Pular para o conteúdo principal



No Cinema Dragão

A terceira edição do Cine Rebuceteio, cineclube mensal que exibe filmes brasileiros contemporâneos inéditos em Fortaleza, exibirá o longa-metragem “Um Homem Sentado no Corredor” (2017), dirigido por Felipe André Silva, representante da nova safra de cineastas pernambucanos. A sessão gratuita acontece dia 17 de julho, às 19 horas, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com o diretor.
Felipe André Silva se destaca pelo interesse em uma narrativa mais livre e experimental, uma abordagem pouco explorada pelo atual cinema produzido de Pernambuco. Conhecido por “Santa Monica”, seu primeiro longa, gravado completamente em um smartphone, Felipe retorna aos longas-metragens com um estudo sobre o lugar da performance e da interpretação em nossas vidas.
Pautado sob três principais linhas narrativas coexistentes, “Um Homem Sentado no Corredor” propõe uma reflexão sobre as relações sociais cotidianas como objetos de performance. Através do silêncio, dos olhares, dos espaços geográficos e dos espaços emocionais, o filme investiga quais seriam os limites entre o universo do ator, do palco, do set, e a sua vida além da arte.
“Depois de fazer 'Santa Monica', eu passei um tempo sem inspiração e fui procurar em outros lugares que não o cinema. Tentei música, fotografia, e quando voltei pro teatro, que era uma mídia que eu havia abandonado muitos anos antes, me surgiu essa ideia de escrever sobre como o relacionamento interpessoal é um espaço de criação e performatividade, como dialogar é criar um personagem”, afirma o diretor, “O grupo de teatro é uma síntese de um espaço onde essas questões de representação e criação se tornam uma coisa palpável, onde você é obrigado a entender como é ser outra pessoa”.
Rodado com orçamento muito abaixo do comum, o financiamento do longa foi conquistado por meio de uma campanha de doação pela internet. “O filme foi pensado para ser possível de se realizar sem verba, mas deixamos uma vaquinha aberta para receber possíveis contribuições. Ficamos até surpresos com o retorno, muita gente com quem eu não tinha tanto contato se interessou em colaborar. Acho que isso se deve um pouco à projeção que eu tinha conseguido com 'Santa Monica'”, continua o cineasta.
Para Marcelo Ikeda, curador e coordenador do Cine Rebuceteio, Felipe amplia a percepção ao dialogar com algumas experiências entre o teatro e a dança contemporâneos. “O trabalho de Felipe, que vem sendo aperfeiçoado a cada filme, reside em como, a partir de um modelo específico de produção (baixíssimo orçamento, produção de amigos, improviso de atores), é possível construir uma dramaturgia de personagens que mescle os diálogos (o som verbal), os movimentos do corpo, e também os silêncios. A conjunção desses três aspectos (voz, corpo e silêncio), mediante o plano longo e da câmerafixa, permite ao diretor compor uma forma de encenar as angústias de uma geração jovem”, afirma.
Na entrada da sessão, será distribuído um folheto com uma crítica escrita especialmente para a ocasião. As exibições do Cine Rebuceteio serão mensais, sempre na terceira segunda-feira do mês, entre maio e dezembro de 2017. O evento tem o incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará, como projeto contemplado no Edital de Cinema e Vídeo 2015.
Ficha Técnica
“Um Homem Sentado no Corredor”
(2017, Ficção, 72', Cor)
Sinopse: Tanta gente no mundo e nós aqui, quem diria.
Direção e Roteiro: Felipe André Silva
Produção: Alan Campos e Victor Laet
Elenco: Bruno Parmera, Danilo Ribeiro, Dayanne Barros, George Andrade, Clebia Sousa, Marília Souto e Pedro Toscano
Fotografia: Rafael de Almeida
Assistência de Fotografia: Lucas Parente e Cleiton Costa
Som Direto: Nicolau Domingues e Lucas Caminha
Assistência de Som: Thiago Guerra e Catharine Pimentel
Direção de Arte: Joana Claude Migeon
Montagem: Thaynam Lázaro
Assistência de Produção: Rodrigo S. Pereira
Sobre o Cine Rebuceteio
O Cine Rebuceteio foi assim nomeado como uma singela homenagem ao filme “OH! Rebuceteio”, realizado em 1984 pelo diretor Claudio Cunha. O filme ficou por muito tempo legado ao estigma de uma pornochanchada grosseira, mas, nos últimos anos, houve uma revisão crítica que alçou o nome de Claudio Cunha a um grande artesão do cinema brasileiro, com outros títulos, como “Snuff”, “Vítimas do Prazer” e “O Gosto do Pecado”. “OH! Rebuceteio” foi exibido com grande destaque no prestigioso Festival de Rotterdam, em 2012, dentro da retrospectiva do cinema brasileiro que ocorreu neste festival. Além do irresistível bom humor que o título aponta, a proposta do Cine Rebuceteio é apontar para o fato de que muitos filmes no cinema brasileiro não conseguiram reconhecimento crítico no momento de sua produção, mas uma fortuna crítica fez com que, décadas depois, esses filmes pudessem ser melhor avaliados e pudessem ser reconhecidos em suas propostas artísticas.
Serviço
Cine Rebuceteio - “Um Homem Sentado no Corredor”
Data: 17 de julho de 2017
Horário: 19 horas
Local: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Entrada gratuita.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...