Três obras do pintor, desenhista e gravador cearense, Raimundo Cela, pertencentes ao acervo do Banco do Nordeste, foram cedidas à exposição "Raimundo Cela - Um mestre brasileiro", em cartaz em São Paulo (SP), no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), até 24 de julho. São elas: "Jangadeiros em Palestra" (óleo sobre madeira), "Ilha da Boa Viagem" (Aquarela sobre papel) e "Arrebentação" (óleo sobre madeira).
A exposição reúne 120 obras, uma retrospectiva que apresenta o percurso do artista desde suas obras acadêmicas até os últimos trabalhos. Com “Jangadeiros em Palestra”, adquirido pelo Banco em 1956, por exemplo, Raimundo Cela obteve aprovação na disciplina de perspectiva da Escola de Belas Arte do Rio de Janeiro, em 1949.
Raimundo Cela aproveitou toda a luminosidade do Ceará em suas telas. Nelas, ganham força jangadeiros, vaqueiros, cangaceiros e outras figuras de expressão popular, que ainda hoje povoam o imaginário cearense.
Coleção Banco do Nordeste
A coleção Banco do Nordeste é formada por quase mil obras de artistas brasileiros, todas catalogadas e fotografadas, que permitem conhecer a diversidade da arte, sobretudo a nordestina. Ela é composta, na sua grande maioria, por artistas brasileiros modernos e contemporâneos.
|
Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...
Comentários
Postar um comentário