Pular para o conteúdo principal



Bastidores do #DFB2018


O segundo dia de Dragão Fashion Brasil (DFB) Festival 2018  teve ritmo efervescente do maior encontro de moda autoral da América Latina que também passeia pelas áreas da formação, cultura, gastronomia, música e dança, reunindo um extensa programação que acontece, pelo quarto ano consecutivo, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza.

O idealizador do evento, Cláudio Silveira, destacou a importância da multidisciplinaridade do festival, que promove a união entre todos os setores da sociedade e da economia circular e criativa, abrindo espaço para as mais diversas formas de criação e expressão e, a cada ano, projetando ainda mais novos talentos.

Durante a noite, diretores do evento, Claudio Silveira e Helena Silveira, também foram prestigiados por nomes como Onélia Leite, primeira dama do estado; Kelly Whitehurst, presidente do Sinditêxtil; e Thyane Dantas, idealizadora do projeto New Faces, que revelou talentos descobertos em seletivas no interior do Ceará para estrearem como modelos nas passarelas do DFB Festival 2018.

Desfiles - Abrindo o segundo dia de desfiles, a Hand Lace, marca estreante no Festival, lançou na passarela do DFBeach Club, um olhar sobre a floresta, trazendo o espírito da flora e da fauna selvagem com peças desenvolvidas em handmade.

Logo em seguida, outra estreante, a paulistana minimalista D-Aura, apresentou a coleção Chemia, trazendo formas fluidas, drapeadas e plissadas que imprimiram o conceito do processo de transformação. Na mesma sala, o estilista André Sampaio marcou sua quarta passagem pelo DFB Festival trazendo uma reflexão sobre a velocidade do tempo, subvertendo códigos conhecidos a partir de uma alfaiataria esperta e adulta.

A dupla formada pelas marcas Elo.Collab e Fábio Caracas trouxe o conceito do upcycling e o debate sobre o empoderamento feminino para o centro das atenções.

Outra veterana, a notável estilista Gisela Franck apresentou um trabalho atemporal, marcado pela sutileza dos tecidos de fibras naturais, abrindo espaço para a reflexão sobre o consumo consciente.

Pelo segundo ano consecutivo, a renda renascença de Camila Arraes e sua grife Rendá ganhou todos os olhares, com um delicado trabalho inspirado nas riquezas naturais do Nordeste, traduzindo a valorização regional em peças leves e despojadas.

Unindo o design contemporâneo com a matéria prima experimental, Weider Silveiro privilegiou o artesanato em suas peças, apresentando coleções sazonais voltadas para o segmento da moda jovem feminina.

Fechando a segunda noite, o talentoso Iury Costa apresentou a coleção Astúcias, mostrou elementos de altíssima qualidade e requinte, traçando um paralelo entre o moderno e o regional.

Shows - No Palco Ceará Sobe o Som, subiram grandes nomes do cenário local e nacional, como Camila Marieta, As Bahias e a Cozinha Mineira e a banda Tome Batom Vermelho, animando o público com shows gratuitos e uma pluralidade de estilos. Já no Palco Moda, a cantora cearense Nayra Costa apresentou-se em pocket shows durante os intervalos entre os desfiles. Por último, o Palco Atlântico Sul contou com a apresentação da Banda Duetos.

DPM - Firmando mais um ano de uma parceria de sucesso, o DFB Festival e o Senac-CE realizaram o segundo dia de programação do Dragão Pensando Moda (DPM). Na pauta das palestras e oficinas do projeto, a temática do Universo Masculino foi o centro dos debates e reflexões. Os estilistas Mario Queiroz, David Lee, o designer Erico Gondim, a consultora de produtos educacionais do Senac, Eveline Costa, foram os palestrantes do segundo dia, trazendo diferentes abordagens sobre a moda masculina, no pavimento superior do Terminal Marítimo.

Confira a programação de hoje e amanhã do DFB Festival 2018

 DESFILES
Horário
11.MAIO - SEXTA
12.MAIO - SÁBADO
17:00
SALA DFBEACH CLUB
SALA DFBEACH CLUB
Bikiny Society
18:30
SALA BRANCA
SALA BRANCA
Concurso dos Novos 1
Concurso dos Novos 2
Faculdade Ateneu
UFC
Faculdade Santa Marcelina
UFPI
IFRN - Campus Caicó
Univ. Estácio de Sá
SENAC - SE
Univ. Estadual Santa Catarina
19:00
SALA NEGRA
SALA NEGRA
Ivanovick
+
Herculano Marques
Jonhson Cavalcante
+
Bruno Olly
19:30
SALA BRANCA
SALA BRANCA
Rebeca Sampaio
Ronaldo Silvestre
20:00
SALA NEGRA
SALA NEGRA
Kallil Nepomuceno
TANDEN
20:30
SALA BRANCA
SALA BRANCA
Jeferson Ribeiro
David Lee
21:00
SALA NEGRA
SALA NEGRA
Ivanildo Nunes
RIACHUELO

