Pular para o conteúdo principal

Há dois anos morria Wanda Palhano

O 21 de junho na História de Fortaleza, segundo pesquisa de Miguel Nirez Azevedo com destaque para morte da jornalista Wanda Palhano há dois anos:



1808 - Toma posse o fidalgo da Casa Real Luís Barba Alardo de Menezes, 3º governador do Ceará independente de Pernambuco, em cuja administração a Capitania teve grande impulso tanto no comércio interno como no externo, através da navegação direta para a Europa; deu grande incremento à indústria algodoeira, além de mandar proceder ao recenseamento geral da população da Capitania.

1857 - Inaugurado o Trapiche de Desembarque, mandado construir em virtude da Lei nº 628 de 17 de setembro de 1851.]

1880 - Morre, no Recife, PE, aos 40 anos, o maestro Victor Augusto Nepomuceno (Victor Nepomuceno), pai do também maestro Alberto Nepomuceno.

1911 - O presidente Nogueira Acioli inicia as obras de abastecimento de água e esgoto sanitário de Fortaleza, com a montagem de duas caixas d’água de ferro, na Praça Visconde de Pelotas (depois Praça da Bandeira e hoje Praça Clóvis Bevilaqua) e inicia a implantação dos canos, para fornecimento de água encanada e esgotos, à Cidade, tendo à frente o engenheiro João Felipe Pereira, trabalho interrompido com a revolta de 24 de janeiro de 1912.

1929 - Fundado em Fortaleza, pelo teatrólogo Paschoal Carlos Magno, um Comitê Pró-Casa do Estudante, que ficará sob orientação de Rachel de Queirós, Suzana Alencar Guimarães e os acadêmicos da Faculdade de Direito do Ceará, Paulo Sarasate Ferreira Lopes, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo) e Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza).
1930 - Em festa no Theatro José de Alencar, Alba Holanda Ferreira (Alba Ferreira), eleita Miss Fortaleza, é proclamada Miss Ceará.

1941 - Morre, aos 61 anos de idade, José Luís de Castro, antigo jornalista e secretário aposentado da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje DNOCS). Nascera em Fortaleza em 15 de abril de 1880.

1946 - Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno) é nomeado Capelão 1º tenente da Força Policial do Estado.
1949 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro Humberto Monte, ex-diretor da Rede de Viação Cearense-RVC. É hoje nome de avenida nesta Capital.
1951 - Na residência do advogado Wagner Barreira, na Avenida Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 2371), sessão de reorganização do Violão Clube do Ceará, com a presença da violonista argentina Maria Luísa Anido, ocasião em que foi eleita a nova diretoria, encabeçada por Wagner Barreira, presidente, José Tarcísio Silva, vice-presidente.

1960 - Chega a Fortaleza o candidato à Presidência da República, Jânio Quadros para trabalhar por sua candidatura, sendo recebido no Aeroporto Pinto Martins e à noite realiza grande comício na Praça José de Alencar.

1964 - A Miss Ceará 1964 é eleita em festa realizada no Náutico Atlético Cearense, Ana Maria Carvalhedo, representando o Comercial Clube.

1967 - Criado, em Aquiraz, o Museu de Arte Sacra de São José de Ribamar, na Praça da Matriz daquela localidade.

1972 - Em Fortaleza a atriz cearense de fama internacional Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan), filha do poeta José Pedro Soares Bulcão, que vem lançar seu filme “Assassino Veneziano”.

1974 - Abre-se a I Convenção Nacional do Café, no Centro de Convenções do Ceará.

1974 - Inaugurada na Rua Major Facundo, 736, a agência local do Banco Sul Brasileiro.

1977 - O governador José Adauto Bezerra de Menezes, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, faz entrega da Medalha José de Alencar a duas personalidades, o professor Clodoaldo Pinto de Mesquita, catedrático da Faculdade de Direito e a artista plástica Fideralina Correia de Amora Maciel (Sinhá D’Amora).
1979 - Toma posse na Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC o professor Paulo Elpídio de Menezes Neto, que já havia assumido em Brasília em 30 de maio de 979, em substituição ao professor Pedro Teixeira Barroso.

1983 - Assume o cargo de reitor da UFC o professor José de Anchieta Esmeraldo Barreto, em substituição ao professor Paulo Elpídio de Menezes Neto.

1987 - Toma posse na Reitoria da UFC, em solenidade realizada na Concha Acústica, recebendo o cargo das mãos do professor José de Anchieta Esmeraldo Barreto, o novo reitor Raimundo Hélio Leite, que já havia assumido o cargo em Brasília.

1991 - Toma posse no cargo de reitor da UFC, o professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, substituindo Raimundo Hélio Leite.

1999 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na cadeira antes ocupada pelo folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine), o novo membro efetivo Francisco Edson Cavalcante Pinheiro (Edson Pinheiro), sendo saudado pelo consócio José Cláudio de Oliveira.

2001 - Morre, no Lar Torres de Melo, vítima de insuficiência renal crônica, aos 80 anos de idade, Joseph Ibrahim Khouri, um dos mais importantes empreendedores no ramo de restaurantes em Fortaleza nas décadas de 1970 e 1980, proprietário do Restaurante Khouri. Era natural do Líbano, tendo chegado em Fortaleza em 1945. Seu sepultamento verificou-se à tarde do mesmo dia, no Cemitério Jardim Metropolitano.

2002 - Morre o terceiro bebê da Unidade A. da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-Meac por infecção hospitalar.

2003 - Às 17 horas a Igreja de São Pedro, na Praia de Iracema, tem sua obra de restauração inaugurada. A paróquia passou um ano em reforma. O arcebispo de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques, celebra a missa e abençoa a paróquia. Depois da celebração acontece um coquetel para os presentes. Tudo foi reformado, até o mobiliário. Só a estrutura das paredes é igual. Antes o estilo das paredes era oriental, com detalhes quadrados, a torre também era quadrada. Foi restaurado o estilo de quando ela foi construída, em 1935. A igreja funcionará com ar -condicionado. A pracinha em frente a paróquia também foi reformada, passando a ter acesso para deficientes, com a instalação de rampas.

2004 - Fortaleza é sacudida, como todo o país, pela notícia da morte, no Rio de Janeiro, RJ, do líder político gaúcho Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), que foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e por duas vezes governador do Estado do Rio de Janeiro, além de deputado federal pelo estado da Guanabara. Era detentor dos títulos honoríficos de Cidadão de Fortaleza e do Ceará. Iniciou sua vida política no Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, de Getúlio Vargas. Era governador do Rio Grande do Sul quando houve o golpe de 1964 e ele comandou a resistência ao mesmo, sendo cassado e exilado. Com a anistia voltou ao País e fundou o Partido Democrata Trabalhista-PDT. Foi várias vezes candidato à Presidência, mas não logrou êxito. Era natural de Cruzinha, que pertenceu ao município de Passo Fundo e hoje pertence a Carazinho, Rio Grande do Sul. Nascera em 22 de janeiro de 1922.

2014 - Mais uma partida pela Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 realiza-se no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Arena Castelão), o 29º jogo do evento, desta feita entre as equipes da Alemanha e Gana. 

2017 - Morre a presidente do jornal O Estado, Wanda Palhano, aos 84 anos de idade. Estava internada no Hospital Monte Klinicum quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. O velório ocorre na Funerária Ethernus e o sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS; foi procuradora federal e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB no Ceará. Wanda nascera em Jataizinho, Paraná, vindo ainda criança para o Ceará. Era formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC e em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília e em administração pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Era detentora do Título de Cidadã de Fortaleza concedido pela Câmara Municipal e de Cidadã Cearense pela Assembléia Legislativa. Ocupava a Cadeira nº 7 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Wanda Palhano assumiu a direção do Jornal O Estado em 1996 após a morte do seu marido, Venelouis Xavier Pereira, que era o presidente do periódico.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…