Pular para o conteúdo principal

Nando Cordel é destaque na programação de julho do CCBNB Fortaleza

O talento e a versatilidade de Nando Cordel serão apresentados no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d'Eu, 560 – Centro) entre os destaques da programação do mês de julho. O compositor pernambucano é a atração do Programa “Nomes do Nordeste”, dia 17 de julho, às 19h. A atividade tem como objetivo promover um mergulho na vida e obra do convidado, mesclando entrevista e palinhas acústicas do artista.

Nando Cordel (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Com mais de 500 músicas gravadas por nomes como Maria Bethânia, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Ivete Sangalo, Chico Buarque, Zizi Possi, Xuxa, Fagner, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Martinho da Vila, Chiclete com Banana, Emílio Santiago, Sérgio Reis, Leandro e Leonardo, Amelinha, Netinho e Fábio Junior, entre outros, Nando partilhará com o público, em um bate-papo mediado pelo jornalista Dawlton Moura, a vivência acumulada em sua trajetória artística.

Na vasta lista de parceiros, Nando Cordel assina canções com outros grandes compositores nordestinos como Dominguinhos, Fausto Nilo e Geraldo Azevedo. O artista realizou também projetos de músicas instrumentais para relaxamento e meditação e teve suas canções lançadas em países como Bélgica, Suíça, Espanha, Alemanha, França, Colômbia, Peru, Canadá e Estados Unidos.

Música

No dia 19 de julho, às 20h, os músicos Spok e Luciano Magno apresentam repertório de obras musicais brasileiras. Os instrumentistas e influentes compositores de sua geração se conhecem há mais de 25 anos dos palcos nacionais e internacionais, estúdios e parcerias. Pela primeira vez, em duo, apresentarão composições inéditas juntos, além de clássicos do frevo e música popular brasileira.

Artes plásticas

Com obras dos artistas plásticos Carybé (argentino, radicado na Bahia), Sérvulo Esmeraldo (CE) e José Tarcísio (CE), a exposição Exposição Três Mestres da Arte no Nordeste compõe a programação de julho no CCBNB Fortaleza. As visitações acontecem de terça a sábado, das 10h às 19h, até 14 de setembro.

A mostra apresenta oito obras de Zé Tarcísio, pertencentes à coleção do Banco do Nordeste. Seis delas tem como temática a vegetação praiana cearense. O mural de Carybé é composto por nove placas de madeira, cobertas por tecido, traçando uma linha temática histórico-cultural focada no Nordeste. De Sérvulo Esmeraldo, estão expostas cinco obras, entre elas, dois trabalhos com serigrafia e a escultura Quadrados (1982), que fora originalmente instalada na fachada do Edifício Raul Barbosa, antiga sede do Banco do Nordeste.

Literatura

Ricardo Kelmer realiza diálogo literário sobre seu livro “Pensão das Crônicas Dadivosas” no dia 13 de julho, às 16h. A obra é uma coletânea de crônicas, sessenta delas escritas entre 2007 e 2017. O autor cearense acumula outras 15 obras. Entre os livros anteriores, A Arte Zen de Tanger Caranguejos (2003) e Blues da Vida Crônica (2007).

Infantil

As férias da criançada contam também com programação especial no equipamento. O CCBNB Fortaleza oferta a Oficina “Jogos que se jogam juntos: conviver, jogar e brincar”, no dia 20 de julho, às 14h. A atividade, ministrada pelo Coletivo de Atores à Deriva (RN), visa facilitar a convivência, cooperação e estimular a criatividade e generosidade, a partir de jogos lúdicos teatrais.

As três unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza e Cariri, no Ceará, e Sousa, na Paraíba) contam com programação gratuita para públicos de todas as idades. Os equipamentos funcionam de terça a sábado.

Ainda no dia 20, o Coletivo apresenta a peça “Flúvio e o Mar”, com temática relacionada à educação ambiental e preservação marinha.

Aos sábados, a partir das 16h, as crianças acompanhadas de seus responsáveis, poderão passear pelas ruas do Centro Histórico de Fortaleza a bordo do “Trenzinho da História”, com a ilustre participação do Bode Ioiô, folclórico personagem da cultura popular fortalezense. A atividade apresenta um pouco da história da cidade, contada ao passar por praças, monumentos e equipamentos urbanos.

SERVIÇO:
Programa Nomes do Nordeste - Nando Cordel
Quando? Dia 17 de julho, quarta-feira, às 19h
Classificação livre
Música Instrumental - Spok e Luciano Magno
Quando? Dia 19 de julho, quinta-feira, às 20h
Classificação livre

Exposição Três Mestres da Arte no Nordeste
Quando? De terça a sábado, até 14 de setembro, das 10h às 22h
Classificação livre

Diálogo Literário com Ricardo Kelmer - “Pensão das Crônicas Dadivosas”
Quando? dia 13 de julho, às 16h
Classificação livre

Oficina “Jogos que se jogam juntos: conviver, jogar e brincar” – Coletivo de Atores à Deriva (RN)
Quando? Dia 20 de julho, às 14h
Classificação livre

Teatro: “Flúvio e o Mar” - Coletivo de Atores à Deriva (RN)
Quando? Dia 20 de julho, às 15h
Classificação livre

Trenzinho da História com Bode Ioiô
Quando? Dias 13, 20 e 27 de julho, às 16h
Classificação livre

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".