Pular para o conteúdo principal



Programação do 22° FNT

"O lugar do teatro" é o tema do 22° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 5 a 12 de setembro na cidade serrana cearense. Ao longo dos oito dias, mostras, debates, oficinas, cortejos, entre outras atividades, todas com acesso gratuito, acontecem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz (teatro pequeno), praças, escolas e outros locais da cidade. Com o tema desta edição, o FNT convida os participantes e o público a uma reflexão sobre o potencial do teatro para o desenvolvimento das cidades.
Entram em cena, todas as noites, os mais diversos gêneros teatrais, para públicos de todas as idades nas Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida – estas últimas com a participação de companhias convidadas pelo Festival-, e Palco Giratório / Sesc. 
As manhãs são reservadas para uma das atividades mais importantes do festival, que é o Ciclo de Debates do FNT. Debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária. Oficinas, cortejos e lançamentos literários enriquecem a programação. Para as crianças, espetáculos e atividades recreativas pela manhã e à tarde já são tradição.
A noite é de espetáculos teatrais e shows musicais. Na Mostra Nordeste, carro-chefe do festival, o 22° FNT apresenta adaptações de dramas reais, como Frei Tito: Vida, Paixão e Morte, do grupo cearense Formosura, que documenta a trajetória do ideário religioso cearense que militou contra a ditadura militar, que o levou à prisão, tortura, exílio e suicídio, e Joelma, do grupo baiano Território Sirius, que conta a história da inadequação de uma mulher nascida no corpo de um homem.
A comédia também tem seu lugar no FNT. É o caso do divertido espetáculo de rua A Casatória C'a Defunta, com a Cia Pão Doce, de Mossoró (RN). Têm lugar também as adaptações de obras literárias como "A morte e a morte de Quincas Berro Dágua", de Jorge Amado, que virou Quincas na montagem do Grupo de Teatro Osfodidário, da Paraíba, e o mito de Medeia, dos versos de Eurípides, cujas personagens da tragédia são associadas a divindades do Candomblé em Saluba.Medeia, escrita por Celso Jr. especialmente para o sergipano Grupo Teatral Caixa Cênica.
O universo feminino está presente em duas montagens da Mostra Nordeste: A Dona da História, da pernambucana Duas Companhias, uma comédia romântica de João Falcão sobre o tempo e os seus contratempos, que mostra uma mulher de meia idade conversando com seu passado, e Ilhadas, do Grupo Teatrodança, do Maranhão, onde as organicidades da atriz-dançarina apresentam o teatro do corpo para falar da violência contra o sentimento feminino.
Do Ceará, além de Frei Tito, estão na Mostra Nordeste dois importantes trabalhos da nova geração teatral, numa mostra da diversidade de pesquisas e estéticas que vêm reverberando a cena cearense para alem de suas fronteiras. É o caso da já renomada companhia Teatro Máquina e os estudos brechtianos da diretora Fran Teixeira, que sobe a serra com Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER, e o Projeto Achados & Perdidos, com o espetáculo homônimo, que é uma obra aberta, com dramaturgia processual, que dialoga com obras audiovisuais, performances e instalações emaranhadas entre memórias de seus artistas.
Na noite de abertura, a Mostra Ceará Convida recebe a companhia cearense Carroça de Mamulengo, como homenagem do FNT pelos 40 anos de estrada dessa família de brincantes. No encerramento, o convidado do Festival é o chileno Tryo Teatro Banda, como uma atividade do FNT na Rede Nordeste de Festivais de Teatro, em parceria com o Filte Bahia - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia. Pelo Palco Giratório / Sesc sobe a serra a catarinense Traços Cia de Teatro, com o espetáculo As Três Marias
Já a Mostra Palco Ceará, alinhada com o conceito temático da edição, reúne e apresenta grupos de teatro do estado cujas trajetórias apontam caminhos de desenvolvimento cultural para suas comunidades e cidades: da região dos Inhamuns, o Grupo Arte Juca (Arneiroz), do Litoral Oeste, o grupo Dona Zefinha (Itapipoca), do Vale do Jaguaribe, a Cia. Oficarte (Russas), da Região Metropolitana, o Grupo Garajal (Maracanaú) e do Maciço de Baturité, o trabalho da primeira turma da Escola Livre de Teatro do FNT.

Este é um recorte do que o público vai poder conferir durante uma semana inteira, na aconchegante e acolhedora cidade de Guaramiranga, pequena o suficiente para proporcionar a possibilidade dos encontros de público e artistas pelas ruas e praças, trilhas e cachoeiras, e que há mais de 20 anos se mostra grande para as artes cênicas do país, abrindo-se para artistas e pensadores do teatro e outras artes de todo o país.

