Pular para o conteúdo principal

Há dois anos morria Wanda Palhano

O 21 de junho na História de Fortaleza, segundo pesquisa de Miguel Nirez Azevedo com destaque para morte da jornalista Wanda Palhano há dois anos:



1808 - Toma posse o fidalgo da Casa Real Luís Barba Alardo de Menezes, 3º governador do Ceará independente de Pernambuco, em cuja administração a Capitania teve grande impulso tanto no comércio interno como no externo, através da navegação direta para a Europa; deu grande incremento à indústria algodoeira, além de mandar proceder ao recenseamento geral da população da Capitania.

1857 - Inaugurado o Trapiche de Desembarque, mandado construir em virtude da Lei nº 628 de 17 de setembro de 1851.]

1880 - Morre, no Recife, PE, aos 40 anos, o maestro Victor Augusto Nepomuceno (Victor Nepomuceno), pai do também maestro Alberto Nepomuceno.

1911 - O presidente Nogueira Acioli inicia as obras de abastecimento de água e esgoto sanitário de Fortaleza, com a montagem de duas caixas d’água de ferro, na Praça Visconde de Pelotas (depois Praça da Bandeira e hoje Praça Clóvis Bevilaqua) e inicia a implantação dos canos, para fornecimento de água encanada e esgotos, à Cidade, tendo à frente o engenheiro João Felipe Pereira, trabalho interrompido com a revolta de 24 de janeiro de 1912.

1929 - Fundado em Fortaleza, pelo teatrólogo Paschoal Carlos Magno, um Comitê Pró-Casa do Estudante, que ficará sob orientação de Rachel de Queirós, Suzana Alencar Guimarães e os acadêmicos da Faculdade de Direito do Ceará, Paulo Sarasate Ferreira Lopes, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo) e Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza).
1930 - Em festa no Theatro José de Alencar, Alba Holanda Ferreira (Alba Ferreira), eleita Miss Fortaleza, é proclamada Miss Ceará.

1941 - Morre, aos 61 anos de idade, José Luís de Castro, antigo jornalista e secretário aposentado da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje DNOCS). Nascera em Fortaleza em 15 de abril de 1880.

1946 - Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno) é nomeado Capelão 1º tenente da Força Policial do Estado.
1949 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro Humberto Monte, ex-diretor da Rede de Viação Cearense-RVC. É hoje nome de avenida nesta Capital.
1951 - Na residência do advogado Wagner Barreira, na Avenida Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 2371), sessão de reorganização do Violão Clube do Ceará, com a presença da violonista argentina Maria Luísa Anido, ocasião em que foi eleita a nova diretoria, encabeçada por Wagner Barreira, presidente, José Tarcísio Silva, vice-presidente.

1960 - Chega a Fortaleza o candidato à Presidência da República, Jânio Quadros para trabalhar por sua candidatura, sendo recebido no Aeroporto Pinto Martins e à noite realiza grande comício na Praça José de Alencar.

1964 - A Miss Ceará 1964 é eleita em festa realizada no Náutico Atlético Cearense, Ana Maria Carvalhedo, representando o Comercial Clube.

1967 - Criado, em Aquiraz, o Museu de Arte Sacra de São José de Ribamar, na Praça da Matriz daquela localidade.

1972 - Em Fortaleza a atriz cearense de fama internacional Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan), filha do poeta José Pedro Soares Bulcão, que vem lançar seu filme “Assassino Veneziano”.

1974 - Abre-se a I Convenção Nacional do Café, no Centro de Convenções do Ceará.

1974 - Inaugurada na Rua Major Facundo, 736, a agência local do Banco Sul Brasileiro.

1977 - O governador José Adauto Bezerra de Menezes, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, faz entrega da Medalha José de Alencar a duas personalidades, o professor Clodoaldo Pinto de Mesquita, catedrático da Faculdade de Direito e a artista plástica Fideralina Correia de Amora Maciel (Sinhá D’Amora).
1979 - Toma posse na Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC o professor Paulo Elpídio de Menezes Neto, que já havia assumido em Brasília em 30 de maio de 979, em substituição ao professor Pedro Teixeira Barroso.

1983 - Assume o cargo de reitor da UFC o professor José de Anchieta Esmeraldo Barreto, em substituição ao professor Paulo Elpídio de Menezes Neto.

1987 - Toma posse na Reitoria da UFC, em solenidade realizada na Concha Acústica, recebendo o cargo das mãos do professor José de Anchieta Esmeraldo Barreto, o novo reitor Raimundo Hélio Leite, que já havia assumido o cargo em Brasília.

1991 - Toma posse no cargo de reitor da UFC, o professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, substituindo Raimundo Hélio Leite.

1999 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na cadeira antes ocupada pelo folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine), o novo membro efetivo Francisco Edson Cavalcante Pinheiro (Edson Pinheiro), sendo saudado pelo consócio José Cláudio de Oliveira.

2001 - Morre, no Lar Torres de Melo, vítima de insuficiência renal crônica, aos 80 anos de idade, Joseph Ibrahim Khouri, um dos mais importantes empreendedores no ramo de restaurantes em Fortaleza nas décadas de 1970 e 1980, proprietário do Restaurante Khouri. Era natural do Líbano, tendo chegado em Fortaleza em 1945. Seu sepultamento verificou-se à tarde do mesmo dia, no Cemitério Jardim Metropolitano.

2002 - Morre o terceiro bebê da Unidade A. da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-Meac por infecção hospitalar.

2003 - Às 17 horas a Igreja de São Pedro, na Praia de Iracema, tem sua obra de restauração inaugurada. A paróquia passou um ano em reforma. O arcebispo de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques, celebra a missa e abençoa a paróquia. Depois da celebração acontece um coquetel para os presentes. Tudo foi reformado, até o mobiliário. Só a estrutura das paredes é igual. Antes o estilo das paredes era oriental, com detalhes quadrados, a torre também era quadrada. Foi restaurado o estilo de quando ela foi construída, em 1935. A igreja funcionará com ar -condicionado. A pracinha em frente a paróquia também foi reformada, passando a ter acesso para deficientes, com a instalação de rampas.

2004 - Fortaleza é sacudida, como todo o país, pela notícia da morte, no Rio de Janeiro, RJ, do líder político gaúcho Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), que foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e por duas vezes governador do Estado do Rio de Janeiro, além de deputado federal pelo estado da Guanabara. Era detentor dos títulos honoríficos de Cidadão de Fortaleza e do Ceará. Iniciou sua vida política no Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, de Getúlio Vargas. Era governador do Rio Grande do Sul quando houve o golpe de 1964 e ele comandou a resistência ao mesmo, sendo cassado e exilado. Com a anistia voltou ao País e fundou o Partido Democrata Trabalhista-PDT. Foi várias vezes candidato à Presidência, mas não logrou êxito. Era natural de Cruzinha, que pertenceu ao município de Passo Fundo e hoje pertence a Carazinho, Rio Grande do Sul. Nascera em 22 de janeiro de 1922.

2014 - Mais uma partida pela Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 realiza-se no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Arena Castelão), o 29º jogo do evento, desta feita entre as equipes da Alemanha e Gana. 

2017 - Morre a presidente do jornal O Estado, Wanda Palhano, aos 84 anos de idade. Estava internada no Hospital Monte Klinicum quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. O velório ocorre na Funerária Ethernus e o sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS; foi procuradora federal e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB no Ceará. Wanda nascera em Jataizinho, Paraná, vindo ainda criança para o Ceará. Era formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC e em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília e em administração pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Era detentora do Título de Cidadã de Fortaleza concedido pela Câmara Municipal e de Cidadã Cearense pela Assembléia Legislativa. Ocupava a Cadeira nº 7 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Wanda Palhano assumiu a direção do Jornal O Estado em 1996 após a morte do seu marido, Venelouis Xavier Pereira, que era o presidente do periódico.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.