Pular para o conteúdo principal



Influenza mata 30 no Ceará em 2018



A gripe influenza matou de primeiro de janeiro a 11 de maio deste ano 30 pessoas no Ceará, sendo 13 em Fortaleza, quatro em Eusébio, duas em Solonópole e com uma morte 11 cidades: Caucaia, Aracati, Baturité, Crateús, Iracema, Jaguaruana, Maracanaú, Milhã, 
Paraipaba, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante.

Dados do Boletim Semanal Epidemiológico da Influenza da Secretaria de Saúde do Ceará reforçam a necessidade da vacinação contra gripe dos grupos populacionais prioritários.

Notadamente as crianças até quatro anos e os idosos a partir dos 60 anos foram os mais acometidos e os que mais tiveram óbitos registrados pela doença, ao mesmo tempo em que ainda apresentam os menores índices de cobertura vacinal.

Nenhum dos 30 óbitos por influenza registrados em 2018 tinha histórico de vacina. 

Hoje é o Dia D de Mobilização Nacional para vacinação contra influenza tem exatamente o objetivo de melhorar os índices de cobertura vacinal.

No Ceará, 2.388 postos fixos e 1.110 postos volantes de vacinação deverão funcionar em todo o Estado para garantir a imunização exclusivamente das pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará registra até a manhã de sexta-feira, dia 11, conforme dados do site da campanha (http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/inicio.jsf), cobertura vacinal de 41% dos grupos prioritários no Ceará.

O grupo com maior cobertura é formado pelos trabalhadores da saúde, com índice de 69,42%, seguido da população indígena (49,44%), puérperas (49,01%), professores (46,82%), gestantes (38,94%), idosos (37,42%) e crianças (32,21%). 

Foram 756.217 doses aplicadas nos grupos prioritários, mais 1.586 doses em população privada de liberdade, 3.475 em funcionários do sistema prisional e 135.706 em grupos com comorbidades, totalizando 896.984 doses aplicadas.

Em todo o Estado, deverão se vacinar até primeiro de junho, 2.286.637 de pessoas.

Para alcançar a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários que contam para a cobertura vacinal, deverão se vacinar 90% da população de 1.903.955 pessoas dos grupos prioritários – 572.271 crianças, 159.438 trabalhadores da saúde, 94.584 gestantes, 15.550 puérperas, 25.977 indígenas, 924.727 idosos, 111.408 professores.

O Ceará recebeu e iniciou na sexta-feira (11), o sexto repasse de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde, com 372.620 doses, ou 16% do total previsto.

Nos repasses anteriores, o Estado recebeu e já enviou aos municípios 1.590.460 doses da vacina, 68% do total. O Ministério da Saúde programou sete repasses de doses da vacina a todos os estados até 25 de maio.

No Ceará, foram notificados 571 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até nove de maio.

Dentre estes, 32,0% (183/571) foram causados pelo vírus influenza, 23,9% (137/571) SRAG não especificada, 2,8% (16/571) por outros vírus/agentes etiológicos e 41,1% (235/571) dos casos de SRAG encontra-se em investigação.


Em 2018, foram registrados 68 óbitos por SRAG. Destes 44,1% (30/68)
foram por influenza. Destes, 90% (27/30) foram causados por influenza A (H1N1), 3,3%
(1/30) por influenza A não subtipado e 6,6% (2/30) por influenza B, 56,8% ocorreram em
pacientes do sexo feminino e 43,2% no sexo masculino.

As faixas etárias mais acometidas foram de 1 a 4 anos e 60 anos e mais (mediana 48 anos), com 20,0% e 26,7% dos óbitos, respectivamente.

Os pacientes que evoluíram para óbito eram residentes dos municípios de:

Fortaleza (13)

Eusébio (4)

Solonópole (2)

Aracati (1)

Baturité (1)

Caucaia (1)

Crateús (1)

Iracema (1)

Jaguaruana (1)

Maracanaú (1)

Milhã (1)

Paraipaba (1)

Pentecoste (1)

São Gonçalo do Amarante (1)

Nenhum dos óbitos tinha histórico de vacina e 56,7% apresentavam fatores de risco.
Quanto ao tratamento com Tamiflu®, 73,3% (22/30) iniciaram o tratamento, porém
apenas 27,2% (6/22) foram iniciados em tempo oportuno. Dentre os óbitos, 76,6%
(23/30) apresentavam um ou mais fatores de risco relacionados com SRAG.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...