Pular para o conteúdo principal



TIC

O fim de semana das crianças em Fortaleza, Sobral e Icapuí será de TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. A terceira edição do evento, que começou no dia 05 na capital cearense, teve programação exclusiva para alunos da rede pública ao longo da semana e, nesta sexta-feira, volta para mais uma diversidade de espetáculos gratuitos abertos ao púbico até domingo.

Dias 11, 12 e 13 - Entre as atrações que se apresentam em Fortaleza, um dos destaques é a companhia Made in Jabón, da Espanha, com o premiado espetáculo "100% Burbujas". Nele, David Vega interpreta um professor da arte de bolhas de sabão, cuja missão é viajar pelo mundo para mostrar este surpreendente universo. Ele cria esculturas possíveis e impossíveis para contar uma bela história teatral com muito encanto e humor. A companhia Made in Jabón ostenta o Record Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo. Serãotrês apresentações em Fortaleza: Sexta-feira (11), às 19h, no Cine Teatro Cuca Barra, sábado (12) e domingo (13) às 17h, no Teatro doCentro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No sábado a sessão terá AUDIODESCRIÇÃO.

Dias 12 e 13 - Um espetáculo voltado especialmente para bebês e crianças até 3 anos de idade também marca a programação dos últimos dias do 3º TIC. O grupo hispano-brasileiro La Casa Incierta apresenta "Café Frágil" criado a partir do trabalho do italiano Antonio Catalano, do grupo Casa degli Alfieri-Universi Sensibili, que desenvolveu um projeto interativo entre teatro e artes visuais. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos. A companhia, criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell, é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância. Serão quatro apresentações em Fortaleza: sábado (12) e domingo (13), às 16h e às 17h30, no Teatro Antonieta Noronha. Cada sessão tem duração de 40 minutos. A capacidade é de 40 bebês com um adulto cada. O acesso será mediante agendamento pelo telefone 85-3048.6077 ou pelo e-mail fest.teatroinfantil@gmail.com. No sábado, às 19h, Carlos Laredo profere no local uma palestra com o tema "Teatro para a Primeira Infância", destinada a artistas e educadores. O acesso é gratuito.

Dias 12 e 13 - Neste sábado e domingo o TIC também recebe a companhia alemã Pas Par Tout, que vem pela primeira vez à América Latina. Os atores Eva, Martin e Raimund apresentam "Cock-Tales", um divertido espetáculo de teatro de rua e música, onde interpretam o galo Capón (vaidoso e briguento), a galinha mãe (sofrida e vigilante) e o frangote (raquítico e indeciso). Fundada em 2005, a companhia Pas Par Tout têm recebido inúmeras premiações em festivais internacionais, com seus espetáculo que se destacam por uma grande originalidade, combinando música ao vivo com atuação de maneira magistral. A companhia tem circulado por países como Alemanha, México, Bélgica, Holanda, Noruega, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Rússia, Tailândia, Turquia e USA. O espetáculo tem 30 minutos de duração e será apresentado no dia 12 às 9h30 no Parque das Crianças, às 16h30 no Mercado dos Pinhões e às 18h noEspaço Arena Dragão do Mar, e no dia 13 às 9h30 no Passeio Público, às 16h30 no Estoril e às 18h no Espaço Arena Dragão do Mar.

Dias 11 e 13 - As atrações cearenses também vão estar em vários espaços da cidade de Fortaleza. O Mágico Éflem, que se apresentou durante a semana, volta à cena, dessa vez no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim, na sexta-feira (11), às 10h e às 15h, e nodomingo (13), às 18h, no Cine Teatro Cuca Barra.

Dias 11, 12 e 13 - “O Mergulho”, com a Companhia Argumento, é o espetáculo de clown que será apresentado no sábado (12), em sessão aberta ao público, às 17 horas no Mercado dos Pinhões. A Cia. Argumento vem desenvolvendo um trabalho no qual as linguagens cênicas (dança e teatro) possam se juntar. Desta vez o viés é o humor refinado aliado à técnica do balé clássico, que leva o intérprete a dominar mais a cena. O espetáculo tem 45 minutos de duração. Em seguida, às 18h, tem Cineminha no Mercado. Na sexta-feira (11), haverá duassessões exclusivas para escolas públicas agendadas, às 9h e às 14h no Teatro Dragão do Mar. A sessão das 14h terá AUDIODESCRIÇÃO. No domingo, dia 13, às 10h, o TIC leva o espetáculo "O Mergulho" ao Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, para uma sessão exclusiva do espetáculo para familiares das presas.

