Pular para o conteúdo principal

Ceumar na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, em 18 de março, o show da cantora Ceumar, atração que inaugura a Série Solo Música na cidade – projeto que tem como principal característica convidar músicos para se apresentar a sós no palco. A cantora mineira, que vive em Amsterdam desde 2009, participa do projeto com repertório solo de voz e violão que inclui músicas presentes em seus cinco discos e composições de Zeca Baleiro, Dante Ozetti, Luiz Tati, Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Paulo Tatit, Gero Camilo e Tatá Fernandes.
Ceumar lançou o primeiro CD em 2001, em Curitiba, com o título Dindinha. Depois, se apresentou com a Orquestra a Base de Cordas, em 2004; fez show com João Egashira em prol de Osiel Fonseca em 2006; e mostrou as canções do CD Meu nome em 2009, com faixas feitas em parceria com as cantoras e compositoras curitibanas, Estrela Ruiz Leminski (“Reinvento”), e Etel Frota (“Comadre”).
Ao longo dos cinco anos em que reside na Holanda, Ceumar gravou seu quinto CD, Live in Amsterdam, com o Mike del Ferro Trio; integrou o grupo “Chorolê”, com o qual fez turnê por Israel; apresentou-se com a Budapeste Festival Orchestra e com a cantora Uxia; e, fez apresentações por toda a Holanda com diversas formações. No final de 2012, participou da trilha ao vivo do espetáculo de dança Romeu & Júlia, em 40 concertos pela Europa ao lado da renomada companhia de dança contemporânea “Scapino Ballet Rotterdam”. Ceumar prepara agora um novo disco, com canções inéditas, em parceria com o violoncelista Vincent Segal.
“Abrir a temporada do Solo com Ceumar faz todo sentido. Pela qualidade e a importância desta artista e porque ela faz música para o mundo, como ela própria diz”, explica o produtor Alvaro Collaço, idealizador e curador da Série.

Série Solo Música:
Em 2014, a Série Solo Música amplia seus territórios. Além dos concertos em Curitiba e em Brasília, cidade onde fará sua segunda temporada, inaugura sua programação em Fortaleza. O público das três cidades terá a oportunidade de presenciar concertos solo de artistas nacionais e internacionais de estilos bem variados – há desde a Música Popular Brasileira e a música clássica até o punk-blues e a música experimental. “Há música para todos os gostos, como sempre ocorreu na Série. A expectativa é que o sucesso dos anos anteriores se repita, seja porque são recitais raros de se ver, seja pela qualidade de todos eles”, enfatiza Collaço.

Confira as próximas atrações da Série Solo Música em 2014 em Fortaleza

18 de março - CEUMAR - violão e voz
A cantora mineira cantará músicas presentes em seus cinco discos.

01 de abril - MARCO PEREIRA - violão
Um dos principais violonistas o país, Marco Pereira traz ao Solo a sonoridade do violão brasileiro, com composições próprias e clássicos da MPB, em arranjos virtuosísticos.

06 de maio - FRIEDERIKE HEUMANN - lira viola
A alemã Friederike Heumann mostra um recital raro de lira viola, instrumento da viola da gamba e popular na Inglaterra dos séculos XVI e XVII. Heumann fará um programa de recital especialmente para a Série Solo Música.

03 de junho - EUDÓXIA DE BARROS - piano
Uma das principais pianistas do país, Eudóxia de Barros apresentará um repertório que traz sua identidade com musicista. Na primeira parte, obras de Osvaldo Lacerda, de quem era esposa; na segunda, o piano popular de Ernesto Nazareth, obra da qual Eudóxia foi a principal divulgadora no país.

01 de julho - O LENDÁRIO CHURCOIBILLYMAN - monobanda    
O músico radicado em Curitiba faz show de punk-blues, apresentando composições próprias. É o estilo monobanda de apresentação, no qual um só artista faz bateria, violão, sopros e canta.

05 de agosto - PAULO SÉRGIO SANTOS - clarinete
Clarinetista de referência no cenário musical brasileiro, Paulo Sérgio Santos fará um programa especial para o Solo Música, com música clássica e choros.

02 de setembro - MATTHIAS LOIBNER - viela de roda
Um dos principais vielistas do mundo, Loibner destaca-se pelo virtuosismo de suas apresentações e composições. Traz o instrumento medieval remodelado, eletrificado e com recursos eletrônicos.

07 de outubro - ROBERTO CORREA - viola caipira
Um dos mais importantes violeiros da atualidade, Roberto Correa mostrará seu virtuosismo em um recital marcado pela reflexão da música e da cultura do país.

04 de novembro -  MARIA CRISTINA KIEHR    - canto
A cantora argentina oferecerá ao público do Solo Música um recital absolutamente inédito. Será a primeira vez que ela se apresentará sozinha em um palco, um convite a uma viagem emotiva pela música antiga e contemporânea.

02 de dezembro - RENATA ROSA - rabeca, voz e percussão
A cantora paulista radicada em Pernambuco, se apresentará pela primeira vez sozinha no palco. Ela traz a força da música nordestina de raíz, sobretudo do interior de Pernambuco.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…