Pular para o conteúdo principal

Confira o 17 de fevereiro na História de Fortaleza

Confira o 17 de fevereiro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:



  • 1822 - Toma posse uma nova junta governativa, eleita a 15 de janeiro, constituída pelo Padre Francisco Gonçalves de Magalhães, negociante Mariano Gomes da Silva, lavrador José de Agrella Jardim, José de Castro e Silva, e José Raimundo do Paço de Porbem Barbosa. Este último tomou posse somente em 29 de março.
  • 1892 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia do Estado, o major Antônio Joaquim Guedes de Miranda.
  • 1918 - Transita por Fortaleza, de viagem para sua terra natal, o Maranhão, o escritor Henrique Maximiano Coelho Neto (Coelho Neto).
  • 1919 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, pela segunda vez como titular, agora como capitão de fragata Cyro Câmara Cardoso de Menezes - na primeira vez era capitão de corveta - substituindo o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos que vinha comandando interinamente.
  • 1923 - Fundado o Centro dos Exportadores, na Avenida Alberto Nepomuceno, nº 77, tendo como primeiro presidente Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), vice-presidente Adrien Seligman, secretário, Alberto Jacques Klein. O Centro era formado pelas firmas Salgado, Filho & Companhia; A. D. Siqueira & Filho; Boris Frères & Cie, G. Gradwohl & Fils; J. Lopes & Companhia; Camilo & Companhia; Myrtil, Lima & Companhia; Arruda & Companhia Ltda.; Ommundsen & Martins Ltda.; Albert Beday; Dugan, Hood & Companhia Inc.; Boris, Siqueira, Lima & Companhia; Rossbach Brasil Company e José Arruda.
  • 1925 - Surge a firma Lima & Albuquerque, de representações e conta própria, importação de automóveis, e máquinas, na Rua São Paulo nº 97 (atual 303), mudando-se depois para a Rua Barão do Rio Branco nº 123 (antigo, atuais 910/914).
  • 1926 - Quarta-feira de cinzas, era fundada a Livraria Comercial, na Rua Major Facundo nº 151 (antigo, atual 430), da firma Quinderé & Cia., de Luís Quinderé Ferreira e Meton de Alencar Gadelha. Depois a firma foi vendida a terceiros e Luís Quinderé abriu a Livraria Quinderé.
  • 1928 - Morre o capitalista Raimundo Frota, sócio da firma Frota & Gentil, grande protetor das associações pias e instituições de caridade. Hoje é nome de rua na Barra do Ceará.
  • 1932 - Falecimento, em Fortaleza, do ex-deputado estadual e ex-secretário da fazenda, Edgar Augusto Borges (Edgar Borges), hoje nome de rua no centro de Fortaleza.
  • 1946 - Ocorre a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1945, no Estádio Municipal, entre as equipes do Ferroviário Atlético Cearense e o Sport Club Maguari, vencendo o primeiro pela contagem de 3x1, sagrando-se Campeão.
  • 1948 - Toma posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Carlos Feijó da Costa Ribeiro.
  • 1948 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo Raimundo Vítor dos Santos, ex-professor e diretor da Escola de Agronomia do Ceará.
  • 1948 - A Imprensa Oficial do Ceará - Ioce tem novo diretor quando sai Edival de Melo Távora (Edival Távora), que assumira como vereador em primeiro de janeiro e entra Antônio Leopoldo Serra.
  • 1953 - O concurso promovido pela Rádio Iracema para escolha dos melhores no carnaval elegeu campeão do carnaval: Maracatu Ás de Espadas (Taça Prefeitura Municipal); Melhor Balisa: o sr. Jari Cavalcante, da Escola de Samba Luís Assunção (Taça o Estado); Melhor Estandarte: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Folha do Povo); Melhor Ritmo: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Gazeta de Notícias); Fantasia Mais Original: As Baianas (Taça O Povo); Bloco Mais Original: Escola de Samba Chico Alves, ex-Prova de Fogo, (Taça Rádio Iracema); e o Melhor Conjunto: Cordão das Coca-Colas (Taça Náutico Atlético Cearense); o melhor estandarte: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Sport Club Maguari); e a Taça Tradição, ofertada pela Prefeitura, coube ao bloco: As Baianas.
  • 1962 - Coroada a Rainha da Imprensa, em festa realizada no Clube Líbano Brasileiro, Maria Luísa Barbosa Chaves (Maria Luísa Chaves), e as princesas Stela Cabral de Araújo e Ismene Soares, com atuação da cantora Leny Eversong e do tenor Vicente Celestino.
  • 1962 - Apresenta-se na TV Ceará Canal 2, no Ceará Rádio Clube e no Clube de Regatas Antônio Bezerra, sob os auspícios da Sapataria Azteca e da Fábrica de Tacos e Serraria Santa Cruz, o sanfoneiro, compositor e cantor Luís Gonzaga do Nascimento.
  • 1963 - Renuncia ao trono de Rei Momo, o radialista Irapuan Barros de Lima (Irapuan Lima), que “reinou” em 1960, 1961 e 1962. Em sua renúncia entra em seu lugar o jornalista João Ciro Saraiva de Oliveira (J. Ciro Saraiva) que foi o Rei Momo Cirão, I e Único.
  • 1966 - Fundado em Fortaleza o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará.
  • 1968 - O Centro dos Exportadores inaugura sua sede própria, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua José Avelino.
  • 1968 - Sábado magro, acontece o I Carnaval da Saudade, no Náutico Atlético Cearense, com o tema “De Zé Pereira a Zé Keti”, com roteiro musical elaborado pelo pesquisador Christiano Câmara.
  • 1973 - Morre, aos 50 anos de idade, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, vítima de crise cardio-vascular cerebral, o médico cearense Abelardo Gadelha da Rocha, que dirigia o Hospital e Maternidade Senhora Juvenal de Carvalho, em São Gerardo, do qual era fundador. Nascera em Caucaia em 22 de novembro de 1922.
  • 1974 - Com a presença do governador César Cals, do prefeito Vicente Fialho e dos deputados José Adauto Bezerra de Menezes e Jeová Costa Lima, o Náutico Atlético Cearense realiza o ''Baile da Saudade'' a cargo da orquestra Paulo de Tarso apresentando sucessos de carnavais do passado, todos selecionados por Christiano Câmara. Antes de ser iniciada a festa, foram coroados o Rei e a Rainha do Carnaval, Raimundo Narcílio Andrade e Sandra Calixto.
  • 1985 - Inicia-se o desfile de rua do carnaval de Fortaleza, totalmente desfigurado em virtude de regulamento oficial da Prefeitura através de seu Departamento de Turismo. Apesar da desfiguração, um bloco resiste, ainda guardando as características cearenses, conservando nossa tradição, o “Prova de Fogo”. O Carnaval foi nos dias 17, 18 e 19/02/1985.
  • 1987 - O engenheiro civil Francisco de Carvalho Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Construção de Fortaleza assume a presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, em substituição a Tristão Faria de Carvalho Rodna, demitido no dia anterior.
  • 1993 - Às 3h45min, morre, aos 73 anos de idade, o jornalista Edmundo Gurgel Maia (Edmundo Maia) em consequência de problemas pulmonares. Edmundo nascera em Jaguaruana, no dia 31 de julho de 1929. Veio para Fortaleza ingressando na Rádio Iracema, Rádio Dragão do Mar e Rádio Uirapuru, passando para o jornal Correio do Ceará, Gazeta de Notícias e foi correspondente do jornal carioca Última Hora. Foi perseguido e preso no governo ditatorial de 1964.
  • 2002 - Domingo, inaugura-se a escultura da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré confeccionada pelo escultor Ferreirinha e projetada pelo arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga). A festa começa às 6 horas, com alvorada, música, queima de fogos e toque do sino. Missas serão celebradas às 6h30, 8h e 16h30. Às 18 horas acontece procissão e depois a bênção do monumento comemorativo do Jubileu. Às 19 horas, será realizada a solene celebração com a presença do arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi e de bispos convidados. A celebração final contará com a presença do primeiro padre da Paróquia, Gerardo Andrade Ponte, ex-bispo de Patos, na Paraíba. O pároco Batista Poinelli, há 41 anos conduzindo a comunidade de fiéis, conta que a comunidade não possuía serviços essenciais. Então foram formados agentes de pastorais e criadas escolinhas nas Favelas Santa Terezinha e Brasília. Hoje existem três centros sociais para crianças carentes. A Paróquia foi inaugurada em 1952 e em 27/04/1999 a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré foi atingida por um raio que danificou sua torre principal durante uma tempestade.
  • 2006 - O capitão da reserva Sérgio Cordeiro Oliveira, 52 anos, da Base Aérea de Santa Maria, RS, morre em acidente de trânsito na rodovia estadual RS-509, naquela cidade, quando a motocicleta conduzida pelo militar bate na traseira de um caminhão. O sepultamento acontece na noite do dia 19, no Cemitério Anjo da Guarda em Juazeiro do Norte, de onde era natural.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não