Pular para o conteúdo principal

Morre acadêmico Pedro Paulo Montenegro

Morreu neste domingo (9), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, o acadêmico e professor universitário Pedro Paulo Montenegro . Ele integrava a Academia Cearense de Letras (ACL). 

Pedro Paulo Montenegro foi membro do Tribunal de Contas da União (TCU). Na Universidade Federal do Ceará (UFC) coordenou os cursos de Pós-Graduação de Letras; foi membro do Conselho Universitário, membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e pró-reitor de Extensão, além de professor titular de Teoria de Literatura. Também foi do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará; ensinou no Colégio Militar de Fortaleza e foi professor visitante das universidades de Colônia (Alemanha) e da Tennessee (Estados Unidos).
Nasceu em Quixadá, em nove de janeiro de 1928, filho de Plutarco de Moura Montenegro e Maria Stella de Sousa Montenegro.

Estudos em Fortaleza (Grupo Escolar Clóvis Beviláqua, Colégio Castelo Branco) e no Rio de Janeiro (Seminário São Vicente, de Petrópolis; curso de Letras da PUC).

Voltando ao Ceará, formou-se em Direito (UFC) e seguiu para a Espanha, onde fez curso de Mestrado em Teoria da Literatura na Universidade de Madri. Funcionário graduado do Tribunal de Contas da União.

Professor catedrático da Escola de Formação de Oficiais da Policia Militar do Ceará. Professor de Estudo de Problemas Brasileiros do CPOR de Fortaleza. Professor de Língua e Literatura Espanhola na Faculdade Católica de Filosofia do Ceará.

Jornalista, membro da Associação Cearense de Imprensa. Do Instituto Brasileiro de Filosofia e Academia Cearense de Letras (cadeira 24, patrono: Lívio Barreto).

Portador da Medalha Marechal Trompowski, por serviços relevantes prestados ao magistério do Exército brasileiro. Publicou: La Dinamica en los Pronombres Personales em Espaílol (1959); Convivências (1966) e A Teoria Literária na Obra Crítica de Araripe Júnior (1974). Traduziu de Megalón Barceló o ensaio A Literatura Espanhola no Século de Ouro (1971).

Autor de numerosos estudos dados a lume em revistas de cultura e obras coletivas.


UFC - A Universidade Federal do Ceará registra com pesar o falecimento do professor Pedro Paulo de Souza Montenegro, ocorrido nesse domingo (9), em Fortaleza.

Um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC, criada em 1963, quando era reitor Antônio Martins Filho, Pedro Paulo destacou-se pelos seus estudos no campo da Teoria Literária e da Literatura Brasileira. Autor de vários livros e ensaios críticos, consagrou-se ao magistério e foi mestre de, pelo menos, duas gerações de estudantes na UFC e em outros estebelecimentos de ensino, onde lecionou língua e literatura espanholas e teoria literária.

Exerceu suas funções na Escola Preparatória de Fortaleza, no Colégio Militar do Ceará, admitido por concurso público, na Faculdade Católica de Filosofia e em colégios públicos e particulares de Fortaleza.

Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFC e em Letras Clássicas pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Realizou estudos de pós-graduação na Universidade de Madri, na Espanha, tendo sido aluno e orientando do eminente mestre Ramón Menéndez Pidal. Foi professor visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Colônia, na Alemanha, e na Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos.

Membro da Academia Cearense de Letras, foi pró-reitor de Extensão da UFC durante o reitorado de Paulo Elpídio de Menezes Neto, quando exerceu as funções de diretor das Edições UFC e do seu Conselho Editorial.

Foi membro do Conselho Diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Ministério da Educação, em 1979/1980, e assessor do professor Paulo Elpídio de Menezes Neto quando secretário de Educação do Ceará, no primeiro governo Tasso Jereissati.

Portador de numerosas distinções acadêmicas, entre as quais de Professor Emérito da UFC.

Casado com Germana de Souza Montenegro, deixa cinco filhos: Inês, Paulo, Marcos, Carlos e Flávio e netos.

O Ceará perde um de seus intelectuais de maior projeção na literatura e uma vocação espontânea para o magistério, no qual construiu exemplo de dedicação e competência, associado ao prazer de ensinar e aprender, em que foi mestre diligente e brilhante.

VELÓRIO – O velório ocorre na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota). A missa de corpo presente será realizada no mesmo local, nesta segunda-feira (10), às 15 horas. O sepultamento está marcado para as 16h30 no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

LUTO - O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, decretou luto oficial na Instituição.

Com informações e foto da ACL e da UFC.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).