Dias 12 e 13 - O Grupo Teatro de Caretas estará com o espetáculo de teatro de rua “Decretos do Rei” nas manhãs de sábado e domingo, no Parque das Crianças (sábado) e Passeio Público (domingo), a partir das 10 horas. O espetáculo trata sobre leitura e escolas, numa forma divertida de dizer que os livros são necessários para todos. O Grupo Teatro de Caretas é uma experiência teatral que vem sendo desenvolvida há mais de 13 anos, reunindo atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e pensadores da arte e do teatro, pesquisando linguagens contemporâneas para um teatro referendado nas tradições populares do Nordeste.

Dias 12 e 13 - Tem mais contação de história com Paula Yemanjá, do grupo Passa pra dentro menino. Ela apresenta "Contos que encantam" no sábado e domingo, às 16 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. Trata-se de uma mistura de contação de história com teatro, onde os contos que serão narrados são escolhidos do repertório com a ajuda das crianças, possibilitando diversas combinações de histórias. No sábado haverá TRADUÇÃO EM LIBRAS.

Dias 12 e 13 - A atriz , bonequeira, escritora, arte-educadora e lambe-lambeira Ângela Escudeiro leva suas caixas de teatro de lambe-lambe neste sábado para o Mercado dos Pinhões e no domingo para o Estoril, em ambos, das 16h às 17h30. No sábado estará com Renato Severo para a apresentação de dois espetáculos simultâneos: "Circo de Toda Gente - Antônio Brasileiro, O Equilibrista" e "Surpresa – Cidade das Flores". Cada apresentação tem duração de 3 minutos e é assistido por uma pessoa de cada vez. No domingo a apresentação será do Circo de Toda Gente".

Dia 13 - Um misto de sapateado e clown marca o espetáculo "Confia em Mim", criado pelo ator, sapateador e bailarino Brino Correia em sua Residência Artística de Sapateado, realizada no Theatro José de Alencar. Ele faz nova apresentação no domingo, às 17 horas noEstoril. Confia em mim conta história de uma palhacinha de rua que, equivocadamente, entra no espetáculo de um músico e um sapateador. O espectador é convidado a participar de uma disputa bem humorada entre três artistas, que ainda não se conhecem, mas a partir desse encontro suas vidas não mais serão as mesmas.

Dia 13 - Também volta à cena do TIC no domingo, último dia do Festival, a Companhia Pã de Teatro, com o espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim”, em sessão às 18h no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim. Com texto de Ricardo Guilherme e direção de Karlo Kardozo, o espetáculo estreou em temporada em fevereiro de 2000, na sede do TRB (Teatro Radical Brasileiro), O texto é texto é inspirado no conto de tradição ibérica "Os Figos da Figueira". O autor recriou essa história da menina que é enterrada em um buraco pela sua madrasta, trazendo o ambiente e os costumes da cultura nordestina para essa montagem.

EM SOBRAL

O TIC estará dois dias com programação também em Sobral. Nesta sexta-feira (11), o grupo da Residência Artística de Sapateado, de Brino Correia apresenta "Confia em Mim". Serão duas sessão exclusivas para escolas públicas agendadas no Teatro São João,às 10h e às 15h.

No domingo (13), o Grupo Cena Educativa apresenta "Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos", às 17h no Teatro São João. O espetáculo é uma releitura da obra de Charles Perrault, uma transcrição do Grupo Cena Educativa para o clássico conto da menina do capuz vermelho.

EM ICAPUÍ

No sábado (12), Dia das Crianças, o TIC estará também em Icapuí, no litoral leste do Estado, com dois espetáculos no Centro da Juventude e Cidadania. A Cia Epidemia de Bonecos estará com o teatro de lambe-lambe "Estripulias do Palhaço Trepinha", das 16h às 17h30. Às 16h30, o Grupo Cena Educativa apresenta o espetáculo teatral "Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos".

Algumas sessões em Fortaleza têm audiodescrição e/ou tradução em libras. O TIC é uma realização da Invento Produção Cultural, numa promoção da Associação de Pesquisas e Atividades Teatrais Cia do Batente e a Seara de Desenvolvimento e Cultura. Patrocínio: Coelce. Agradecimento: Prefeitura Municipal de Icapuí, Prefeitura Municipal de Sobral e Instituto ECOA. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes e Institut Ramon Llull. Apoio cultural: Secultfor e Secult/CE.

SERVIÇO

3º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (Até 13 de outubro), Sobral (11 e 13) e Icapuí (dia 12). Informações: (85)3048.6077, fest.teatroinfantil@gmail.com. Twitter: @inventocultural. Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. Site: www.festivaltic.com.br. Toda a programação é GRATUITA.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...