Pular para o conteúdo principal



Começa o Ironman Fortaleza 2019

O Ironman 70.3 chega novamente a Fortaleza. A prova na capital cearense será realizada no domingo (9), no Aterro da Praia de Iracema, e reunirá triatletas amadores de várias modalidades. Representantes de nove países participarão da prova: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Paraguai, Canadá e México. 


Após ser realizada em Florianópolis (SC), a prova retorna a capital cearense. Será o terceiro desafio da série de eventos em 2019. Os atletas enfrentarão nesta sexta edição da prova no Ceará as distâncias de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Será uma das classificatórias para a final do Mundial IRONMAN 70.3 2019, marcado para a cidade francesa de Nice, e distribuirá 40 vagas entre os amadores.

No ano passado a prova teve repeteco de vencedores. José Belarmino e Claudia Dumont, vencedores em 2017, repetiram o bom desempenho e garantiram, mais uma vez o local mais alto do pódio. Belarmino, que chegou à terceira vitória na prova, completou com o tempo de 4h07min28seg. Claudia, por sua vez, chegou ao bicampeonato com o tempo de 4h44min54seg.

IRONKIDS - Desde 2017, a etapa conta também com o IRONKIDS, uma prova para crianças de 2 a 12 anos que tem como foco motivar a prática esportiva na garotada e ainda proporcionar uma programação mais atraente para as famílias que acompanham a prova. As inscrições estão abertas no site da prova e o evento para as crianças está marcado para sábado (8), às 8 horas, na Praia de Iracema.


Programação

Arena do evento: Praia de Iracema Beach, Aterro da Praia de Iracema.

Avenida Historiador Raimundo Girão, 800 - Praia de Iracema
Quinta (6) - Praia de Iracema
14 - 20 horas - EXPO IRONMAN® - Praia de Iracema
14 - 18 horas - Entrega de Kit - Expo
Sexta (7) - Praia de Iracema
9 - 20 horas - EXPO IRONMAN® - Praia de Iracema
9 - 18 horas - Entrega de Kits - Expo
10 horas - Congresso Técnico Online
Português/Inglês Youtube-Unlimited Sports Brasil
16 - 17 horas - Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova - SAC (Expo)
Assistir ao Congresso Técnico no canal da Unlimited Sports no Youtube é obrigatório.
Sábado (8) - Praia de Iracema
8 horas - IRONKIDS - Praia de Iracema
8h30 - 20h - EXPO IRONMAN® - Praia de Iracema
9h - 12h - Entrega de Kits - Expo
10h - 11h - Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova - SAC (Expo)
11h - Congresso Técnico - Inglês Transição (Praia de Iracema)
14h - 18h - Bike Check-in Transição (Praia de Iracema)
Domingo (9) - Praia de Iracema
7h - 18:30 EXPO IRONMAN® Praia de Iracema
4h -05:40 Acesso dos Atletas à Área de Transição Transição (Praia de Iracema)
6h - 06:14
6h - M 25-29 / M 30-34 (azul)
6h07 - M 45+ (rosa)
6h14 - M 35-39 (amarelo)
6h21 - M18-24 / M 40-44 (verde)
6h14 - Mulheres e Revezamento (vermelho) Praia de Iracema
11h30 Premiação - Top 3 - Chegada (Praia de Iracema)
11h30 - 14h30 - Bike Check-Out - Praia de Iracema
11h30 - 14h30 - Achados e Perdidos - Transição (Praia de Iracema)
18h30 - Premiação Faixa Etária - Praia de Iracema
19h30 - Distribuição de Vagas IRONMAN 70.3 World Championship 2019 - Praia de Iracema
19 horas - Festa Oficial - a confirmar.


Pelo sexto ano consecutivo, Fortaleza participa do Circuito IRONMAN Brasil, um dos maiores eventos esportivos e turísticos da capital cearense. A prova acontece no domingo (9), a partir das 6 horas, com largada do Aterro da Praia de Iracema.

E na manhã dessa quinta-feira (6) foi realizada uma coletiva para explicar todas as adequações que a capital cearense terá para receber a prova. Nesta edição, o evento contará a participação de 750 inscritos, de 9 nacionalidades diferentes, 25 estados da federação e 135 cidades brasileiras. Um impacto de R$ 9 milhões na economia local, atraindo quase 4 mil turistas, entre competidores e acompanhantes.

O circuito de Fortaleza consiste de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. Desde 2018, a prova sofreu alteração no local de largada, passando a acontecer no Aterro da Praia de Iracema, possibilitando uma maior integração da competição à capital e ao público.

A etapa na capital cearense, anteriormente realizada em novembro, passa a partir deste ano ser disputada em junho, sendo a terceira do circuito nacional, após duas etapas em Florianópolis. A prova recebe o apoio da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.

IronKids - Desde 2017, o IRONMAN Fortaleza conta também com o Ironkids, uma prova para crianças de 2 a 12 anos que tem como foco estimular a prática esportiva na garotada. As inscrições estão quase esgotadas e já não podem ser feitas online, apenas diretamente no stand da feira Expo. O evento para as crianças está marcado para sábado (8), às 8 horas.

Percurso IRONMAN - A natação será na Praia de Iracema, entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. A transição para a bicicleta será no próprio Aterro da Praia de Iracema. O ciclismo também seguirá o mesmo de 2018, com uma volta de 90 km pela CE-085. A corrida, por sua vez, será realizada em três voltas de 7 km pela Avenida Beira Mar, na Praia de Iracema.

