Pular para o conteúdo principal



Programação do 22° FNT

"O lugar do teatro" é o tema do 22° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 5 a 12 de setembro na cidade serrana cearense. Ao longo dos oito dias, mostras, debates, oficinas, cortejos, entre outras atividades, todas com acesso gratuito, acontecem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz (teatro pequeno), praças, escolas e outros locais da cidade. Com o tema desta edição, o FNT convida os participantes e o público a uma reflexão sobre o potencial do teatro para o desenvolvimento das cidades.
Entram em cena, todas as noites, os mais diversos gêneros teatrais, para públicos de todas as idades nas Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida – estas últimas com a participação de companhias convidadas pelo Festival-, e Palco Giratório / Sesc. 
As manhãs são reservadas para uma das atividades mais importantes do festival, que é o Ciclo de Debates do FNT. Debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária. Oficinas, cortejos e lançamentos literários enriquecem a programação. Para as crianças, espetáculos e atividades recreativas pela manhã e à tarde já são tradição.
A noite é de espetáculos teatrais e shows musicais. Na Mostra Nordeste, carro-chefe do festival, o 22° FNT apresenta adaptações de dramas reais, como Frei Tito: Vida, Paixão e Morte, do grupo cearense Formosura, que documenta a trajetória do ideário religioso cearense que militou contra a ditadura militar, que o levou à prisão, tortura, exílio e suicídio, e Joelma, do grupo baiano Território Sirius, que conta a história da inadequação de uma mulher nascida no corpo de um homem.
A comédia também tem seu lugar no FNT. É o caso do divertido espetáculo de rua A Casatória C'a Defunta, com a Cia Pão Doce, de Mossoró (RN). Têm lugar também as adaptações de obras literárias como "A morte e a morte de Quincas Berro Dágua", de Jorge Amado, que virou Quincas na montagem do Grupo de Teatro Osfodidário, da Paraíba, e o mito de Medeia, dos versos de Eurípides, cujas personagens da tragédia são associadas a divindades do Candomblé em Saluba.Medeia, escrita por Celso Jr. especialmente para o sergipano Grupo Teatral Caixa Cênica.
O universo feminino está presente em duas montagens da Mostra Nordeste: A Dona da História, da pernambucana Duas Companhias, uma comédia romântica de João Falcão sobre o tempo e os seus contratempos, que mostra uma mulher de meia idade conversando com seu passado, e Ilhadas, do Grupo Teatrodança, do Maranhão, onde as organicidades da atriz-dançarina apresentam o teatro do corpo para falar da violência contra o sentimento feminino.
Do Ceará, além de Frei Tito, estão na Mostra Nordeste dois importantes trabalhos da nova geração teatral, numa mostra da diversidade de pesquisas e estéticas que vêm reverberando a cena cearense para alem de suas fronteiras. É o caso da já renomada companhia Teatro Máquina e os estudos brechtianos da diretora Fran Teixeira, que sobe a serra com Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER, e o Projeto Achados & Perdidos, com o espetáculo homônimo, que é uma obra aberta, com dramaturgia processual, que dialoga com obras audiovisuais, performances e instalações emaranhadas entre memórias de seus artistas.
Na noite de abertura, a Mostra Ceará Convida recebe a companhia cearense Carroça de Mamulengo, como homenagem do FNT pelos 40 anos de estrada dessa família de brincantes. No encerramento, o convidado do Festival é o chileno Tryo Teatro Banda, como uma atividade do FNT na Rede Nordeste de Festivais de Teatro, em parceria com o Filte Bahia - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia. Pelo Palco Giratório / Sesc sobe a serra a catarinense Traços Cia de Teatro, com o espetáculo As Três Marias
Já a Mostra Palco Ceará, alinhada com o conceito temático da edição, reúne e apresenta grupos de teatro do estado cujas trajetórias apontam caminhos de desenvolvimento cultural para suas comunidades e cidades: da região dos Inhamuns, o Grupo Arte Juca (Arneiroz), do Litoral Oeste, o grupo Dona Zefinha (Itapipoca), do Vale do Jaguaribe, a Cia. Oficarte (Russas), da Região Metropolitana, o Grupo Garajal (Maracanaú) e do Maciço de Baturité, o trabalho da primeira turma da Escola Livre de Teatro do FNT.

Este é um recorte do que o público vai poder conferir durante uma semana inteira, na aconchegante e acolhedora cidade de Guaramiranga, pequena o suficiente para proporcionar a possibilidade dos encontros de público e artistas pelas ruas e praças, trilhas e cachoeiras, e que há mais de 20 anos se mostra grande para as artes cênicas do país, abrindo-se para artistas e pensadores do teatro e outras artes de todo o país.

