Pular para o conteúdo principal

'Marimbanda' lança álbum 'Caminhar'

O renomado quarteto instrumental Marimbanda (foto Salvino Lobo) volta a lançar um disco depois de hiato de 14 anos. O álbum 'Caminhar' contém 14 faixas inéditas, 13 do mestre da bateria Luizinho Duarte e uma do pianista Thiago Almeida, “Duarteana", que homenageia o colega e principal compositor do grupo.


O show de lançamento do novo álbum tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, ocorre na próxima segunda (17), às 19h30, no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e tem entrada gratuita.

“Foi uma longa caminhada, gravando aos poucos, com ajuda de amigos e um patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, até que conseguimos finalizar. Tivemos as super participações desses músicos incríveis que são Carlos Malta, Ricardo Herz e Alisson Pereira que deixaram nosso CD mais bonito e colorido”, comemora o flautista Heriberto Porto.

O disco, que está disponível em formato de CD e em todas as plataformas de streaming, foi gravado "ao vivo" no Estúdio Trilha com o técnico de som Luiz Orsano.

“O repertório deste CD é a uma viagem por gêneros bem brasileiros. Entre baiões, frevos, choros, baladas e sambas, sonoridades várias e reveladoras de matizes de nossa identidade, capazes de despertar reações que vão do lúdico ao lírico", assina o produtor e jornalista Dalwton Moura no encarte do CD.

Marimbanda - A Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 20 anos de atuação combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida por Luizinho Duarte (composições e bateria), Heriberto Porto (flautas), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Thiago Almeida (piano).

O quarteto conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa - MPB Instrumental – SP, Circuito SESC Instrumental Paulista, Sala FUNARTE Sidney Miller - RJ, Circuito Cultural Banco do Brasil, Espaço Cultural do BNDES-RJ entre outros) e realizou uma elogiada turnê pela Europa (França e Bélgica). A Marimbanda atuou em importantes Festivais, como: Festival Choro e Jazz e Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE), entre vários outros. Realizou em 2017 uma turnê com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. 

Montou o Show Universo Brasil com Carlos Malta que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro. O Projeto Epifania Kariri com a Marimbanda, Carlos Malta e os Irmãos Aniceto foi selecionado pelo Edital Rumos Itaú 2017/2018 entre mais de 15 mil propostas inscritas. O DVD do espetáculo foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera em São Paulo. Em outubro de 2019 montou e lançou o projeto A Dança do Marimbondo junto com os Irmãos Aniceto na Caixa Cultural de Fortaleza.

O grupo gravou seu primeiro CD “Marimbanda” em 2001. Em 2005, lançou o segundo, “Tente Descobrir”.

Links para ouvir “Caminhar”

No Youtube

https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nguSj7u2ON7-xwoCF5Y4rYiNiu_KWLXQk

No Deezer:

https://deezer.com/br/album/123969862

No Itunes

https://music.apple.com/br/artist/marimbanda/1492524961

No Spotify

https://open.spotify.com/album/2Fp9yjXlF19WyKBp9E0FG8?si=Qa-uGoDOSA-a6WVHUBQW4Q

“Caminhar” - ficha técnica

Marimbanda
Heriberto Porto- flautas ( em dó, em sol e flauta baixo)
Thiago Almeida- piano e escaleta
Miquéias dos Santos- baixo elétrico
Luizinho Duarte- bateria, percussões e voz
Participações especiais:
Carlos Malta: flautas em Duarteana
Ricardo Herz: violino em Eu quero baiãozar
Alisson Pereira: clarineta em Joaquim no Choro
Gravado, mixado e masterizado por Luiz Orsano no Estúdio Trilha Sonora
Assistente de gravação: Hugo Lage
Produção Musical: Heriberto Porto
Produção Executiva: Rosina Popp
Design: Yuri Leonardo
Fotos: Drawlio Joca e Salvino Lobo

REPERTÓRIO

1- CAMINHAR
2- DUARTEANA part. Carlos Malta
3- EU QUERO BAIÃOZAR part. Ricardo Herz
4- JOAQUIM NO CHORO part. Alisson Pereira
5- FONTE DO ADEUS
6- CHORO TEMPERADO
7- EM TEMPO DE FREVO
8- QUE CONVERSA É ESSA?
9 - EU TE FALEI
10- CUIDAR DE NÓS
11- TUDO VEM
12- TROCA TROCADILHO
13- SE VIRA AÍ
14 - LINDOS OLHOS

Todas as composições são de Luizinho Duarte exceto “Duarteana” de Thiago Almeida

Marimbanda no facebook: https://www.facebook.com/Marimbanda/
Marimbanda no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=9I2B7P_HLso - Troca Trocadilho (L. Duarte)

Músicos
Luizinho Duarte, baterista, violonista e arranjador de grande experiência no cenário musical nacional. Trabalhou com Fagner, Zeca Baleiro, Maria Bethânia, Elza Soares, Leila Pinheiro e, anteriormente, Tim Maia. Dirigiu e participou, ainda, os grupos Só com Z Trio( com Luizão Maia e Luizão Paiva), Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda. Foi maestro no Projeto da Orquestra de Barro Uirapuru de Cascavel e Orquestra de Sopros de Pindoretama.
Heriberto Porto, flautista com Mestrado em flauta e música de câmara no Conservatório Real de Música de Bruxelas, onde estudou jazz e improvisação e também gravou dois CDs: “Cheiro de Choro” e “Music of Latin- America”. Foi coordenador pedagógico dos Festivais: Jazz & Blues de Guaramiranga, Música é Para Vida, Violoncelos em Folia e Música na Ibiapaba. É, ainda, professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE (flauta transversal, harmonia, improvisação e prática de conjunto) e atua, igualmente, no universo da música erudita, através do Duo Phoebus com Bruno Fragoso, do Quinteto Alberto Nepomuceno e do grupo Syntagma.
Thiago Almeida, músico profissional desde os 11 anos de idade, faz da música um exercício de libertação e busca interior, o que torna o seu toque emocionante e inconfundível. Lançou um CD muito elogiado, com seu trio em 2015. O pianista, juntamente com o violonista Cainã Cavalcante e o seu Duo Elo, foi o vencedor do Concurso Novos Talentos do CopaFest, no Rio de Janeiro. Desde 2015 apresenta recitais em piano solo em teatros de Fortaleza. Desde 2015 apresenta recitais em piano solo em Teatros de Fortaleza. Thiago ganhou o Prêmio nacional Mimo Instrumental com o projeto Piano Solo, Adubo e Floresta e apresentação no Festival em Ouro Preto em 2017. Em 2019 estreou Logaritmos, um espetáculo solo onde toca além do piano, guitarra, bateria, flauta, contrabaixo e escaleta. Thiago compõe regularmente para dança, cinema e teatro além de produzir e arranjar projetos de vários artistas.

Miquéias dos Santos, é professor, compositor, arranjador e baixista. É um dos baixistas mais requisitados no meio musical no Ceará. Durante a sua carreira artística acompanhou grandes artistas da música brasileira – Leny Andrade, Fagner, Waldonys, Amelinha, Margareth Menezes, Dominguinhos, Chico César, entre outros. Lecionou em vários festivais de formação musical – Festival Música na Ibiapaba, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Festival Centro Sul e Vale do Salgado (Iguatu). Atualmente prepara seu primeiro CD solo e um livro voltado para o estudo do contrabaixo.

SERVIÇO
  • Lançamento do CD Caminhar da Marimbanda
  • Segunda (17), às 19h30
  • Theatro José de Alencar
  • Entrada: Gratuita.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando