Pular para o conteúdo principal

Há três anos morria Sérvulo Esmeraldo

O Blog do Lauirberto volta a publicar a coluna Hoje na História, do historiador Miguel Ângelo Nirez.

1º DE FEVEREIRO

  • 1860 - Morre, em Angra dos Reis, RJ, aos 47 anos de idade, Casimiro José de Moraes Sarmento, antigo presidente da Província do Ceará.
  • 1876 - Instala-se, em prédio com fachada de azulejo, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco, 100), o Colégio São José, no mesmo local esteve depois o Colégio Santa Rosa de Lima. Hoje no lugar existem os sobrados de números 1026 e 1030 que já abrigaram a loja A Cruzeiro e depois as Lojas de Variedades.
  • 1879 - Surge o Instituto Cearense de Humanidades do Padre Bruno para alunos de primeiras letras. Era internato, semi-internato e externato. Estava a cargo do Padre Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo, depois Monsenhor Bruno e do Padre João Cordeiro da Cruz Saldanha. A sede ficava na Rua Senador Pompeu, mudando-se depois para a Rua de Baixo (Conde D’Eu). Os alunos editavam o jornalzinho Filomático. Depois a direção foi transferida para os padres Antônio de Sousa Barros e Antônio Lopes de Araújo, no dia quatro de dezembro de 1884, passando a chamar-se Colégio São Luís.
  • 1889 - Criada, em Fortaleza, a Escola Militar do Ceará, que se instalou em ´rimeiro de meio de 1889, em prédio entre a Rua do Sol (Rua Costa Barros), Rua Dona Leopoldina, Rua da Soledade (Rua Nogueira Acioli) e Rua do Colégio das Órfãs (Avenida Santos Dumont).
  • 1897 - Muda de comando a Capitania do Porto do Ceará, quando assume o 1º tenente José Paulino Rodrigues, interinamente, substituindo o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho.
  • 1897 - Morre, em Fortaleza, João Francisco Sampaio, farmacêutico, lente de História geral do Liceu, jornalista e deputado estadual. Nascera em Aracati, a 27 de maio de 1847.
  • 1902 - Fundada, no Maranguape, a primeira Loja Maçônica daquela localidade, recebendo o nome de Loja Maçônica nº 2.
  • 1903 - Publicado, em Fortaleza, o jornalzinho caricato O Democrata, com redação na Rua Senador Pompeu, 85.
  • 1903 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Cri-Cri, de propaganda da Sapataria Cirino.
  • 1907 - Morre, aos 53 anos de idade, o engenheiro Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil, ex-fiscal da Estrada de Ferro de Baturité - EFB e Diretor das Obras Públicas do Estado. Hoje é nome de avenida na Praia do Futuro. Era cearense de Fortaleza nascido no dia 11 de dezembro de 1853.
  • 1921 - Nasce em Fortaleza a firma Salgado, Filho & Companhia, do comerciante Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), seu filho José Salgado e seu sobrinho Eurico Salgado Duarte que fica à frente da Casa Inglesa, antes da firma R. Siglehurst & Co. de Liverpool.
  • 1924 - Inaugura-se, pela manhã, o Instituto Araripe Júnior, estabelecimento de ensino primário e secundário na Rua 24 de Maio próximo à Praça Marquês do Herval (Praça José de Alencar), sob a direção do professor Aluísio Araripe de Faria Coimbra (Aluísio Coimbra).
  • 1924 - Abre em Fortaleza, a Casa Canindé, da firma Monteiro, Pinto & Companhia Ltda., dos sócios Vicente Alves Monteiro, Álvaro Alves Monteiro e Antônio Pinto de Mesquita, na Rua Floriano Peixoto, 58 (antigo), especializada na venda de malas, redes e artigos de viagem.
  • 1925 - Jamil Ásfora abre sua casa de venda de tecidos e miudezas A Primavera, na Rua Floriano Peixoto, 59 (antigo).
  • 1925 - Inaugura-se em Fortaleza a casa de calçados A Bota Elegante, de propriedade de Luís do Carmo Filho, na Rua Liberato Barroso, 8 (antigo).
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a casa Auto Volante, da firma A. Barbosa & Companhia, vendendo acessórios e lubrificantes para automóveis, de propriedade de Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba) e Antônio Barbosa.
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a Farmácia Magalhães, de J. M. Belém Carneiro, na Rua Floriano Peixoto, 234 (antigo, atual 721).
  • 1929 - Morre, aos 44 anos de idade, cego, o poeta, cantor e violonista Amadeu Xavier de Castro, cearense de Fortaleza nascido a 12 de outubro de 1884. Foi funcionário da Secretaria de Interior e Justiça.
  • 1933 - Morre, assassinado, em Jaguaribe, CE., onde exercia as funções de juiz de Direito, o advogado José de Queiroz Lima. Nascera em Fortaleza, em 20 de outubro de 1892.
  • 1938 - O monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé) pede e obtém exoneração do cargo de secretário do Arcebispado, sendo substituído pelo padre André Viana Camurça (Padre André Camurça). O pedido do afastamento foi a não concordância com a derrubada da Igreja de São José (Catedral) pelo bispo Dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1943 - Às 10 horas, seguem para os seringais da Amazônia, em seis caminhões, até Teresina, PI, de onde irão de trem para São Luís, de lá irão de avião até Belém, os 240 primeiros trabalhadores cearenses, que vão para os seringais, conhecidos como “soldados da borracha”. O departamento encarregado é o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia - SEMTA.
  • 1949 - Funda-se em Fortaleza a empresa de propaganda com o nome de Empresa Cearense de Publicidade Limitada.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro arquiteto Natale Rossi, nascido em Milão, Itália, em 20 de janeiro de 1887. Chegou no Brasil em 1925 vindo diretamente para Fortaleza, onde estava sua irmã Pierina Giovanni, esposa do comerciante Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho).
  • 1951 - Nomeado Secretário de Polícia e Segurança Pública, pelo governador Raul Barbosa, o advogado Francisco Ferreira da Ponte.
  • 1952 - Inaugurado mais um estabelecimento fotográfico, Estúdio Fotográfico Gondim, na Rua Senador Pompeu, 1019, dirigido pelo jovem Gabriel Gondim de Lima.
  • 1952 - O Centro dos Retalhistas de Fortaleza dá posse a sua nova diretoria: Conselho supremo - Guilherme Eleri, Mário Leão, Joaquim Costa Josino, Zacarias Damasceno, Alfredo Lopes de Aguiar e Silva. Conselho administrativo - Almir Rodrigues, presidente; José Afonso Sancho, secretário; Vicente Fraga, tesoureiro, Diretores - Ubirajara Borges, Raimundo Nonato Parente, Esmerino Gois Sampaio, Odorico Patrício, Antonio Oliveira Bino, Gerardo Carvalho dos Santos, Antônio Arimatéia Viana, Francisco Valentim Moura, João Bezerra, Conselho fiscal - Luís Francisco Oliveira, relator; João Simões e José Barreto de Arruda.
  • 1952 - Eleita a nova diretoria do Clube Iracema que deverá reger os seus destinos no biênio 1952-1953: Presidente - Inácio Gomes Parente Filho (Inácio Parente Filho); vice-presidente - Luís Gonzaga da Silveira; secretário geral - Cláudio Martins, primeiro secretário - Valter Machado da Ponte; segundo secretário - Edmilson Barros de Oliveira; primeiro tesoureiro - Gustavo Silva; segundo tesoureiro - José Euclides Caracas; diretores - Helio Góis Ferreira, Alberto Sá e Raimundo Girão.
  • 1953 - O Ferroviário Atlético Cearense sagra-se Campeão de 1952 quando na última partida do Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, realizada no Estádio Presidente Vargas, derrota o Ceará Sporting Club por 2x1.
  • 1953 - Inaugura-se o Grupo Municipal Demócrito Rocha, que em 17 de setembro de 1976 passou a chamar-se Escola de 1º Grau Demócrito Rocha, funcionando na Rua Padre Pedro de Alencar, 2.012, em Messejana.
  • 1955 - Assume pela segunda vez a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço).
  • 1956 - Cock-tail na redação do jornal O Povo na Rua Senador Pompeu, 1082 para comemorar o recebimento de sua nova máquina impressora, uma rotativa MAN.
  • 1959 - Criada, no Montese, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e posse do primeiro pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padre Paulo Eduardo Andrade Ponte.
  • 1961 - Começa a circular o jornal O Dia, da Empresa Gráfica Paulista, com redação e oficinas na Rua Senador Pompeu, 937, tendo como diretor superintendente Osvaldo Rizzato; diretor responsável, Antônio Costa Filho (Antony Costa), contando com os colaboradores, todos jornalistas: Aluísio Bonavides, Edmilson Barros de Oliveira, Raimundo Girão, Durval Ayres; Mariano Rodrigues Martins (Mariano Martins); Ruy Guedes, Francisco Cunha, Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), Sérgio Roberto, Maria Teresa, Erasmo Pereira, Antônio Alves de Moraes Neto (Moraes Né), José Edilmar Norões Coelho, Iran Benevides e Dário Brito Macedo (Dário Macedo).
  • 1963 - Morre o advogado José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho), ex-secretário de Estado. Nascera em Sobral, CE, em 15 de setembro de 1889.
  • 1965 - Às 16 horas, com a presença do presidente da República, general Humberto de Alencar Castelo Branco, o governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora faz a entrega da Medalha da Abolição, no salão nobre do Palácio da Luz, ao ministro Mauro Thibau e aos doutores Apolônio Jorge de Farias Sales (Apolônio Sales) e Amaury Alves de Menezes.
  • 1965 - Chega, finalmente, a Fortaleza, a energia da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, às 18h30, na Praça dos Libertadores, no Otávio Bonfim, na Avenida Bezerra de Menezes, com a presença do presidente da República, general Humberto de Alencar Castelo Branco. Desde 1912 a Capital era servida pela luz e força da Light, companhia inglesa que explorou o bonde, ônibus, além de luz e força, sempre com precariedade. A empresa foi municipalizada, transformou-se em Serviluz, Conefor e finalmente em Coelce. Naquele dia chegava a energia da Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco - CHESF. A cerimônia da chegada da Luz de Paulo Afonso realizou-se com discurso do Governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) e ligação da chave da luz pelo Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.
  • 1970 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), no Hotel Premier, na Rua Barão do Rio Branco, o cantor das multidões, Orlando Garcia da Silva (Orlando Silva), na presença dos pesquisadores Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e Aldo Santiago de Freitas.
  • 1971 - Criada, pela Lei 3.838, oriunda de mensagem do prefeito, publicada no Diário Oficial do Município 4.596, do mesmo dia, a Biblioteca Municipal Dolor Barreira, que foi instalada um mês após, no dia 1º de março do mesmo ano. O acervo bibliográfico do advogado Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira) foi doado, pela família, ao Município, que criou a biblioteca com o nome daquele magistrado, funcionando na casa que era residência do Patrono, na Avenida Duque de Caxias, em frente ao Ginásio Farias Brito, tendo como organizadora a bibliotecária Maria Conceição de Sousa. Já esteve na Avenida da Universidade nº 2467 e hoje está na mesma avenida no número 2572.
  • 1972 - A manequim Virgínia Carvalho, funcionária do Romcy, é eleita Rainha do Carnaval de 1972 pela União dos Clubes Suburbanos.
  • 1973 - Inaugurada a Clínica de Puericultura e Pediatria - Pupe, sob a direção das médicas Glaedes Brandão e Gilda Bringel, na Rua Antônio Augusto, 1170, a primeira no gênero, que começa a funcionar no dia seguinte.
  • 1975 - Às 14 horas, tomam posse, na Assembleia Legislativa, os 40 novos deputados estaduais eleitos.
  • 1980 - Chega a Fortaleza o escritor Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em missão cultural e aqui é recepcionado pela Associação Cearense de Imprensa (ACI), em sua sede.
  • 1982 - Inicia-se o desmonte da torre da Televisão Ceará, Canal 2, da Rede Tupi de Televisão, implantada há 21 anos e que era o marco do início da televisão no Ceará.
  • 1983 - Tomam posse, na Assembleia Legislativa do Estado, os 46 deputados eleitos no último pleito, sendo na ocasião elevado à presidência da mesa diretora, o deputado Aquiles Peres Mota.
  • 1983 - Tomam posse os novos dirigentes do Poder Judiciário do Estado, tendo na presidência o desembargador Raimundo Lustosa Cabral.
  • 1988 - Toma posse, na presidência da Academia Cearense de Retórica - Acere, o escritor e jurista Francisco Osmundo Pontes.
  • 1990 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), o coronel Francisco Flávio Nogueira Carneiro, substituindo o coronel Paulo César Romero Castelo Branco.
  • 1991 - Tomam posse todos os deputados eleitos no último pleito. No Senado Federal é eleito presidente o senador Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides) que acumulará com a presidência da Câmara.
  • 1993 - Toma posse, às 10h20, na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Ceará (OAB/CE), o advogado José Feliciano de Carvalho.
  • 1993 - Lançado, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o livro Fortaleza Belle Époque, do historiador Sebastião Rogério Ponte.
  • 1994 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), o coronel Paulo Studart Filho, substituindo o coronel Antônio Carlos Pontes Barreto.
  • 1995 - Assumem, na Assembleia Legislativa, todos os deputados estaduais eleitos e diplomados.
  • 1999 - A Assembleia Legislativa dá posse, pela manhã, aos 46 parlamentares estaduais eleitos no pleito de outubro de 1998.
  • 1999 - Assume a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, substituindo José Maria de Melo que assume a Corregedoria Geral da Justiça.
  • 2003 - Falece o advogado, professor e educador Aluísio Cavalcante. Era natural de Itapajé-CE, nascido em 18 de novembro de 1918. Formou-se na Faculdade de Direito (UFC), onde concluiu o curso em 1939. Foi advogado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), professor titular da Escola de Administração do Ceará, sendo seu diretor de 1964 a 1970. Atuou durante 16 anos no Conselho Estadual de Educação. Durante o governo Adauto Bezerra, foi consultor geral do Estado (1975/77) e nesse período idealizou a Procuradoria Geral do Estado, sendo o seu 1º procurador geral, cargo que continuou exercendo durante todo o governo seguinte, de Virgílio Távora (1978/83). Seu último cargo público foi o de chefe do Departamento Jurídico, do extinto Bandece.
  • 2005 - São eleitos, por aclamação, durante assembleia geral ordinária, os novos dirigentes da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). O prefeito de Guaiúba, Fradique Accioly, é o novo presidente e Francisco Carlos Macedo Tavares, prefeito de Aurora, é o vice-presidente. O pleito escolheu, também, os membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2005-2006.
  • 2005 - A nova diretoria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para o biênio 2005-2007 toma posse no Plenário da instituição. O desembargador Francisco da Rocha Victor, eleito no último dia 23 de dezembro, por aclamação dos 22 desembargadores do Pleno, é o novo presidente, tendo como vice o desembargador Fernando Luís Ximenes Rocha (Fernando Ximenes), que estará à frente da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. O ex-presidente do TJCE, João de Deus Barros Bringel, assume a Corregedoria Geral de Justiça.
  • 2005 - Morre às 11h59, no Hospital Valdemar Alcântara, vítima de complicações renais, aos 70 anos incompletos, Jurandir Gomes Vieira presidente do bloco de carnaval Prova de Fogo. Familiares, amigos e brincantes estiveram presentes ao sepultamento, prestando uma homenagem ao carnavalesco. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério São João Batista. Nascera a 27 de fevereiro de 1935.
  • 2006 - A Base Aérea de Fortaleza tem novo comando, quando assume o coronel aviador Rogério Gammerdinger Veras, substituindo Carlos de Almeida Batista Júnior, do mesmo posto.
  • 2009 - Morre, aos 86 anos de idade, o jurista e poeta José Teúnas Ferreira de Andrade (Teúnas Andrade), cearense de Acaraú, onde nascera em 11 de novembro de 1922 na Fazenda Corrente.
  • 2017 - Morre em Fortaleza, aos 87 anos, o artista cearense Sérvulo Esmeraldo (foto) vítima de falência múltipla dos órgãos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Iniciou com xilogravura chegando à gravura, ilustração, pintura, arquitetura e escultura. Foi para São Paulo participando de exposição, sendo contemplado com Gem a Paris pelo Governo Francês. Seu corpo é velado na capela do Palácio da Abolição e posteriormente cremado. Nascera no Crato.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".