Pular para o conteúdo principal

Começa a XI Bienal do Livro

Os amantes do livro e da leitura têm encontro marcado a partir de hoje, no Centro de Eventos do Ceará, para a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o dia 14, promovendo o encontro de escritores, livreiros, editores, professores, alunos e milhares de leitores interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura. Com o tema “Fortaleza de Moreira Campos", a Bienal do Livro do Ceará fará um tributo ao contista José Maria Moreira Campos (1914-1994), considerado um dos mais representativos escritores cearenses, que fez 100 anos de nascimento em 2014. O outro grande homenageado da Bienal do Livro e que se fará presente ao evento é o escritor amazonense Milton Hatoum, um dos mais premiados e traduzidos escritores brasileiros. O acesso para o evento e todas as atividades culturais realizadas durante os nove dias de Bienal será gratuito. Na noite de abertura, a partir das 19h30, o público poderá conferir a apresentação dos músicos e pesquisadores José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Celso Sim. A organização estima um público de 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 09 às 22 horas.

O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

O sábado de abertura da Bienal está recheado com programação para todos os gostos. A área denominada Parque da Criança terá atividade durante todo o dia, bem como a área destinada à Juventude Fantástica, com bate-papos e o dia todo dedicado a jogos de RPG. Já à noite, o palco principal receberá a leitura do conto “O Preso”, de Moreira Campos, por Dôra Guimarães, e a conferência "O Autor Modernista", por Milton Hatoum.

A apresentação no palco musical ficará à cargo de José Miguel Wisnik, que, além de músico, compositor e ensaísta brasileiro, é também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). Também subirá ao palco Luiz Tatit, autor da letra da canção "Capitu", homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, gravada por Zélia Duncan e Ná Ozzetti.

O palco para a grande festa do livro e da literatura, ao longo dos nove dias de Bienal, é o Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado da América Latina. O espaço estará preparado para a realização de diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows líteromusicais. Tudo isso em uma programação ampla e rica, com o objetivo de contemplar a mais diversificada gama possível de interfaces com a literatura. 

A programação da Bienal Internacional do Livro 2014 está ancorada em quatro eixos principais: Infantil (com curadoria de Kelsen Bravos), Juventude (sob a responsabilidade do blogueiro Régis Freitas), Homenagens a Moreira Campos (com curadoria de Carolina Campos, neta do escritor) e Feira de Livros. A coordenação executiva da Comissão de Curadoria é da livreira Mileide Flores.

Números da Bienal

A área destinada à exposição e comercialização de livros ocupará um total de 10 mil m2 no piso Térreo, em espaço totalmente climatizado, onde serão expostos cerca de 80 mil títulos e 150 toneladas de livros em estandes com a presença de 30 editoras, 15 livrarias e cerca de 450 grandes, médias e pequenas editoras que serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis. As editoras universitárias terão uma área exclusiva, já estando confirmadas a ABEU - Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Edições UFC, e Editoras da Uece, da Unesp, da Unicamp e da UFMG. A previsão de movimentação financeira em negócios na Bienal será de aproximadamente R$ 9 milhões.

As Salas Multiuso dos Mezaninos 1 e 2 serão utilizadas para toda a programação voltada para os públicos Infantil e Juventude. Na ala Infantil, a programação terá contações de histórias, lançamentos de livros e brincadeiras, reunindo nomes locais e nacionais já confirmados, como Tino Freitas, Benita Prieto, Ieda de Oliveira, Rafael Limaverde, Daniel Dias, Almir Mota, Efigênia Alves, Tulio Monteiro, entre outros. Uma das atrações principais do evento e que vai unir as mais variadas gerações de filhos e pais é a de Bia Bedran, uma das primeiras referências que costumam ser evocadas quando se trata da arte de cantar e contar histórias. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia Bedran construiu uma carreira de sucesso e vai mostrar muito disso durante quatro dias de participação no evento, com um show e palestras.

A turma da Juventude vai ter muitos motivos para dedicar horas de suas férias dentro da Bienal do Livro. A programação montada destaca grandes nomes da Literatura Fantástica que virão a Fortaleza, como André Vianco, Marcelo Del Debbio, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Affonso Solano e Raphael Draccon, entre outros, que irão se unir a nomes e grupos locais como Roche Tavares, Cristina Aguiar, a turma do Toca Ceará, do Intocado Ceará, do Grupo Paideia, do Rapadura Cast , do Iradex e do Vila do RPG. Entre palestras, bate-papos descontraídos sobre livros, games, cultura pop e outros temas afins, os visitantes poderão acompanhar e até mesmo participar da gravação de podcasts. A turma apaixonada por RPGs também terá uma área exclusiva à disposição.

Todos os finais de tardes têm um momento especial para a Programação Moreira Campos, com interferências da obra do contista cearense em toda a Bienal, mostrando a presença de Moreira Campos para além da literatura. Serão debates, palestras, mesas-redondas e apresentação de toda a trajetória do principal homenageado desta edição da Bienal do Livro do Ceará. A vida de Moreira Campos atravessa a história de Fortaleza e as várias mudanças pelas quais a cidade passou ao longo do século XX. O escritor era um apaixonado pela capital onde escolheu viver e mostrou isso ao longo de sua obra e trajetória.

Descendente de libaneses, o escritor e tradutor Milton Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (todos ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como Itália, Estados Unidos, França e Espanha. Outro homenageado da Bienal do Livro do Ceará, ele irá se juntar a outros grandes nomes da literatura nacional e cearense nestes dias de encontros e diálogos, como Luiz Ruffato, Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguiha, Mário Magalhães, Raquel Cozer, Ana Miranda, Tércia Montenegro, Socorro Acioli, entre outros inúmeros escritores.

Durante a Bienal, serão prestadas homenagens também ao Centenário do poeta modernista, jornalista e escritor Antonio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946, e que ganhou notoriedade nos círculos intelectuais do Brasil durante quatro décadas. Um dos precursores do Modernismo no Ceará, Girão foi membro da Academia Cearense de Letras e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Também haverá um registro e homenagem aos 120 anos da Academia Cearense de Letras.

Outro aspecto a se destacar na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará é a presença de representações internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Peru, bem como uma forte participação de escritores da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A organização já confirmou nomes como Manoel Casqueiro, Conceição Evaristo, Eduardo Quive, Umbulani, Donato N. Dongo, Abidulai Sila, Margarida Fontes, Abraão Vicente, Jorge Marmelo, Nuno Camarneiro, Conceição Lima, Gorete Pina e Luis Cardoso Estacas.



• XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: 6 a 14 de dezembro de 2014

Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)

Horário de visitação: das 09 horas às 22 horas

Entrada gratuita



Programação de abertura (sábado – dia 06 de dezembro)



Palco Principal

19 horas – Cerimonial de abertura

Leitura do conto “O Preso”, de Moreira Campos (Dôra guimarães)

Conferência: O Autor Modernista (Milton Hatoum)

Musical: J.M. Wisnik, L. Tatit



Espaço do Cordel (térreo)

18h30: Cortejo de abertura com músicos e poetas



Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|

9h00: Apresentação da peça “Foguinho – O Menino Que Não Sabia Ler” (Sesc)

10h00: Espetáculo “Estradas e Histórias” (Cia. Matulão de Histórias)

14h00: Apresentação Cultural “Menina dos cabelos de capim”

15h00: Apresentação Cultural do grupo “Casa do Conto”

16h00: “Vem Brincar comigo”, com Tino Freitas



Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)

9h00: Apresentação Cultural de Maracatu com Marcos Melo

10h00: Apresentação Cultural “Brincar de poesia” – Manu Kelé

14h00: Apresentação Cultural “No tempo em que s bichos falavam...” – Palhaço Picolé e Gláuter Barros

15h15 Lançamento do livro “Dona Biazinha”, de Fabiana Guimarães, com participação de Bia Bedran

16h15: Apresentação Cultural “A Gata espichada”, de Almir Mota



Parque da Criança - CIRCO – MEZANINO 1 (sala 1)

9h00: Cineminha, pintura de rosto e oficinas

10h00: Apresentação de malabares e trapézio

14h00: Biblioteca Encantada – Projeto Pé de Livro, Hora do autor com exibição do vídeo “O palhaço quem é?” – Claudio Ivo

15h00: Apresentação Cultural “Benjamin e o Papai Noel” – Companhia Mais Caras De Teatro



Espaço Juventude Fantástica | Mezanino 2 | Sala 8

09h30 - 19h00: FoRPG: Vila do RPG/Igrejota



Espaço Juventude Fantástica | Mezanino 2 | Sala 9 e 10

11h00: “O Que a Literatura Fantástica Tem a Oferecer?”, com Cristina Aguiar

15h00: Toca Ceará com Rodrigo Passolargo: Uma Guerra de Tronos

18h00: “Personagens Ficcionais X Personagens históricos brasileiros”, com Spacca e Mauricio Barros de Castro

19h30: Conversa com Leonel Caldela

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…