Pular para o conteúdo principal

Ceará terá primeira coronel da Polícia Militar

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) celebra 25 anos da presença feminina nas fileiras da corporação. Para a data especial, o Governo do Ceará reservou anúncios históricos. Durante cerimônia comemorativa da data, realizada no Quartel do Comando Geral, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) divulgou que o Estado terá a sua primeira coronel mulher. A profissional será nomeada em agosto, quando ocorrerá o próximo evento de promoções para os profissionais militares.


Outra novidade anunciada pelo chefe do Executivo foi que a gestão estadual trabalha na realização de novo concurso para a PM, e nele haverá o aumento das vagas ofertadas para mulheres de 5% para 15%. Em seu discurso, o governador afirmou que as medidas simbolizam a demonstração de confiança que o Governo tem na representatividade e na colaboração feminina dentro do quadro da Segurança Pública do Ceará.

“Agradeço a cada uma das mulheres que fazem a Polícia Militar do Ceará nesses 25 anos. Mulheres guerreiras que optaram pela defesa da sociedade. E não é fácil essa missão. Portanto, da minha pessoa como governador deste Estado, cada uma delas terá sempre minha eterna gratidão. Em nome do povo cearense, agradeço às policiais que estão diariamente nas ruas defendendo nossas famílias”, disse Camilo.

O Jubileu de Prata das policiais femininas também contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela (PDT); da secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; do secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Paulo Sérgio; e do comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila.

Para Izolda Cela, a comemoração dos 25 anos do ingresso das mulheres na Polícia Militar é momento de lembrar o enriquecedor trabalho das policiais na luta diária nas ruas dos municípios cearenses.

“Com essa presença, as mulheres trazem para dentro da Segurança Pública a representação singular do feminino. É fundamental para a instituição ter o olhar, a visão, a perspectiva da mulher sempre contribuindo para o cumprimento da missão da PM, que é proteger a população. A presença das mulheres faz com que a corporação seja melhor.”

Atualmente, 813 mulheres fazem parte do efetivo da corporação. As policiais são distribuídas nos mais diversos tipos e modalidades de policiamento, assim como, ocupam funções de liderança e posições estratégicas dentro da PMCE.


Como forma de homenagear e celebrar a presença feminina na instituição, a solenidade foi toda comandada por mulheres, e contou com um desfile composto por pelotões femininos – mulheres policiais militares que atuam em diferentes quadros da Instituição, entre administrativo e operacional – que prestaram continência às autoridades presentes.

A sargento Delice Martins de Oliveira, que entrou na polícia em 1994, integrando a primeira turma de policiais femininas, ficou muito feliz com as homenagens. Delice conta que ingressou na corporação com o desejo de lutar por uma sociedade mais justa. “Eu quis lutar pela igualdade, principalmente da mulher naquela época. Como fui pioneira, me sentia na obrigação de lutar e fazer justiça na sociedade”, afirma.

Para Delice, as policiais femininas (Pfems) tiveram que encarar o machismo enraizado na sociedade e buscar um tratamento respeitoso e igualitário por parte dos colegas de farda e da sociedade civil. “Alguns tratavam a gente como se fôssemos bibelôs”, relembra. A militar deseja que as mulheres ocupem cargos cada vez mais importantes no Estado e no País. “Eu desejo que nossas policiais e gerações femininas futuras busquem direitos iguais e protagonismo nos mais diversos cenários”, explica.

O comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, afirma que, para uma instituição que atende a sociedade e tem como responsabilidade a segurança das pessoas, é imprescindível a participação da mulher. O comandante geral ressalta que com o passar dos anos as mulheres têm alcançado mais espaço dentro da instituição, inclusive ocupando posições de comando.

“Hoje nós temos duas tenentes-coronéis que exercem funções estratégicas dentro da instituição, Maria Helena, que é a chefe do comando logístico da PM, ou seja, a pessoa responsável por toda logística da corporação, e a Sandra de Carvalho, que coordena todos os trabalhos de assistência social e de saúde da PMCE, que também é uma função chave”, pontua o oficial.

Alexandre Ávila completa que “as outras polícias femininas tem contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da instituição, participando de todas as atividades, como: operações de choque e operações especiais”. “Nós temos policiais militares femininas presente em todos os municípios do estado e em todas as unidades”, ressalta. O comandante-geral finaliza afirmando que “as mulheres são essenciais para a instituição, que só se desenvolve através do trabalho conjunto de homens e mulheres”.


Histórico - O policiamento feminino na Polícia Militar do Ceará teve início com a criação da Companhia de Polícia Militar Feminina da PMCE nos termos dos artigos 154 e 155 da Constituição Estadual e pela Lei nº 11.035, de 23 de maio de 1985, porém, sua implantação se deu somente em 1994 com a publicação do edital nº 011/94 da Diretoria de Ensino da Corporação que deu início ao processo de seleção através de concurso público, para recrutamento, seleção, matrícula e admissão aos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Soldados femininos.

O coronel PM Manoel Damasceno de Sousa, comandante-geral da PMCE à época, solicitou ao comandante geral da PM do Distrito Federal, a cessão de policiais militares femininas daquela instituição para que fosse iniciada assim a formação profissional das novas policiais haja vista que a PMCE não dispunha em seus quadros ainda de tal efetivo.

A missão coube às policiais: capitão QOPMF/PMDF Solange da Silva Rezende, 2º tenente QOPMF/PMDF Priscila Riederer Rocha e a 2º sargento QPPMF/PMDF Vânia Ferreira Sabino que em 26 de junho de 1994 começaram a formação de dez oficiais, vinte sargentos, cem soldados combatentes e quatorze musicistas, na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, comandada inicialmente pelo coronel PM Celso Augusto Medeiros e posteriormente pelo tenente-coronel PM Francisco Célio de Freitas.

Os primeiros comandante e subcomandante da Companhia PM Feminina, respectivamente, foram, na época, major PM Francisco Carlos Francelino Mendonça e a 2º Tenente PM Cléa Pontes Medeiros Beltrão.

Com fotos e informações da  Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em