Pular para o conteúdo principal

Prefeitura assina convênio com Governo para levar água e esgoto aos caucaienses

O prefeito Naumi Amorim assinou nesta sexta-feira (27) convênio de cooperação entre Caucaia e o Governo do Estado para mais comunidades de Caucaia terem acesso a água e esgotamento sanitário, serviços a cargo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).


O ato aconteceu em reunião do gestor com o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista;, o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria Estadual das Cidades, Carlos Edilson Araújo; e a primeira-dama de Caucaia, deputada estadual Erika Amorim (PSD).

Com o convênio, será possível Prefeitura e Cagece celebrarem contrato para a execução de obras visando a universalização das redes de água e esgoto em Caucaia. A expectativa é de que os projetos sejam orçados em pelo menos R$ 950 milhões.

A Câmara Municipal de Caucaia já autorizou a renovação da parceria entre os dois entes. Agora, o Executivo cumprirá trâmites burocráticos internos para a definição do início efetivo dos trabalhos.

“Estamos falando de melhorias concretas para o sistema de água e esgoto. De demandas que tanto os técnicos da Prefeitura quanto os da Cagece já detectaram que existem e são urgentes. Mas devemos apresentar outras solicitações que recebemos da população. Há regiões de Caucaia onde o acesso à água ainda não existe. Precisamos acabar com isso”, afirma o prefeito Naumi Amorim.


Pacientes das Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Capuan e de Sítios Novos receberam nesta sexta-feira (27) atendimento oftalmológico. Oferecido pela Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço é prioritário para pacientes diagnosticados com diabetes e hipertensão mapeados pelos agentes comunitários de Saúde.

“Estou com dificuldades para enxergar nos dois olhos há um bom tempo. Contei para os agentes e eles me encaminharam pro atendimento”, contou Francisco da Silva, de 68 anos, morador de Sítios Novos.

O Teste de Acuidade Visual confirmou: ele tem “baixa visão”. O procedimento consiste em uma tabela com números e letras que diminuem de tamanho e ficam a certa distância do paciente. “Com este teste, nós podemos constatar e quantificar a perda de visão”, detalha a oftalmologista Leidiane Adriano.

Francisco também foi submetido a exames de fundoscopia, uma técnica de observação do fundo do olho. “Realizei um encaminhamento para ele ter continuidade no tratamento”, afirmou Leidiane.

A especialista refere-se ao serviço oferecido pela SMS em parceria com clínicas particulares de Caucaia para a realização de cirurgias. A operação é totalmente custeada pela Prefeitura. Mais de 500 já foram realizadas só em 2019.

Francisco foi encaminhado para o Centro de Saúde do Homem (localizado à rua da Consolação, nº 202, no Novo Pabussu), onde será submetido a exames mais detalhados.

Assim, o paciente terá o grau de visão definido em detalhes. “Toda sexta, a gente leva este trabalho oftalmológico para duas Uaps. Atualmente, estamos com 12 cadastradas em nosso cronograma devido à demanda de pacientes, mas já planejamos a expansão do atendimento para outras unidades”, adianta Leidiane Adriano.

-----------------


Os servidores municipais de carreira de Caucaia que ocupam cargos de Magistério e de assistência à Educação já podem a partir dessa sexta-feira (27) preencher o cadastro que consiste na primeira etapa para requisição da progressão horizontal dos ciclos de avaliação 2013/2014 e 2015/2016.

O cadastro dos interessados deve ser feito até 8 de outubro, no portal da Prefeitura de Caucaia na Internet. O sistema eletrônico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia com o objetivo de dar celeridade e desburocratizar o processo.

Todas as instruções e documentos referentes à progressão já estão disponíveis. O requerente deverá acessar o site da Prefeitura, buscar o campo “Servidor” (na seção superior da tela) e selecionar o item “Progressão”. Feito isso, será redirecionado para a página que contém todos os documentos que regem o processo e os botões referentes aos ciclos de progressão. Basta selecionar e preencher os campos no formulário, seguindo as instruções nele descritas.

A documentação que comprova os critérios de assiduidade e formação continuada deverá ser entregue pessoalmente pelo servidor à Comissão de Gestão de Carreira, na Secretaria. O resultado preliminar da análise será divulgado em 24 de outubro, também no site da Prefeitura, com dois dias úteis para a interposição de recursos.

Os servidores aposentados que completaram qualquer um dos dois ciclos em efetivo exercício na carreira do Magistério ou como profissionais efetivos e estáveis da Educação têm direito a participar do processo de avaliação de desempenho.

Para progredir, o servidor precisa estar há pelo menos dois anos com a mesma referência; comprovar assiduidade, não tendo faltas injustificadas; e apresentar certificado(s) de formação continuada de pelo menos 80 horas/aula. Uma vez alcançada, a progressão consiste em 2% sobre o salário-base a cada ciclo.

--------------

Cerca de 200 profissionais da saúde de Caucaia participaram nessa quinta-feira (26/9) de requalificação do matriciamento em atendimento para pacientes da rede de saúde mental. A atividade envolveu médicos, enfermeiros, psiquiatras e agentes comunitários de saúde na Faculdade Terra Nordeste (Fatene) para fortalecer e compartilhar o trabalho implantado há cerca de um ano pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O matriciamento é um modo de atendimento em saúde no qual duas ou mais equipes unem-se em um processo de construção compartilhada. “Fizemos uma requalificação deste trabalho, principalmente focando os novos profissionais que estão atuando em Caucaia e precisam ser capacitados nesta proposta”, conta a enfermeira Simara Moreira, assessora da Atenção Primária em Saúde da SMS.

A proposta do encontro também foi expandir o trabalho “compartilhando as experiências conquistadas até agora para motivar e sensibilizar as equipes médicas da necessidade e da importância do matriciamento em Caucaia”, enfatiza. Ela conta que alguns pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), por exemplo, poderiam ser atendidos em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (Uaps).

“O objetivo do Caps AD é o acompanhamento de pacientes com transtornos mentais mais graves. Os pacientes diagnosticados em grau leve podem ser conduzidos dentro do próprio território onde moram, pela equipe da Atenção Primária em uma unidade próximo de casa”, descreve Simara Moreira.

Além de fortalecer o processo de matriciamento em Caucaia e expandir para os novos profissionais em atuação no município, o encontro formulou um cronograma de encontros para o matriciamento se manter, “o que vai garantir a identificação das principais dúvidas e fragilidades encontradas pelos profissionais durante o trabalho.”
------------

Integrantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) entrevistaram nessa quinta-feira (26) candidatos a conselheiros tutelares de Caucaia. A iniciativa foi da Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

A roda de conversa aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Grilo e reuniu dez candidatos aos cargos do Conselho Tutelar Sede e Conselho Tutelar Jurema.

Conforme o mobilizador do Selo Unicef, Anízio Silva, o bate-papo trouxe muitas informações para os adolescentes. “Estimulou a participação dos adolescentes e incentivou para eles continuarem buscando o conhecimento e a atuação no cenário político e deste processo de escolha dos conselheiros”, destaca.

Além de responderem à sabatina dos jovens, os candidatos ressaltaram os motivos pelos quais decidiram disputar vaga num órgão tão estratégico para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Os candidatos ficaram muito à vontade para expressarem suas propostas. Muitos integrantes dos Nucas não conheciam o trabalho dos conselheiros”, acrescenta Anízio Silva.

A eleição para o Conselho Tutelar de Caucaia acontecerá em seis de outubro. Os eleitos terão mandato no quadriênio 2020/2024. Ao todo, 47 nomes concorrem às dez vagas – que serão distribuídas assim: cinco para a Sede e cincos para a Jurema.

Qualquer pessoa que more em Caucaia está apta a votar. Para isso, é preciso apresentar em um dos 68 locais de votação o título de eleitor e documento de RG ou documento com foto.

------------

Cento e oitenta e nove vagas de emprego foram ofertadas pelo Sine Municipal de Caucaia nesta sexta-feira (27) para quem deseja voltar ao mercado de trabalho. Há oportunidades para pessoas com deficiência.

As oportunidades foram de
 vendedor interno (150), motorista carreteiro (20), operador de telemarketing ativo e receptivo (2), atendente balconista (1), comprador (1), mecânico de manutenção de máquina industrial (1), mecânico de refrigeração (1), pintor industrial (1), supervisor administrativo (1) e vendedor pracista (1).

Já as vagas para pessoas com deficiência eram de auxiliar de limpeza (3), vendedor interno (2), repositor de mercadorias (2), auxiliar de linha de produção (2) e recepcionista atendente (1).

Interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Ria Coronal João Licínio, 517 - Centro), órgão ao qual o Sine de Caucaia é vinculado. É obrigatória a apresentação de CPF/RG e Carteira de Trabalho.

-------

A Prefeitura começou nesta sexta-feira (27) a pagar o salário referente ao mês de setembro do funcionalismo público municipal de Caucaia. A medida representará injeção de R$ 22,2 milhões postos em circulação.

Segundo as secretarias municipais de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin) e de Administração e Recursos Humanos, Segurança Urbana e Cidadania (Sead), os depósitos serão concluídos até a próxima segunda-feira (30).

Desta forma, a atual gestão mantém o compromisso assumido com os colaboradores de pagar os salários dentro do mês corrente. Tem sido essa a prática desde o início da administração, em janeiro de 2017, apesar de, por lei, o repasse poder ser feito até o quinto dia útil do mês seguinte.

Além de pagar todos os salários sem atraso desde o início da atual administração, a Prefeitura concedeu inúmeros benefícios e reajustes a diversas categorias municipais. Algumas dessas demandas eram históricas.

-----------

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), realiza neste sábado (28) o II Festival de Atletismo para Pessoas com Deficiência. A ação tem como parceiro o Lions Club.

As atividades iniciarão às sete horas, no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira – o Raimundão. Participarão das competições 120 crianças de diversas entidades de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Eusébio. Especialistas de Educação Física e estudantes de duas instituições acompanharão as disputas.

Crianças a partir de cinco anos disputarão em cinco categorias: deficiente visual, deficiente físico, deficiente auditivo, deficiente intelectual e TEA e deficiências múltiplas.

Secretário municipal de Esporte, Ribamar Santos explica que o Festival tem como propósito estimular as pessoas com deficiências à prática esportiva. “Vamos oportunizar e estimular a prática de atividade física e esportiva, possibilitando melhoria na qualidade de vida, autoestima e autonomia.”

SERVIÇO
II FESTIVAL DE ATLETISMO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Sábado (28), a partir das sete da manhã.
Estádio Municipal Raimundão (Rua Tobias Correia, 73/157 - Itambé).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .  

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .