Pular para o conteúdo principal

Cine Ceará 2017 divulga júri de curtas

Cinco profissionais do audiovisual, sendo quatro brasileiros e um cubano, vão compor o júri da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 5 a 11 de agosto no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. São eles: Alessandra Bergamaschi (Brasil), André Parente (Brasil), Benito Amaro (Cuba), Osmar Gonçalves (Brasil) e Vera Zaverucha (Brasil).
Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. Estão na disputa 14 curtas de sete estados brasileiros.
O 27° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Enel e da OI, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Além disso, conta ainda com Apoio Cultural da Oi Futuro e Indaiá.

SERVIÇO

27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 5 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza. Gratuito.

Quem é quem no Júri da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem:


Fotos: Divulgação Cine Ceará
Alessandra Bergamaschi - Brasil

Realizadora e pesquisadora de cinema ítalo-brasileira, Alessandra Bergamaschi vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Comunicação pela Universidade de Bolonha, atualmente está cursando o programa de Doutorado em História da arte, PUC-Rio. Suas mostras individuais incluem: Visitas, Centro Cultural Hélio Oiticica (RJ, 2014); Cossyra, Skanes Konstforening (Malmö, 2013); Desenhos recentes, AutAut (RJ, 2012). Mostras coletivas: Interférences - Festival d’Arts Multimédia Urbains, CICV (Belfort, 2001); Retrospectiva da Semana dos Realizadores (CCBB, SP, 2013); Vertical World - approaching gravity (General Public, Berlim, 2012); Video, Skanes Konstforening (Malmö, 2013); Doc Lisboa International Film Festival (Lisboa, 2012); Semana dos Realizadores (RJ, 2012); É tudo verdade International Documentary Film Festival. É co-fundadora do projeto curatorial OLHO video art cinema, lançado em 2015.











André Parente – Brasil

André Parente é professor titular da UFRJ e teórico do cinema, arte contemporânea e novas mídias. Foi aluno do EAV do Parque Lage entre 1975 e 1978, tendo estudado com Alair Gomes, Sergio Santeiro e Celeida Tostes. Entre 1982 e 1987 fez seu doutorado sob a orientação de Gilles Deleuze na Universidade de Paris 8. Em 1991 funda o Núcleo de Cultura Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da UFRJ. Entre 1977 e 2017, realiza inúmeros vídeos, filmes e instalações - nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual - apresentados em exposições e festivais no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Espanha, Suécia, México, Portugal, Canadá, Argentina, Colômbia, China, entre outros). É autor dos livros: Imagem-máquina (1993), sobre o cinema do simulacro (1998), O virtual e o hipertextual (1999), Narrativa e modernidade (2000), Tramas da rede (2004), Cinema et narrativité (L’Harmattan, 2005), Preparações e tarefas (2007), Cinema em trânsito (2012), Cinemáticos (2013), Cinema/Deleuze (2013), Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira (2015), entre muitos outros. Ganhou prêmios como Rumos do Itaú Cultural (2002), Prêmio Oi Cultural (2010 e 2014), Prêmio Funarte de Artes Visuais (2013), Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2014), Residência Internacional do LABEX H2H-ARTS da Universidade de Paris 8 (2016). 



Benito Amaro – Cuba

Nacido em Cuba, Benito Amaro é um técnico de som direto internacionalmente conhecido, que também trabalha como sound designer e artista de foley. Foi sonidista em vários filmes premiados, incluindo o indicado ao Oscar "Morango e Chocolate", de Juan Carlos Tabío, bem como filmes exibidos no Festival de Cinema de Toronto, como "Madagascar", de Fernando Pérez e “Quiéreme y verás", de Daniel Díaz Torres. Tem experiência internacional na produção de filmes no Brasil, México, Peru, Colômbia, entre outros países da América Latina, trabalhando com diretores como Tomás Gutiérrez Alea (Morango e Chocolate), Wolney Oliveira (Sabor a Mí), Juan Padrón (Mafalda), Jorge Luis Sánchez (Un pedazo de mí), Fernando Pérez (Hello, Hemingway). Depois de trabalhar em mais de 300 filmes, Benito se estabeleceu no Canadá em 1996. Seus créditos canadenses incluem "Baby Face" (Jack Bloom), "Striking Poses" (Gail Harvey), entre outros. Entre 2005 e 2016 dirigiu, produziu e editou vários filmes, voltando depois ao trabalho de sound mixing, sua paixão. Em 2016 concluiu a primeira temporada da coprodução australiano-canadense, "Oh Yuck!" (Justin Schneider, Melanie Orr).



Osmar Gonçalves – Brasil

Osmar Gonçalves é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Weimar), financiada pelo DAAD/CAPES. Fez pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris 3), com bolsa CAPES. Pesquisador e fotógrafo, possui mestrado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor Adjunto IV do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É um dos coordenadores do Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (CNPQ), do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte, da Socine e editor da revista E-compós. Organizou os livros “Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea” (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, “Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões” (Casa das Musas, 2013).





Vera Zaverucha – Brasil

Por mais de 30 anos atuou na área pública, ocupando diversos cargos nas instituições responsáveis pelas políticas de financiamento ao setor cinematográfico, tais como: diretora da Ancine, secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual, e diretora da Fundação do Cinema Brasileiro. Em 2000, integrou a equipe da Casa Civil da Presidência da República responsável pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica, constituído para propor o novo modelo institucional para o setor, que culminou na criação da Agência Nacional do Cinema – Ancine. De 2002 a 2010, foi assessora-chefe da Presidência da Ancine e superintendente de Acompanhamento de Mercado, tendo proposto e coordenado a criação do OCA – Observatório do Cinema e do Audiovisual. Com dois livros lançados, “Lei do Audiovisual Passo-a-Passo” e “Desvendando a Ancine”, segue sua trajetória atuando como especialista na regulação audiovisual, consultora, professora e palestrante.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Ceará é bicampeão do Nordestão

O Ceará é bicampeão da Copa do Nordeste (Nordestão) 2015-2020. 

Na noite desta terça-feira (4), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, o Ceará ganhou do Bahia por um a zero, gol de Cléber (foto Felipe Santos), aos 15 minutos do segundo tempo. No placar agregado dos dois jogos finais deu Ceará 4x1 Bahia. 

O Ceará foi campeão do Nordestão 2020 de forma invicta com sete vitórias e cinco empates. Repete o feito de 2015, quando foi campeão invicto com sete vitórias e dois empates. E as finais de 2015 também foram com o Bahia. E a história se repetiu com duas vitórias alvinegras cearenses sobre os tricolores baianos.





#FutebolCearense#MaiordoNordeste#LampionsLeague#Campeão#Nordestão#VovôCampeãopic.twitter.com/6BbAP40hhz — FCF (@FCFutebol) August 5, 2020 CEARÁ
Fernando Prass.Samuel Xavier.Klaus.Luiz Otávio-amarelo.Bruno Pacheco (Alisson).William Oliveira.Fabinho.Fernando Sobral.Vina (Rafael Sóbis).Leandro Carvalho-amarelo (Mateus Gonçalves).Cléber (Bergson)Treinador Guto Ferreira.BAHIA
Anderson.Lucas F…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Ceará é bicampeão do Nordestão

O Ceará é bicampeão da Copa do Nordeste (Nordestão) 2015-2020. 

Na noite desta terça-feira (4), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, o Ceará ganhou do Bahia por um a zero, gol de Cléber (foto Felipe Santos), aos 15 minutos do segundo tempo. No placar agregado dos dois jogos finais deu Ceará 4x1 Bahia. 

O Ceará foi campeão do Nordestão 2020 de forma invicta com sete vitórias e cinco empates. Repete o feito de 2015, quando foi campeão invicto com sete vitórias e dois empates. E as finais de 2015 também foram com o Bahia. E a história se repetiu com duas vitórias alvinegras cearenses sobre os tricolores baianos.





#FutebolCearense#MaiordoNordeste#LampionsLeague#Campeão#Nordestão#VovôCampeãopic.twitter.com/6BbAP40hhz — FCF (@FCFutebol) August 5, 2020 CEARÁ
Fernando Prass.Samuel Xavier.Klaus.Luiz Otávio-amarelo.Bruno Pacheco (Alisson).William Oliveira.Fabinho.Fernando Sobral.Vina (Rafael Sóbis).Leandro Carvalho-amarelo (Mateus Gonçalves).Cléber (Bergson)Treinador Guto Ferreira.BAHIA
Anderson.Lucas F…