Pular para o conteúdo principal



“Che" e episódio 1 de Cine Holliúdy serão exibidos no Cine Ceará


“Che, memórias de um ano secreto”, de Margarita Hernández

Quatro longas-metragens e pré-estreia do episódio 1 de uma nova série para TV vão ter Exibições Especiais no 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema que acontece de 04 a 11 de agosto em Fortaleza. Dentre os longas, três deles são documentários: a produção cearense “Che, memórias de um ano secreto”, de Margarita Hernández; “Muitos filhos, um macaco e um castelo” do espanhol Gustavo Salmerón; e “Panamá al Brown, quando o punho se abre”, do panamenho Carlos Aguilar Navarro. O outro longa é a ficção brasileira “Sol Alegria”, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, que será exibido na Sessão da Crítica, organizada pela Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

Além dos longas, a programação de Exibições Especiais do Cine Ceará contará com a exibição inédita do primeiro episódio da série “Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios”, de Halder Gomes e Patrícia Pedrosa, que será lançada pela TV Globo, ainda sem previsão de estreia.

OS LONGAS
Che, memórias de um ano secretoMargarita Hernández. Documentário. 73 min. Brasil. 2018

Em dezembro de 1965, no auge da Guerra Fria, o comandante Ernesto Che Guevara desaparece misteriosamente do cenário público mundial. Com identidade falsa e o rosto transformado, o revolucionário argentino burla a vigilância da CIA e a curiosidade da KGB. Esconde-se em Dar es Salaam, na Tanzânia, e posteriormente em Praga, aguardando que o serviço de inteligência cubano prepare seu próximo destino. Três ex-agentes secretos que o acompanharam nesse trajeto revelam pela primeira vez os detalhes da operação.

“Che, memórias de um ano secreto” é o primeiro longa da cineasta Margarita Hernández, que assina roteiro e direção. Produção cearense, numa coprodução Brasil/França, o documentário foi exibido pela primeira vez em abril no Festival É tudo Verdade, no Rio de Janeiro e São Paulo, tendo sido a única produção nacional a integrar as competições brasileira e latino-americana. Foram oito anos de pesquisa, produção e filmagens, passando por Cuba, Brasil, Argentina, Bolívia e República Tcheca. No Cine Ceará o documentário será exibido no dia 8, após os filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, que começa às 19h, no Cineteatro São Luiz.

Muitos filhos, um macaco e um castelo
Muitos filhos, um macaco e um casteloGustavo Salmerón. Documentário. 88 min. Espanha. 2017.

“Muitos filhos, um macaco e um castelo” (Muchos hijos, un mono y un castillo) é o mais recente trabalho do espanhol Gustavo Salmerón. Lançado em 2017, o filme foi vencedor do Prêmio Goya de Melhor Documentário, um dos mais importantes prêmios do cinema internacional, e foi premiado também no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, da República Checa, entre outros. No 28º Cine Ceará a exibição será no dia 10, às 17h, no Cinema do Dragão.

No documentário, Salmerón, que é ator, se coloca por trás da câmera para capturar as fascinantes excentricidades da sua extraordinária mãe, Julita, que realizou três sonhos: criar muitos filhos, ter um macaco e morar num castelo. Além de apresentar o filme, ele vem ao festival para compor júri da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
Paraná al Brown
Panamá al Brown, quando o punho se abreCarlos Aguilar Navarro. Documentário. 62 min. Panamá. 2017.

“Panamá al Brown, quando o punho se abre” (Panamá al Brown, cuando el puño abre) terá sua primeira exibição no Brasil durante o Cine Ceará, no dia 10, às 15h, no Cinema do Dragão. O documentário de Carlos Aguilar Navarro apresenta a história de um desafio. A história de um homem capaz de pôr seus adversários de joelhos. Um gênio que nasceu e morreu na pobreza. Alfonso Teofilo Brown, nascido em Colón em 1902, foi o primeiro ibero-americano a ser consagrado campeão mundial de boxe, título conquistado em 1929. Conhecido por todos como Panamá, de certa forma ele era a América Latina inteira.
Sol Alegria
Sol AlegriaTavinho Teixeira e Mariah Teixeira. Ficção. 90'. Cor. Brasil. 2018. 16 anos

Após a exibição concorrida de “Corpo Elétrico” no Cine Ceará em 2017, a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) continua assinando a Sessão da Crítica no festival, que é um momento de assistir e conversar sobre filmes que provocam a plateia. “Convidamos 'Sol Alegria' após estrear mundialmente no Festival de Rotterdam, um dos mais importantes do mundo, para a segunda exibição no Brasil durante o Cine Ceará. Tavinho e Mariah Teixeira realizam uma ficção científica que dialoga com temas em evidência nos dias de hoje e acreditamos que será um momento bastante rico para falar sobre cinema brasileiro contemporâneo", afirma Diego Benevides, presidente da Aceccine. No festival, a exibição será no dia 5 às 15h, no Cinema do Dragão.

Cine Holliúdy
Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafiosHalder Gomes e Patrícia Pedrosa. Ficção. 32’. Cor. Brasil. 2018

Pense num cabra que não desiste fácil do que quer, que pode se estropiar todo e ainda se levantar com um sorriso no rosto e um bocado de ideia mirabolante. O nome dele é Francisgleydisson e seu sobrenome é Cine Holliúdy. Ou quase isso. Essa é a história de um “cinemista” dos bons, que mantém seu cinema, a única atração cultural de Pitombas, com muito orgulho e dedicação. “Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios” é a nova série da TV Globo ainda sem previsão de estreia. É inspirada no filme do cineasta cearense Halder Gomes, que divide a direção com Patrícia Pedrosa. A exibição será no dia 11, no Cineteatro São Luiz, após a premiação e solenidade de encerramento, programação com início às 19h30.

SERVIÇO
28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 4 a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail:contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465. Grátis.


Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...