Pular para o conteúdo principal



No Bom Jardim

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por intermédio da Secretaria Regional V e das demais secretarias municipais, irá promover neste sábado (08/05), entre 8h e 12h, a 8ª edição do projeto “Abraça Fortaleza”. Serão prestados serviços gratuitos à comunidade residente no Bairro Bom Jardim.
Para o secretário da Regional V, Luiz Eduardo Matos Mendes, o “Abraça Fortaleza” vem fortalecendo o diálogo entre a população e a Prefeitura de Fortaleza. "Com o Abraça Fortaleza a população do Bom Jardim terá a oportunidade de conversar com o Prefeito Roberto Cláudio sobre as melhorias para a área, além de utilizar os diversos serviços que serão disponibilizados pelas secretarias no dia do evento".
Saúde
A equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará a vacinação gratuita contra Influenza (gripe), Hepatite B e Tríplice Viral. Para tanto, é necessário apresentar o cartão de vacinação. As mulheres também receberão orientações educativas e preventivas sobre doenças sexualmente transmissíveis. A SMS disponibilizará ainda orientações sobre saúde bucal. Também será realizado o serviço de controle de zoonoses (vacinação de gatos e cachorros e testes de raiva e calazar).
Meio ambiente e Limpeza Urbana
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) promoverá ações de combate a poluição sonora, poluição visual, controle de efluentes, controle de resíduos e controle da poluição atmosférica. A população terá a oportunidade de fazer suas denúncias. Haverá ainda a promoção da educação ambiental com troca de mudas de plantas nativas e ornamentais por materiais recicláveis (latas, pet, papelão, dentre outros), baterias, pilhas e eletrônicos.
O movimento Limpa Brasil vai atuar em parceria com a Seuma, abordando as pessoas que irão entregar o material reciclável nos ponto de troca por mudas. A equipe do Limpa Brasil irá orientar sobre a importância da separação e descarte correto de materiais recicláveis. Tião Santos (protagonista do Documentário “Lixo Extraordinário”) estará presente interagindo com as crianças e sensibilizando-as sobre a importância do processo de reciclagem, destinação correta dentro da comunidade.
Cidadania e Direitos Humanos
A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) levará para a ação os serviços do Escritório Itinerante de Direitos Humanos e Disque Direitos Humanos; atendimento e orientação para as mulheres de Fortaleza sobre a Lei Maria da Penha; apresentação de diretrizes e ações do projeto “Fortaleza, uma cidade acessível para todos”; atendimento e orientação às vitimas de preconceito racial e intolerância religiosa; à pessoa idosa e à população LGBT. Também estará disponível a Unidade Móvel de Atendimento ao Direito do Consumidor (Procon). Irá contar ainda, com a presença de agentes do Conselhos Tutelares e de Proteção da Infância e Juventude.
O Procon Fortaleza preparou atividades de orientação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também disponibilizará a Unidade Móvel, onde é possível realizar abertura de reclamações e denúncias e receber orientação jurídica e material educativo. O órgão alerta que, para registrar uma reclamação, é preciso ter em mãos os documentos (RG, CPF, comprovante de residência, cópia da fiscal, fatura ou recibo do produto).
Trabalho e Ação Social
Na área da Assistência Social, haverá atendimento do Cadastro Único, com orientações, consulta cadastral e informações sobre os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
No eixo do Trabalho e da Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) disponibilizará o balcão da Qualificação Profissional, com inscrições para cursos, atendimento do Sine Municipal e emissão de documentação - RG e CPF. Os alunos do curso de cabeleireiro realizarão o corte de cabelo da população gratuitamente. 
Já na área da Segurança Alimentar, serão distribuídos materiais informativos com foco na alimentação saudável para reflexão sobre o seu papel na construção de vidas mais saudáveis.
AMC
Como nas outras edições, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estará no local com uma equipe, credenciando idosos e deficientes para vagas especiais de estacionamento. Além disso, estão programadas ações lúdicas e educativas visando estimular o respeito no trânsito, conscientizando, principalmente, sobre a importância de atravessar a via de modo seguro pela faixa de pedestres e sobre estacionamentos irregulares. Como parte das atividades, haverá ainda a presença de uma equipe da AMC nos bairros, que receberá solicitações da população relativas, por exemplo, à implantação de sinalização, instalação de redutores de velocidade e retirada de lombadas irregulares. Crianças da comunidade também contarão com jogos sobre educação de trânsito. 
