Pular para o conteúdo principal

Há três anos morria Sérvulo Esmeraldo

O Blog do Lauirberto volta a publicar a coluna Hoje na História, do historiador Miguel Ângelo Nirez.

1º DE FEVEREIRO

  • 1860 - Morre, em Angra dos Reis, RJ, aos 47 anos de idade, Casimiro José de Moraes Sarmento, antigo presidente da Província do Ceará.
  • 1876 - Instala-se, em prédio com fachada de azulejo, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco, 100), o Colégio São José, no mesmo local esteve depois o Colégio Santa Rosa de Lima. Hoje no lugar existem os sobrados de números 1026 e 1030 que já abrigaram a loja A Cruzeiro e depois as Lojas de Variedades.
  • 1879 - Surge o Instituto Cearense de Humanidades do Padre Bruno para alunos de primeiras letras. Era internato, semi-internato e externato. Estava a cargo do Padre Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo, depois Monsenhor Bruno e do Padre João Cordeiro da Cruz Saldanha. A sede ficava na Rua Senador Pompeu, mudando-se depois para a Rua de Baixo (Conde D’Eu). Os alunos editavam o jornalzinho Filomático. Depois a direção foi transferida para os padres Antônio de Sousa Barros e Antônio Lopes de Araújo, no dia quatro de dezembro de 1884, passando a chamar-se Colégio São Luís.
  • 1889 - Criada, em Fortaleza, a Escola Militar do Ceará, que se instalou em ´rimeiro de meio de 1889, em prédio entre a Rua do Sol (Rua Costa Barros), Rua Dona Leopoldina, Rua da Soledade (Rua Nogueira Acioli) e Rua do Colégio das Órfãs (Avenida Santos Dumont).
  • 1897 - Muda de comando a Capitania do Porto do Ceará, quando assume o 1º tenente José Paulino Rodrigues, interinamente, substituindo o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho.
  • 1897 - Morre, em Fortaleza, João Francisco Sampaio, farmacêutico, lente de História geral do Liceu, jornalista e deputado estadual. Nascera em Aracati, a 27 de maio de 1847.
  • 1902 - Fundada, no Maranguape, a primeira Loja Maçônica daquela localidade, recebendo o nome de Loja Maçônica nº 2.
  • 1903 - Publicado, em Fortaleza, o jornalzinho caricato O Democrata, com redação na Rua Senador Pompeu, 85.
  • 1903 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Cri-Cri, de propaganda da Sapataria Cirino.
  • 1907 - Morre, aos 53 anos de idade, o engenheiro Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil, ex-fiscal da Estrada de Ferro de Baturité - EFB e Diretor das Obras Públicas do Estado. Hoje é nome de avenida na Praia do Futuro. Era cearense de Fortaleza nascido no dia 11 de dezembro de 1853.
  • 1921 - Nasce em Fortaleza a firma Salgado, Filho & Companhia, do comerciante Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), seu filho José Salgado e seu sobrinho Eurico Salgado Duarte que fica à frente da Casa Inglesa, antes da firma R. Siglehurst & Co. de Liverpool.
  • 1924 - Inaugura-se, pela manhã, o Instituto Araripe Júnior, estabelecimento de ensino primário e secundário na Rua 24 de Maio próximo à Praça Marquês do Herval (Praça José de Alencar), sob a direção do professor Aluísio Araripe de Faria Coimbra (Aluísio Coimbra).
  • 1924 - Abre em Fortaleza, a Casa Canindé, da firma Monteiro, Pinto & Companhia Ltda., dos sócios Vicente Alves Monteiro, Álvaro Alves Monteiro e Antônio Pinto de Mesquita, na Rua Floriano Peixoto, 58 (antigo), especializada na venda de malas, redes e artigos de viagem.
  • 1925 - Jamil Ásfora abre sua casa de venda de tecidos e miudezas A Primavera, na Rua Floriano Peixoto, 59 (antigo).
  • 1925 - Inaugura-se em Fortaleza a casa de calçados A Bota Elegante, de propriedade de Luís do Carmo Filho, na Rua Liberato Barroso, 8 (antigo).
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a casa Auto Volante, da firma A. Barbosa & Companhia, vendendo acessórios e lubrificantes para automóveis, de propriedade de Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba) e Antônio Barbosa.
