Pular para o conteúdo principal



Exposição 'Cante Lá, que Eu Canto Cá' inaugura Espaço Cegás de Cultura nesta segunda

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) inaugura nesta segunda-feira (19), às cinco da tarde, o Espaço Cegás de Cultura e lança o edital do Programa Cegás de Responsabilidade Social 2018, que selecionará projetos para as áreas de Cultura, Social, Saúde e Esporte com base nas leis federais de incentivo.


O equipamento conta com um auditório de 150 lugares, área para exposições, uma sala para treinamento e funcionará no andar térreo da sede da empresa (Avenida Washington Soares, 6475), próximo da Casa José de Alencar, em Messejana.

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, diz que o Espaço Cegás de Cultura nasceu dentro de uma estratégia que visa aproximar a empresa de seus clientes e torná-la mais conhecida na sociedade cearense.

Além disso, uma das missões da Cegás é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Ceará. Neste sentido, o apoio à cultura e a projetos sociais é estratégico”, destaca Figueirêdo.

Na programação de inauguração, estão previstos um coquetel para convidados e a abertura da Exposição 'Cante lá, que eu canto cá', que será aberta ao público diariamente, de segunda a sexta, das 13 às 17 horas, até 28 de fevereiro de 2019.

Com curadoria de Carlos Macedo, responsável pela Pinacoteca do Ceará, a exposição de abertura é uma referência direta a um poema de Patativa do Assaré e reúne uma mostra de obras de clássicos das artes plásticas cearenses, pertencentes ao acervo da Secretaria de Cultura do Ceará.

Dentre eles, destacam-se Raimundo Cela, Aldemir Martins, Chico da Silva, Altair, Bosco Lisboa, Antunys, J. Fernandes, Afonso Lopes, Mateus, Cairo, Sol, Ciça e Manoel Graciano.

As obras destes autores têm estreita ligação com a iconografia inaugurada por Raimundo Cela, e ainda, com os nossos hábitos e paisagens. A vendedora de pote, o interior da casa sertaneja, a marinha, o galo, o pescador fazendo um samburá, os insetos, tudo, tudo nos remete ao que temos como origem”, diz Macedo.

Segundo Macedo, o espírito da exposição busca “ainda o interior de nós mesmos, bem como ao de nós outros. Assim, o contraponto originalmente dicotômico do “Cante lá, que eu canto cá” assume uma pluralidade que foge ao cálculo e resulta nas mais diferentes formas de cantar a mesma canção, a canção de ser sertanejo-cearense, com a inabalável vocação para ser universal”.

A gestão do Espaço Cegás de Cultura será de responsabilidade da Assessoria de Comunicação e Marketing da empresa, que é gerenciada pelo jornalista Paulo Mota. Com experiência na implantação de centros culturais e editais no Banco do Nordeste, Mota diz que o equipamento será um espaço para a difusão da produção cultural cearense e uma alternativa de lazer para uma região densamente habitada de Fortaleza.

Com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará, estamos fechando parcerias com o Cine São Luiz e com o Instituto Dragão do Mar para realizar ações nas áreas do audiovisual e da formação de mão de obra cultural. A ideia é funcionarmos também como um cine clube”, disse Mota.

Programa CEGÁS de Responsabilidade Social - A escolha dos projetos a serem patrocinados pelo Programa Cegás de Responsabilidade Social se dará em forma de seleção pública e foi criado pela Cegás com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas desta terça (20 de novembro) a quarta (cinco de dezembro), diretamente no site da Cegás: www.cegas.com.br.


A divulgação dos resultados está prevista para primeiro de fevereiro de 2019.

Os projetos passarão pela análise de uma comissão constituída pela Cegás, além de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista
.

A seleção final será baseada na qualidade técnica do projeto, atendimento aos interesses da comunidade, viabilidade financeira e condições de sustentabilidade do projeto, além da potencialidade de consolidação da imagem da Cegás.

Poderão ser inscritos no Programa Cegás de Responsabilidade Social projetos aprovados por leis de incentivo como a Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

Serão selecionados projetos que levem cultura e esporte ao maior número possível de comunidades e escolas públicas nos municípios do Estado do Ceará, priorizando onde a Cegás estiver com sua rede de distribuição e os projetos que possam ser abrigados no Espaço Cegás de Cultura, em Fortaleza, bem como aqueles que se realizarem no período de 11 de fevereiro a 31 de dezembro de 2019.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação e Marketing da Cegás.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fala João Pedro Castro

 

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre jornalista Marco Valli

Morreu hoje (4/setembro/2026), aos 75 anos, o jornalista de Turismo, Marco Antônio Valli. Gaúcho de nascimento, Valli trabalhou na TV Diário de Fortaleza por 17 anos apresentando o Diário Turismo, que correu 45 paises. Estava morando em Paracuru-Ceará. A Prefeitura de Paracuru publicou uma nota oficial de pesar lamentando o falecimento do jornalista Marco Antônio Valli. Na publicação divulgada nas Redes Sociais da Prefeitura de Paracuru , a gestão municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A administração municipal destacou em sua nota oficial o pesar pela perda do jornalista, prestando solidariedade aos familiares e amigos, e ressaltando a importância de manter viva a memória e a trajetória de sua caminhada. O texto completo da manifestação de pesar pode ser consultado diretamente na publicação oficial da prefeitura. Marcellus Rocha -Morre o apresentador Marco Valli. Soubemos há pouco sobre a morte do ex- apresentador do Diário Turismo, Marcos V...

Postagens mais visitadas deste blog

Fala João Pedro Castro

 

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre jornalista Marco Valli

Morreu hoje (4/setembro/2026), aos 75 anos, o jornalista de Turismo, Marco Antônio Valli. Gaúcho de nascimento, Valli trabalhou na TV Diário de Fortaleza por 17 anos apresentando o Diário Turismo, que correu 45 paises. Estava morando em Paracuru-Ceará. A Prefeitura de Paracuru publicou uma nota oficial de pesar lamentando o falecimento do jornalista Marco Antônio Valli. Na publicação divulgada nas Redes Sociais da Prefeitura de Paracuru , a gestão municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A administração municipal destacou em sua nota oficial o pesar pela perda do jornalista, prestando solidariedade aos familiares e amigos, e ressaltando a importância de manter viva a memória e a trajetória de sua caminhada. O texto completo da manifestação de pesar pode ser consultado diretamente na publicação oficial da prefeitura. Marcellus Rocha -Morre o apresentador Marco Valli. Soubemos há pouco sobre a morte do ex- apresentador do Diário Turismo, Marcos V...