Pular para o conteúdo principal

Confira o 17 de fevereiro na História de Fortaleza

Confira o 17 de fevereiro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:



  • 1822 - Toma posse uma nova junta governativa, eleita a 15 de janeiro, constituída pelo Padre Francisco Gonçalves de Magalhães, negociante Mariano Gomes da Silva, lavrador José de Agrella Jardim, José de Castro e Silva, e José Raimundo do Paço de Porbem Barbosa. Este último tomou posse somente em 29 de março.
  • 1892 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia do Estado, o major Antônio Joaquim Guedes de Miranda.
  • 1918 - Transita por Fortaleza, de viagem para sua terra natal, o Maranhão, o escritor Henrique Maximiano Coelho Neto (Coelho Neto).
  • 1919 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, pela segunda vez como titular, agora como capitão de fragata Cyro Câmara Cardoso de Menezes - na primeira vez era capitão de corveta - substituindo o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos que vinha comandando interinamente.
  • 1923 - Fundado o Centro dos Exportadores, na Avenida Alberto Nepomuceno, nº 77, tendo como primeiro presidente Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), vice-presidente Adrien Seligman, secretário, Alberto Jacques Klein. O Centro era formado pelas firmas Salgado, Filho & Companhia; A. D. Siqueira & Filho; Boris Frères & Cie, G. Gradwohl & Fils; J. Lopes & Companhia; Camilo & Companhia; Myrtil, Lima & Companhia; Arruda & Companhia Ltda.; Ommundsen & Martins Ltda.; Albert Beday; Dugan, Hood & Companhia Inc.; Boris, Siqueira, Lima & Companhia; Rossbach Brasil Company e José Arruda.
  • 1925 - Surge a firma Lima & Albuquerque, de representações e conta própria, importação de automóveis, e máquinas, na Rua São Paulo nº 97 (atual 303), mudando-se depois para a Rua Barão do Rio Branco nº 123 (antigo, atuais 910/914).
  • 1926 - Quarta-feira de cinzas, era fundada a Livraria Comercial, na Rua Major Facundo nº 151 (antigo, atual 430), da firma Quinderé & Cia., de Luís Quinderé Ferreira e Meton de Alencar Gadelha. Depois a firma foi vendida a terceiros e Luís Quinderé abriu a Livraria Quinderé.
  • 1928 - Morre o capitalista Raimundo Frota, sócio da firma Frota & Gentil, grande protetor das associações pias e instituições de caridade. Hoje é nome de rua na Barra do Ceará.
  • 1932 - Falecimento, em Fortaleza, do ex-deputado estadual e ex-secretário da fazenda, Edgar Augusto Borges (Edgar Borges), hoje nome de rua no centro de Fortaleza.
  • 1946 - Ocorre a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1945, no Estádio Municipal, entre as equipes do Ferroviário Atlético Cearense e o Sport Club Maguari, vencendo o primeiro pela contagem de 3x1, sagrando-se Campeão.
  • 1948 - Toma posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Carlos Feijó da Costa Ribeiro.
  • 1948 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo Raimundo Vítor dos Santos, ex-professor e diretor da Escola de Agronomia do Ceará.
  • 1948 - A Imprensa Oficial do Ceará - Ioce tem novo diretor quando sai Edival de Melo Távora (Edival Távora), que assumira como vereador em primeiro de janeiro e entra Antônio Leopoldo Serra.
  • 1953 - O concurso promovido pela Rádio Iracema para escolha dos melhores no carnaval elegeu campeão do carnaval: Maracatu Ás de Espadas (Taça Prefeitura Municipal); Melhor Balisa: o sr. Jari Cavalcante, da Escola de Samba Luís Assunção (Taça o Estado); Melhor Estandarte: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Folha do Povo); Melhor Ritmo: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Gazeta de Notícias); Fantasia Mais Original: As Baianas (Taça O Povo); Bloco Mais Original: Escola de Samba Chico Alves, ex-Prova de Fogo, (Taça Rádio Iracema); e o Melhor Conjunto: Cordão das Coca-Colas (Taça Náutico Atlético Cearense); o melhor estandarte: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Sport Club Maguari); e a Taça Tradição, ofertada pela Prefeitura, coube ao bloco: As Baianas.
  • 1962 - Coroada a Rainha da Imprensa, em festa realizada no Clube Líbano Brasileiro, Maria Luísa Barbosa Chaves (Maria Luísa Chaves), e as princesas Stela Cabral de Araújo e Ismene Soares, com atuação da cantora Leny Eversong e do tenor Vicente Celestino.
  • 1962 - Apresenta-se na TV Ceará Canal 2, no Ceará Rádio Clube e no Clube de Regatas Antônio Bezerra, sob os auspícios da Sapataria Azteca e da Fábrica de Tacos e Serraria Santa Cruz, o sanfoneiro, compositor e cantor Luís Gonzaga do Nascimento.
  • 1963 - Renuncia ao trono de Rei Momo, o radialista Irapuan Barros de Lima (Irapuan Lima), que “reinou” em 1960, 1961 e 1962. Em sua renúncia entra em seu lugar o jornalista João Ciro Saraiva de Oliveira (J. Ciro Saraiva) que foi o Rei Momo Cirão, I e Único.
  • 1966 - Fundado em Fortaleza o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará.
  • 1968 - O Centro dos Exportadores inaugura sua sede própria, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua José Avelino.
  • 1968 - Sábado magro, acontece o I Carnaval da Saudade, no Náutico Atlético Cearense, com o tema “De Zé Pereira a Zé Keti”, com roteiro musical elaborado pelo pesquisador Christiano Câmara.
  • 1973 - Morre, aos 50 anos de idade, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, vítima de crise cardio-vascular cerebral, o médico cearense Abelardo Gadelha da Rocha, que dirigia o Hospital e Maternidade Senhora Juvenal de Carvalho, em São Gerardo, do qual era fundador. Nascera em Caucaia em 22 de novembro de 1922.
  • 1974 - Com a presença do governador César Cals, do prefeito Vicente Fialho e dos deputados José Adauto Bezerra de Menezes e Jeová Costa Lima, o Náutico Atlético Cearense realiza o ''Baile da Saudade'' a cargo da orquestra Paulo de Tarso apresentando sucessos de carnavais do passado, todos selecionados por Christiano Câmara. Antes de ser iniciada a festa, foram coroados o Rei e a Rainha do Carnaval, Raimundo Narcílio Andrade e Sandra Calixto.
  • 1985 - Inicia-se o desfile de rua do carnaval de Fortaleza, totalmente desfigurado em virtude de regulamento oficial da Prefeitura através de seu Departamento de Turismo. Apesar da desfiguração, um bloco resiste, ainda guardando as características cearenses, conservando nossa tradição, o “Prova de Fogo”. O Carnaval foi nos dias 17, 18 e 19/02/1985.
  • 1987 - O engenheiro civil Francisco de Carvalho Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Construção de Fortaleza assume a presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, em substituição a Tristão Faria de Carvalho Rodna, demitido no dia anterior.
  • 1993 - Às 3h45min, morre, aos 73 anos de idade, o jornalista Edmundo Gurgel Maia (Edmundo Maia) em consequência de problemas pulmonares. Edmundo nascera em Jaguaruana, no dia 31 de julho de 1929. Veio para Fortaleza ingressando na Rádio Iracema, Rádio Dragão do Mar e Rádio Uirapuru, passando para o jornal Correio do Ceará, Gazeta de Notícias e foi correspondente do jornal carioca Última Hora. Foi perseguido e preso no governo ditatorial de 1964.
  • 2002 - Domingo, inaugura-se a escultura da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré confeccionada pelo escultor Ferreirinha e projetada pelo arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga). A festa começa às 6 horas, com alvorada, música, queima de fogos e toque do sino. Missas serão celebradas às 6h30, 8h e 16h30. Às 18 horas acontece procissão e depois a bênção do monumento comemorativo do Jubileu. Às 19 horas, será realizada a solene celebração com a presença do arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi e de bispos convidados. A celebração final contará com a presença do primeiro padre da Paróquia, Gerardo Andrade Ponte, ex-bispo de Patos, na Paraíba. O pároco Batista Poinelli, há 41 anos conduzindo a comunidade de fiéis, conta que a comunidade não possuía serviços essenciais. Então foram formados agentes de pastorais e criadas escolinhas nas Favelas Santa Terezinha e Brasília. Hoje existem três centros sociais para crianças carentes. A Paróquia foi inaugurada em 1952 e em 27/04/1999 a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré foi atingida por um raio que danificou sua torre principal durante uma tempestade.
  • 2006 - O capitão da reserva Sérgio Cordeiro Oliveira, 52 anos, da Base Aérea de Santa Maria, RS, morre em acidente de trânsito na rodovia estadual RS-509, naquela cidade, quando a motocicleta conduzida pelo militar bate na traseira de um caminhão. O sepultamento acontece na noite do dia 19, no Cemitério Anjo da Guarda em Juazeiro do Norte, de onde era natural.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".