Com toda a programação gratuita, o FNT 2015 é realizado pela AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Patrocínio da Oi. Apoio cultural doOi Futuro, Fecomércio/Sesc - CE, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretarias da Cultura e Turismo e Theatro José de Alencar. Agradecimento: Coelce.



OS ESPETÁCULOS

DIA 05 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Maciço de Baturité)
Esquete: A Moça que virou cobra
Grupo: Alunos da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité

DIA 05 - MOSTRA CEARÁ CONVIDA (Ceará)
Homenagem aos 40 anos do grupo Carroça de Mamulengos
Espetáculo: Seja noite ou seja dia viva o palhaço alegria
Grupo: Carroça de Mamulengos

DIA 05 - MOSTRA NORDESTE (Rio Grande do Norte)
Espetáculo: A Casatória C'a Defunta
Grupo: Cia Pão Doce

DIA 05 - MOSTRA NORDESTE (Bahia)
Espetáculo: Joelma
Grupo: Território Sirius Teatro

DIA 06 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: O Bom Menino - Uma Homenagem aos 100 Anos do Palhaço Carequinha
Grupo: Hoje Tem Espetáculo

DIA 06 - MOSTRA NORDESTE (Ceará)
Espetáculo: Frei Tito
Grupo: Formosura de Teatro

DIA 06 - Intercâmbios da Escola Livre de Teatro- ELT Maciço
Espetáculo: Em Carne Viva
Solo de Sílvia Moura

DIA 07 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Show Literoditato Musical - O Encanto do Canto
Grupo: Marcos Melo

DIA 07 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (UFC)
Espetáculo: Velho Retrato
Grupo: Teatro Ateliê

DIA 07 - MOSTRA NORDESTE (Ceará)
Espetáculo: Projeto Achados & Perdidos
Grupo: Projeto Achados & Perdidos

DIA 07 - PALCO GIRATÓRIO / SESC
Espetáculo: As Três Marias
Grupo: Traços Cia de Teatro (Santa Catarina)

DIA 07 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (UFC)
Esquete: Como ele mentiu para o marido dela
Grupo: Colher de Shaw

DIA 08 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Iroko
Grupo: Edivaldo Batista

DIA 08 - MOSTRA NORDESTE (Paraíba)
Espetáculo: Quincas
Grupo: Osfodidário

DIA 08 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (URCA)
Espetáculo: 
Grupo: EMA – Experimentos Multiartísticos Ceará

DIA 08 - MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA (UFC)
Espetáculo: Bando de Pássaros Gordos
Grupo: Bando de Pássaros Gordos

DIA 09 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Concerto para Batuta
Grupo: Pano de Roda

DIA 09 - MOSTRA NORDESTE (Maranhão)
Espetáculo: Ilhadas
Grupo: Teatrodança

DIA 09 - MOSTRA NORDESTE (Ceará)
Espetáculo: Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER
Grupo: Teatro Máquina

DIA 10 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: A Peleja de João Sujeira e Maria Limpa tudo
Grupo: Arte de Viver

DIA 10 - MOSTRA NORDESTE (Sergipe)
Espetáculo: Saluba.Medeia
Grupo: Caixa Cênica

DIA 10 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Vale do Jaguaribe)
Espetáculo: Mamulengofolia ou O Vendendor de Sonhos
Grupo: OFICARTE Teatro & Cia

DIA 11 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Zeca o urubu vegetariano
Grupo: Cia Palmas

DIA 11 - MOSTRA NORDESTE (Pernambuco)
Espetáculo A Dona da História
Grupo: Duas Companhias

DIA 11 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Arneiroz)
Espetáculo: A Farsa do Cuviteiro
Grupo: Juká de Teatro

DIA 12 - FNT PARA CRIANÇAS - Programação oferecida pelo SESC/CE
Espetáculo: Não tem dois Pais?
Grupo: Cia Teatral Acontece

DIA 12 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Maracanaú)
Espetáculo: Romeu e Julieta
Grupo: Garajal

DIA 12 - MOSTRA PALCO CEARÁ (Itapipoca)
Espetáculo: O casamento de Tabarim
Grupo: Dona Zefinha

DIA 12 - MOSTRA CEARÁ CONVIDA (Chile)
Atividade na Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas em parceria com o Festival
Latino Americano de Teatro (FiltBahia)
Espetáculo: Pedro de Valdívia
Grupo: Tryo Teatro Banda


SERVIÇO

22º FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – De 05 a 12 de setembro de 2015 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Sites:www.agua.art.br.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...