Pular para o conteúdo principal



Começa o Ceará Junino 2019

De quinta (18) a domingo (21), a partir das seis da noite, a Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim, no Sertão Central, recebe a maior festa junina do Ceará.

No total, 21 quadrilhas participam do XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2019: quatro de Fortaleza, duas de Tabuleiro do Norte e dos municípios de Ibaretama, Itatira, Maracanaú, Pentecostes, Iguatu, Icapuí, Redenção, Parambu, Sobral, Nova Russas, Altaneira, Camocim, Croatá, Juazeiro do Norte e Horizonte.



Com o tema “O Sertão vai virar mar, no coração do Ceará", o Campeonato é o evento de culminância dos festivais regionais de quadrilhas juninas apoiados no XXI Edital Ceará Junino 2019, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), realizado em parceria com o Instituto Assum Preto. As quadrilhas juninas participantes concorrem ao título estadual, consolidado como o maior reconhecimento do Estado para o movimento junino. O resultado será anunciado no domingo (21), no encerramento do evento.

“Entre chitas e paetês, jovens, crianças e idosos integram um mar de cores que celebra uma das maiores manifestações da cultura popular do Estado do Ceará e do Brasil. A realização dos ciclos dos festejos juninos representa não somente a expressão de ritos e costumes tradicionais, mas seu diálogo com as novas gerações, a composição de um espaço de visibilidade das produções artísticas e a valorização do patrimônio imaterial cearense", afirma Alênio Alencar, coordenador de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM da Secult.

Para comemorar os 21 anos do Ceará Junino, após 13 anos o evento volta a ser realizado no interior do Estado, no coração do Sertão cearense. A decisão da Secult atende ao desejo dos agentes do movimento junino de fazer a itinerância do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e tem como objetivo interiorizar as políticas públicas de cultura. O Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim e com o apoio das entidades que compõem o Comitê Gestor Ceará Junino.

O Campeonato Estadual do Ceará Junino será uma oportunidade de apreciar os maiores encantos das festas juninas no berço de Antônio Conselheiro e Fausto Nilo. Quixeramobim reserva atrações turísticas e culturais que surpreendem seja pelo seu patrimônio cultural material e imaterial, ou, pelos seus recursos naturais formados por trilhas, monólitos e sítios arqueológicos com inscrições rupestres. O município é o segundo maior centro urbano do Sertão Central e tem como padroeiro Santo Antônio, um dos santos do ciclo junino, sendo a sua festa em alusão ao santo, a segunda maior do Estado. E, naturalmente com o Festejo Ceará Junino, terá uma das maiores festas juninas do Brasil.

Vila Cenográfica Antônio Conselheiro - O XXI Festejo Ceará Junino terá uma programação diversificada e voltada ao público de todas as idades. A Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim irá abrigar a Vila Cenográfica Antônio Conselheiro, que disporá durante os quatro dias de evento de feira de artesanato e gastronomia, brincadeiras, apresentações artísticas e culturais, além dos espaços temáticos Mestra Mazé Convida e Vitrola Junina Mestre Piauí. Todas as atividades são abertas ao público, com entrada franca.

Todos os dias, para abrir e celebrar as manifestações do ciclo junino, haverá apresentações artísticas na Arena O Sertão Vai Virar Mar. Na quinta-feira, antes da abertura solene do evento, terá Cortejo Junino seguido de apresentação do Boi Pai do Campo, de Limoeiro do Norte, e da Quadrilha Infantil Luar do Sertão, de Quixadá. Na sexta, se apresentam a Força Jovem, do Assentamento Monte Alegre, em Tamboril, e a Banda de Lata Criança Feliz, do Assentamento Recreio, em Quixeramobim.

Sábado (20) quem encanta o público é a Quadrilha Infantil Brilho Junino, do Assentamento 25 de maio, em Madalena, e o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, de Senador Pompeu. No domingo, o Boi Coração Mestre Piauí, de Quixeramobim, abre os festejos do último dia de apresentações, seguido da Quadrilha Infantil Seu Zezinho, de Alto Santo.

Todas as noites o evento contará com a presença dos Mestres e Mestras da Cultura, no Espaço Mestra Mazé Convida, em que a mestra Mazé, da cultura junina, dialoga com vários mestres convidados. No Espaço Vitrola Junina Mestre Piauí, de quinta a sábado o público desfrutará de um DJ discotecando com vinis de músicas regionais. No palco principal, haverá shows de Farra da Morena, na quinta, Luís Paulo e Lívia Mara, na sexta, e Lívia Mara e Caio Brito, no sábado. No domingo haverá o tão esperado encerramento com a divulgação das vencedoras do XVI Campeonato Estadual de Quadrilhas do Festejo Ceará Junino.