Trânsito - A operação de trânsito terá início às 13 horas de sábado (8) com a coibição de estacionamento na Rua Adolfo Caminha entre as avenidas Alberto Nepomuceno e Leste-Oeste. A partir das 23 horas do mesmo dia também será proibido estacionar ao longo da Av. Pessoa Anta e na Av. Beira-Mar, no trecho próximo ao Mercado dos Peixes e ainda entre as ruas Júlio Ibiapina e José Napoleão.

No dia da competição, às 5h30 do domingo (9), a Av. Leste-Oeste ficará interditada provisoriamente a partir da Rua Jacinto Matos, no sentido Centro-Caucaia, para viabilizar a prova de ciclismo. Em virtude do bloqueio, o condutor que estiver trafegando na Av. Leste-Oeste em direção à Ponte da Barra do Ceará deve dobrar à esquerda na Rua Jacinto Matos, à direita na Av. Francisco Sá, à direita novamente na Av. Radialista José Lima Verde, pegar a alça do viaduto que dá acesso a Av. Leste-Oeste, chegando assim à Av. Ulisses Guimarães.

Enquanto durar a competição, o motorista que circular pela Av. Leste-Oeste deve ficar atento, pois no trecho que vai desde a Rua Jacinto Matos até a Ponte da Barra do Ceará não será possível realizar retornos ou cruzar a via. Não haverá, entretanto, impacto no sentido contrário (Caucaia/Centro). As demais interdições serão realizadas na Rua Gal. Sampaio com R. Dr. João Moreira e Rua Gal. Sampaio com Rua Sen. Jaguaribe. Portanto, quem estiver na área do Centro e queira acessar a Av. Leste-Oeste deve utilizar a Av. Dom Manuel.

Como parte do esquema de tráfego, serão realizados outros dois bloqueios fixos: um na Av. Historiador Raimundo Girão com Ildefonso Albano e outro na Av. Historiador Raimundo Girão com Rui Barbosa. Não está previsto bloqueio na Av. Beira-Mar, pois os competidores devem correr na ciclofaixa. Orientadores de tráfego darão apoio no controle do trânsito. A previsão é que os bloqueios se iniciem às 5h30 e terminem às 15h30 do domingo.

Transporte coletivo - Com o objetivo de minimizar os impactos na operação do transporte coletivo, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar a operação de onze linhas de ônibus no próximo domingo (09/06),entre 5h e 15h30.

Dentre as alterações, destaca-se a mudança de pontos de parada e desvios nas linhas, que devem modificar os seus itinerários ao longo do percurso da prova, prioritariamente pela Av. Francisco Sá e Av. Presidente Castelo Branco, conforme orientação dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Os pontos de parada serão desativados no aterro da Praia de Iracema, bem como aqueles localizados entre as avenidas Almirante Barroso e Pessoa Anta para as linhas que operam nas referidas avenidas. As linhas afetadas são: 051- Grande Circular I, 070- Cuca Barra/ Parangaba, 101- Beira Rio, 102- Vila Sto Ant/ Nsa Sra Graças, 106- Floresta/ Centro, 110- Vila do Mar/ Centro, 130- Vila do Mar/ Náutico/ Antônio Bezerra II, 132- Av. Leste Oeste/ Centro, 706- Barra do Ceará/ Antônio Bezerra (STPC), 711- Barra do Ceará/ Cais do Porto e 754- Granja Lisboa/ Goiabeiras (STPC).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Ceará sofre a 5ª derrota na Série B

  O Ceará-CE sofreu, na noite deste sábado (20/junho) a 5ª derrota em 14 rodadas da Série B do Brasileirão 2026. O Ceará perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza (foto Igor de Castro).

Edital do BNB e BNDES de R$ 60 milhões para recuperar áreas degradadas da Caatinga

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançaram nesta quarta-feira (10/junho/2026), o Edital Recaatingar, chamada pública de R$ 60 milhões voltada à recuperação socioprodutiva de terras degradadas na Caatinga. O lançamento foi feito no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e do presidente do BNB, Paulo Câmara (foto Gabriel Andrade). O lançamento ocorre em um momento de avanço dos riscos de desertificação no Semiárido e de fortalecimento das políticas públicas voltadas à recuperação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. O edital está alinhado ao lançamento do Programa Recaatingar, do MMA, e vai apoiar projetos que combinem restauração ambiental, produção sustentável, conservação da água, segurança alimentar, geração de renda e adaptação às mudanças climáticas. - O BNDES está ampl...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Ceará sofre a 5ª derrota na Série B

  O Ceará-CE sofreu, na noite deste sábado (20/junho) a 5ª derrota em 14 rodadas da Série B do Brasileirão 2026. O Ceará perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza (foto Igor de Castro).

Edital do BNB e BNDES de R$ 60 milhões para recuperar áreas degradadas da Caatinga

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançaram nesta quarta-feira (10/junho/2026), o Edital Recaatingar, chamada pública de R$ 60 milhões voltada à recuperação socioprodutiva de terras degradadas na Caatinga. O lançamento foi feito no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e do presidente do BNB, Paulo Câmara (foto Gabriel Andrade). O lançamento ocorre em um momento de avanço dos riscos de desertificação no Semiárido e de fortalecimento das políticas públicas voltadas à recuperação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. O edital está alinhado ao lançamento do Programa Recaatingar, do MMA, e vai apoiar projetos que combinem restauração ambiental, produção sustentável, conservação da água, segurança alimentar, geração de renda e adaptação às mudanças climáticas. - O BNDES está ampl...