Pular para o conteúdo principal

Visão Mundial promove Encontro Latino-Americano Jovem

A violência no Brasil tem atingido milhares de jovens diariamente.

Mais de 50% das mortes de jovens é causada por homicídios, especialmente contra jovens negros, pobres e moradores de periferias.

O balanço do IPEA revela que aos 21 anos, as chances de jovens pretos e pardos - que representam a maior parte da população pobre no Brasil - morrerem por homicídios são 147% maiores que jovens de outros grupos étnicos.


Com objetivo de promover a troca de experiências de movimentos de adolescentes e jovens do Brasil e da América Latina no combate às violências contra as juventudes, a Visão Mundial, por meio do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), promove o Encontro Latino-Americano até esta sexta-feira (31) com diversa programação sobre o tema. O evento é aberto ao público e acontece no Hotel Uirapuru (Avenida Alberto Craveiro, 2222, em Fortaleza).

Atualmente os jovens representam mais de 30% da população brasileira. Esse número não significa apenas um peso quantitativo, porém, a juventude representa um agente potencial de mudanças sociopolíticas. Por outro lado, a juventude encara o desafio de viver as desigualdades sociais. 

O coordenador de juventude da Visão Mundial, Edgleison Rodrigues fala sobre a importância do evento na articulação de estratégias. "Precisamos investir nas politicas publicas, pautando o investimento na segurança pública a partir da perspectiva da comunidade, na educação, na cultura. Isso é feito com a articulação de todas as redes de proteção. Essa ação tem que ser coletiva e atingir todas as pessoas que são impactadas com a violência", afirma.

O evento vai reunir os grupos do MJPOP que, atualmente, realizam trabalhos de articulação em nove do Brasil (Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) mais o Distrito Federal e engloba cerca de 600 adolescentes e jovens em 38 grupos na aplicação de metodologias MJPOP que têm prioridade estratégica o monitoramento da qualidade da educação pública, o fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente e a redução da mortalidade das juventudes.

O encontro objetiva a formação de jovens multiplicadores no tema da segurança pública e justiça, além de formar, coletivamente, um plano de ação para incidência no tema da segurança pública no Brasil e na América Latina. "Teremos a oportunidade de pautar, a nível nacional, os dados da mortalidade da juventude a fim de unir forças pra criar essas estratégias. Os jovens são a principal vitima da violência, eles sentem na pele a vontade de lutar para parar de perder seus familiares e amigos", afirma Reginaldo Silva, coordenador do Projeto Eu Sinto Na Pele da Visão Mundial.

O Eu Sinto Na Pele foi lançado ano passado trabalhar com a estratégia de mobilização e sensibilização dos cidadãos e do poder público para alcançar uma incidência efetiva nas políticas públicas. "Queremos motivar os jovens e dar subsídios com conhecimento, formação e métodos para incentivar a participação popular", afirma Reginaldo. Até o momento, o projeto já alcançou mais de mil jovens em escolas publicas e em comunidades nos estados de Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Bahia e Brasília durante os meses de janeiro a julho deste ano por meio de oficinas, pesquisas e incidência politica.

A articuladora regional de juventude da Visão Mundial, Tatiane dos Anjos, fala sobre a necessidade da presença das mulheres na política como uma estratégia de diminuir a violência. "Enquanto mulher negra da periferia, eu luto para estar à frente dos espaços de poder e mostrar para juventude que ela tem direitos e que isso tem que ser garantido, pois aos índices de feminicídio só aumentam e o poder publico precisa garantir mais públicas pra nós, mulheres. Por isso, o reconhecimento da Visão Mundial no trabalho da juventude é tão importante", conta Tatiane.

A abertura do evento contou com a presença dos presidentes das comissões de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Fortaleza (vereadora Larissa Gaspar) e Assembleia Legislativa do Ceará (deputada Raquel Marques). 

Na abertura foi lançado o documentário "Nossos Mortos Têm Voz". O filme foi realizado com parceria entre a Quiprocó Filmes, o Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, o Fórum Grita Baixada e a Misereor. O documentário mostra o depoimento de mães e familiares de vítimas da violência de Estado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

A programação começa às 8h30 e segue até às 17 horas com rodas de debate sobre os seguintes temas: Os desafios da Segurança Pública no Brasil, ministrado pelo professor Luiz Fábio da Silva Paiva, Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará; A Violência Contra as Juventudes na América Latina e no Brasil, com participação de Patrícia Horna, assessora de advocacia da Visão Mundial Latinoamericana, Marcelo Leite, Educador Social e Secretário da Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos da América Latina e Patrício Cuervas, assessor sênio de Políticas, Participação Infantil e Direitos da Visão Mundial Internacional. À tarde haverá grupos de trabalho que farão apresentações sobre racismo, violência estrutural, desigualdades, feminicídio e violência contra a mulher, encarceramento em massas e índices de homicídios na adolescência.

Nesta quinta-feira (30) houve apresentações culturais e rodas de debate com o tema: "A participação Social na Prevenção e Redução de Homicídios, ministrado por Edna Jatobá (GAJOP), Alessandra Féliz (Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará), Ivenio Hermes Junior (OBVIO – Observatório da Violência Letal Intencional no Rio Grande do Norte). Na parte da tarde, haverá mais grupos de trabalho.

Nesta sexta (31) haverá duas mesas com o tema: "Pensando novos modelos de Segurança Pública a partir de Perspectivas Comunitárias, com Caio Feitosa, das 9h15 as 10h15 e Experiências Institucionais e Comunitárias de Enfrentamento a Violência, com mediação da assessora de proteção da Visão Mundial, Karina Lira e participação de Renato Roseno (Assembléia Legislativa), Melissa Lima (Núcleo Atitude Jovem), Bruno Langeani (Instituto Sou da Paz).

Sobre o MJPOP - O Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) é um movimento da Visão Mundial composto por adolescentes e jovens que são instigados a olhar para suas realidades, levantar os problemas e junto com os atores comunitários pensam em soluções. Hoje o movimento acompanha as políticas de educação, proteção infantil e pela redução dos índices de vulnerabilidade da juventude negra.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em