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a Farmácia Magalhães, de J. M. Belém Carneiro, na Rua Floriano Peixoto, 234 (antigo, atual 721).
  • 1929 - Morre, aos 44 anos de idade, cego, o poeta, cantor e violonista Amadeu Xavier de Castro, cearense de Fortaleza nascido a 12 de outubro de 1884. Foi funcionário da Secretaria de Interior e Justiça.
  • 1933 - Morre, assassinado, em Jaguaribe, CE., onde exercia as funções de juiz de Direito, o advogado José de Queiroz Lima. Nascera em Fortaleza, em 20 de outubro de 1892.
  • 1938 - O monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé) pede e obtém exoneração do cargo de secretário do Arcebispado, sendo substituído pelo padre André Viana Camurça (Padre André Camurça). O pedido do afastamento foi a não concordância com a derrubada da Igreja de São José (Catedral) pelo bispo Dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1943 - Às 10 horas, seguem para os seringais da Amazônia, em seis caminhões, até Teresina, PI, de onde irão de trem para São Luís, de lá irão de avião até Belém, os 240 primeiros trabalhadores cearenses, que vão para os seringais, conhecidos como “soldados da borracha”. O departamento encarregado é o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia - SEMTA.
  • 1949 - Funda-se em Fortaleza a empresa de propaganda com o nome de Empresa Cearense de Publicidade Limitada.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro arquiteto Natale Rossi, nascido em Milão, Itália, em 20 de janeiro de 1887. Chegou no Brasil em 1925 vindo diretamente para Fortaleza, onde estava sua irmã Pierina Giovanni, esposa do comerciante Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho).
  • 1951 - Nomeado Secretário de Polícia e Segurança Pública, pelo governador Raul Barbosa, o advogado Francisco Ferreira da Ponte.
  • 1952 - Inaugurado mais um estabelecimento fotográfico, Estúdio Fotográfico Gondim, na Rua Senador Pompeu, 1019, dirigido pelo jovem Gabriel Gondim de Lima.
  • 1952 - O Centro dos Retalhistas de Fortaleza dá posse a sua nova diretoria: Conselho supremo - Guilherme Eleri, Mário Leão, Joaquim Costa Josino, Zacarias Damasceno, Alfredo Lopes de Aguiar e Silva. Conselho administrativo - Almir Rodrigues, presidente; José Afonso Sancho, secretário; Vicente Fraga, tesoureiro, Diretores - Ubirajara Borges, Raimundo Nonato Parente, Esmerino Gois Sampaio, Odorico Patrício, Antonio Oliveira Bino, Gerardo Carvalho dos Santos, Antônio Arimatéia Viana, Francisco Valentim Moura, João Bezerra, Conselho fiscal - Luís Francisco Oliveira, relator; João Simões e José Barreto de Arruda.
  • 1952 - Eleita a nova diretoria do Clube Iracema que deverá reger os seus destinos no biênio 1952-1953: Presidente - Inácio Gomes Parente Filho (Inácio Parente Filho); vice-presidente - Luís Gonzaga da Silveira; secretário geral - Cláudio Martins, primeiro secretário - Valter Machado da Ponte; segundo secretário - Edmilson Barros de Oliveira; primeiro tesoureiro - Gustavo Silva; segundo tesoureiro - José Euclides Caracas; diretores - Helio Góis Ferreira, Alberto Sá e Raimundo Girão.
  • 1953 - O Ferroviário Atlético Cearense sagra-se Campeão de 1952 quando na última partida do Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, realizada no Estádio Presidente Vargas, derrota o Ceará Sporting Club por 2x1.
  • 1953 - Inaugura-se o Grupo Municipal Demócrito Rocha, que em 17 de setembro de 1976 passou a chamar-se Escola de 1º Grau Demócrito Rocha, funcionando na Rua Padre Pedro de Alencar, 2.012, em Messejana.
  • 1955 - Assume pela segunda vez a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço).
  • 1956 - Cock-tail na redação do jornal O Povo na Rua Senador Pompeu, 1082 para comemorar o recebimento de sua nova máquina impressora, uma rotativa MAN.
