Pular para o conteúdo principal

Há 15 anos CMFor se mudava para Palácio da Cidadania

O três de agosto na História de Fortaleza, segundo Arquivo Nirez:

1865 - O primeiro Código de Obras e Posturas da Câmara Municipal é aprovado pelo presidente da Província através da Resolução nº 1162. O Código, entre outras coisas, aprovava o sistema métrico decimal, sendo Fortaleza a primeira cidade brasileira onde foi operada essa substituição sem o menor constrangimento por parte da população.

1873 - Domingo, realiza-se a experiência com a locomotiva Runster Leeds “Fortaleza” com a presença de uma grande multidão. O maquinista era José da Rocha e Silva, o foguista, Henrique Pedro da Silva e chefe de trem, Eloi Alves Ribeiro. A locomotiva fez cinco viagens de ida e volta da Estação Central (ainda não era a atual) até a Parada do Chico Manuel. Tal parada ficava exatamente no local onde hoje é o cruzamento da Avenida Tristão Gonçalves com Rua Liberato Barroso.
1912 - Em Fortaleza o dueto Os Geraldos, que estréia no palco do Cine Teatro Polytheama. O dueto era formado por Geraldo Magalhães e uma mulher que variava. Já estiveram na dupla Nina Teixeira, Alda Soares e Margarita.

1917 - Inauguração da nova linha de trens partindo do Jacarecanga indo encontrar-se com o antigo caminho na altura do Benfica, na avenida Carapinima, desativando a linha que passava no centro da Cidade na Avenida Tristão Gonçalves. Popularmente chamou-se "linha nova". O curioso é que o antigo traçado corresponde ao do atual metrô em construção, só que este é subterrâneo. Na ocasião é inaugurada a Estação do Matadouro, depois Otávio Bonfim. Hoje essa linha já foi desativada, voltando a ser pela Tristão Gonçalves, porém subterrânea (Metrô).

1920 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o poeta Ulisses Bezerra, o Frivolino Catavento, da Padaria Espiritual. Era cearense de Arneirós. Hoje é nome de avenida na Cidade do Funcionário.

1924 - Inaugura-se, na Praça da Sé, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com Rua Rufino de Alencar, no prédio onde funcionou o Hotel Central, o Serviço de Saneamento e Profilaxia Rural. Funcionou na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), onde teve um posto profilático. Em uma sala do mesmo prédio, na mesma ocasião, instalou-se a Liga Cearense Pró-Alfabetismo e Higiene.

1925 - A Biblioteca Pública do Estado, por força de lei, é desmembrada da Faculdade de Direito, passando a ser uma repartição autônoma.
1929 - Inaugura-se, na Rua da Alfândega (Avenida Pessoa Anta), esquina com a Rua Almirante Jaceguai, na Praça Almirante Saldanha, a Fábrica Myrian, da firma C. N. Pamplona & Cia., primeiro estabelecimento no Ceará a extrair óleo de oiticica através de maquinaria apropriada.

1930 - Inaugurada em Fortaleza, na Rua Barão do Rio Branco, 775, a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda, que tem como presidente Raimundo Gomes e como gerente Joaquim Antônio Viana Albano. Seria depois o Banco dos Proprietários, hoje Banco Industrial do Ceará - BIC.

1934 - A Imprensa Oficial muda-se para prédio na Rua Senador Pompeu, 24 (atual 512). Em 1975, já é Departamento de Imprensa Oficial - DIO, sendo transformada por força de lei em empresa pública com a denominação de Imprensa Oficial do Ceará - IOCe. Depois foi para a Avenida Perimetral (Avenida Washington Soares), onde foi privatizada e posteriormente extinta.

1941 - Fecha o Café Emygdio, de propriedade de José Emygdio e Estevam Emygdio, na esquina da Rua Major Facundo com a Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira. Começou com a Loja Emygdio, fundada em 1893. Seu fechamento se deve à derrubada do quarteirão entre a Rua Floriano Peixoto, Rua Guilherme Rocha, Rua Major Facundo e Travessa Pará, para construção da sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, que nunca foi construída.

1953 - Realiza-se, de 8 às 18 horas, a assembleia eleitoral para a renovação dos poderes sociais da Associação Cearense de Imprensa - ACI - Conselho Superior - Orlando Mota, Ari de Sá Cavalcante, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Aníbal Fernandes Bonavides (Aníbal Bonavides), José Pessoa de Araújo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Jacques Ferreira Lopes, Olavo Euclides de Araújo (Olavo Araújo), Luís Cavalcante Sucurpira (Luís Sucupira) e Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos). Diretoria - Presidente: João Perboyre e Silva; vice-presidente: Antônio Carlos Campos de Oliveira; 1º secretário: José Caminha de AlencarAraripe (J. C. Alencar Araripe); 2º secretário: Luís Edgard de Andrade; Tesoureiro: Stênio Azevedo; adjunto: João Vieira Uchoa; Bibliotecário - Antônio Carlos Costa; diretor de assistência social: Mozar Soriano Aderaldo; diretor de atividades culturais: Osmundo Pontes; diretor de sede: Antônio Girão Barroso. Conselho Fiscal - João Calazans Pires, Joel Carvalho e Jair Gurgel do Amaral.

1955 - Com a presença de líderes estuduais do Partido Social Democrático - PSD e do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB e de grande número de adeptos das duas facções políticas, os candaditos à presidência e vice-presidência da República, respectivamente, Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Belchior Marques Goulart (João Goulart) apresentam suas plataformas políticas, principalmente, em relação ao Ceará, em comício realizado, na Praça da Sé. Vários pronunciamentos são feitos, destacando-se os do senador Parsifal Barroso e do deputado Menezes Pimentel.
1955 - A estação ferroviária do Quilômetro Oito passa a denominar-se Couto Fernandes, em homenagem ao engenheiro Henrique Eduardo Couto Fernandes.

