Pular para o conteúdo principal

Fortal 2015

Quando o mês de julho se aproxima, Fortaleza já começa a entrar no clima do Fortal e a Cidade passa a viver os ritmos que dominam a maior micareta indoor do País. Em 2015, o evento, realizado de 23 a 26 de julho, vai ser ainda mais emocionante e especial, pois comemora os 30 anos do Axé, música totalmente brasileira, que energiza quem escuta e conquista multidões, seja seguindo um trio elétrico ou dançando em frente ao palco. Com 24 anos de história, o Fortal traz os maiores nomes da música brasileira, buscando sempre oferecer ao público uma estrutura cada vez melhor. 

Além de prestigiar o Axé, o Fortal, constantemente sendo reinventado e renovado, traz ainda uma mistura de ritmos, com os destaques de cada gênero, seja nos trios, Arena ou camarotes. No corredor da folia da Cidade Fortal, estão confirmados nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Jorge e Mateus, Durval Lelys, Saulo Fernandes e É o Tchan. Entre as novidades, o cantor Wesley Safadão, no evento pela terceira vez e uma das sensações no Carnaval de Salvador desse ano, estará à frente de um bloco oficial próprio - Vai Safadão. 
TRIBUTO AO AXÉ
As surpresas na programação maior micareta indoor do País não param por aí. No ano em que o Axé completa 30 anos, o Fortal prestigia o ritmo que ganhou vitrine no evento com uma homenagem de Bell Marques e de seus filhos, Rafa e Pipo Marques, com a banda Oito7Nove4, que promovem encontro de trios, nos moldes de Carnaval de Salvador. Na quinta-feira, o bloco alternativo Vumbora dará três voltas na Cidade Fortal, sendo a última puxada pela Oito7Nove4, que recebe convidados durante todo o percurso. 
FEIJOADA DO SIRIGUELLA
No meio dessa festa do Fortal, no sábado, a Feijoada do Siriguella é o esquenta perfeito para a folia da noite. Tradicional no evento, a feijoada é o local no qual se concentra a maior quantidade de gente bonita por metro quadrado. Esse é o espírito Sirigüella, essa é a sua magia, que contagia a todos e alegra uma multidão. São 22 anos de festa e diversão.
ENSAIO DO FORTAL
E na véspera do Fortal, mais uma evento é preparado para já deixar todos os foliões em clima de festa. O Ensaio do Fortal, que será realizado no dia 22 de julho (quarta-feira), no Mucuripe Music recebe as bandas baianas Duas Medidas e Avenida Sete.
CORREDOR DA FOLIA
Desde o ano passado, o trio e os foliões adentram o corredor da folia no sentido inverso ao que era tradicionalmente feito. Com a inversão, a concentração e chegada dos blocos acontece na grande área de público do evento, dando melhor visibilidade aos brincantes da pista. 
A programação do Fortal traz um mix de atrações que mesclam os estilos musicais que mais fazem sucesso em todas as regiões do País: Axé, Sertanejo e Forró. Com isso, o Fortal garante momentos emocionantes com cerca de quatro horas de apresentações de blocos oficiais e alternativos, que foram renovados no ano passado e receberam reforços em 2015, recebendo grandes estrelas da música sob o comando do Siriguella; Eh Loco; Me Abraça; Coruja; Pirraça; Vumbora?!; Vai Safadão; Largadinho; Pirraça; Trio Folia; e das bandas que fazem shows memoráveis na Arena Fortal. Confira detalhes de cada bloco: 

Blocos Oficiais
Siriguella - Presente desde a segunda edição do Fortal, o Siriguella é o bloco que anima foliões há mais tempo na história do evento. Sob o comando de Bell Marques, passa pelo circuito de sexta à domingo e arrasta uma multidão de várias idades e gente de toda parte do Brasil. Ao longo do ano, o Siriguella também promove grandes festas em Fortaleza, como o tradicional aniversário após o Carnaval e o pré-réveillon "Flores", tendo o Bell como grande anfitrião e outros nomes de peso da música nacional.
Eh Loco - Atualmente, um dos blocos mais ecléticos da micareta, o "Eh Loco" terá duas participações no corredor da folia em 2015. No sábado, o foliões seguem sob o comando de Saulo Fernandes, que leva a energia e a essência do Axé baiano para o circuito. 
* A atração do domingo será divulgada em breve
Me Abraça - Lançado em 2014, o bloco "Me Abraça" brindou a estreia da carreira solo de Durval Lelys no Fortal. O cantor que esteve durante 17 anos à frente do Asa de Águia anima os foliões desde a segunda edição do evento e eletriza o público com grandes hits do Axé, como “Quebra Aê”, “Dança da Manivela” e “Vale Night”. Nessa edição, o "Me Abraça" traz Durvalino e banda ao circuito na sexta e no sábado.
Coruja - Tradição no Carnaval da Bahia, o "Coruja" estreou no Fortal em 2014 e trouxe o brilho e a energia do bloco de Ivete Sangalo. A musa do circuito animaa em 2015 com o bloco no domingo para comprovar novamente que os foliões da maior micareta indoor do Brasil têm fôlego para aproveitar o último dia do evento com muita animação.
Vai Safadão - Estreante na edição, o bloco traz, pelo terceiro ano, Wesley Safadão, sensação do Carnaval de Salvador 2015, em seu melhor momento e apresentando pela primeira vez um bloco próprio no evento. O forrozeiro promete levar muita animação em uma apresentação de tirar o fôlego dos foliões na sexta-feira de Fortal. 
Blocos Alternativos
Pirraça - Sob o comando Jorge e Mateus, o bloco alternativo estreou no Fortal em 2011 e traz o sertanejo de uma das duplas mais prestigiadas no Brasil para o evento. A quinta-feira de Fortal é garantia de emoção com os foliões do bloco ecoando os hits Jorge e Mateus, como "Logo Eu", "Amo Noite e Dia" e "Flor".
Vumbora - Consagrando a estreia de Bell Marques em carreira solo, "Vumbora" foi lançado Fortal em 2014 e animou os foliões que estavam ansiosos pela nova fase do cantor baiano. O bloco alternativo é atração da quinta-feira, primeiro dia do evento. 
Largadinho - Um ano após estrear com sucesso no carnaval baiano, o bloco chegou ao line-up do Fortal em 2014 e trouxe Cláudia Leitte de volta à maior micareta indoor do Brasil. A musa estará novamente na quinta-feira, firmando-se como atração de peso do primeiro dia de Fortal.
Trio Folia - Primeiro atração do sábado, o bloco traz grandes nomes da música oferecidos trazidos por patrocinadores do evento. Nesse ano, o trio terá como atração "É o Tchan", uma das bandas mais consagradas da história e do cenário do Axé. 
ARENA
O espaço, marcado por apresentações de artistas renomados e de sucessos atuais do Axé, é um dos mais esperados no evento. Nessa edição, estão confirmados shows de Oito7Nove4, Cheiro de Amor e Banda Eva. No palco, também se apresentam atrações locais, que garantem a animação após os desfiles dos trios elétricos, indo até o amanhecer. 
Desde o ano passado, houve mudança de lugar na estrutura da Arena VIP. Esse espaço ficou mais perto do Camarote Mucuripe, integrando o Frontstage da Arena com o público do Mucuripe. Quem estiver no Camarote Mucuripe tem acesso direto ao Frontstage da Arena VIP. Isso vale, também, para quem estiver no Lounge da Arena. O espaço amplo possui palco, onde acontecem os shows, praça de alimentação, banheiros exclusivos e total segurança. 

CAMAROTES
Camarote Mucuripe – O Camarote Mucuripe, o maior em estrutura do Fortal, é um dos locais mais disputados da festa, com ambientação luxuosa, levando comodidade, segurança e serviços privilegiados para os foliões, como buffet com opções saudáveis e regionais, além de oferta de bebidas premium. Com o tema “A Noite Toda”, o Camarote Mucuripe é pura animação. Além de ter uma visão privilegiada da passagem dos trios, conta com bandas exclusivas que tocam as melhores baladas durante os intervalos. Como um plus, o Lounge Enfeitiçadas leva ações inusitadas e todo o requinte para as mulheres que curtem a micareta do espaço. Com estrutura diferenciada, o Camarote Mucuripe está localizado num lugar especial no Corredor da Folia, reservado para quem tem bom gosto e quer desfrutar da festa no espaço mais completo da Cidade Fortal. O folião tem conforto, bebidas e serviços de buffet all inclused, além de segurança privada. Tudo isso com camisas exclusivas a cada noite. 

Camarote Corporativos - Entrada exclusiva, com estacionamento privativo e bem iluminado. Os camarotes oferecem comodidade e visão privilegiada, reunindo o público mais seleto do evento. Ideal para convidar amigos e clientes especiais, os camarotes são perfeitos para aproveitar a festa pertinho das estrelas e estender a alegria até o dia amanhecer na Arena Fortal.