O XXI Festejo Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente e Assum Preto Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

QUINTA–FEIRA (18)
18h – Cortejo Junino
18h30 – Boi Pai do Campo (Limoeiro do Norte)
19h – Quadrilha Infantil Luar do Sertão (Quixadá)
Campeonato Estadual
19h30 – Abertura Oficial
20h – Arraiá do Bairro Ellery (Fortaleza)
21h – Luar Serrano (Ibaretama)
22h – Folia do Sertão (Itatira)
23h – Cangaço Nordestino (Fortaleza)
00h – Cumpade Justino (Maracanaú)
01h – Atração Musical: Farra da Morena
SEXTA-FEIRA (19)
19h – Força Jovem (Assentamento Monte Alegre, Tamboril)
19h30 – Banda de Lata Criança Feliz (Assentamento Recreio, Quixeramobim)
Campeonato Estadual
20h – Trem Maluco (Pentecostes)
21h – Sol Nascente (Iguatu)
22h – Canoa Veloz (Icapuí)
23h – Arraiá da Liberdade (Redenção)
00h – Junina do Neno (Parambu)
01h – Atração Musical: Lívia Mara
SÁBADO (20)
19h – Quadrilha Infantil Brilho Junino (Assentamento 25 de maio, Madalena)
19h30 – Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu)
Campeonato Estadual
20h – Luar do Sertão (Sobral)
21h – Junina Renascer (Tabuleiro do Norte)
22h – Emoção Junina (Nova Russas)
23h – Arraiá do Ribuliço (Altaneira)
00h – Festeja Siará (Tabuleiro do Norte)
01h – Paixão Nordestina (Fortaleza)
02h – Atração Musical: Caio Brito

DOMINGO (21)
19h – Boi Coração Mestre Piauí (Quixeramobim)
19h30 – Quadrilha Infantil Seu Zezinho (Alto Santo)
Campeonato Estadual
20h – Beira Lixo (Camocim)
21h – Flor de Coroatá (Croatá)
22h – Zé Testinha (Fortaleza)
23h – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
00h – Cheiro de Terra (Horizonte)
01h – Show de Encerramento com Igor Patielly
02h – Resultado Final do XVI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas

PROGRAMAÇÕES DOS ESPAÇOS TEMÁTICOS
QUINTA-FEIRA (18)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra Mazé
Mestre convidado: Mestre Geraldo Amâncio, de Fortaleza.
ESPAÇO VITROLA JUNINA MESTRE PIAUÍ
19 às 23h – Discotecagem com vinis de músicas regionais
01h – Farra da Morena
Espaço de confraternização dos quadrilheiros (regionais e cantores)
SEXTA-FEIRA (19)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra Mazé
Mestres convidados: Mestre Sanfoneiro de Quixadá e Ricardo Meneses, Costureiro, Quixadá.
ESPAÇO VITROLA JUNINA MESTRE PIAUÍ
19 às 23h – Discotecagem com vinis de músicas regionais
20h – Luiz Paulo
SÁBADO (20)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra
Mestres convidados: Mestra Edite Oliveira, do Crato, Mestre Sanfoneiro Luiz Paulo, de Quixeramobim, e Marcadora Aparecida Victor, de Senador Pompeu.
ESPAÇO VITROLA JUNINA MESTRE PIAUÍ
19 às 23h – Discotecagem com vinis de músicas regionais
01h – Lívia Mara
Espaço de confraternização dos quadrilheiros (regionais e cantores das quadrilhas)
DOMINGO (22)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra Mazé
Mestra convidada: Mestra Ana da Rabeca, de Umari.
ESPAÇO COISAS DO SERTÃO
19 às 23h – Todos os dias, Feira de Artesanato local e regional com produtos em couro, madeira, joalheria, tecido, bordados, cerâmicas, xilogravuras, cordéis, livros de poesia, entre outros.
ESPAÇO SABOR JUNINO
19 às 23h – Todos os dias, durante a realização do evento, Feira Gastronômica com a diversidade de sabores juninos e sabores do sertão, com produtos a base de milho (mugunzá, milho cozido e assado, pamonha, pipoca, bolos, etc.) e mandioca (paçoca, beiju, tapioca, bolos etc.), aluá, entre outros.
ESPAÇO CONEXÃO JUNINA DIGITAL
19 às 23h – Espaço aberto todos os dias, durante a programação do Campeonato, com uma ambientação junina, para acolher os participantes que desejarem deixar sua mensagem em vídeo, que será publicada no website e nas redes sociais do Ceará Junino, podendo ser utilizadas no vídeo institucional do evento.
ESPAÇO SANTO ANTÔNIO CASAMENTEIRO
Todos os dias, durante a realização do evento, espaço cenográfico decorado com Capela e altar de Santo Antônio, aberto para visitação e registros fotográficos. Neste espaço será realizado um casamento coletivo em um dos dias do Campeonato, ali será oferecida uma recepção festiva aos recém-casados.
* Programação sujeita a alterações.




Serviço
XVI Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino
Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim
De quinta (18) a domingo (21), a partir das 18 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais