Pular para o conteúdo principal

Começa o Ceará Junino 2019

De quinta (18) a domingo (21), a partir das seis da noite, a Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim, no Sertão Central, recebe a maior festa junina do Ceará.

No total, 21 quadrilhas participam do XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2019: quatro de Fortaleza, duas de Tabuleiro do Norte e dos municípios de Ibaretama, Itatira, Maracanaú, Pentecostes, Iguatu, Icapuí, Redenção, Parambu, Sobral, Nova Russas, Altaneira, Camocim, Croatá, Juazeiro do Norte e Horizonte.



Com o tema “O Sertão vai virar mar, no coração do Ceará", o Campeonato é o evento de culminância dos festivais regionais de quadrilhas juninas apoiados no XXI Edital Ceará Junino 2019, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), realizado em parceria com o Instituto Assum Preto. As quadrilhas juninas participantes concorrem ao título estadual, consolidado como o maior reconhecimento do Estado para o movimento junino. O resultado será anunciado no domingo (21), no encerramento do evento.

“Entre chitas e paetês, jovens, crianças e idosos integram um mar de cores que celebra uma das maiores manifestações da cultura popular do Estado do Ceará e do Brasil. A realização dos ciclos dos festejos juninos representa não somente a expressão de ritos e costumes tradicionais, mas seu diálogo com as novas gerações, a composição de um espaço de visibilidade das produções artísticas e a valorização do patrimônio imaterial cearense", afirma Alênio Alencar, coordenador de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM da Secult.

Para comemorar os 21 anos do Ceará Junino, após 13 anos o evento volta a ser realizado no interior do Estado, no coração do Sertão cearense. A decisão da Secult atende ao desejo dos agentes do movimento junino de fazer a itinerância do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e tem como objetivo interiorizar as políticas públicas de cultura. O Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim e com o apoio das entidades que compõem o Comitê Gestor Ceará Junino.

O Campeonato Estadual do Ceará Junino será uma oportunidade de apreciar os maiores encantos das festas juninas no berço de Antônio Conselheiro e Fausto Nilo. Quixeramobim reserva atrações turísticas e culturais que surpreendem seja pelo seu patrimônio cultural material e imaterial, ou, pelos seus recursos naturais formados por trilhas, monólitos e sítios arqueológicos com inscrições rupestres. O município é o segundo maior centro urbano do Sertão Central e tem como padroeiro Santo Antônio, um dos santos do ciclo junino, sendo a sua festa em alusão ao santo, a segunda maior do Estado. E, naturalmente com o Festejo Ceará Junino, terá uma das maiores festas juninas do Brasil.

Vila Cenográfica Antônio Conselheiro - O XXI Festejo Ceará Junino terá uma programação diversificada e voltada ao público de todas as idades. A Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim irá abrigar a Vila Cenográfica Antônio Conselheiro, que disporá durante os quatro dias de evento de feira de artesanato e gastronomia, brincadeiras, apresentações artísticas e culturais, além dos espaços temáticos Mestra Mazé Convida e Vitrola Junina Mestre Piauí. Todas as atividades são abertas ao público, com entrada franca.

Todos os dias, para abrir e celebrar as manifestações do ciclo junino, haverá apresentações artísticas na Arena O Sertão Vai Virar Mar. Na quinta-feira, antes da abertura solene do evento, terá Cortejo Junino seguido de apresentação do Boi Pai do Campo, de Limoeiro do Norte, e da Quadrilha Infantil Luar do Sertão, de Quixadá. Na sexta, se apresentam a Força Jovem, do Assentamento Monte Alegre, em Tamboril, e a Banda de Lata Criança Feliz, do Assentamento Recreio, em Quixeramobim.

Sábado (20) quem encanta o público é a Quadrilha Infantil Brilho Junino, do Assentamento 25 de maio, em Madalena, e o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, de Senador Pompeu. No domingo, o Boi Coração Mestre Piauí, de Quixeramobim, abre os festejos do último dia de apresentações, seguido da Quadrilha Infantil Seu Zezinho, de Alto Santo.

Todas as noites o evento contará com a presença dos Mestres e Mestras da Cultura, no Espaço Mestra Mazé Convida, em que a mestra Mazé, da cultura junina, dialoga com vários mestres convidados. No Espaço Vitrola Junina Mestre Piauí, de quinta a sábado o público desfrutará de um DJ discotecando com vinis de músicas regionais. No palco principal, haverá shows de Farra da Morena, na quinta, Luís Paulo e Lívia Mara, na sexta, e Lívia Mara e Caio Brito, no sábado. No domingo haverá o tão esperado encerramento com a divulgação das vencedoras do XVI Campeonato Estadual de Quadrilhas do Festejo Ceará Junino.

O XXI Festejo Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente e Assum Preto Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

QUINTA–FEIRA (18)
18h – Cortejo Junino
18h30 – Boi Pai do Campo (Limoeiro do Norte)
19h – Quadrilha Infantil Luar do Sertão (Quixadá)
Campeonato Estadual
19h30 – Abertura Oficial
20h – Arraiá do Bairro Ellery (Fortaleza)
21h – Luar Serrano (Ibaretama)
22h – Folia do Sertão (Itatira)
23h – Cangaço Nordestino (Fortaleza)
00h – Cumpade Justino (Maracanaú)
01h – Atração Musical: Farra da Morena
SEXTA-FEIRA (19)
19h – Força Jovem (Assentamento Monte Alegre, Tamboril)
19h30 – Banda de Lata Criança Feliz (Assentamento Recreio, Quixeramobim)
Campeonato Estadual
20h – Trem Maluco (Pentecostes)
21h – Sol Nascente (Iguatu)
22h – Canoa Veloz (Icapuí)
23h – Arraiá da Liberdade (Redenção)
00h – Junina do Neno (Parambu)
01h – Atração Musical: Lívia Mara
SÁBADO (20)
19h – Quadrilha Infantil Brilho Junino (Assentamento 25 de maio, Madalena)
19h30 – Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu)
Campeonato Estadual
20h – Luar do Sertão (Sobral)
21h – Junina Renascer (Tabuleiro do Norte)
22h – Emoção Junina (Nova Russas)
23h – Arraiá do Ribuliço (Altaneira)
00h – Festeja Siará (Tabuleiro do Norte)
01h – Paixão Nordestina (Fortaleza)
02h – Atração Musical: Caio Brito

DOMINGO (21)
19h – Boi Coração Mestre Piauí (Quixeramobim)
19h30 – Quadrilha Infantil Seu Zezinho (Alto Santo)
Campeonato Estadual
20h – Beira Lixo (Camocim)
21h – Flor de Coroatá (Croatá)
22h – Zé Testinha (Fortaleza)
23h – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
00h – Cheiro de Terra (Horizonte)
01h – Show de Encerramento com Igor Patielly
02h – Resultado Final do XVI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas

PROGRAMAÇÕES DOS ESPAÇOS TEMÁTICOS
QUINTA-FEIRA (18)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra Mazé
Mestre convidado: Mestre Geraldo Amâncio, de Fortaleza.
ESPAÇO VITROLA JUNINA MESTRE PIAUÍ
19 às 23h – Discotecagem com vinis de músicas regionais
01h – Farra da Morena
Espaço de confraternização dos quadrilheiros (regionais e cantores)
SEXTA-FEIRA (19)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra Mazé
Mestres convidados: Mestre Sanfoneiro de Quixadá e Ricardo Meneses, Costureiro, Quixadá.
ESPAÇO VITROLA JUNINA MESTRE PIAUÍ
19 às 23h – Discotecagem com vinis de músicas regionais
20h – Luiz Paulo
SÁBADO (20)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra
Mestres convidados: Mestra Edite Oliveira, do Crato, Mestre Sanfoneiro Luiz Paulo, de Quixeramobim, e Marcadora Aparecida Victor, de Senador Pompeu.
ESPAÇO VITROLA JUNINA MESTRE PIAUÍ
19 às 23h – Discotecagem com vinis de músicas regionais
01h – Lívia Mara
Espaço de confraternização dos quadrilheiros (regionais e cantores das quadrilhas)
DOMINGO (22)
ESPAÇO MESTRA CONVIDA
18h – Roda de Conversa com Mestra Mazé
Mestra convidada: Mestra Ana da Rabeca, de Umari.
ESPAÇO COISAS DO SERTÃO
19 às 23h – Todos os dias, Feira de Artesanato local e regional com produtos em couro, madeira, joalheria, tecido, bordados, cerâmicas, xilogravuras, cordéis, livros de poesia, entre outros.
ESPAÇO SABOR JUNINO
19 às 23h – Todos os dias, durante a realização do evento, Feira Gastronômica com a diversidade de sabores juninos e sabores do sertão, com produtos a base de milho (mugunzá, milho cozido e assado, pamonha, pipoca, bolos, etc.) e mandioca (paçoca, beiju, tapioca, bolos etc.), aluá, entre outros.
ESPAÇO CONEXÃO JUNINA DIGITAL
19 às 23h – Espaço aberto todos os dias, durante a programação do Campeonato, com uma ambientação junina, para acolher os participantes que desejarem deixar sua mensagem em vídeo, que será publicada no website e nas redes sociais do Ceará Junino, podendo ser utilizadas no vídeo institucional do evento.
ESPAÇO SANTO ANTÔNIO CASAMENTEIRO
Todos os dias, durante a realização do evento, espaço cenográfico decorado com Capela e altar de Santo Antônio, aberto para visitação e registros fotográficos. Neste espaço será realizado um casamento coletivo em um dos dias do Campeonato, ali será oferecida uma recepção festiva aos recém-casados.
* Programação sujeita a alterações.




Serviço
XVI Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino
Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim
De quinta (18) a domingo (21), a partir das 18 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em