SHOWS

Sexta-feira 
11/05
Sábado
12/05
BANDA DUETOS 
(PALCO ATLÂNTICO SUL)
BANDA DUETOS 
(PALCO ATLÂNTICO SUL)
Nayra Costa 
(PALCO MODA)
A CONFIRMAR
Cia Vera Passos
Nigroover
Lançamento do Grupo
Cidade
DJ Mor
CIC
Karol Conka
DUX
Lazy Bear


ARENA DPM
11.05 – MODA,
 EMPREENDEDORISMO  E SUSTENTABILIDADE
12.05 – BELEZA E MODA 
13h30 - PALESTRA DANIELLE FERRAZ -  MODA SOB MEDIDA
14H30 - PALESTRA EMPREENDEDORISMO FLEE (CE)

14h30 - PALESTRA NEUSA NEVES (INGLATERRA) - MAQUIAGEM E STYLING, REPRESENTANTE DO LONDON COLLEGE OF FASHION 
15h30 - PALESTRA PATRICIA PONTALTI (RS) - 15H30 ESTILO É PARA SEMPRE / MODA NA REAL A JORNALISTA E CONSULTORA DE MODA FALA SOBRE O FENÔMENO DOS "PERENNIALS" E SOBRE ESTILO PESSOAL EM TODAS AS IDADES
16h - CONVERSA CRIATIVA: SUSTENTABILIDADE E COOPERAÇÃO ITIANA PASETTI (RS), GABI MAZEDA (SP) (REROUPA)
MEDIAÇÃO: EDUARDO MOTA
16h - CONVERSA CRIATIVA: NEUSA NEVES (INGLATERRA) - PATRÍCIA PONTALTI (RS)

17h – Fechamento da Oficina de Moda e Beleza: Gabi Mazeda (SP), (REROUPA), Aline Matias (SP e RS)
De 13h30 às 17h
Cursos :
*Ilustração de moda - Marcelo Belisário
*Analise de Cor - Luciana Ulrich
*Design Estrategico de moda - Phaedra Brasil
De 13h30 às 17h
Cursos :
*Ilustração de moda - Marcelo Belisário
*Analise de Cor - Luciana Ulrich
*Design Estrategico de moda - Phaedra Brasil
18h - Lançamento - Livro Sob Medida: Guia Prático de Moda para a Vida Real
19h - Desfile comunidade moda – herculano marques




Local: Sala Negra


Confira descrição de estilista/projeto:
Ivanovick – A coleção Alma Negra: Afrika Futurista + Sertão Popstar é inspirada na cultura negra africana e no sertão nordestino. A ideia é trazer a representação da roupa sob um olhar contemporâneo, no qual as peças carregam referências hipermodernas.
Herculano Marques - O designer traz a Rainbow Widow, inspirada em uma viagem pelo universo apaixonante do dadaísmo e também pelo colorido dos anos 80, extraindo elementos dos movimentos musicais, culturais e de outras manifestações artísticas.
Rebeca Sampaio – Na coleção intitulada Rosie, os shapes passam pelos vestidos bodycon com pegada mais bold e oitentista até os mais soltinhos e fluidos com babados e franzidos. A cartela de cores traz a mistura de candycolors com tons terrosos. O couro (marca registrada da estilista) ainda figura em grande parte da coleção, mas é seguido também de tecidos mais leves e fluidos e texturas mais rústicas, principalmente nos acessórios.
Kalil Nepomuceno – Há mais de 20 anos, o estilista está no mundo da moda e se conceitua por surpreender com o requinte e a ousadia dos vestidos de festa que elabora.
Jeferson Ribeiro – O designer vem se destacando como nome forte no cenário do womenswear, com sua moda cada apoiada na alfaiataria. Para romper os padrões ocidentais da feminilidade, Jeferson se inspirou na liberdade estética e nas gambiarras das festas de largo, populares nos anos 80 e 90, na Bahia, para construir a coleção.
Ivanildo Nunes – Em 2006, Ivanildo participou do Concurso “Novos Talentos do Dragão Fashion”, que resultou em um convite para expor sua coleção no espaço Inspiration da FENIT 2007. Ele se destaca no universo da moda por criar vestidos exclusivos e captar o desejo de cada cliente para elaborar a peça dos sonhos de cada uma.
Bikiny Society – A marca apresenta a coleção Aloha, termo mais usado nas ilhas do Hawaii, seja como saudação, seja como despedida. As peças são
inspiradas na natureza de ilha, com cores e tecidos que são reflexo desse lugar encantado.
Jonhson Cavalcante - A coleção tem como fonte de inspiração o Guerreiro Alagoano que é um auto natalino, trazendo personagens com trajes multicoloridos, inspirados na nobreza do século XX .
Bruno Olly – A luz que se revela nas raízes dos orixás traduz a beleza de Oxum na coleção do estilista Bruno Olly. A deusa do candomblé estampa seu axé no desenho de xilogravuras que destaca looks em tons terrosos, jeans pré-lavados, texturas, estamparia, bordados e aplicações.
Ronaldo Silvestre – Consagrado no sudeste, o estilista sempre é destaque nas passarelas do DFB. Ronaldo conta que seu trabalho hoje é uma forma de homenagear sua mãe, que era costureira e sustentou a família com a profissão.
Tanden - A coleção Colheita Grande é sobre a colheita pessoal das mulheres. Para dar forma e design as roupas, a equipe buscou se aprofundar nas camponesas. Desenvolvendo uma silhueta livre, com leveza e movimento.
David Lee – Revelado no DFB, o estilista cearense David Lee, campeão da edição 2017 do Prêmio Novos Talentos GQ+Reserva, investe na coleção “Avesso”, sobre a preciosidade dos sentimentos e das emoções. Um possível questionamento sobre o que realmente é importante na vida moderna.
Riachuelo - Na passarela, a Riachuelo traz a influência do militarismo com um mix de vestidos de tecidos fluidos e t-shirts com complementos pesados, como parkas, jaquetas de couro e tricôs. Os tons de verde e preto dominam e surgem renovados pelo mix com animal print. Para completar o look, os coturnos são a pedida perfeita.