  • 1959 - Criada, no Montese, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e posse do primeiro pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padre Paulo Eduardo Andrade Ponte.
  • 1961 - Começa a circular o jornal O Dia, da Empresa Gráfica Paulista, com redação e oficinas na Rua Senador Pompeu, 937, tendo como diretor superintendente Osvaldo Rizzato; diretor responsável, Antônio Costa Filho (Antony Costa), contando com os colaboradores, todos jornalistas: Aluísio Bonavides, Edmilson Barros de Oliveira, Raimundo Girão, Durval Ayres; Mariano Rodrigues Martins (Mariano Martins); Ruy Guedes, Francisco Cunha, Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), Sérgio Roberto, Maria Teresa, Erasmo Pereira, Antônio Alves de Moraes Neto (Moraes Né), José Edilmar Norões Coelho, Iran Benevides e Dário Brito Macedo (Dário Macedo).
  • 1963 - Morre o advogado José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho), ex-secretário de Estado. Nascera em Sobral, CE, em 15 de setembro de 1889.
  • 1965 - Às 16 horas, com a presença do presidente da República, general Humberto de Alencar Castelo Branco, o governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora faz a entrega da Medalha da Abolição, no salão nobre do Palácio da Luz, ao ministro Mauro Thibau e aos doutores Apolônio Jorge de Farias Sales (Apolônio Sales) e Amaury Alves de Menezes.
  • 1965 - Chega, finalmente, a Fortaleza, a energia da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, às 18h30, na Praça dos Libertadores, no Otávio Bonfim, na Avenida Bezerra de Menezes, com a presença do presidente da República, general Humberto de Alencar Castelo Branco. Desde 1912 a Capital era servida pela luz e força da Light, companhia inglesa que explorou o bonde, ônibus, além de luz e força, sempre com precariedade. A empresa foi municipalizada, transformou-se em Serviluz, Conefor e finalmente em Coelce. Naquele dia chegava a energia da Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco - CHESF. A cerimônia da chegada da Luz de Paulo Afonso realizou-se com discurso do Governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) e ligação da chave da luz pelo Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.
  • 1970 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), no Hotel Premier, na Rua Barão do Rio Branco, o cantor das multidões, Orlando Garcia da Silva (Orlando Silva), na presença dos pesquisadores Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e Aldo Santiago de Freitas.
  • 1971 - Criada, pela Lei 3.838, oriunda de mensagem do prefeito, publicada no Diário Oficial do Município 4.596, do mesmo dia, a Biblioteca Municipal Dolor Barreira, que foi instalada um mês após, no dia 1º de março do mesmo ano. O acervo bibliográfico do advogado Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira) foi doado, pela família, ao Município, que criou a biblioteca com o nome daquele magistrado, funcionando na casa que era residência do Patrono, na Avenida Duque de Caxias, em frente ao Ginásio Farias Brito, tendo como organizadora a bibliotecária Maria Conceição de Sousa. Já esteve na Avenida da Universidade nº 2467 e hoje está na mesma avenida no número 2572.
  • 1972 - A manequim Virgínia Carvalho, funcionária do Romcy, é eleita Rainha do Carnaval de 1972 pela União dos Clubes Suburbanos.
  • 1973 - Inaugurada a Clínica de Puericultura e Pediatria - Pupe, sob a direção das médicas Glaedes Brandão e Gilda Bringel, na Rua Antônio Augusto, 1170, a primeira no gênero, que começa a funcionar no dia seguinte.
  • 1975 - Às 14 horas, tomam posse, na Assembleia Legislativa, os 40 novos deputados estaduais eleitos.
  • 1980 - Chega a Fortaleza o escritor Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em missão cultural e aqui é recepcionado pela Associação Cearense de Imprensa (ACI), em sua sede.
  • 1982 - Inicia-se o desmonte da torre da Televisão Ceará, Canal 2, da Rede Tupi de Televisão, implantada há 21 anos e que era o marco do início da televisão no Ceará.
  • 1983 - Tomam posse, na Assembleia Legislativa do Estado, os 46 deputados eleitos no último pleito, sendo na ocasião elevado à presidência da mesa diretora, o deputado Aquiles Peres Mota.
  • 1983 - Tomam posse os novos dirigentes do Poder Judiciário do Estado, tendo na presidência o desembargador Raimundo Lustosa Cabral.
  • 1988 - Toma posse, na presidência da Academia Cearense de Retórica - Acere, o escritor e jurista Francisco Osmundo Pontes.
  • 1990 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), o coronel Francisco Flávio Nogueira Carneiro, substituindo o coronel Paulo César Romero Castelo Branco.
  • 1991 - Tomam posse todos os deputados eleitos no último pleito. No Senado Federal é eleito presidente o senador Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides) que acumulará com a presidência da Câmara.
  • 1993 - Toma posse, às 10h20, na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Ceará (OAB/CE), o advogado José Feliciano de Carvalho.
  • 1993 - Lançado, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o livro Fortaleza Belle Époque, do historiador Sebastião Rogério Ponte.
  • 1994 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), o coronel Paulo Studart Filho, substituindo o coronel Antônio Carlos Pontes Barreto.
  • 1995 - Assumem, na Assembleia Legislativa, todos os deputados estaduais eleitos e diplomados.
  • 1999 - A Assembleia Legislativa dá posse, pela manhã, aos 46 parlamentares estaduais eleitos no pleito de outubro de 1998.
  • 1999 - Assume a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, substituindo José Maria de Melo que assume a Corregedoria Geral da Justiça.
  • 2003 - Falece o advogado, professor e educador Aluísio Cavalcante. Era natural de Itapajé-CE, nascido em 18 de novembro de 1918. Formou-se na Faculdade de Direito (UFC), onde concluiu o curso em 1939. Foi advogado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), professor titular da Escola de Administração do Ceará, sendo seu diretor de 1964 a 1970. Atuou durante 16 anos no Conselho Estadual de Educação. Durante o governo Adauto Bezerra, foi consultor geral do Estado (1975/77) e nesse período idealizou a Procuradoria Geral do Estado, sendo o seu 1º procurador geral, cargo que continuou exercendo durante todo o governo seguinte, de Virgílio Távora (1978/83). Seu último cargo público foi o de chefe do Departamento Jurídico, do extinto Bandece.
  • 2005 - São eleitos, por aclamação, durante assembleia geral ordinária, os novos dirigentes da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). O prefeito de Guaiúba, Fradique Accioly, é o novo presidente e Francisco Carlos Macedo Tavares, prefeito de Aurora, é o vice-presidente. O pleito escolheu, também, os membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2005-2006.
  • 2005 - A nova diretoria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para o biênio 2005-2007 toma posse no Plenário da instituição. O desembargador Francisco da Rocha Victor, eleito no último dia 23 de dezembro, por aclamação dos 22 desembargadores do Pleno, é o novo presidente, tendo como vice o desembargador Fernando Luís Ximenes Rocha (Fernando Ximenes), que estará à frente da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. O ex-presidente do TJCE, João de Deus Barros Bringel, assume a Corregedoria Geral de Justiça.
  • 2005 - Morre às 11h59, no Hospital Valdemar Alcântara, vítima de complicações renais, aos 70 anos incompletos, Jurandir Gomes Vieira presidente do bloco de carnaval Prova de Fogo. Familiares, amigos e brincantes estiveram presentes ao sepultamento, prestando uma homenagem ao carnavalesco. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério São João Batista. Nascera a 27 de fevereiro de 1935.
  • 2006 - A Base Aérea de Fortaleza tem novo comando, quando assume o coronel aviador Rogério Gammerdinger Veras, substituindo Carlos de Almeida Batista Júnior, do mesmo posto.
  • 2009 - Morre, aos 86 anos de idade, o jurista e poeta José Teúnas Ferreira de Andrade (Teúnas Andrade), cearense de Acaraú, onde nascera em 11 de novembro de 1922 na Fazenda Corrente.
  • 2017 - Morre em Fortaleza, aos 87 anos, o artista cearense Sérvulo Esmeraldo (foto) vítima de falência múltipla dos órgãos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Iniciou com xilogravura chegando à gravura, ilustração, pintura, arquitetura e escultura. Foi para São Paulo participando de exposição, sendo contemplado com Gem a Paris pelo Governo Francês. Seu corpo é velado na capela do Palácio da Abolição e posteriormente cremado. Nascera no Crato.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…