Pular para o conteúdo principal



Curta Canoa

Dez produções nacionais serão exibidas nesta quinta-feira (28) na Praia de Canoa Quebrada. Eles participam da Mostra Competitiva do IX Curta Canoa - Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que teve início na quarta-feira e continua até domingo, dia 1° de dezembro. Participam da mostra 33 filmes e vídeos de curta-metragem, que disputam o troféu Lua Estrela nas seguintes categorias: Filme - Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Melhor Ator, Atriz e Som. Vídeo - Melhor Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Som. 
Com acesso gratuito, a programação de exibições do Festival acontece a partir das 19 horas, ao ar livre, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada. Antes da Mostra Competitiva, o público confere a Mostra Curta Católica, com vídeos realizados por estudantes da Faculdade Católica do Ceará – Marista, e a Mostra Latino Americana, que nesta quinta-feira exibe duas animações: "D" (Rafael Velásquez / Venezuela) e "Reino Plástico"(Guillermo Kloetzer, Maximiliano Contenti / Uruguai). 
Mostra Competitiva na Quinta-Feira

Da Mostra Competitiva serão exibidos nesta quinta-feira os curtas: "Saña" (Marcos Pimentel/MG), "Paleolito" (Ismael Lito e Gabriel Calegario/RJ), "O menino que sabia voar" (Douglas Alves/SP), "À luz do dia" (Joana Nin/RJ), "A Libélula e o Sapinho" (Carlos Avalone/SP), "Poeta Urbano" (Antonio Carrilho/PE), "Leve-me pra sair" (José Agripino/SP), "Quebra de contrato" (Lindebergue Vieira/RJ), "A Guerra dos Gibis" (Thiago B. Mendonça e Rafael Terpins/SP) e "Esse coração que me resta" (Marcella Jacques/MG). 
Manhã e Tarde 
Em Aracati, na quinta-feira tem mais Mostra Infantil do Curta Canoa, com a exibição de curtas de Alê Camargo às 9 horas no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes. No Auditório do Sebrae, também às 9h, continua a Oficina de Animação, com André Dias e Joaquim Eufrazino ("Babá"). Em Canoa Quebrada,  às 14h, acontece a Oficina de Pôster para Cinema, ministrada por Norton Falcão no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ). 
SEXTA-FEIRA no FESTIVAL

Na sexta-feira (29), a programação noturna, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, começa com a homenagem ao cineasta cearense Joe Pimentel, dos quais serão exibidos dois curtas premiados: “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado”. Na sequência, antes da Mostra Competitiva, tem Curta Católica e Mostra Latino Americana, que na sexta-feira exibe duas ficções: "Altibajos de un Petiso" (Fernando Milsztajn / Argentina) e "Quitral" (Francisco J. Paparella / Argentina).

Na sexta-feira o público e o júri conferem na Mostra Competitiva as seguintes produções: "A vida que passa" (Marcio Del Picchia/SP), "A última reunião dançante" (Lisandro Santos/RS), "Silêncio" (Cid César Augusto e Alberto Bellezia/RJ) "Estátuas vivas" (Mirrah Iañez/SP), "A Caroneira" (Otavio Chamorro e Tiago Vaz/DF), "Joana" (Daniel Pinheiro/MG), "Hereditário" (Sérgio Lacerda e Johil Carvalho/DF) e "Macacos me mordam" (Cesar Mauricio e Sávio Leite/MG).

Em Aracati, pela manhã, das 9h às 12h, André Dias e "Babá" encerram a Oficina de Animação no Auditório do SEBRAE, no mesmo horário tem Oficina de Elaboração de Projetos no SICONV, ministrada por Elynês Rodrigues no Colégio Marista de Aracati. É lá também que à tarde, das 14h às 17h, acontece a Oficina de Prestação de Contas, ministrada por Carlos Antônio. Na ASDECQ, em Canoa Quebrada, o assunto é Patrimônio, em uma conversa com representante do IPHAN, das 14h às 17h.

IX Curta Canoa

O Festival é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará - ISACC, com patrocínio da Coelce e co-patrocínio da Petrobras. Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Nº 13.811)  e da Casa Civil, Sebrae e CTAv. Apoio Cultural: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura), Faculdade Católica do Ceará - Marista e Revista de Cinema. Parceria: Asdecq, Prefeitura Municipal de Aracati, Canal Brasil, Posto Dragão do Mar, Posto Peixoto e CiaRio.

SERVIÇO
Curta Canoa 2013 – Até 1° de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. Informações: (85)8641-4400 e 9635-3880. E-mail: adrianolima@jalimaproducoes.com.br. Site: www.curtacanoa.com.br.


PROGRAMAÇÃO DE QUINTA e SEXTA (28 e 29)

QUINTA-FEIRA (28.11) 
9h – MOSTRA INFANTIL no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes
9h às 12h – Oficina de Animação, ministrada por André Dias e Joaquim Eufrazino no Auditório do SEBRAE
14h às 17h – Oficina de Pôster para Cinema, ministrada por Norton Falcão no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ)
19h - Programação no Polo de Lazer de Canoa Quebrada:
Cine Jornal
MOSTRA CURTA CATÓLICA
MOSTRA LATINO AMERICANA
            D (Rafael Velásquez / Venezuela)
            Reino Plástico (Guillermo Kloetzer, Maximiliano Contenti / Uruguai)
MOSTRA COMPETITIVA
            Saña (Marcos Pimentel/MG)
            Paleolito (Ismael Lito e Gabriel Calegario/RJ)
            O menino que sabia voar (Douglas Alves/SP)
            À luz do dia (Joana Nin/RJ)
            A Libélula e o Sapinho (Carlos Avalone/SP)
            Poeta Urbano (Antonio Carrilho/PE)
            Leve-me pra sair (José Agripino/SP)
            Quebra de contrato (Lindebergue Vieira/RJ)
            A Guerra dos Gibis (Thiago B. Mendonça e Rafael Terpins/SP)
            Esse coração que me resta (Marcella Jacques/MG)

SEXTA-FEIRA (29.11) 
9h às 12h - Oficina de Animação, ministrada por André Dias e Joaquim Eufrazino no Auditório do SEBRAE
9h às 12h – Oficina de Elaboração de Projetos no SICONV, ministrada por Elynês Rodrigues no Colégio Marista de Aracati
14h às 17h – Oficina de Prestação de Contas, ministrada por Carlos Antônio no Colégio Marista de Aracati
14h às 17h – Conversa com IPHAN no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ)
19h - Programação no Polo de Lazer de Canoa Quebrada:
Cine Jornal
Homenagem ao cineasta Joe Pimentel com exibição de filmes do diretor
MOSTRA CURTA CATÓLICA
MOSTRA LATINO AMERICANA
            Altibajos de un Petiso (Fernando Milsztajn / Argentina)
            Quitral (Francisco J. Paparella / Argentina)
MOSTRA COMPETITIVA
            A vida que passa (Marcio Del Picchia/SP)
            A última reunião dançante (Lisandro Santos/RS)
            Silêncio (Cid César Augusto e Alberto Bellezia/RJ)
            Estátuas vivas (Mirrah Iañez/SP)
            A Caroneira (Otavio Chamorro e Tiago Vaz/DF)
            Joana (Daniel Pinheiro/MG)
            Hereditário (Sérgio Lacerda e Johil Carvalho/DF)
            Macacos me mordam (Cesar Mauricio e Sávio Leite/MG)



DÉGAGÉ
Assessoria de Imprensa

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...