Mais informações sobre o Dragão Pensando Moda
As relações entre sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, são o assunto de hoje, que reunirá palestras de Danielle Ferraz (Moda sob Medida) e Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE). Concluindo o dia, Conversa Criativa sobre Sustentabilidade e Cooperação, com Itiana Pasetti (Revoada - RS) e Gabriela Mazepa (Reroupa - SP).

Encerrando a série de Conversas Criativas do DPM, amanhã a partir de 14h30, abordará Beleza e Moda, com participação de Neusa Neves, professora de maquiagem e styling do London College of Fashion, seguida por palestra da jornalista e consultora de moda Patrícia Pontalti, abordando o fenômeno dos perennials e estilo pessoal em todas as idades. Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do Senac/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018

Além da programação das palestras e Conversas Criativas, o DPM realiza, pela primeira vez, o Projeto Senac Lab: duas Oficinas Criativas, abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

A experiência poderá ser acompanhada passo a passo pelo público, já que, durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paineis inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo.

As oficinas contarão também com participações especiais de Juliana Jabour, João Pimenta e todos os demais participantes das Conversas Criativas.

Na programação de cursos, o público conta com as seguintes opções:

• Coloração Pessoal, por Luciana Ulrich

• Design Estratégico na Moda, por Phaedra Brasil

Na área de acesso às salas de desfile, o publico poderá conferir o espaço Talentos Senac, que reúne designers e estilistas de todo o Nordeste, que irão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac é responsável, ainda, pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição.

Empreendedorismo, entretenimento e transmissão em tempo real

Além da programação de shows, desfiles, palestras e workshops, o público que for ao DFB Festival 2018 poderá conferir o espaço Empreendedores Criativos por Sebrae: com foco em moda, arte e design, a área de 1.200 metros quadrados reúne mais de 50 expositores e foi idealizada para proporcionar o diálogo direto entre criador e público, bem como facilitar o acesso a artigos originais, inovadores e autorais.

Para garantir a energia durante os 4 dias e noites de Evento, o DFB Festival 2018 convidou 6 restaurantes (Celeste, Frederico Jayme, O Banquete, Tomate Cereja, Suvaco de Cobra, Culinária da Van) comandados pelos mais renomados chefs do Ceará, que oferecem refeições assinadas a preços populares. Além das opções gastrônomicas, o público conta com um megabar Santa Gela, delimitando o frontstage do Palco Ceará Sobe o Som e mais 8 espaços gastronômicos (Açai Select, Bellucci, Pizzaria Two Brothers, Navona Expresso Tapiocaria, Villa da Pipa, Coxinha Cream, Weekend Burger, Konibaa).

E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

Transporte facilitado

Para facilitar o acesso ao evento, o DFB Festival disponibiliza alternativas de traslado gratuito para proporcionar ainda mais conforto a quem for ao Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Com saída do Shopping Iguatemi Fortaleza, 2 ônibus saem, diariamente, a partir das 15 horas, da parada do Top Bus, com rotas de hora em hora. O último retorno do Terminal ao Shopping será às 23 horas. É importante salientar que os carros que permanecerem estacionados no Shopping devem pagar o valor regular do estacionamento.

Quem optar por transporte público ou preferir estacionar o carro na Praça da Marinha, ao lado do Grande Moinho Cearense, serão disponibilizadas vans, também gratuitas, com saídas e retornos regulares até o Terminal, a partir das 15 e último retorno às 23 horas.

Serviço DFB Festival 2018 | 360º | Manifeste seu Poder
De 9 a 12 de maio
Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Programação sujeita à lotação do público
Programação musical, de desfiles e do DPM sujeita a alterações.

Serviços DFB Festival 2018:
Site: http://www.dfhouse.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DFHouse
Instagram: https://www.instagram.com/dfhouse
Youtube: http://www.youtube.com/dragaofashionhouse
Com informações da Assessoria de Imprensa do #DFB2018 e fotos de Davi Magalhães.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...