Pular para o conteúdo principal



Cidade das Artes Sobral

Criação. Formação. Difusão. Eis a tríade disparadora do projeto Cidade das Artes, uma iniciativa conjunta do Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e ECOA em prol da descentralização das políticas públicas de cultura. A ordem é potencializar saberes e fazeres artísticos que pulsam no interior cearense, assim como dinamizar e conectar equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico, fortalecendo a arte e a cultura como vetores estratégicos de desenvolvimento social e econômico. 
Na programação de lançamento, mais de 30 atrações artísticas com destaque para grupos locais e nacionais, valorizando gostos e talentos variados, realizando festa em todo canto. Mundo Livre S/A, Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior), Eliane, a Rainha do Forró, artistas sobralenses como: Nação Tremembé de Aracatiaçu, Freud Explica e Procurando Kalu. 
Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Assim, a partir da próxima quinta-feira (22), uma semana inteira de programação artística abre passagem para os dois meses seguintes de atividades fixas e complementares entre si, onde artistas locais e de toda a região do Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no amplo e diversificado intercâmbio de ideias e apresentações previstas.
Verdadeira festa dos sentidos feita de shows musicais, exposições, espetáculos teatrais, intervenções urbanas, mostras audiovisuais, números circenses e outras tantas manifestações artísticas, tudo a um só tempo ocupando as ruas do centro histórico e equipamentos culturais referenciais como o Teatro São João, com sua praça homônima; o Anfiteatro da Margem Esquerda; a ECOA; a Escola de Música; o Largo das Dores; o Parque da Luz e a Casa da Cultura. Lugares especialmente preparados para abraçar música, teatro, dança, cinema, artes visuais, fotografia, circo, arte urbana, literatura, gastronomia.
Uma miríade de performances com calendário preestabelecido: terça é dia de teatro; quarta tem cinema; as quintas foram reservadas para a dança e os concertos instrumentais; as sextas são da música em seus mais variados gêneros; aos sábados prevalecem o hip hop e o rock; e os domingos abraçam a programação infantil nas praças e parques da cidade. Artes que se ligam a ofícios e uma gama de conhecimentos técnicos e especializados que prometem deixar como legado um time de profissionais locais aptos a atuar no mercado das artes. Assim, o projeto Sobral Cidade das Artes também é feito de cinco percursos formativos, contemplando os segmentos das artes cênicas, tecnologias, comunicação e multimídia, produção e artes urbanas.   
Igualmente diversificada, a grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas ofertada aos moradores de Sobral e região circunvizinha vem atender demandas elencadas pela própria comunidade artística local, representada pelo Fórum e o Conselho Municipal de Cultura. Assim, iluminação e áudio; assessoria de imprensa e redes sociais; captação de recursos e elaboração de projetos; documentário para TV e web; produção de shows e ações cênicas; aperfeiçoamento em dança e teatro e noções de grafite e estêncil são algumas das habilidades que virão a ser desenvolvidas ao longo dos meses de outubro e novembro.
E há ainda destaques à parte na programação geral do projeto, ações híbridas de experimentação e formação a um só tempo, como a exposição fotográfica e audiovisual coletiva que usará a técnica de projeção videomapping para exibição em alta resolução nas instalações da ECOA; e a vivência Trajetos de Criação, atividade idealizada em parceria com a Bienal Internacional de Dança, onde artistas de Sobral e do Vale do Acaraú se encontram com o coletivo Bagaceira e o Teatro Máquina, de Fortaleza, para, a partir de uma imersão conjunta, desenvolverem uma performance única. Sobral Cidade das Artes é ainda parada obrigatória para festivais aclamados em Fortaleza, como a própria Bienal de Dança, a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil e o Festival Concreto. Assim, parte da programação de cada um deles se reveza pelos palcos da cidade, deixando suas marcas de qualidade inconteste.
Inscrições abertas
A Chamada Pública voltada a artistas, grupos e pesquisadores interessados em participar da programação artística do projeto Sobral Cidade das Artes permanece no ar até o próximo domingo (25) e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.cidadedasartes.org.br.
Já para os processos formativos, as inscrições seguem abertas quinta-feira (22) até seis de outubro. Inscreva-se através do endereço eletrônico:www.cidadedasartes.org.br.