1956 - Morre, em Fortaleza, a comerciante Raimunda Guedes da Costa (Mundica Paula). Hoje é nome de rua na Itao
ca.

1964 - Inaugurados em Fortaleza o Grupo Escolar Presidente Kennedy e o Grupo Escolar João XXIII.

1971 - Em partida tumultuada, pelo Campeonato Cearense de Futebol, realizada no Estádio Presidente Vargas, sagra-se Campeão o Ceará Sporting Clube, ao empatar, por 2x2, com o Fortaleza Esporte Clube. Diz Nirez de Azevedo, em seu livro História do Campeonato Cearense de Futebol: “As torcidas invadiram o campo após o 2º gol do Ceará, ocasião em que houve um sururu entre os jogadores. O jogo não continuou ficando o público sem saber se estava paralisado ou terminado. Só no dia seguinte foi divulgada a súmula dando o Ceará como Campeão”.

1972 - Morre, aos 49 anos de idade, Sílvio José Alencar de Campos, procurador do INSS. Era cearense de Fortaleza.

1973 - Instalação do Encontro de Bispos do Ceará, para discutir sobre os dízimos.

1973 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel Adair Geraldo Ribeiro, substituindo o coronel Geraldo Queirós Almeida.

1974 - Criada em Fortaleza a Associação dos Professores de Educação Artística. A diretoria provisória é constituída pelas professoras Izaíra Silvino, Núbia Brasileiro, Doraci Carvalho, Lourdes Caldas e Maria Helena Arruda.

1975 - Aos 61 anos de idade, falece, em Washington, EUA, o médico gastro-enterologista Alber Furtado de Vasconcelos (Alber Vasconcelos). Lecionou no Liceu do Ceará, exerceu funções de destaque no sistema educacional do Estado e foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFC. Até há pouco, regia a disciplina de Gastroenterologia e chefiava o Departamento de Clínica Médica daquela instituição. Era cearense de Fortaleza nascido a 26 de maio de 1914.

1978 - Inaugurado, em Fortaleza, o Cine Drive-In, na Avenida Pontes Vieira, quarteirão entre a Rua Barbosa de Freitas e Rua Vicente Leite, no Dionísio Torres, o primeiro do Ceará.

1994 - Morre, em Fortaleza, o maestro, compositor Cleóbulo Maia das Chagas, da Polícia Militar do Ceará - PMC, autor do hino daquela corporação. Nascera em Limoeiro do Norte.

1999 - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme muda-se da Avenida Bezerra de Menezes nº 1820, vizinho à Secretaria de Agricultura, para prédio na Avenida Rui Barbosa nº 1246, na Aldeota.

2000 - Reinauguração, às 17h, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, do Memorial do Judiciário, no Palácio da Justiça, no Cambeba.

2001 - Morre em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o cônsul da Suécia e Noruega no Ceará, Francis Bloc Boris (Francis Boris), o único sobrevivente dos campos de concentração nazistas residente em Fortaleza. Trabalhava com importação e exportação, na Boris Navegações, fundada por seu avô Aquiles Boris cônsul da França, em 1889. Francis chegou a Fortaleza há 52 anos e era apelidado carinhosamente de “judeu mais cristão do mundo” e “bicônsul”. O corpo de Francis Boris foi velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante e após missa de corpo presente, no dia seguinte, foi sepultado às 10h no Cemitério de São João Batista.

2000 - Inaugurada, no Novo Mondubim, às oito horas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Bezerra Quevedo. A unidade escolar tem capacidade para 1.500 alunos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite, abrangendo desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

2004 - Abertura da 1ª Conferência Sul-Americana sobre o Combate à Desertificação, que acontece até dia seis na sede do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, no Passaré, com a presença da ministra Marina Silva.


2004 - Primeira sessão da Câmara Municipal de Fortaleza - CMFor, em novo prédio, na Rua Tompson Bulcão, 830, esquina com Avenida Rogaciano Leite, no bairro Patriolino Ribeiro. A sessão solene de abertura dos trabalhos do segundo semestre legislativo da Câmara Municipal de Fortaleza é no auditório do novo prédio, com a participação do prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador João de Deus Barros Bringel e quase a totalidade dos vereadores. Hoje tem o nome de Palácio da Cidadania.

2011 - Falecimento do médico Washington Carneiro Barata Monteiro (Washington Barata), professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, na qual lecionou Microbiologia, por várias décadas, às sucessivas levas de estudantes da área da saúde, e de Medicina, em particular, tendo presidido o Centro Médico Cearense, o Conselho Regional de Medicina e a Academia Cearense de Medicina, da qual foi um dos seus fundadores.

2011 - Falecimento do comunicador Armando Ponte de Vasconcelos (Armando Vasconcelos), locutor, produtor, vítima de pneumonia ocasionada pela Doença de Parkinson seguido de um AVC, aos 85 anos de idade. Atuou a partir da Rádio Iracema de Fortaleza em 1949, onde produziu e manteve vários programas de estúdio e de auditório, como “Fim de Semana na Taba”, a crônica “Doa em quem doer” e ultimamente na televisão com o “Programa Armando Vasconcelos”. O sepultamento ocorre no dia seguinte, às 10h no Cemitério de São João Batista.

2019 - Ceará x Fortaleza, na Arena Castelão, pelo 13ª rodada do Brasileirão 2019, às sete da noite.

2019 - Toma posse a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI), na Casa do Jornalista. A nova diretoria é encabeçada pelo presidente reeleito Salomão Castro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".