Etufor
Durante a ação, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) manterá os serviços da unidade móvel do Bilhete Único e de cadastro da gratuidade para idosos.
Documentação necessária para o Bilhete Único: Documento de identidade, CPF e comprovante de residência com CEP. No caso de estudantes, a carteira estudantil também deve ser apresentada.
Documentação necessária para gratuidade de idosos: identidade e comprovante de residência. O cartão é entregue no mesmo dia.
Juventude
No estande da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude, haverá panfletagem e divulgação dos projetos ligados à área; tira-dúvidas sobre o Edital “Nossa ação muda a cidade” e apresentação do grupo Fulerart (Grupo teatral do Cuca), com a atividade do abraço grátis. O público também poderá conferir amostra dos vídeos produzidos pelos alunos da Rede Cuca, além de atividades esportivas, como a prática do slackline.
Atrações musicais
A animação do evento ficará por conta das seguintes atrações: Goga da Rima; Preto Rap; Paródia – Cuidado com os Animais; Tiririca Cover; Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão; Ana Célia (voz e violão); Luan Sorrane; TV Marmota e Bené Maior. Haverá ainda apresentações teatrais com temas educacionais.
Educação
Nesta edição do "Abraça Fortaleza", a Secretaria Municipal da Educação (SME) contribuirá com a exposição da nova sala de aula (carteiras de alunos e professores, além da exposição do novo fardamento). Quanto a serviços, serão levados  dois computadores "KidSmart" para o uso das crianças; o cantinho da beleza (manicure e maquiagem para crianças), mesas com atividades e pintura de rosto.
Serão apresentadas as principais ações da Prefeitura na área da Educação, como os novos equipamentos esportivos e instrumentos musicais adquiridos para as escolas. Haverá também uma apresentação de banda fanfarra formadas por alunos da rede pública municipal.
Além disso, estarão expostos o novo fardamento, o material didático individual e coletivo, o material pedagógico, o cardápio da alimentação escolar e os ônibus escolares.
Será montada uma sala de aula equipada com laboratório de informática que ficará disponível para a população durante todo o evento. 
Os moradores do bairro também terão acesso a um canal de diálogo com a SME através dos serviços de ouvidoria.
*O que é o KidSmart: O computador chamado de KidSmart é adaptado para uso de crianças e utilizado em algumas escolas da rede pública de ensino. A máquina chama atenção pelas cores e pode ser usada por dois alunos ao mesmo tempo. O software instalado no equipamento trabalha as áreas do conhecimento através de jogos  interativos.
Desenvolvimento Econômico
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) atuará com ações que integram o Programa de Empreendedorismo Sustentável, oferecendo apoio aos micro e pequenos empreendedores nos eixos formalização, microcrédito, comercialização, além de inscrições para cursos de capacitação que abordam temas diversificados como: Gestão Financeira e Operação de Crédito, Despertando as Características do Empreendedor, Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda, Análise de Mercado e Plano de Marketing, avançando nas mídias sociais. As oficinas são ministradas nas seis Secretarias Regionais.
Os interessados em se formalizar como Empreendedor Individual devem apresentar o Título de Eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Para mais informações procurar a sede da SDE ou a Sala do Empreendedor, localizada na Regional mais próxima, além do Centro de Pequenos Negócios de Vendedores Ambulantes - CPNVA (antigo Beco da Poeira), ou ainda, entrar em contato pelo telefone: 0800 41 41 41.
Edições anteriores
O “Abraça Fortaleza” já foi realizado nos bairros Vila Velha (Regional I), Parque Genibaú (Regional V), Jangurussu (Regional VI), Demócrito Rocha (Regional IV), Vicente Pinzón (Regional II), Henrique Jorge (Regional III) e Floresta (Regional I).
Serviço:
8º Abraça Fortaleza

Data: 23/08/2014
Hora: 8h às 12h
Local: Campo Beira Rio (Rua Barra Vermelha com Rua 23 de Junho) – no Bairro Bom Jardim (Regional V)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...