PROGRAMAÇÃO:
Sobral Cidade das Artes - Programação de Lançamento - 22 a 30/9

DIA 22/09 (Quinta)
Praça São João – 18:30h
-  (Instrumental) Big Band Jazz
-  (Cultura Popular) Maracatu Nação Tremembé
-  (Regional) Trovador Eletrônico - Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior)
-  (Forró) Eliane, A Rainha do forró
-  (Projeções) Fotografia do Ceará em videomapping

DIA 23 (Sexta)
Teatro São João – 19h
-  Apresentação do grupo de música formado por alunos e professores em homenagem aos 19 anos da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil


Anfiteatro da Margem Esquerda – 20h
-  (Dança) Conexão Swingueira – A Cartada Final
-  (Música) Procurando Kalu
-  (Música) Mundo Livre S/A – Mangue Bit Ao Vivo

DIA 24 (Sábado)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
-  (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
ECOA – 19H
-  (Rap) Alef Free Z – O Descendente
-  (Rap) Erivan Produtos do Morro
Anfiteatro Largo das Dores – 21h
-  (Rock) Sun Dogs
-  (Rock) Mad Monkees

DIA 25 (Domingo)
Praça da Várzea – 17h
-  (Infantil) Brincando e Pintando
-  (Infantil) Martônio Holanda
-  (Infantil) Dona Zefinha – Chafurdo
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
-  (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

DIA 26 (Segunda)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
-  Premiação dos Vencedores do IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
-  Grupo 4 Portas na Mesa – À Deriva... Leitura livre do texto “Em Pleno Mar” de Slawomir Mirozek

DIA 27 (Terça)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 20h
-   (Teatro) Coletivo As Travestidas – Cabaré das Travestidas

DIA 28 (Quarta)
Cine Falb Rangel – 20h
-  Exibição do filme Cine Holliúdy

DIA 29 (Quinta)
Praça São João – 19h
-  (Instrumental) Grupo Receita de Choro
ECOA – 20h
-  (Dança) Felipe Castro - É cor de laranja
Largo das Dores – 21h
-  (Música) Freud Explica
-  (Música) Os Transacionais tocam Mutantes e Novos Baianos

DIA 30 (Sexta)
ECOA – 20h
-  (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra
Largo das Dores – 21h
-  Edu Asaf – Pré-lançamento do disco Estelar
-  Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol

E a festa continua:
Ao longo de dois meses Sobral Cidade das Artes é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região do Vale do Acaraú. E ainda parada obrigatória para festivais aclamados em Fortaleza. Assim, a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival concreto passam pela cidade, deixando suas marcas de qualidade inconteste.

Confira programação fixa de outubro e novembro:
- (Terça) - Teatro - Ecoa
- (Quarta) - Cinema - Cine Falb Rangel
- (Quinta) - Dança - Ecoa // Instrumental - Praça São João
- (Sexta) - Música - Largo das Dores
- (Sábado) - Hip-hop - Ecoa // Rock - Ecoa
- (Domingo) - Infantil - praças e parques da cidade

Festivais parceiros:
- Feira da Música: 14 e 15 de outubro
- TIC - Festival de Teatro Infantil: de 15 a 17 de outubro
- Bienal de dança: de 21 a 23 e de 27 a 30 de outubro
- Festival Concreto - Arte Urbana: 11 a 13 de novembro
- Festival de Folclore do Ceará: 19 e 20 de novembro
- Festival de Circo do Ceará: 26 e 27 de novembro

Atividades paralelas:
- Projeções e mostra audiovisual
- Museu da Pessoa
- Exposições
- Seminários

Serviço: Lançamento Sobral Cidade das Artes - 22 a 30 de setembro
Mais informações: www.cidadedasartes.org.br


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...