Com toda a programação gratuita, o FNT 2015 é realizado pela AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Patrocínio da Oi. Apoio cultural doOi Futuro, Fecomércio/Sesc - CE, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretarias da Cultura e Turismo e Theatro José de Alencar. Agradecimento: Coelce.



OS ESPETÁCULOS

DIA 05 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Maciço de Baturité)
Esquete: A Moça que virou cobra
Grupo: Alunos da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité

DIA 05 - MOSTRA CEARÁ CONVIDA (Ceará)
Homenagem aos 40 anos do grupo Carroça de Mamulengos
Espetáculo: Seja noite ou seja dia viva o palhaço alegria
Grupo: Carroça de Mamulengos

DIA 05 - MOSTRA NORDESTE (Rio Grande do Norte)
Espetáculo: A Casatória C'a Defunta
Grupo: Cia Pão Doce

DIA 05 - MOSTRA NORDESTE (Bahia)
Espetáculo: Joelma
Grupo: Território Sirius Teatro

DIA 06 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: O Bom Menino - Uma Homenagem aos 100 Anos do Palhaço Carequinha
Grupo: Hoje Tem Espetáculo

DIA 06 - MOSTRA NORDESTE (Ceará)
Espetáculo: Frei Tito
Grupo: Formosura de Teatro

DIA 06 - Intercâmbios da Escola Livre de Teatro- ELT Maciço
Espetáculo: Em Carne Viva
Solo de Sílvia Moura

DIA 07 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Show Literoditato Musical - O Encanto do Canto
Grupo: Marcos Melo

DIA 07 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (UFC)
Espetáculo: Velho Retrato
Grupo: Teatro Ateliê

DIA 07 - MOSTRA NORDESTE (Ceará)
Espetáculo: Projeto Achados & Perdidos
Grupo: Projeto Achados & Perdidos

DIA 07 - PALCO GIRATÓRIO / SESC
Espetáculo: As Três Marias
Grupo: Traços Cia de Teatro (Santa Catarina)

DIA 07 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (UFC)
Esquete: Como ele mentiu para o marido dela
Grupo: Colher de Shaw

DIA 08 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Iroko
Grupo: Edivaldo Batista

DIA 08 - MOSTRA NORDESTE (Paraíba)
Espetáculo: Quincas
Grupo: Osfodidário

DIA 08 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (URCA)
Espetáculo: Jó
Grupo: EMA – Experimentos Multiartísticos Ceará

DIA 08 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (UFC)
Espetáculo: Bando de Pássaros Gordos
Grupo: Bando de Pássaros Gordos

DIA 09 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Concerto para Batuta
Grupo: Pano de Roda

DIA 09 - MOSTRA NORDESTE (Maranhão)
Espetáculo: Ilhadas
Grupo: Teatrodança

DIA 09 - MOSTRA NORDESTE (Ceará)
Espetáculo: Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER
Grupo: Teatro Máquina

DIA 10 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: A Peleja de João Sujeira e Maria Limpa tudo
Grupo: Arte de Viver

DIA 10 - MOSTRA NORDESTE (Sergipe)
Espetáculo: Saluba.Medeia
Grupo: Caixa Cênica

DIA 10 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Vale do Jaguaribe)
Espetáculo: Mamulengofolia ou O Vendendor de Sonhos
Grupo: OFICARTE Teatro & Cia

DIA 11 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Zeca o urubu vegetariano
Grupo: Cia Palmas

DIA 11 - MOSTRA NORDESTE (Pernambuco)
Espetáculo A Dona da História
Grupo: Duas Companhias

DIA 11 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Arneiroz)
Espetáculo: A Farsa do Cuviteiro
Grupo: Juká de Teatro

DIA 12 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Não tem dois Pais?
Grupo: Cia Teatral Acontece

DIA 12 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Maracanaú)
Espetáculo: Romeu e Julieta
Grupo: Garajal

DIA 12 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Itapipoca)
Espetáculo: O casamento de Tabarim
Grupo: Dona Zefinha

DIA 12 - MOSTRA CEARÁ CONVIDA (Chile)
Atividade na Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas em parceria com o Festival
Latino Americano de Teatro (FiltBahia)
Espetáculo: Pedro de Valdívia
Grupo: Tryo Teatro Banda


SERVIÇO

22º FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – De 05 a 12 de setembro de 2015 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Sites:www.agua.art.br.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...