ARQUIBANCADA E PISTA
Para quem não vai curtir o Fortal 2014 nos blocos, a Cidade Fortal ainda oferece ao público as arquibancadas e a pista para aproveitar a festa. As arquibancadas são montadas próximo aos camarotes e fazem o público ficar pertinho dos artistas, possibilitando a interação na hora da passagem dos trios. Para ver a passagem dos blocos livremente pela Cidade Fortal, a opção é a pista, na qual o folião pode curtir o circuito dos blocos com segurança, cercado por uma excelente infraestrutura com bar e praça de alimentação.

CIDADE FORTAL
Infraestrutura - A infraestrutura montada para a festa é digna de um grande evento internacional. Realizado numa área de 140 mil metros quadrados, mais 70 mil m² de área de estacionamento, o Fortal está preparado para receber mais de 500 mil pessoas.
Segurança - A organização do evento monta estandes personalizados, com mobiliário, ar condicionado e linhas telefônicas para serem utilizados pelos órgãos públicos: Polícia Militar, posto avançado de Delegacia de Polícia Civil, Guarda Municipal, Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros e Regional. Assim, cada instituição pode cumprir da melhor forma os serviços à população flutuante. Além da segurança privada dos blocos, é contratada outra equipe de segurança, dividida por zonas de atuação em toda a cidade Fortal. E, pelo quinto ano consecutivo, o Fortal contará, ainda, com um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo será utilizado a fim de garantir a segurança dos foliões. São 40 câmeras estarão espalhadas pelos pontos estratégicos da Cidade do Fortal.
Posto Médico - Três unidades grandes serão montadas na Cidade Fortal em locais estratégicos, todas com equipe formada por médico, enfermeiros e ambulâncias.
Estacionamento - Acomodação para quatro mil veículos, podendo ser ampliado para até oito mil veículos, dentro da Cidade Fortal.
Transporte - A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, durante o período, linhas especiais de ônibus para a Cidade Fortal, nos quatro dias do evento.

PATROCINADORES
A edição do Fortal deste ano conta mais uma vez com o apoio de parceiros que investem e apostam na grandiosidade da maior micareta indoor do país. Em 2015, o evento tem como patrocinadores oficiais a Schin, Richester e o Shopping Parangaba. Além de todo o apoio no pré-evento, as empresas vão desempenhar ações promocionais exclusivas durante os quatro dias de Folia.

TURISMO E EMPREGOS
O Fortal vai embalar as férias de um dos cartões postais mais emblemáticos do Nordeste. Segundo o Ministério do Turismo, Fortaleza é o 4º destino mais procurado por viajantes brasileiros e o 2º mais desejado do Brasil. Em 2015, a programação do Fortal, que ocorre entre os dias 23 a 26 de julho, traz um mix de atrações que mesclam os estilos musicais que mais fazem sucesso em todas as regiões do país: Axé, Sertanejo e Forró. Durante o período do evento, são gerados cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

FORTAL SOLIDÁRIO
Pelo quinto ano consecutivo, o Fortal fecha parceria com o Iprede para arrecadação de leite durante a micareta e o mês que a antecede. De acordo com o Iprede, são necessárias 400 latas de leite por dia, alimento que é oferecido às crianças durante o atendimento, além de compor a cesta básica que é entregue às famílias. 
Com a campanha Fortal Solidário, a diretoria do evento convida patrocinadores, artistas, imprensa e foliões a se engajarem na campanha. “Nós contamos com a participação de todas as pessoas envolvidas no Fortal e também com o público em geral, que pode fazer a doação voluntariamente. Essa foi a forma que encontramos para fazer sorrir quem não pode brincar. Nós temos um compromisso com o Iprede e nos dedicamos imensamente para a causa”, afirma Colombo Cialdini, diretor do evento. 
Para o Iprede, a parceria é muito importante, pois todo o leite destinado às crianças em atendimento vem de doações. “Nós sabemos do compromisso dos diretores do Fortal e agradecemos o empenho na campanha. Temos uma demanda enorme por leite e cada doação é importantíssima para as famílias atendidas pelo Iprede”, afirma o Doutor Sullivan Mota, presidente do Iprede. 


VENDAS
Nessa edição, todos os blocos estão com abadás à venda para todo o Brasil pelo site http://www.blueticket.com.br/, além das sedes dos blocos e dos stands nos principais shoppings da cidade (Parangaba, North Shopping e Iguatemi). Os stands vão estar funcionando a partir do dia 22 de junho. Informações sobre camarotes corporativos podem ser obtidas a partir do telefone: (85) 3261.4050

SERVIÇO
FORTAL 2015
Data: 23 a 26 de julho
Local: Cidade Fortal
Vendas: stands nos shoppings Parangaba, North Shopping e Iguatemi ou pelo site www.blueticket.com.br
Informações: (85) 3261.4050

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…