Pular para o conteúdo principal



Cidade das Artes

A ordem é descentralizar as políticas públicas de cultura. Apoiados sobre o tripé criação- difusão-formação, o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) lançam o projeto Cidade das Artes, cuja proposta é valorizar e fortalecer a cultura do interior cearense, dinamizando equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico e cultural. Sobral, Aracati, Icó, Viçosa, Quixeramobim e Barbalha são as cidades que acolherão, ao longo de 2016, 2017 e 2018, uma ampla e diversificada programação artística, toda ela interligada a processos formativos, através de cursos e oficinas capazes de deixar como legado técnicos e profissionais aptos a atuar no mercado das artes.
Sobral é a primeira cidade-sede do projeto. Em 22 de setembro o projeto é lançado e a programação artística passa a se dar semanalmente, ao longo dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016. Sobral Cidade das Artes abre passagem, portanto, para uma verdadeira festa dos sentidos, feita de música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, fotografia, circo, arte urbana, literatura e gastronomia, tudo a um só tempo ocupando ruas e conectando espaços públicos referenciais, como o Teatro e a Praça São João, o Museu Dom José de Arte Sacra, a Ecoa, o Museu Madi e a Casa da Cultura, entre outros.
Chamada Pública para o projeto Sobral Cidade das Artes
Para compor parte da programação cultural, o Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública, por meio da qual mapeará e selecionará, mediante curadoria, projetos artísticos propostos por artistas, grupos artísticos, produtores culturais, agentes da cultura, brincantes e pesquisadores de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.
As inscrições estão abertas até 25 de setembro de 2016, através do site:www.cidadedasartes.org.br. Poderão ser inscritos projetos nas áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Artes Urbanas, Culturas Populares, Audiovisual, Circo, Literatura, Fotografia e Patrimônio Histórico.
A Chamada Pública também é uma convocatória para uma Exposição Fotográfica e Audiovisual coletiva. A exposição utilizará a técnica de projeção videomapping com edição e exibição das imagens em alta resolução nas instalações da ECOA, no Mudeu Madi, em muros, prédios públicos e monumentos históricos da cidade. A mostra de audiovisual, que também segue com inscrições abertas até o dia 25 de setembro, não tem caráter competitivo e visa reconhecer, incentivar e dar visibilidade à produção audiovisual local.
A Chamada Pública também é para a vivência do Trajetos de Criação, convocatória que se destina a artistas e grupos de artes cênicas de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 11 de setembro de 2016. O processo é on-line e realizado a partir de cadastro no Mapa Cultural do Ceará.
A convocatória vai selecionar artistas e grupos cênicos para participar de vivências com o Grupo Bagaceira (16 a 18 de setembro de 2016) e o Teatro Máquina (dias 29 e 30 de setembro de 2016), com o objetivo de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação. Nessa vivência, além de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação, os participantes estarão sujeitos a uma segunda seleção para integrar efetivamente o projeto.
Idealizado em parceira com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Trajetos de Criação tem a proposta de intercâmbio, de experimentação e de criação. O Teatro Máquina e o Grupo Bagaceira desenvolverão junto aos artistas e grupos selecionados uma ação, a um só tempo, artística e formativa, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, em Sobral.
Como se inscrever
Para inscrever-se na Chamada Pública do Sobral Cidade das Artes, o proponente deve primeiro criar um perfil pessoal ou coletivo no Mapa Cultural do Ceará, plataforma da Secult-CE, disponível no endereço eletrônico www.cidadedasartes.org.br. O cadastro é simples e habilitará o agente cultural a participar de projetos e editais futuros da Secult-CE, além de integrar uma rede social da cultura, facilitando o networking.
Depois de cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, o artista, grupo ou demais agentes da cultura poderão se inscrever na Chamada Pública do Sobral Cidade das Artes, disponível na mesma plataforma. Todas as três convocatórias (programação cultural, exposição fotográfica e vivência do Trajetos de Criação) obedecem a esse mesmo processo.
Para ajudar no cadastro e na inscrição, será ministrada uma oficina de utilização do Mapa Cultural, amanhã (oito), em Sobral, no CED (local sujeito a mudança). Outras duas sessões tira-dúvidas, transmitidas on-line pelo site www.cidadedasartes.org.br, nos dias 9 e 13 de setembro, das 20 às 21 horas, também vêm auxiliar os interessados.
Atenção!
Os inscritos passarão pelo crivo de uma curadoria especialmente criada para atender ao projeto Sobral Cidade das Artes. Os selecionados integrarão a programação artística que se se desenrola ao longo dos meses de outubro e novembro, em Sobral. Não haverá a divulgação do resultado dos selecionados para compor a Programação Cultural e nem para a Exposição Fotográfica. Os autores dos projetos selecionados serão comunicados internamente pela organização e os que não forem chamados continuarão com seus projetos inscritos no banco de dados para outras possíveis oportunidades. Já os selecionados para a vivência do Trajetos de Criação terão seus nomes divulgados no site oficial do projeto.
SERVIÇO
Lançamento do projeto Sobral Cidade das Artes: 22 de setembro de 2016.
Chamada Pública – Sobral Cidade das Artes
Inscrições para programação cultural: Até 25 de setembro de 2016.
Inscrições para exposição fotográfica e Audiovisual: Até 25 de setembro de 2016
Inscrições para vivência Trajetos de Criação: Até 11 de setembro de 2016
Sites para Inscrições: www.cidadedasartes.org.br
Dúvidas e sugestões: sobralcidadedasartes@gmail.com
Gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...