ler e Pensar - Gazeta do Povo – Curitiba/PR

21 - Fernanda Martins - Ler e Pensar - Gazeta do Povo – Curitiba/PR

22 - Regina Garcia - Algar Lê - Uberlândia/MG

23 - Marthina Endo - Algar Lê - Correio de Uberlândia/Instituto Algar - Uberlândia/MG

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…